ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP

Ir para baixo 
+10
carlos.takaoka
fabiomic
CALIL
lucasvaldivia
DJALMA
Fabim
ENIO MONTARDO
danilo steinke
Brutus
00bond
14 participantes
AutorMensagem
00bond

00bond


Mensagens : 52
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 42
Localização : Alfenas/MG -- Caxambu/MG

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSeg Jun 02, 2014 11:18 am

Agricultores do interior paulista têm recorrido a cercas elétricas para evitar ataques de javaporcos, nome dado ao animal nascido do cruzamento entre o javali selvagem e o porco caipira.

Os animais atuam em bandos e dão prejuízos aos produtores -um deles chegou a perder um quinto dos 500 hectares de milho. Um estudioso calcula em cem os focos dos bichos pelo interior.

Nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Bauru, pelo menos 70 plantações foram atacadas nos últimos 12 meses, segundo o engenheiro florestal Ernesto Sawaeda, que estuda o javaporco nessas regiões desde 1998.

Produtor de Braúna, próximo a Araçatuba, Fabrício Carlos Moretto, 28, é um dos que tiveram prejuízo com o animal. Ele calcula que já tenha perdido 20% do que investiu.

Moretto vai começar uma plantação de mandioca de 30 alqueires e usará cercas elétricas. "É o único jeito. É um problema para a maioria dos agricultores daqui", afirmou. Os ataques afetam também produções de cana-de-açúcar, batata e batata doce.

Segundo Sawaeda, javalis selvagens foram soltos em meados da década de 1990 na região de Guararapes, perto de Araçatuba. Acabaram encontrando porcas caipiras, cruzaram com elas e originaram o mutante javaporco, que se espalhou pelo interior.

O engenheiro diz ter registros do bicho até na mata atlântica. "Hoje, a situação está incontrolável", disse.

De acordo com o engenheiro, há relatos de dois cortadores de cana atacados pelo animal em Bilac, na região de Birigui. "Um deles teve parte da perna decepada", disse.

A caça controlada do javaporco foi autorizada pelo Ibama em 2013. Porém, o instituto exige que o caçador faça um cadastro e, se for usar armas, protocole declaração em uma deu suas unidades.

Para Sawaeda, a medida não é suficiente. "Os animais andam em bandos de mais de 30, como vão caçá-los de forma controlada?"

Fonte: Folha
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSeg Jun 02, 2014 12:30 pm



Não é difícil de resolver o problema dos agricultores com relação aos Java porcos. Temos várias alternativas.
- Pressionar o IBAMA para liberar a caça na região, como ocorreu no Sul do Brasil.
- Colocar armadilhas em vários pontos estratégicos da propriedade rural.
-Os fazendeiros dar suporte aos caçadores para caça do Java porco em suas propriedades.
Convidar caçadores arqueiros que participam do fórum, ENIO MONTADO E OUTROS. (Risos).Dentre outra várias opções.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
00bond

00bond


Mensagens : 52
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 42
Localização : Alfenas/MG -- Caxambu/MG

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSeg Jun 02, 2014 3:27 pm

Pois é... Resolveria muito bem.

Quem gosta de caçar, vai lá e caça, resolve o problema. Esses animais nesses locais acabam gerando um problema maior pro agronegócio justamente por não terem predadores naturais.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeTer Jun 03, 2014 8:59 am

não é tão simples assim. Muitos dos proprietários não aceitam o pessoal do arco em suas terras.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeTer Jun 03, 2014 12:00 pm

Quem não gosta de caçar em suas terras,que fique com os javaporcos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeTer Jun 03, 2014 1:29 pm

Para deixar bem claro,eu não caço...apenas transformo carne em embutido e defumados.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabim

Fabim


Mensagens : 98
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 36
Localização : presidente olegário MG

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeTer Jun 03, 2014 1:37 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
Para deixar bem claro,eu não caço...apenas transformo carne em embutido e defumados.

ENIO ocê ta com muita paciência eu geralmente toco ela na panela antes desses processos todos ai!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeTer Jun 03, 2014 1:42 pm

NO ESPETO AQUECIDAS NAS BRASAS DA CHURRASQUEIRA..HUMMMM,NÃO TEM COISA DE MIÓ DE BÃO,Acompanhada de um vinho........
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeTer Jun 03, 2014 8:20 pm

00bond escreveu:
Pois é... Resolveria muito bem.

Quem gosta de caçar, vai lá e caça, resolve o problema. Esses animais nesses locais acabam gerando um problema maior pro agronegócio justamente por não terem predadores naturais.

quenta nao OObond , logo chega aqui pra nois .

eu nao tenho terras e nem plantaçao de nada( quem tem que se preocupe ) e to ficando véio e egoista .eu quero mesmo é que esses javas se espalhem ate o ponto das autoridades virem bater as nossas portas pedindo pelo o amor de Deus para caça-los .
controlados somos nos , os javas tao tudo soltos e fazem o que querem.
Ir para o topo Ir para baixo
lucasvaldivia

lucasvaldivia


Mensagens : 59
Data de inscrição : 20/06/2014
Idade : 25
Localização : mirassol-sp

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 12:16 am

opa agora ferrou tudo, um local bem proximo de são josé so rio preto, onde se era criado java porco, porcos e javalis, faliu, com isso todos os animais foram soltos, eles estão em mega bandos.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 12:43 pm

Lucas a regiao já está infestada há muito tempo. Varios anos. Eu mesmo ano passado vi em mirassol apos um incendio na cana.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 1:08 pm

Tem uma reportagem sobre isso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
lucasvaldivia

lucasvaldivia


Mensagens : 59
Data de inscrição : 20/06/2014
Idade : 25
Localização : mirassol-sp

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 3:27 pm

CALIL escreveu:
Lucas a regiao já está infestada há muito tempo. Varios anos. Eu mesmo ano passado vi em mirassol apos um incendio na cana.
sim Calil. mas a 3 anos o criador que faliu soltou muitoo, aqui esta impossivel de conte-los um amigo perdeu a plantação total de mandioca para os animais, disse que tinha bando com 300 animais.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 6:00 pm

lucasvaldivia escreveu:
CALIL escreveu:
Lucas a regiao já está infestada há muito tempo. Varios anos. Eu mesmo ano passado vi em mirassol apos um incendio na cana.
sim Calil. mas a 3 anos o criador que faliu soltou muitoo, aqui esta impossivel de conte-los um amigo perdeu a plantação total de mandioca para os animais, disse que tinha bando com 300 animais.

olha velho não sei se eu fico triste pela situação ou com inveja de vc.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 8:09 pm

lucasvaldivia escreveu:
CALIL escreveu:
Lucas a regiao já está infestada há muito tempo. Varios anos. Eu mesmo ano passado vi em mirassol apos um incendio na cana.
sim Calil. mas a 3 anos o criador que faliu soltou muitoo, aqui esta impossivel de conte-los um amigo perdeu a plantação total de mandioca para os animais, disse que tinha bando com 300 animais.

O scaramal vai adorar essa notícia kkkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 10:55 pm

CALIL escreveu:
lucasvaldivia escreveu:
CALIL escreveu:
Lucas a regiao já está infestada há muito tempo. Varios anos. Eu mesmo ano passado vi em mirassol apos um incendio na cana.
sim Calil. mas a 3 anos o criador que faliu soltou muitoo, aqui esta impossivel de conte-los um amigo perdeu a plantação total de mandioca para os animais, disse que tinha bando com 300 animais.

O scaramal vai adorar essa notícia kkkkkkkkkkkkkk

Que nada,o scaramal agora ta cevando abigeatário.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSex Nov 28, 2014 8:38 am

ENIO MONTARDO escreveu:
CALIL escreveu:
lucasvaldivia escreveu:
CALIL escreveu:
Lucas a regiao já está infestada há muito tempo. Varios anos. Eu mesmo ano passado vi em mirassol apos um incendio na cana.
sim Calil. mas a 3 anos o criador que faliu soltou muitoo, aqui esta impossivel de conte-los um amigo perdeu a plantação total de mandioca para os animais, disse que tinha bando com 300 animais.

O scaramal vai adorar essa notícia kkkkkkkkkkkkkk

Que nada,o scaramal agora ta cevando abigeatário.

o scaramal ta de resguardo depois da última kkkkk lol!
Ir para o topo Ir para baixo
carlos.takaoka

carlos.takaoka


Mensagens : 8
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 43
Localização : São Paulo

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 3:19 pm

Pessoal,

Eu moro em São Paulo Capital e queria muito caçar um desses javaporcos, alguém conhece alguma fazenda que eu possa entrar em contato para caçar?

Já estou me preparando com algumas pontas de caça e nocks luminosos.
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 3:22 pm

carlos.takaoka escreveu:
Pessoal,

Eu moro em São Paulo Capital e queria muito caçar um desses javaporcos, alguém conhece alguma fazenda que eu possa entrar em contato para caçar?

Já estou me preparando com algumas pontas de caça e nocks luminosos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

mas eles são do sul, só lá conheço gente que faça esse "safari".
Ir para o topo Ir para baixo
carlos.takaoka

carlos.takaoka


Mensagens : 8
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 43
Localização : São Paulo

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 3:31 pm

É meio longe, teria que fazer uma viagem mais longa. Mas valeu o toque, se for o caso as próximas férias vão ser para o sul.

Valeu amigo
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielbenante




Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 33
Localização : Araçatuba SP

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 11:23 am

Sou de Araçatuba, tem mais de 15 anos que estamos tendo problemas com ataques de javalis em plantações, toda a região tem rastros, eles atacam tudo que tiver plantado, as beiras dos córregos estão todas reviradas, parecem que passou um trator tombando terra, infelizmente a lei brasileira contribui para o aumento da população dos java, para conseguir reduzir um numero satisfatório desses animais é preciso muito mais que alguns simples caçadores com arcos e bestas, eu no caso utilizo bestas e armas de pressão, pois n tenho idade (25 anos)  para conseguir uma arma de fogo, pra cada javali morto nasce mais 10.

Eles estão sendo vistos nos condomínios de casa mais afastadas da cidade, ranchos na beira do rio tiete ja estão sendo atacados, animais como o tatu e as cutias estão sumindo, fora o estrago que eles fazem dentro das matas, não sobra comida pra nenhum outro animal

Do jeito que estão indo as coisas, não vai demorar muito pros fazendeiros da região começar a contratar caçadores pra espantar os javas de suas terras.
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 11:39 am

gabrielbenante escreveu:
Sou de Araçatuba, tem mais de 15 anos que estamos tendo problemas com ataques de javalis em plantações, toda a região tem rastros, eles atacam tudo que tiver plantado, as beiras dos córregos estão todas reviradas, parecem que passou um trator tombando terra, infelizmente a lei brasileira contribui para o aumento da população dos java, para conseguir reduzir um numero satisfatório desses animais é preciso muito mais que alguns simples caçadores com arcos e bestas, eu no caso utilizo bestas e armas de pressão, pois n tenho idade (25 anos)  para conseguir uma arma de fogo, pra cada javali morto nasce mais 10.

Eles estão sendo vistos nos condomínios de casa mais afastadas da cidade, ranchos na beira do rio tiete ja estão sendo atacados, animais como o tatu e as cutias estão sumindo, fora o estrago que eles fazem dentro das matas, não sobra comida pra nenhum outro animal

Do jeito que estão indo as coisas, não vai demorar muito pros fazendeiros da região começar a contratar caçadores pra espantar os javas de suas terras.
Mas isso o ibama esta pertindo o controle de especie exotica javali javaporco, os fazendeiros podem sentar o dedo a vontade depois de obter a licença, é que aqui o pessoal gosta mais do momento, fazer uma ceva abater um, dois degustar depois voltar abater mais, mas o abate dessa forma que falou esta permitido desde que os caçadores tirem sua autorização e se conseguirem pode abater quantas cabeças quizerem
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: oi   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 1:39 pm

Seja bem vindo, Gabriel de Araçatuba.
Daqui a pouco não terá mais comida para esses javas, quem sabe eles vão partir pra comer os ambientalistas e os intelectuais do Ibama.
Infelizmente, precisa exterminar esse Javali e não é dessa forma que se consegue isso.
Exterminar é exterminar, precisa uma equipe ou muitas equipes do Ibama só matando javali.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Empty
MensagemAssunto: Re: Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP   Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Javaporco destrói plantações e vira praga no interior de SP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Javaporco a praga
» Javali-africano vira o jogo e persegue guepardo
» Menos um javaporco em minas...
» Desequilíbrios ambientais II - A praga javali
» É ASSIM QUE SE RESOLVE O PROBLEMA CONTRA UMA PRAGA!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: