ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flecha quebrada durante o tiro

Ir para baixo 
+6
Brutus
leomleao
Mamute-sc
dudahkd
v.b.-s.j.r.preto
will_zxt
10 participantes
AutorMensagem
gouverney

gouverney


Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 43
Localização : Rio Das Ostras - RJ

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQua Jun 11, 2014 11:40 pm

Prezados,
adquiri um arco recentemente, um Mission Riot, com o Sandro Pezente. Prontamente improvisei um alvo com espuma de colchão e comecei a praticar.
No segundo dia, após uns 10 tiros, ao executar um disparo ouvi um barulho anormal, alto, senti um lambada no braço. Uma parte da flecha, com o nock e as vanes, caiu uns 2 metros à minha frente e a outra parte com a ponta acertou a parede, a corda logicamente saiu de uma cam.
Fiquei um pouco nervoso, mas após analizar a situação, armei o arco puxando a corda com a mão totalmente fechada e soltei devagar, o que colocou a corda novamente na cam. Abaixo seguem umas fotos.

Obs.: acredito que o arco esteja com 40 lbs; Flechas Carbon Express Predator II 6075

Flecha partida:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Especificações da flecha:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ponta da flecha:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Buraco na parede:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Alvo grotesco:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Arco:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 12:25 am

Caramba que tenso a corda sair da cam, perigoso estragar o arco com um tirão desses.

Tá tudo certo com ele? Sobre a flecha, não havia notado nenhuma avaria ou sinal de entortamento nela?

Que m... com a flecha em? Será que tem alguma coisa dentro do alvo que deixou ela assim? Tipo alguma coisa socada lá de outros tempos?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 7:12 am

Provavelmente a flecha quebrou devido o erro de largada que causou a explosão do arco. Veja o vídeo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse tipo de problema acontece quando o arqueiro "agarra" o arco com a mão do arco e "chacoalha" a mão da corda. Se a mão do arco está aberta com o arco solto os erros da mão da corda fazem o arco girar dentro da mão e a corda não sai da polia. Se a mão do arco "agarra" a empunhadura qualquer movimento na mão da corda torce tudo. No arco recurvo a corda arranca fora do alinhamento e a flecha pega um rumo muito diferente do esperado, no arco composto se a corda torce ela sai das polias e o arco praticamente explode como mostra o vídeo. Por isso tem que usar a cordinha na mão do arco, a mão do arco trabalha aberta e molenga. Veja os vídeos de arqueiros profissionais dando uma desmunhecada quando lançam a flecha, isso é essencial na precisão e consistência do tiro.
Ir para o topo Ir para baixo
dudahkd

dudahkd


Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 49
Localização : CURITIBA / PORTO ALEGRE

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 8:49 am

Seria bom você dar uma verificado no arco antes de voltar a atirar, observar a corda ver se as laminas não sofreram alguma ruptura, uma coisa legal para fazer é alem da verificação visual é passar um algodão nelas.

Acredito que este problema decorreu de uma  Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad largada, no inicio é legal ver bastante vídeos de arqueiros profissionais para analisar estas questões técnicas de disparo e postura.

Tenho este arco e acho ele ótimo, muito macio e com pouca vibração, excelente escolha para iniciantes e intermediários custo x beneficio.

Abraço e bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.outsetbrindes.com.br
gouverney

gouverney


Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 43
Localização : Rio Das Ostras - RJ

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 8:59 am

O alvo é composto somente de um sanduíche de colchão, visualmente as flechas estavam ok. Executei diversos disparos e aparentemente tudo está normal;

Quanto à agarrar o arco, sempre prestei atenção à esta questão, o que não descarta a possibilidade de ter ocorrido.
Me recordo agora que o tiro foi inesperado, levei um susto danado, pode ter sido que tenha disparado o gatilho enquanto armava o arco, o que resultou em uma porrada violenta na flecha, diferente de quando o arco está totalmente armado, quando o left-off trabalha aplicando uma força progressiva na mesma.

Fiz uma inspeção visual no arco inteiro e não encontrei problemas. Acredito que não chegou a ser um dry-fire, pois fez um rombo na parede, o que significa que a energia foi absorvida pela flecha.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 9:43 pm

não dá para ver que rest você está usando, por acaso a flecha não caiu do rest na puxada?

é bem estranho a flecha cortar dessa maneira

sobre o arco, aconselho você passar um algodão (bem suave) nas lâminas, para tentar verificar se não houve nenhum lascamento ou algo parecido, olhe as CAM também, as vezes pode ter empenado ou entortado em alguma parte

com relação ao alvo, as flechas estão transpassando? isso é passm totalmente o alvo? o alvo está encostado em alguma coisa dura, tipo parede por exemplo?
Ir para o topo Ir para baixo
gouverney

gouverney


Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 43
Localização : Rio Das Ostras - RJ

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 11:28 pm

O rest é um biscuit Trophy Ridge. Fiz o teste do algodão e não apresentou problema.
As flechas não transpassam o alvo, penetram de 10 a 15 cm e ficam fáceis de remover. As cams estão ok. Dei uma verificada em todo o arco usando uma lanterna de leds e uma lupa.

Como citei em uma mensagem anterior, o tiro foi inesperado, talvez tenha disparado antes de terminar de armar totalmente o arco, não sei se isso seria um problema.

- Essas flechas Carbon Express Predator II são de boa qualidade?
- O rest, no caso do biscuit, posicionado incorretamente poderia provocar a quebra da flecha?

Ir para o topo Ir para baixo
leomleao

leomleao


Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2012
Localização : Jundiaí

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeSex Jun 13, 2014 7:44 pm

Eu tenho essas mesmas flechas e não tive problemas, na verdade a titulo de comparaçao eu tbm possuo um mission riot, entao mesmo cenario de teste, eu soh quebrei uma que eu errei tentando atirar mais de longe  Laughing  dai pegou numa madeira e arrebentou a flecha no meio, e uma outra quando eu atirei num alvo pequeno e leve, o alvo caiu com a flecha enroscada num portão que estava atras dai o peso do alvo quebrou a flecha....

fora isso elas sempre se comportaram bem, mesmo aumentando o peso da puxada, eu não sei dizer exatamente até quantas libras eu atirei com elas, mas em geral sem problemas
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeSáb Jun 14, 2014 1:24 am

Também tenho as predator II e atirei no meu zxt que está regulado em #55 libras apenas uma vez, errei o alvo e a flecha entrou em um monte de sujeira, ela estava cdom pontas bearpaw blunt de 100gr, a flecha ficou totalmente suja de terra, tive que passar para o pátio do vizinho para resgatar a flecha, com certeza ela bateu em muita coisa nessa sujeirama que a encontrei, inclusive acho que bateu em alguma pedra pois na frente do morro tem uma pedra de 5 metros, socada na terra. Estragou apenas 1 vane que entortou levemente e sujou de terra.

Foto do tiro maravilhoso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E como pode ver nessa foto, o morro de sujeira é lá no fundo, atrás da cerca, e nota também que tem uma pedra gigante ali na sujeira, foi lá que a minha flecha parou. Incrivelmente ela está intacta, só a vane entortou um pouco e sujou de terra.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeSáb Jun 14, 2014 1:05 pm

a flecha é boa sim

quanto ao rest, baixo risco de ter dado problema, se fosse ele todas as felchas estariam com problemas

é difícil imaginar o que possa ter acontecido, dá para elocubrar

1-deu gatilhada, torcendo a corda e a flecha saiu de lado e bateu em algo no arco

2-deu gatilhada, o nock soltou e a flecha saiu de lado e bateu em algo no arco

e por aí vai, um zilhão de possibilidades

o nock permaneceu firme no shaft quebrado ou soltou?
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeSáb Jun 14, 2014 3:45 pm

Meu primeiro pensamento foi esse, já que o tiro foi inesperado imaginei que a flecha bateu no arco mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeSáb Jun 14, 2014 5:08 pm

TEM DE TER CUIDADO. ACIDENTES NÃO ACONTECEM.GERALMENTE SÃO PROVOCADOS.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
gouverney

gouverney


Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 43
Localização : Rio Das Ostras - RJ

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeDom Jun 15, 2014 12:07 pm

Existe a possibilidade de ter girado o gatilho durante o disparo.
O nock está firme na parte quebrada.

No dia seguinte à quebra da flecha, parti um nock durante um disparo, a flecha lascou até as vanes.

Flecha partida anteriormente mais flecha com o nock quebrado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeTer Jun 17, 2014 11:17 pm

Vou dar meu pitaco como destruidor de flechas,( o Sandro que adora kkkk)
Essas flechas são otimas e resistentes mas como todo material, pode sofrer, diferentes transformações, ja acertei varias em  paredes e cada uma apresentou reação diferente da outra ex.. uma entrou insert e ponta, e outra a ponta intacta mas rachou do nock até o meio da flecha,
A forma como ocorreu a quebra dessa flecha me lembra de uma flecha quebrada da seguinte forma: quando comprei meu primeiro arco, atirando a distancias curtas 7a 8 mts as flechas ficam meio irregulares devido a erros de largada, principalmente em alvos irregulares uma inclinada para direita outra para esquerda, cima, baixo e assim por diante e o que me ocorreu e pode ser o mesmo com voce, é que atirando muitas flechas no mesmo alvo e as mesmas irregulares uma ter passado de raspão e fissurado essa flecha e com o momento do tiro ela partiu de vez.
quando aconteceu isso comigo eu não havia percebido nada, só fui perceber no outro dia quando coloquei essa flecha no arco e senti uma aspereza na haste tirei e vi que esstava trincada mais ou menos na mesma altura que a sua quebrou e com o tempo vem a experiencia de inspecionar todas as flechas antes de atirar pois mesmo uma flecha no gramado pode encontrar uma pedrinha e se danificar.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 9:01 am

Apos cada tiro com flechas de carbono, sempre deve olhar perto da ponta e do nock. Estando sem marcas aparentes, voce pega a flecha das duas pontas e tenta girar ela, arquear ela tambem serve. Se escutar qualquer barulho já era a flecha esta raxada.

Quanto ao do nock pode ter quebrado por 2 motivos.

1) Nock com problemas, as veces eles tem ar no interior (e uma peça plastica por tanto tem chance)
2) Voce ter acertado ele com outra flecha e não ter reparado, no segundo tiro obiamente ele acabou se partindo.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
gouverney

gouverney


Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 43
Localização : Rio Das Ostras - RJ

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 1:02 pm

Agradeço a todos pelos conselhos, tenho procurado observar todas as recomendações.
Efetuei diversos disparos após o ocorrido e não aconteceu nada de anormal.
Poderia citar uma serie de fatores que contribuíram para o problema em questão, mas o principal foi o arqueiro.
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 1:38 pm

O amigo não deixou a corda fora de ângulo com a cam na ancoragem? Tipo, um pouco torta para fora ou para dentro?
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 4:42 pm

megaseba escreveu:
Apos cada tiro com flechas de carbono, sempre deve olhar perto da ponta e do nock. Estando sem marcas aparentes, voce pega a flecha das duas pontas e tenta girar ela, arquear ela tambem serve. Se escutar qualquer barulho já era a flecha esta raxada.

Quanto ao do nock pode ter quebrado por 2 motivos.

1) Nock com problemas, as veces eles tem ar no interior (e uma peça plastica por tanto tem chance)
2) Voce ter acertado ele com outra flecha e não ter reparado, no segundo tiro obiamente ele acabou se partindo.


Abs
concordo 100%

por isso é importantíssimo você flexionar suas flechas antes de atirar, pode acabar se machucando sério com isso


olhe só quantos nocks eu acabei estragando em uma semana treinando para o torneio web

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


toda vez que eu vou começar uma seção de tiros eu flexiono todas as flechas, se houver alguma rachadura você percebe logo

abraços


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
gouverney

gouverney


Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 43
Localização : Rio Das Ostras - RJ

Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitimeSáb Jun 21, 2014 11:53 pm

will_zxt escreveu:
O amigo não deixou a corda fora de ângulo com a cam na ancoragem? Tipo, um pouco torta para fora ou para dentro?

Talvez tenha torcido o gatilho.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flecha quebrada durante o tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha quebrada durante o tiro   Flecha quebrada durante o tiro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flecha quebrada durante o tiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flecha de balestra quebrada
» Adaptação em flecha quebrada - besta de 80 lbs
» Artigo: Impacto da desidratação na geração de força de atletas de arco e flecha durante competição Indoor e Outdoor
» Tiro com Arco e Flecha no Escuro
» TIRO COM ARCO E FLECHA ATÉ EMBAIXO DÁGUA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: