ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arco Primitivo

Ir para baixo 
+3
laudir
elisonj
vinicius vila
7 participantes
AutorMensagem
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 2:56 pm

Ta ai um cara que faz um trabalho show no primitivo.
Para os bowyers fascinados em coisa rústica.
Ir para o topo Ir para baixo
vinicius vila

vinicius vila


Mensagens : 143
Data de inscrição : 09/06/2012
Idade : 24
Localização : Rondonopolis/MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 4:17 pm

danilo steinke escreveu:
Ta ai um cara que faz um trabalho show no primitivo.
Para os bowyers fascinados em coisa rústica.

Fantastico, eu nao sou de arcos primitivos, mas vendo esse video e o desempenho do arco ate deu vontade de fazer kkkkkkkk, e ficou forte pelo estilo(onepiece sem laminaçao e madeira aparentemente verde)
Muito legal.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 5:04 pm

Teixo (Yew)... hehehe... vcs queriam o que?

Acho que ficou até fraquinho... já ví uns de teixo beirando as 250lb..  Rolling Eyes 
Haja braço!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:21 pm

elisonj escreveu:
Teixo (Yew)...  hehehe... vcs queriam o que?

Acho que ficou até fraquinho...  já ví uns de teixo beirando as 250lb..  Rolling Eyes 
Haja braço!

elison tu que manja de madeira, esses pinheiro de jardim será que presta pra arco?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:28 pm

Rapazz... seria bom uma foto hein!?

Tem trocentos tipos de pinheiros de jardim... hehhehe...
O Próprio Yew não deixa de ser um parente dos pinheiro de jardim... ( é da família das coníferas ) hehehe...
O Salgueiro também é ornamental e dá uma boa madeira pra arcos...

tem que ver exatamente qual que é a que vc diz... sabe o nome certinho?
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 8:35 pm

elisonj escreveu:
Rapazz...   seria bom uma foto hein!?

Tem trocentos tipos de pinheiros de jardim... hehhehe...  
O Próprio Yew não deixa de ser um parente dos pinheiro de jardim... ( é da família das coníferas ) hehehe...  
O Salgueiro também é ornamental e dá uma boa madeira pra arcos...

tem que ver exatamente qual que é a que vc diz...  sabe o nome certinho?

não faço ideia kkkkk é que vão construir uma piscina num clube aqui e ela é justamente onde existem dois pinheiros de jardim que vão ser cortados, estou de olho.
Ir para o topo Ir para baixo
laudir

laudir


Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeSeg Ago 18, 2014 4:06 pm

elisonj escreveu:
Rapazz...   seria bom uma foto hein!?

Tem trocentos tipos de pinheiros de jardim... hehhehe...  
O Próprio Yew não deixa de ser um parente dos pinheiro de jardim... ( é da família das coníferas ) hehehe...  
O Salgueiro também é ornamental e dá uma boa madeira pra arcos...

tem que ver exatamente qual que é a que vc diz...  sabe o nome certinho?

Pretendo fazer um "onepiece" de Ipê Amarelo.... aqui tem muito!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeSeg Ago 18, 2014 4:24 pm

laudir escreveu:
elisonj escreveu:
Rapazz...   seria bom uma foto hein!?

Tem trocentos tipos de pinheiros de jardim... hehhehe...  
O Próprio Yew não deixa de ser um parente dos pinheiro de jardim... ( é da família das coníferas ) hehehe...  
O Salgueiro também é ornamental e dá uma boa madeira pra arcos...

tem que ver exatamente qual que é a que vc diz...  sabe o nome certinho?

Pretendo fazer um "onepiece" de Ipê Amarelo.... aqui tem muito!


Tem muito Árvore/Madeira rachada ou de madereira? rsrss
Ir para o topo Ir para baixo
laudir

laudir


Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 19, 2014 12:53 pm

elisonj escreveu:
laudir escreveu:
elisonj escreveu:
Rapazz...   seria bom uma foto hein!?

Tem trocentos tipos de pinheiros de jardim... hehhehe...  
O Próprio Yew não deixa de ser um parente dos pinheiro de jardim... ( é da família das coníferas ) hehehe...  
O Salgueiro também é ornamental e dá uma boa madeira pra arcos...

tem que ver exatamente qual que é a que vc diz...  sabe o nome certinho?

Pretendo fazer um "onepiece" de Ipê Amarelo.... aqui tem muito!


Tem muito Árvore/Madeira rachada ou de madereira? rsrss

Pode escolher: serrada, rachada... ou até um tronco com um diâmetro de até 20cm...
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 19, 2014 12:56 pm

Então vai ser fácil escolher uma boa peça de madeira pra trabalhar... Wink
Se for serrada, é difícil achar uma peça com os veios da madeira adequados, aí nesse caso é bom usar algum tipo de backing pra evitar que o arco se parta.

Ir para o topo Ir para baixo
laudir

laudir


Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 19, 2014 12:58 pm

Neste ponto estou com a faca e o queijo na mão!

só falta uma plaina manual que vou comprar em breve para poder laminar uma viga de ipê.


elisonj escreveu:
Então vai ser fácil escolher uma boa peça de madeira pra trabalhar...   Wink
Se for serrada, é difícil achar uma peça com os veios da madeira adequados, aí nesse caso é bom usar algum tipo de backing pra evitar que o arco se parta.

Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeSeg Ago 25, 2014 1:48 pm

Vou postar uns vídeos para contribuir com o tópico:









Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeSeg Ago 25, 2014 2:14 pm

uma coisa que eu acho interessante, nos EUA tudo quanto é pau rache de ponta a ponta, aqui no brasil é raro achar madeira pra isso, e algo interessante nesse arco, o cara retirou o brancal da madeira coisa que a maioria por aqui não recomenda.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeSeg Ago 25, 2014 9:26 pm

danilo steinke escreveu:
uma coisa que eu acho interessante, nos EUA tudo quanto é pau rache de ponta a ponta, aqui no brasil é raro achar madeira pra isso, e algo interessante nesse arco, o cara retirou o brancal da madeira coisa que a maioria por aqui não recomenda.

Err... eu não diria isso não... rsrsrs...
Aqui no Brasil tbm tem madeiras boas pra c@$%&* pra se fazer arcos... madeiras que não perdem em nada para as americanas... E muitas delas, inexploradas...

O problema é que a cultura em se fazer arcos é outra... muitos tem vontade, mas não tem ferramentas... outros tem vontade mas não conhecem madeira suficiente bem pra saber qual escolher (ou não tem acesso a elas)... outros conhecem madeira, mas sabem que se forem pegos cortando/estocando a madeira, estão literalmente ferrados... e por aí vai... =\

Então é complicado...

Que a gente tem matéria prima, vixe... isso a gente tem à escolher...
Só que temos também todos esses outros agravantes. Mad


Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeSeg Ago 25, 2014 11:04 pm

pois é meu brodi, mas não conheço uma única madeira pra rachar na vertical como esses montoeira de pau gringo faz, pelo menos na minha região norte de mato grosso de todas as espécies que conheço pra rachar é um sacrifício.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 26, 2014 12:25 am

Fabiomic,

Muito bons os vídeos, mas fiquei na vontade de ver o arco em ação...
Ir para o topo Ir para baixo
vitor123




Mensagens : 82
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 27

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 26, 2014 5:01 pm

acho que a questão num é rachar, e sim fazer o arco, por exemplo, pra fazer um arco, ipe é uma das melhores madeiras, porém é muito dificil de rachar e peroba racha facil mas não da bons arcos
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 26, 2014 5:39 pm

vitor123 escreveu:
acho que a questão num é rachar, e sim fazer o arco, por exemplo, pra fazer um arco, ipe é uma das melhores madeiras, porém é muito dificil de rachar e peroba racha facil mas não da bons arcos

ipê não é a melhor madeira, a questão que eu me refiro é que todos os vídeos que eu ví de bowyers gringos esculpindo arcos a madeira racha facilmente, isso é uma característica que deve ser levada em conta. A maneira como a madeira racha é diretamente ligada com o crescimento das fibras, ou seja se você for rachar uma madeira e ela torcer a lâmina se tem uma árvore de fibra trançada ou torcida o que dificulta muito o trabalho, no caso dessas gringas as fibras são longitudinais a arvore cresce reta sem torcer por isso racha tão fácil.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeTer Ago 26, 2014 5:59 pm

Isso varia muito da região onde ela tá...
A árvore tende a crescer com as fibras retas, quando não tem abundância de sol. Então árvores de matas ou de pólos, tem essa característica pela necessidade de se esticar...

Lógico que a especie também ajuda muito, mas mesmo as melhores árvores podem se tornar preguiçosas complicando pro nosso lado... rsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
laudir

laudir


Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Ago 27, 2014 7:06 pm

fabiomic escreveu:
Vou postar uns vídeos para contribuir com o tópico:

Estes vídeos eu baixei todos já kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Out 15, 2014 2:41 pm

Deixa eu reabrir o tópico só pra dar uma informação relevante... rsrsrs...

Lembrei de um questionamento do nosso amigo Danilo Steinke esses dias, então pode ser que ajude em algo.


danilo steinke escreveu:
maneira como a madeira racha é diretamente ligada com o crescimento das fibras, ou seja se você for rachar uma madeira e ela torcer a lâmina se tem uma árvore de fibra trançada ou torcida o que dificulta muito o trabalho,

Danilo, isso dá pra saber mesmo antes de cortar a árvore...  Se os riscos/ranhuras da casca da árvore seguir linear de cima embaixo, quer dizer que as fibras dela também seguem.

Em geral, a casca segue a orientação das fibras...  se ela tiver as fibras todas torcidas, ou bagunçadas, a casta também vai ser:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora se for linear ( as melhores para rachar ), aí a casca também vai ser bem linear, ou com o desenho num padrão bem consistente:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E isso não importa que tipo de arvore seja, se a casca é grossa, ou fina... tanto faz. A idéia vai ser sempre essa.

Acho que já ajuda um pouco né?   Wink
rsrsrs

Abração
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitimeQua Out 15, 2014 3:16 pm

muito bom elison, nunca tinha reparado nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arco Primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Arco Primitivo   Arco Primitivo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arco Primitivo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arco primitivo
» Primeiro Arco Primitivo
» [videos] Fazendo um Arco Primitivo
» Câmera Lenta - Arco Primitivo
» Fogo Primitivo Arco & Broca

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: