ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 POTÊNCIA DE ARCO LONGO

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeTer maio 06, 2014 11:38 am

Estou querendo fazer um arco longo para mim, mas estou com uma dúvida que não vi em um tópico aqui ainda.

Talvez esta nem seja a primeira coisa com que eu deveria me preocupar, mas estou bem curioso. Quando eu for começar a fazer o meu longbow eu já tenho que me preocupar com a potência do arco, ou eu simplesmente o confecciono e no final a sua potência é meio que na sorte??

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeTer maio 06, 2014 12:29 pm

Veja aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQua maio 07, 2014 2:24 pm

Acho que não foi bem de tillering que o garoto tava em dúvida... mas acredito que vai ajudar ele um bocado... Smile

Seguinte And.Isr,  o processo de fabricação dos arcos pra se obter determinada potência (e velocidade de tiro) é bem complexo...  vc vai ter que levar em consideração fatores como:  

-  densidade da madeira;
-  resiliência ( fator de flexão );
-  expessura da madeira;
-  modelo;
-  comprimento do arco;
-  corda do arco ( sim...  faz diferença! )
etc

isso é beeem difícil de calcular de cabeça ou no chutômetro...  o que a galera geralmente faz, é aprender na tentativa e erro.
Se vc faz um arco em tal madeira, em tal medida e deu X de potência, então se aumentar um pouquinho a retirada de madeira, então vai ficar mais fraco / ou mais forte;
etc...

Depois de uma certa quantidade de arcos que vc fez, vc já consegue uma base legal pra saber o que usar e como usar pra obter um arco na medida desejada...

Esse a meu ver é o modo dos herois... heheh...  aqueles que desbravam as muitas opções de madeira e vão aprendendo com erros e acertos.

Lá fora os caras tem isso um pouco mais "documentado".  
Eles tem uma planilha onde vc joga todos os dados alí, e a planilha te gera um gráfico de como vai ser a curvatura do arco / potência que o arco vai ter / velocidade da flecha /etc... etc...

Bacana né?  acho q o dificil é aprender a usar essa danada...  kkkk...

Mas de todo modo, é sempre bom começar com um arco leve, e depois com o tempo vc começa a atirar com arcos mais potêntes...  senão é perigoso até vc se machucar...  Wink

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 09, 2014 3:08 pm

Valeu, elisonj. Ajudou bastante a sua resposta.

Já até achei alguns textos explicando como se faz um arco, mas ainda não comecei a estudá-los.

Mas uma coisa que eu também tenho dúvida é sobre o formato do arco. Tem algum padrão a ser seguido ou isso é livre? Lógico que isso vai influenciar no desempenho do arco de alguma forma, mas o que eu queria saber é se tem algum detalhe específico para que ele "funcione"? rsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 09, 2014 4:58 pm

Rapaz.... tem tanto detalhe que montaram até um forum pra trocar experiências sobre o assunto...
hehehe...  Rolling Eyes 

Tipo, o formato e medidas aí depende do modelo que vc quer.  Tem muitos modelos.
A partir do modelo que vc decidir fazer, aí é onde vc vai começar a estudar como é feito, o que vc vai precisar e quais as medidas ele vai ter...  vc já definiu isso?

Que modelo tem em mente?

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSeg maio 12, 2014 10:09 am

Então, Elisonj, eu quero fazer um arco longo inglês, bem tradicional mesmo. O que me fez querer começar a fazer um arco é que eu queria uma réplica, ou algo bem parecido, do arco do Lelolas, o primeiro arco, que ele usa no começo da sociedade do anel, sabe. Mas acho que começar tentando fazer aquele arco é muita pretensão, ehehehe.


Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeTer maio 13, 2014 1:31 pm

Dae And.lsr!

Bom, segue essas medidas aqui que vai dar bom:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O formato dele ( padrão dos longbows ingleses ) é em "D - Shape", ou seja, o arco vai ter um formato em "D".

Olhando transversalmente, seria algo mais ou menos assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Repara nas marcações A, B, C, D, E, F, G...

É esse formato que seu arco vai ter que ter...

A escolha da madeira também é fundamental, vc consegue madeira fácil aí? se sim, qual vc tem a sua disposição?

Abraço!



Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeTer maio 13, 2014 6:27 pm

E ai, meu amigo!

To pensando em usar Ipê roxo, pois li que é uma madeira nocional comparada as americanas muito usadas p/ arcos.

Aproveitando da sua disposição em me ajudar, vou aproveitar. Qual é, e onde consigo aquele material usado para reforçar o arco onde é encaixa a corda?

Meu, mt obrigado pela sua ajuda, ta me quebrando mó galho! rsrsrs

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeTer maio 13, 2014 7:22 pm

Ipê roxo é uma boa escolha... Smile
O único porém é que pode ser que vc precise fazer ele mais fino do que as medidas que te passei. Por o ipê ser uma madeira muito densa e dura, se deixar naquela medida, o arco vai ficar um tijolo pra puxar.

Outra coisa que vc vai ter que se atentar, é em usar um backing no arco... A menos que vc encontre uma tora de ipê e consiga uma stave com os veios na direção certa, vc vai ter que usar o backing pra proteger ele... Bambú ou fibra de vidro são uma boa opção para usar...

Para o reforço dos nocks, o que ficaria mais elegante num english longbow, seria usar chifres de búfalo...
Eu geralmente compro no ebay, demora um pouco pra chegar, mas vale a pena... o resultado fica bem legal:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os do ebay já vem assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No Brasil, tbm acha em um lugar ou outro, mas geralmente no modelo bruto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fora o chifre de búfalo, vc pode usar outros materiais, tais como:
- Osso;
- Chifre de boi;
- Placa de circuito;
- Madeira Dura;

Todas essas funcionam bem.. mas aí vai do seu gosto, e da disponibilidade de arrumar o material... Wink

Qualquer coisa da um grito..

Abraço!


Ir para o topo Ir para baixo
cabana

cabana


Mensagens : 103
Data de inscrição : 24/04/2014

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Construir Arco   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQua maio 14, 2014 9:24 am

Hummmm....

Acho que vou gostar de acompanhar isso.

Devagar gente e, passo à passo.
Vamos lá e depois as flechas...
Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 8:28 am

E ai, Elison. Tudo bom?

Meu eu já até encomendei a peça de ipê roxo. Pelo que vc falou do ipê roxo que ele é mt duro acho que fica mais fácil fazer um flat longbow, então. O Quer vc acha?

E sobre o reforço dos nocks acho que o mais fácil para eu conseguir seria a madeira dura, no caso eu estava pensando em mogno, esse dá certo?

Valeu!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 10:16 am

EHIOUAHehaoiueh...

Mogno é madeira macia cara!
Ficaria muito bonito no riser... mas em todo caso, daria pra fazer com ipê mesmo...

Se for partir pra um longbow estilo flat, segue esse build-along aqui que não tem erro:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 Wink 

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 11:29 am

elisonj,amigo,não se ofenda com minha pergunta. Você fabrica arco para venda? LONGBOW?
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 11:50 am

Oi Brutus, td joia??

Que ofensa nada! pode perguntar quanto quiser... Wink rsrsrs....
Fique à vontade... Smile

Mas respondendo:
Nunca vendi nenhum não... gosto bastante dos modelos longos ingleses, então são os que mais faço (apesar de fazer alguns outros modelos)

Eu por enquanto estou aprendendo ainda, como todo mundo aqui... estou montando um "ateliêr" de arcos, pra poder fazer mais e tal, pois realmente gosto de fazer... é algo que me tira do dia a dia... rsrsrs...

Só que não tenho muito tempo, e como não trabalho com isso, fica meio como um hobby levado a sério...

Mas por que a pergunta? tem interesse em algum modelo?

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 11:59 am

TENHO INTERESSE EM COMPRAR UM LONGBOW.PARA AS MINHAS CONDIÇÕES FÍSICAS ATUAIS SERIA UM ARCO DE NO MÁXIMO 30LBS.TEM UMA IDEIA DE QUANTO FICARIA?
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 12:05 pm

Me passa o modelo certinho que vc quer... Sua altura, puxada, etc

Acho que seria melhor conversar por Mensagem Privada, pois aí a gente não polui o tópico...

Me passa o que vc quer que vou fazer ele e quando tiver pronto te mostro...
Se vc gostar, a gente vê um preço camarada (pois nem sou profissional nem nada), senão qualquer coisa eu fico com ele pra mim...  Wink 

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeQui maio 15, 2014 1:18 pm

A caixa dos PM enche muito rápido.Se puder me fornecer seu telefone ficará melhor para combinarmos. Hoje só estarei em casa a noite após- 21:00. Mas amanhã fica melhor. Meus dados seguem abaixo:
1.78cm. puxada de 28.88.

Rua serra negra, 564, Morada da serra.
Cidade de Montes Claro-CEP-39401-580.
ESTADO- Minas Gerais.
Telefones para contatos.
Fixo-vivo; (38) 3214-1374. Vivo Cel. (38) 99522511 TIM CEL 91488865
meu e-mail mais usado; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 4:04 pm

Desse jeito até eu quero um arco, Elisonj.

Você acha que consegue fazer um parecido com o arco do Legolas?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 4:44 pm

Esse modelo aqui??
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acho que daria um trabalho descomunal pra deixar a madeira redonda assim.  affraid 
Isso no caso de fazer com uma madeira dura, no caso ipê ( que tem uma cor bem parecida com essa).

O que daria pra fazer, é pegar uma vara de Ratan ( Manau ) e usar ela como base....
como ela é redonda, daria pra tentar curvar ela no vapor, e fazer esse taper ( diminuir a expessura ) em direção às pontas. Não ficaria muito potente ( umas 25 a 35 libras acho...  ), mas ficaria bem bonito.

Não sei como o Ratan se comporta com o Vapor, mas se ele se manter curvado, acho que é tranquilo fazer sim...
Ahh...  depois tem que pintar ele também, já que ele na forma natural é claro...  mas aí é só pintar de marrom e desenhar esses simbolos elficos...   a melhor maneira de fazer os simbolos é algo a ser estudado, mas depois do arco pronto, acredito que esse seja o menos dos problemas... rsrsrs...  Wink

Abraço!

Editado:


Isso mesmoo!!

Até que não errei tão feio! rsrs...
o Arco é feito de Manao Ratan mesmo... achei pra vender aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só que fica mais forte do que eu pensei... entre 35 e 50lb.
 Wink 

Bração
Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 5:21 pm

É esse mesmo! E Fica com uma potência boa também. Apesar que eu to procurando um arco com no máximo 40# mesmo. Por que o único que eu tenho é um samick sage de 55#, dai pra mim que estou começando, vc imagina o quanto eu estou penando pra fazer a puxada...rsrsrs

E ai ta afim de arriscar a fazer um desse??

Abraços!!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 5:31 pm

Arriscar eu arrisco qualquer coisa.. heheh..

O que eu preciso é de tempo ( e isso é que é o dificil achar, pois só posso mexer de final de semana ).

De todo modo, cada vara de Manau sai por volta de 100 reais ( Na RD: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

Aqui no Brasil não acha, pois é uma madeira importada ( lá na região do Vietnã que tem muita ).

Se quiser comprar uma e me mandar, eu posso arriscar fazer... ou se quiser arriscar fazer tbm, é só ter uma spoke-shave em mãos, e muitas lixas... hehehe
O resto é só trabalho duro. Wink

Abração
Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 5:47 pm

Como é feita essa técnica de vapor para envergar a madeira, que vc havia comentado, Elisonj?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 5:58 pm

Você pode "cozinhar" a madeira em agua até ela amolecer, e depois usar um molde pra prender ela, deixando secar...
Exemplo:



Ou então faz isso apenas com o vapor da agua... ( eu recomendo esse modo, pois acredito que agride menos a madeira )
colocando no molde também, e deixando ela esfriar.
Exemplo:


As Ferramentas basicamente são: agua + fogo... heheh...
o recipiente pra fazer qualquer um dos dois modos vc pode improvisar... Wink

Abraço!

Ir para o topo Ir para baixo
And.lsr




Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/05/2013

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 6:38 pm

Por acaso é assim que também são feitos os arcos recurvos?

E quando tem lâminas de vidro é o mesmo processo ou é só colar na madeira quando ela estiver seca?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitimeSex maio 16, 2014 6:56 pm

Sim e Não..
ehioauehioae...

os recurvos tradicionais geralmente são feitos assim...
Tradicionais que eu digo são os beemm tradicionais mesmo... os chamados "arcos primitivos" feitos com uma peça só de madeira e tal.

Estilo esses aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já os modelos classicos novos, onde é usado laminação ( seja de bambú, fibra de vidro/carbono, etc )
então o melhor modo de serem feitos é colando todas as laminações diretamente sobre o molde, pra quando a cola secar, o arco manter o formato através da cola... assim não precisaria necessariamente vc ter duplo trabalho, curvando a madeira com calor e depois colando tudo... Wink

Abraço!

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





POTÊNCIA DE ARCO LONGO Empty
MensagemAssunto: Re: POTÊNCIA DE ARCO LONGO   POTÊNCIA DE ARCO LONGO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
POTÊNCIA DE ARCO LONGO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Ajuda] Arco Longo e Arco Pequeno, Duvida! [Iniciante]
» diferença entre arco longo e arco recurvo
» Arco longo caseiro
» Queria algum tutorial pra fazer arco longo.
» ALCANCE MÁXIMO EM METROS ARCO COMPOSTO - COMPROVADO!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: