ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.

Ir para baixo 
+8
soldani
CALIL
Saulowinter
fabio carneloci
marovasco
megaseba
Bruno Garcia
HigorAlmeida
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 2:03 pm

Boa tarde, pessoal.

Estava lendo agora um tópico sobre o barulho do Palo-Santo por conta do Brace Height incorreto.

Me surgiu uma dúvida.

É ruim deixar o arco sempre encordoado? Por que? O que pode causar? Quanto tempo é sugerido deixa-lo encordoado e desencordoado?

Eu não gosto de deixar o arco desencordoado, porque sempre que eu retiro a corda, ela "desenrola" e perde o Brace Height que eu havia deixado. Também não gosto de ficar forçando as laminas toda hora que eu for encordoar... Pra eu poder encordoar do modo correto, sempre preciso de uma segunda pessoa me ajudando, e isso é um saco. Do contrario eu fico que nem tonto tentando segurar a corda, o arco e aquela ferramenta de corda da RD que ajuda no encordoamento.


Outra dúvida. é necessário ficar lubrificando a corda constantemente?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 2:12 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quanto a corda, pra não perder o brace, basta deslisá-la sobre a lâmina, e deixar no próprio arco. Ou, se quiser tirar, colocar uma presilha, clip ou qlqr coisa pra nao deixar perder as voltas.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 3:33 pm

HigorAlmeida escreveu:


Estava lendo agora um tópico sobre o barulho do Palo-Santo por conta do Brace Height incorreto.

O Brace quem tem que passar é o fabricante. Atirar com brace errado geralmente so da alem de tiro ruim risco de quebrar o arco

HigorAlmeida escreveu:

É ruim deixar o arco sempre encordoado? Por que? O que pode causar? Quanto tempo é sugerido deixa-lo encordoado e desencordoado?

Nunca deixa ele encordado se não estiver atirando. NUNCA

HigorAlmeida escreveu:

Eu não gosto de deixar o arco desencordoado, porque sempre que eu retiro a corda, ela "desenrola" e perde o Brace Height que eu havia deixado.

Tem duas formas uma voce solta a corda da limb superior e desliza a lamina por dentro do loop. Pronto não perde as voltas.

segunda forma voce tira a corda do arco pegando sempre uma ponta e depois a outra, e prende as duas pontas da corda com um grampo de roupa (aqueles de madeira ou plastico) E so abrir os loops que vão nas laminas passar uma parte do grampo e fechar. Pronto não perde mais o brace.

Existe uma terceira que e pasando um loop por dentro do outro e depois passando novamente so que sem imagens e fogo mostrar.

HigorAlmeida escreveu:

Também não gosto de ficar forçando as laminas toda hora que eu for encordoar... Pra eu poder encordoar do modo correto, sempre preciso de uma segunda pessoa me ajudando, e isso é um saco. Do contrario eu fico que nem tonto tentando segurar a corda, o arco e aquela ferramenta de corda da RD que ajuda no encordoamento.

Acredite as laminas se forçam na hora de atirar não de armar. Fazendo uma conta simples para armar um arco que tem um brace de 9" voce torce ele como se tivesse um brace de 11" ou 12"
Na hora que voce puxa para atirar torce ele ate aumentar a distancia da corda ao punho uns 28" ou mais dependendo da sua puxada.

ou seja voce "torce" praticamente 3 veces mais.

Outro ponto pelo visto não esta sabendo armar o arco, compra um faz um encordador e procura videos de como usar um "Bow Stringer" armar arco errado e um dos maiores motivos de limb twist.

HigorAlmeida escreveu:
Outra dúvida. é necessário ficar lubrificando a corda constantemente?

Com que voce lubrifica corda? porque em corda o que se passa e cera. Se quiser que ela dure bastante o ideal e passar sempre apos cada pratica de tiro com arco.

Abs

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeQua Mar 19, 2014 10:56 pm


Acredite as laminas se forçam na hora de atirar não de armar. Fazendo uma conta simples para armar um arco que tem um brace de 9" voce torce ele como se tivesse um brace de 11" ou 12"
Na hora que voce puxa para atirar torce ele ate aumentar a distancia da corda ao punho uns 28" ou mais dependendo da sua puxada.
Olá Sebastian, segundo este seu cálculo simples o jeito com que se arma o arco não força tanto as laminas como quando se atira, sempre tive este pensamento com o fato de armar o arco sem o encordoador, mas muitos são totalmente contra se armar o arco sem encordoador. O que você acha tem realmente influencia na durabilidade das laminas armar o arco sem o uso do encordoador?
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeQui Mar 20, 2014 9:52 am

marovasco escreveu:

Acredite as laminas se forçam na hora de atirar não de armar. Fazendo uma conta simples para armar um arco que tem um brace de 9" voce torce ele como se tivesse um brace de 11" ou 12"
Na hora que voce puxa para atirar torce ele ate aumentar a distancia da corda ao punho uns 28" ou mais dependendo da sua puxada.
Olá Sebastian, segundo este seu cálculo simples o jeito com que se arma o arco não força tanto as laminas como quando se atira, sempre tive este pensamento com o fato de armar o arco sem o encordoador, mas muitos são totalmente contra se armar o arco sem encordoador. O que você acha tem realmente influencia na durabilidade das laminas armar o arco sem o uso do encordoador?

Maro,

Depende de como armar. E normal ver aquela posição de armar o arco onde voce apoia o rise na perna direita (atras, na altura do joelho) a lamina inferior na parte da frete da perna esquerda e ai faz força com o braço sobre a lamina superior e arma.

Eu armo assim o meu longbow historico. Porque ele e feito de uma unica peça de madeira com baking de couro. Ou seja não tem laminação, por tanto não tem risco de dar limb twist

Armar desta forma um arco moderno que tem as limbs laminadas e pedir para dar twist. Ou seja e facil voce torcer a lamina e ela acabar ficando torta em definitivo. Nenhum fabricante recomenda armar desta forma. Por isso o encordador pois vc pisa a corda e puxa para cima a torção do arco e igual que quando voce atira.

Mais... tem formas de armar sem encordador que são as corretas. Eu armo assim meu recurvo olimpico (depois de muito tentar ate conseguir)

Basicamente se apoia a ponta do limb inferior no pe. Parece que apoia no chão mais na realidade estou forçando ele por cima da borracha do tenis onde seria o arco do pe. Com mão esquerda seguro o riser, e com a direita empurro a lamina superior em quanto subo a corda ate a posição correta.

Nesta forma voce não faz limb twist não tem como. A vantagem que e mais rapido para armar que pegar o encordador o qual esta sempre cheio de nos pois guardo de qualquer jeito.

Vou ver se faço um video de como montar ele dessa forma e posto aqui.

Aviso da trabalho e requer força. Posso falar que durante meses eu so conseguia desmontar dessa forma ate que um dia tive que armar assim pois estava sem encordador então foi tipo hora da verdade Razz

E tipo armar um arco de 30 libras assim e mole... o meu tem 42 e começo suar. Já tive que montar um de 60 libras e esquece... quase tive um filho nesse o jeito foi pegar o encordador mesmo.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeQui Mar 20, 2014 10:05 am

marovasco escreveu:

Acredite as laminas se forçam na hora de atirar não de armar. Fazendo uma conta simples para armar um arco que tem um brace de 9" voce torce ele como se tivesse um brace de 11" ou 12"
Na hora que voce puxa para atirar torce ele ate aumentar a distancia da corda ao punho uns 28" ou mais dependendo da sua puxada.
Olá Sebastian, segundo este seu cálculo simples o jeito com que se arma o arco não força tanto as laminas como quando se atira, sempre tive este pensamento com o fato de armar o arco sem o encordoador, mas muitos são totalmente contra se armar o arco sem encordoador. O que você acha tem realmente influencia na durabilidade das laminas armar o arco sem o uso do encordoador?

problema do encordoador... bem não seria um problema e sim um FATO QUE NADA PREJUDICA O ARCO (claro se fazer corretamente) é que para armar, uma ponta do encordador é estalada na ponta do limb, e a outra o mais perto possível da outra ponta do limb para encaixar a corda,
oque acontece é que vc ira forçar mais um limb que o outro, sera praticamente uma puxada desbalanceada forçando mais um lado, ao meu ver isso é processo rápido que nada vai afetar a estrutura do arco e o limb.

armar sem encordador vai muito da técnica do arqueiro, técnica de entre as penas tende a torcer mais as laminas no momento de armar, técnica de armar apoiando no pé tem menor riscos de torção nas lamina, porem ambas reter técnica e experiência.

na duvida, vai de encordador sempre! ok
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeQui Mar 20, 2014 1:40 pm

Valeu as dicas Fábio e Sebastian, perguntei porque nunca usei encordoador mas depois que meu samick descolou uma das laminas fiquei pensando se pode ter sido por causa disto, mas sempre achei que meu jeito de armar não causava o tal do limb twist pois armo da seguinte maneira: coloco a lamina superior por dentro da corda e depois coloco a outra ponta da corda no encaixe da lamina inferior firmo a lamina inferior no chão de preferencia em algo macio para não machucar a ponta escoro o joelho esquerdo na empunhadura bem onde vai a mão e com a mão direita aberta bem na ponta da lamina superior puxo em minha direção com a mão esquerda empurro a corda até encaixar. Será deu para me entender? Acredito que force menos do que nos videos de fabricantes que tem uma bancada em que a lamina inferior é firmada bem na curva, nunca filmei pra ver como o arco enverga mas assim que puder quero filmar.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeSeg Mar 24, 2014 5:25 pm

megaseba escreveu:
marovasco escreveu:

Acredite as laminas se forçam na hora de atirar não de armar. Fazendo uma conta simples para armar um arco que tem um brace de 9" voce torce ele como se tivesse um brace de 11" ou 12"
Na hora que voce puxa para atirar torce ele ate aumentar a distancia da corda ao punho uns 28" ou mais dependendo da sua puxada.
Olá Sebastian, segundo este seu cálculo simples o jeito com que se arma o arco não força tanto as laminas como quando se atira, sempre tive este pensamento com o fato de armar o arco sem o encordoador, mas muitos são totalmente contra se armar o arco sem encordoador. O que você acha tem realmente influencia na durabilidade das laminas armar o arco sem o uso do encordoador?

Maro,

Depende de como armar. E normal ver aquela posição de armar o arco onde voce apoia o rise na perna direita (atras, na altura do joelho) a lamina inferior na parte da frete da perna esquerda e ai faz força com o braço sobre a lamina superior e arma.

Eu armo assim o meu longbow historico. Porque ele e feito de uma unica peça de madeira com baking de couro. Ou seja não tem laminação, por tanto não tem risco de dar limb twist

Armar desta forma um arco moderno que tem as limbs laminadas e pedir para dar twist. Ou seja e facil voce torcer a lamina e ela acabar ficando torta em definitivo. Nenhum fabricante recomenda armar desta forma. Por isso o encordador pois vc pisa a corda e puxa para cima a torção do arco e igual que quando voce atira.

Mais... tem formas de armar sem encordador que são as corretas. Eu armo assim meu recurvo olimpico (depois de muito tentar ate conseguir)

Basicamente se apoia a ponta do limb inferior no pe. Parece que apoia no chão mais na realidade estou forçando ele por cima da borracha do tenis onde seria o arco do pe. Com mão esquerda seguro o riser, e com a direita empurro a lamina superior em quanto subo a corda ate a posição correta.

Nesta forma voce não faz limb twist não tem como. A vantagem que e mais rapido para armar que pegar o encordador o qual esta sempre cheio de nos pois guardo de qualquer jeito.

Vou ver se faço um video de como montar ele dessa forma e posto aqui.

Aviso da trabalho e requer força. Posso falar que durante meses eu so conseguia desmontar dessa forma ate que um dia tive que armar assim pois estava sem encordador então foi tipo hora da verdade Razz

E tipo armar um arco de 30 libras assim e mole... o meu tem 42 e começo suar. Já tive que montar um de 60 libras e esquece... quase tive um filho nesse o jeito foi pegar o encordador mesmo.

Abs

Cara, se você conseguir filmar este jeito de encordoar o arco sem precisar de encordoador, eu agradeceria muito =x

Como você mesmo disse. Não é sempre que andamos com essa "ferramenta", e também guardo a minha de qualquer jeito.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeSeg Mar 24, 2014 5:52 pm

Vou fazer isso no final de semana (na sexta-feira para ser mais preciso) o arco fica sempre no clube ai nesta sexta-feira como devo viajar com ele vou ver se consigo por a patroa a filmar.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeSeg Mar 24, 2014 6:18 pm

Não entendo vcs, não tem encordoador que possa ficar tão emaranhado a menos que sejam dados nós de propósito... Aquilo não deve ter nem 2 metros de corda...

E como que precisa de uma segunda pessoa pra usar o encordoador ou mesmo se atrapalhar em fazer isso, Higor? Se fizer com muita preguiça e lentidão, o processo todo [imaginando que só tá segurando o encordoador e nem pegou no arco ainda] não deve levar nem 1 minuto... Tem alguma coisa errada no teu processo de colocar a corda, isso sim.
Ir para o topo Ir para baixo
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeSeg Mar 24, 2014 11:05 pm

Acho muito mais fácil encordoar o arco do jeito que armo por que sempre deixo a corda no arco, só desarmo ele e a corda já fica na posição de armar deste jeito posso armar facilmente um arco de 60 libras.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 11:07 am

Saulowinter escreveu:
Não entendo vcs, não tem encordoador que possa ficar tão emaranhado a menos que sejam dados nós de propósito... Aquilo não deve ter nem 2 metros de corda...

E como que precisa de uma segunda pessoa pra usar o encordoador ou mesmo se atrapalhar em fazer isso, Higor? Se fizer com muita preguiça e lentidão, o processo todo [imaginando que só tá segurando o encordoador e nem pegou no arco ainda] não deve levar nem 1 minuto... Tem alguma coisa errada no teu processo de colocar a corda, isso sim.

Se eu não tenho algum tipo de habilidade em encordoar o arco sozinho com o encordoador, me desculpe.

O meu problema é não ter 3 braços.

Vou explicar o que acontece, tin tin por tin tin.

Eu coloco a corda em um dos limbs (vamos supor que coloquei no direito). Consequentimente, a mesma não chega até o outro limb, pelo fato do arco não estar curvado. Até ai beleza.

Depois eu coloco o encordoardor no arco, em ambos os limbs.

DAI VEM A PARTE DIFICIL.

Um lado do encordoador, é preso no limb, o outro fica solto e DESLISANDO sobre a lamina. Por este motivo eu tenho que segurar o lado do encordoador que deslisa com a mão esquerda e puxar o riser do arco com a mão direita.

Agora eu te pergunto. Cadê a terceira mão para puxar a corda e prender no Limb esquerdo?

Eu não solto o lado do encordoador que deslisa, pois se eu largar, ele desce e faz com que as laminas do arco se curvem de modo desuniforme.

Respondido?
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 11:21 am

HigorAlmeida escreveu:
Saulowinter escreveu:
Não entendo vcs, não tem encordoador que possa ficar tão emaranhado a menos que sejam dados nós de propósito... Aquilo não deve ter nem 2 metros de corda...

E como que precisa de uma segunda pessoa pra usar o encordoador ou mesmo se atrapalhar em fazer isso, Higor? Se fizer com muita preguiça e lentidão, o processo todo [imaginando que só tá segurando o encordoador e nem pegou no arco ainda] não deve levar nem 1 minuto... Tem alguma coisa errada no teu processo de colocar a corda, isso sim.

Se eu não tenho algum tipo de habilidade em encordoar o arco sozinho com o encordoador, me desculpe.

O meu problema é não ter 3 braços.

Vou explicar o que acontece, tin tin por tin tin.

Eu coloco a corda em um dos limbs (vamos supor que coloquei no direito). Consequentimente, a mesma não chega até o outro limb, pelo fato do arco não estar curvado. Até ai beleza.

Depois eu coloco o encordoardor no arco, em ambos os limbs.

DAI VEM A PARTE DIFICIL.

Um lado do encordoador, é preso no limb, o outro fica solto e DESLISANDO sobre a lamina. Por este motivo eu tenho que segurar o lado do encordoador que deslisa com a mão esquerda e puxar o riser do arco com a mão direita.

Agora eu te pergunto. Cadê a terceira mão para puxar a corda e prender no Limb esquerdo?

Eu não solto o lado do encordoador que deslisa, pois se eu largar, ele desce e faz com que as laminas do arco se curvem de modo desuniforme.

Respondido?


nada disso kkkkkk
encordar é básico, depois que vc alinha a parte do encordador que "fica solto e DESLISANDO" vc vai subindo o arco com o braço que segura o riser, conforme vc vai subindo vc ja vai posicionado o lado do encordador o mais perto da ponta do limb que der, a pressão não deixa mais o encordador deslizar, com a mesma mão tu coloca a corda (enquanto vc posiciona a ponta do encordador na ponta do limb vc segura a corda) isso se ve nos videos fácil fácil, quem enverga o arco para colocar a corda é o encordador vc não tem que fazer pressão nem uma com as mãos, apenas puxar o arco pelo riser para cima...
agora o problema é que vc não der deixar a corda no arco, vc que quer fazer da forma mais difícil... se apenas a desliza-se depois dos tiros, ficaria muito mais fácil vc encordar depois...

se o mega não fazer o video final de semana eu faço para sanar essas duvidas básicas de usar o encordador.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 11:56 am

Calma, queridão, não falei por mal nem pra te zuar. Comentei que realmente alguma coisa de errado no processo estava acontecendo.

Tu falou que é teu primeiro arco e que ele é recurvo, é isso? Eu acho o encordoador do recurvo mais chatinho de usar e de pegar o jeito, mas não tem mistério.
Primeiro uma coisa que as vezes não sabemos é o fato de que a corda tem o loop maior e menor, e o menor sempre vai ficar embaixo enquanto que o maior já fica dentro do limb superior.

Aí vc coloca o encordoador que fica preso na ponta do limb no limb de baixo já armado e posiciona a parte de cima certinho. Passa a corda por dentro do laço do encordoador e pode segurar só com um dedo mesmo, pra manter ela ali dentro sem sair do laço do encordoador e sem o encordoador sair do lugar tb...
É BEM mais chatinho que em um longbow, mas não tem mistérios e vc só precisa de 2 braços mesmo. Pegando o jeito, vai rapidinho.
Ir para o topo Ir para baixo
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 11:59 am

Só um adendo:
GERALMENTE as cordas tem esse loop maior na parte que vai pra cima, nem sempre.... Em um dos meus Sages a corda veio igual nas duas extremidades e eu não conseguia deixar ela "semi-armada" pra dentro do limb. Aí era só ter um jeitinho de segurar ela com o dedo por dentro do laço do encordoador. Sem mistérios.

Só não deixa teu arco sempre encordado.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 1:00 pm

Já encordoei o arco várias vezes sozinho usando o encordoador.

Não é impossivel, mas também não é prático.

Ficar posicionando o encordoador enquanto ele deslisa, pra mim, é um saco. Até porque, quando eu subo o riser para dar a pressão correta e o encordoador parar de deslisar, eu tenho que me curvar pra ajeita-lo. Sou alto. É bastante incomodo.

Por isso, quando uma pessoa te ajuda, fica tudo mais fácil.

Pedi o video pro Megaseba porque o mesmo informou que tem um jeito bacana de encordoar sem precisar do encordoador. Que como eu disse antes, não é sempre que andamos com ele.

Quando eu coloco a corda no arco sem encordoador, é questão de 1 minuto. Super rápido e simples. O arco tem 50 libras, exige um pouco de força, mas é tranquilo.

Só quero ver o video do Megaseba porque quero ver se o jeito que eu faço, é igual ao que ele falou.

Lembrando. A minha dúvida nesse tópico, a principio, não foi de como encordoar um arco. Apenas gostaria de saber os efeitos que são causados quando um arco fica encordoado e o por que. Também gostaria de saber como evitar a perda do Brace Height (Dúvida que já foi tirada).

Enfim, eu agradeço a ajuda que vocês estão me dando e a preocupação. Mas creio que gostar ou não do encordoador, vai de cada um.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 1:03 pm

Saulowinter escreveu:
Só um adendo:
GERALMENTE as cordas tem esse loop maior na parte que vai pra cima, nem sempre.... Em um dos meus Sages a corda veio igual nas duas extremidades e eu não conseguia deixar ela "semi-armada" pra dentro do limb. Aí era só ter um jeitinho de segurar ela com o dedo por dentro do laço do encordoador. Sem mistérios.

Só não deixa teu arco sempre encordado.

BTW, minha corda também é igual em ambas as extremidades.
Não consigo desligar ela pra dentro do limb quando desarmo o arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 1:21 pm

Tem duas coisas erradas:
-sua corda, que não desliza sobre o riser.
-e o jeito que vc está encordoando, pelos seus relatos.

Usar com encordoador é a coisa mais fácil do mundo, vai por mim. Se está tendo dificuldades, é pq alguma coisa está errada, com ABSOLUTA certeza;

Dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se o seu encordador for de outro tipo, fale aqui q a gnt te ajuda com jeito certo de usar ele. Se puder colocar uma foto dele e da corda no arco, melhor ainda.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 1:38 pm

Bruno Garcia escreveu:
Tem duas coisas erradas:
-sua corda, que não desliza sobre o riser.
-e o jeito que vc está encordoando, pelos seus relatos.

Usar com encordoador é a coisa mais fácil do mundo, vai por mim. Se está tendo dificuldades, é pq alguma coisa está errada, com ABSOLUTA certeza;

Dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se o seu encordador for de outro tipo, fale aqui q a gnt te ajuda com jeito certo de usar ele. Se puder colocar uma foto dele e da corda no arco, melhor ainda.

Abraços!

Como já falei antes.

Meu encordoador é da RD. Não tem duas entradas para prender em ambas as limbs, uma limb fica sem essa "tampa".

Vou tentar ser mais claro com o que quero transmitir.

Usar encordoador, é chato e me toma 5 minutos

Não usar encordoador é fácil e me toma 1 minuto.

Outra coisa. A corda que comprei, não tem uma parte maior e uma menor. Ambas as extremidades são iguais. comprei na RD. Não acho que veio com defeito ou tem algum problema por ser assim. É apenas uma corda.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 1:44 pm

Mais algumas coisas.

- Como eu disse antes, a opinião de gostar ou não de alguma coisa, vai de cada um.

- Gosto do meu arco, sei que encordoar sem encordoador pode danifica-lo. Não vou deixar de usar o BowString se não tiver certeza que existe outro metodo seguro e melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 2:08 pm

Você usa esse, que fica no meio da limb?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A tecnica pra colocar ele é a seguinte, você já posiciona previamente no meio da limb, mas o pulo do gato é o seguinte: ao invés de pisar no meio da corda do encordoador, na hora de puxar o arco para cima pra armar, você tem que pisar mais próximo da extremidade que fica no meio da limb. Assim as forças se equilibram.

E a corda não é só uma corda, ela tem que deslizar por sobre a limb sim. Quando desmonta o arco, não precisa sequer retirá-la, já deixa um loop no lugar (geralmente o debaixo) e o de cima sobre a limb, de modo que vocÊ não perca o número de voltas e consequentemente o brace height. Se a sua não faz isso, ou o loop dela é muito estreito, ou a lâmina do seu arco é muito larga. Pode até usar assim, mas dá muito mais trabalho que tendo uma própria. De toda forma, uma alternativa é pedir para algum artesão de cordas fazer customizada, com as dimensões exatas que você precisa. O megaseba e o Rubens fazem, e sai até mais barato se não me engano.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 2:16 pm

Com a perna (não recomendo, voce provoca estresse em apenas uma lamina)


COm o encordoador (maneira correta)

Ziul Solrac gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 2:18 pm

HigorAlmeida escreveu:
Mais algumas coisas.

- Como eu disse antes, a opinião de gostar ou não de alguma coisa, vai de cada um.

- Gosto do meu arco, sei que encordoar sem encordoador pode danifica-lo. Não vou deixar de usar o BowString se não tiver certeza que existe outro metodo seguro e melhor.

Não existe.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 2:26 pm

CALIL escreveu:
HigorAlmeida escreveu:
Mais algumas coisas.

- Como eu disse antes, a opinião de gostar ou não de alguma coisa, vai de cada um.

- Gosto do meu arco, sei que encordoar sem encordoador pode danifica-lo. Não vou deixar de usar o BowString se não tiver certeza que existe outro metodo seguro e melhor.

Não existe.

É que o Megaseba disse que faz de um jeito uniforme e sem BowString... Ele falou que vai postar o video. Seila, né.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitimeTer Mar 25, 2014 2:29 pm

Bruno Garcia escreveu:
Você usa esse, que fica no meio da limb?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A tecnica pra colocar ele é a seguinte, você já posiciona previamente no meio da limb, mas o pulo do gato é o seguinte: ao invés de pisar no meio da corda do encordoador, na hora de puxar o arco para cima pra armar, você tem que pisar mais próximo da extremidade que fica no meio da limb. Assim as forças se equilibram.

E a corda não é só uma corda, ela tem que deslizar por sobre a limb sim. Quando desmonta o arco, não precisa sequer retirá-la, já deixa um loop no lugar (geralmente o debaixo) e o de cima sobre a limb, de modo que vocÊ não perca o número de voltas e consequentemente o brace height. Se a sua não faz isso, ou o loop dela é muito estreito, ou a lâmina do seu arco é muito larga. Pode até usar assim, mas dá muito mais trabalho que tendo uma própria. De toda forma, uma alternativa é pedir para algum artesão de cordas fazer customizada, com as dimensões exatas que você precisa. O megaseba e o Rubens fazem, e sai até mais barato se não me engano.

É então.

Ou o meu arco tem um limb muito grossa, ou a corda tem um loop estreito.
Eu acho que são ambos os casos. Porque realmente a corda é igualzinha nas extremidades. Também acho que me ajudaria muito se ela passasse sobre o limb. Como você mesmo falou, facilida na hora de encordoar e não perde o brace height.

Não tinha pensado nisso. Muito obrigado.

Vou ver com o Megaseba se ele consegue fazer uma corda sob medida pra mim. A minha já esta toda desfiada de ficar errando o brace height mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Empty
MensagemAssunto: Re: Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.   Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Manter com a corda - Besta x Arco
» manter arco recurvo e longbow encordado?
» Manter a besta/balestra armada, "cansa" o arco?
» Manter co2 dentro da pistola
» Manter balestra encordoada é normal??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: