ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda para fazer um longbow

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 9:17 pm

Na minha região tem apenas maçaranduba, é uma boa?
Vi uma tabela que tinha puxada x tamanho do arco...tenho 31,1" o tamanho do arco de acordo com a tabela é 77", esta correto?
Qual medidas do "caibro de maçaranduba de que devo compra?estava pensando em 3cmX4cmX1,95m
É necessária a utilização de fibra de vidro num longbow?
Direção dos veios da madeira, importante? vi uns videos que os mesmos estavam da diagonal...
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:20 am

Dae Leonardo, blz??

Vamos lá.  Nunca trabalhei com Maçaranduba, mas pelo que ví no ipt, é uma madeira pesada e bem difícil de aplainar e de cortar.  
Acredito que serve pra arco sim, pois é bem dura, e a taxa de elasticidade é bem elevada.
Mas a peça de madeira que vc vai precisar, não vai poder ter nenhum nó, e os veios da madeira devem ser em paralelo.  Se vc arrumar algum com os veios na diagonal, vc vai ter que laminar. Ou com fibra de vidro, ou com bambú.

Se os veios for no sentido de crescimento da madeira, aí vc pode conseguir sem a laminação.

O tamanho do arco, vai depender da sua altura, mas pra uma puxada de 31.1  acredito que na faixa de uns 72" ou 74" já estaria bom.  

Tudo vai depender da potencia que vc quer ele, mas o tamanho do caibro, é melhor arruma um de 4cm x 5cm x 200cm.

Pois é melhor sobrar um pouco na hora de fazer do que faltar.
hehehe...

Vamos nos falando.

Abraço!


Última edição por elisonj em Seg Fev 24, 2014 10:25 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:24 am

elisonj escreveu:
Dae Leonardo, blz??

Mas vamos lá.  Nunca trabalhei com Maçaranduba, mas pelo que ví no ipt, é uma madeira pesada e bem difícil de aplainar e de cortar.  
Acredito que serve pra arco sim, pois é bem dura, e a taxa de elasticidade é bem elevada.
Mas a peça de madeira que vc vai precisar, não vai poder ter nenhum nó, e os veios da madeira devem ser em paralelo.  Se vc arrumar algum com os veios na diagonal, vc vai ter que laminar. Ou com fibra de vidro, ou com bambú.

Se os veios for no sentido de crescimento da madeira, aí vc pode conseguir sem a laminação.

O tamanho do arco, vai depender da sua altura, mas pra uma puxada de 31.1  acredito que na faixa de uns 72" ou 74" já estaria bom.  

Tudo vai depender da potencia que vc quer ele, mas o tamanho do caibro, é melhor arruma um de 4cm x 5cm x 200cm.

Pois é melhor sobrar um pouco na hora de fazer do que faltar.
hehehe...

Vamos nos falando.

Abraço!






Grande elison faltou dizer pro rapaz que um caibro com 5 cm ou 4 cm sai uma empunhadura perfeitamente trabalhada e com apenas 3 fica meio fino né.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:39 am

Oi Danilo!

Não faltou não!  heheheh...  tudo depende da potencia que ele vai querer o arco, como disse...
Eu tenho um ELB ( English LongBow) que fiz nas seguintes medidas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

De profundidade ele tem 2,5cm.
Largura: 3,5cm

Ele tem na faixa de 35# @32".
E fica bem confortável na mão:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
( ahh... essa ultima foto não sou eu! eheheh )
Agora se ele quiser algum mais forte, aí realmente um pouquinho mais grosso ajuda...   Wink 

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:46 am

essa madeira parece um pvc Twisted Evil   lol! 
Bem mais fácil fazer um flat long assim redondinho ao meu ver é mais trabalhoso, se o cara ja pega
caibro que é quadrado melhor fazer um flat.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:56 am

Que é mais trabalhoso, isso não temos dúvidas... rsrs...

Esse é o famoso "D" shape.

Famosos pois é o formato básico dos ELBs. Mas tudo vai do gosto. Eu gosto dos "D - shape"... o Warbow que estou fazendo também é um... ( apenas um pouco mais ovalado".

Apesar de ser trabalhoso, pra mim vale o esforço... Wink

Bração!
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 3:58 pm

Vlw cara!
Eu quero fazer do jeito mais facil  Very Happy Disponho apenas de uma plaina manual e lixas...
Recomenda qual?(long ou flat) quero algo entre 35lbs...(quais seriam as medidas?pois nao quero ficar plainando o dia todo  No )
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 4:08 pm

outra duvida .... jatobá eh boa???
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 4:28 pm

Erick, Jatobá é boa sim! Mas vale lembrar de prestar atenção aos veios das madeiras, como todas as outras.

A menos que vc queira fazer laminado. O nosso amigo Manoel faz uns arcos laminados lindos com jatobá.

Ainda assim, pra ter um melhor aproveitamento da madeira, e seu tiro ser mais rápido, eu recomendo usar ele com um backing em bambú, pois ele não é tão resistente como ipê, ou guatambú.


Leonardo, pode ficar tranquilo que você não vai ficar o dia inteiro aplainando não... Se vc quer um arco decente, vc vai ficar no mínimo UMA SEMANA em cima dele. Não só aplainando e lixando, mas também cortando, raspando, desengrossando, pintando, calibrando, etc.
A menos é claro, que vc seja um marceneiro bem experiente e tenha muitas ferramentas boas.

Ainda assim, acho bem difícil um arco ficar pronto em menos de um dia.

Modelos simples, tem bastante... mas aí vai do seu gosto e vontade de fazer... segue alguns exemplos que fogem do "D shape":

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Escolhe um que a gente vê as medidas... Wink

Abração!

Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 6:26 pm

Obrigado pela informação elisonj, realmente estava pensando em fazer ela com o backing em bambu, mas soh pensei nisso pela estética, por isso a duvida se ela era boa.
Foi quando eu me deparei com alguns laminados muito bonitos e fiquei na duvida
mas isso foi ontem, hj consegui mais algumas vigas de jatobá secas e em ótimo estado ai pensei, pq não fazer os dois rs.
E leonardoac, realmente o trabalho manual eh complicado alem de atenção e dedicação um item essencial no faça vc mesmo eh a paciência, pq se vc não for com calma a possibilidade de erro eh muito grande, e se errar não se fruste encare como um aprendizado rs.
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:12 pm

Gostei desse aqui...

Se o arco ficar bacana vou laminar com FV...
Obrigado elisonj voce esta me ajudando bastante!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:40 pm

Estamos aqui pra isso...   Wink 

Sobre as medidas desse modelo, tá na mão:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tem dois modelos na figura: "A" e "B".
Os dois são bem similares, a diferença fica que no modelo "A" o braço do arco se mantem em 4cm por um espaço maior indo em direção as pontas...

Vê qual vc acha mais fácil, e manda bala... Smile

AAAhhhh.... talvez nesse tamanho ficará pequeno pra vc: 162cm

Já que sua puxada é de 31.1, recomendo vc aumentar pelo menos uns 10cm no arco.
Desse valor que vc aumentar, vc acrescenta metade em cada lado, na parte dos tips ( a parte mais próxima às pontas )


Qualquer coisa da um grito.   Wink 

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 10:49 pm

Gostei mais do modelo A...
As medidas do caibro poderia ser 3cmX4cmX172cm?...menos madeira pra plainar  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 11:29 pm

leonardoac escreveu:
Gostei mais do modelo A...
As medidas do caibro poderia ser 3cmX4cmX172cm?...menos madeira pra plainar  Very Happy

Velho na boa, arco é trabalhoso, exige amor, dedicação e acima de tudo paciência sem isso eu
recomendo comprar, se quer mesmo fazer um arco pra vc e não passar por uma cara de bundão
vendo o trabalho de dias explodindo na sua cara, siga os conselhos do elisson o cara manja de gambiarra  Twisted Evil 
kkkkk
Sem amor e paciência tu não fazer arco não, principalmente pra colar backing e tudo mais, detalhe só com plaina e lixa
sem pelo menos um facão pra raspar a madeira tilerando vai ser foda se chegar em alguma coisa boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda para fazer um longbow Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para fazer um longbow   Ajuda para fazer um longbow Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda para fazer um longbow
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Uma ajuda para quem quer fazer um longbow de madeira...
» Ajuda para fazer o primeiro Arco!!!!!!!!!!!!!
» Na falta do que fazer, faça uma corda
» Ajuda para primeiro Longbow!
» Ajuda para fazer uma corda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: