ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 idéia de modalidade para balestra

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
daniel eastwood

daniel eastwood


Mensagens : 112
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 39
Localização : marica rj

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeSex Set 12, 2014 2:44 pm

É bom saber que agora nos arqueiros de balestra vamos ter uma federação nossa onde teremos como competir aprender e difundir essa modalidade de tiro no Brasil era algo como se fosse de outro planeta.
Espero ansioso que não só o tiro com balestra esporte venha como também o tiro com balestra de campo field crossbow shooting e ficarei de olho nos cursos de formação de besteiros instrutores e juízes.

O que eu ia propor seria uma modalidade idealizada por mim para um torneio com balestras populares no nosso país como as chinesas, a da velox e qualquer balestra caseira que pode-se suportar um torneio e que se enquadre em balestra esporte.

O torneio se daria da seguinte maneira:

Os atiradores dispostos em linha como no torneio de tiro com arco.Alvo fixado a 30 metros.
Cada atirador dispara uma serie de 3 tiros com intervalo para conferir os impactos e registra-los
São 10 series de 3 disparos os atiradores empatados vão para uma disputa de desempate tiro a tiro onde o melhor impacto mais a centro vence.

Equipamentos:

Os alvos são o alvo padrão FITA para distancia de 70 metros do tiro olímpico, suspenso no cavalete com seu centro a 1,30 metros do solo
As balestras utilizariam miras como lunetas 4x32, red dot adaptação de dióptro peep side. Customização de coronhas para melhorar a adaptação ergométrica da mão de seu usuário. E a configuração de flechas a critério do atirador que escolhe qual adiquirir ou montar observando o comportamento do seu equipamento.

É apenas uma idéia aceito sugestões e acho que seria interessante.


Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeSex Set 12, 2014 4:45 pm

Seria quase um VEGAS para Balestra.
É por aí. Eu acho que poderia ter esta mesma prova que você sugeriu com os mesmos sistemas de mira porém em 2 versões uma a distância de 18m ( distância comum do Indoor ) e outra a 30 metros.

Precisaríamos testar se a 18m ficaria muito fácil. Tenho a impressão de que não. Eu vou testar com uma distância e com a outra e trago os resultados aqui para ir conversando.

Eu vou viajar na outra semana mas no início de Outibro eu devo estar de volta para começar os testes.

Algumas dúvidas:

Acessórios olímpicos seriam permitidos? Casaco, Íris, bandoleiras e apoios? Sapatos de tiro pode?
(eu, particularmente, acho mais fácil vedar todo e qualquer acessório olímpico).

Qual o tempo para a realização das séries?

Eu acho legal usar o alvo FITA com 3 centros e reusá-los por 10 vezes. Será que não ficaria muito detonado?

Precisamos avaliar.

As Balestras eu acho que valeria a definição das regras do Outdoor da WCSA sem diferenciar recurvas de compostas.
Eu faria categorias A e B se necessário.

Ir para o topo Ir para baixo
daniel eastwood

daniel eastwood


Mensagens : 112
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 39
Localização : marica rj

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 11:56 am

Acessórios olímpicos como casaco,luvas e botas não somente as miras dioptro.
E sobre ficar muito facil a 18m fica sim. Com uma boa escolha de flechas e treino se consegue bom enquadramento a 30m com balestra jaguar e mk150, eu tenho uma mk150 e com a prática enquadro bem a 30m no círculo de 10cm e a 50m nos círculos de 15cm e 20cm.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 12:31 pm

Alvo de 1,22 a 30 metros é muito grande, ainda mais considerando que vai usar mira óptica 4x32. Balestra depois de regulada tem grande precisão, mesmo as básicas. Eu acho que a 30 metros poderia usar o alvo fita 40 cm que está de bom tamanho. Aquele que vai de 10 a 1 ponto. Depois de regulado a mira não vai sair de dentro do alvo.

Na flecha da morte um dia desses eu estava pensando em um sistema diferente. A flecha da morte dá uma chance ao azar para quem empatou na técnica. Os coreanos dizem que acertar o alvo a 140 metros no Kuk Kung é 30% técnica e 70% sorte, mas os 70% só existe para quem é 100% na técnica. A minha ideia é usar aquele alvo que tem 5 faces pequenas nfaa 5 spot. Tiro alternado, arqueiro 1 na face 1, arqueiro 2 na face 2, arqueiro 1 na face 2, arqueiro 2 na face 2, arqueiro 1 na face 3, arqueiro 2 na face 3, e assim até o último. Na face 1 quem estiver mais perto do X ganha 1 ponto, na face 2 quem estiver mais perto do X ganha 1 ponto. E assim vai, melhor de 5 pontos. Isso dá uma chance para a técnica e uma menor chance ao acaso. Seria um flecha da morte multiplicado por 5.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 2:42 pm

Onde consigo este alvo de 5 centros ?
Eu já vi pdf pra baixar mas aí é impresso com papel comum.
O ideal seria aquele papel com fios. Sabe quem vende?

Este é um bom alvo pra testar.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 2:49 pm

Eu tenho desses alvos com fio dentro que comprei na Spin, não o de 5, aquele de 3 em linha. O alvo é resistente mas não tanto assim como diz na propaganda. Tem um jeito de deixar o alvo muito mais resistente do que isso.

Você corta 3 folhas de papelão do tamanho do alvo, mas tem que ser aqueles duros. Tem caixa de papelão que é mais molenga, mas tem as caixas que são muito duras. Passa cola nas folhas e cola as 3 folhas de papelão e sobre ela cola o alvo. Coloca uma tábua e muito peso sobre o conjunto, deixa secar por umas 12 horas. Depois tira os pesos e a tábua e deixa a folha no sol até ficar bem quente. Esse alvo você tritura, até começar soltar pedaço demora muito. Eu já pensei em fazer um com tela de reforço estrutural, é uma telinha plástica bem fina tipo mosquiteiro que usa em engenharia para rebocar parede onde tem trinco ou para reforçar impermeabilização tipo pintura. Só pensei, ainda não fiz. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 3:26 pm

O alvo de indoor para balestra e este aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E so baixar e imprimir em papel de cor amarelho que esta valendo. Ele pode ser colocado na vertical ou em formato las vegas. Sendo somente atiradas 3 flechas uma em cada alvo. (total de 10 series pausa e + 10 series)

Para outdoor nas modalidades target (ou seja que não e 3D nem florest round) e utilizado sempre o alvo fita de 60cm (numerado de 10 a 1) este alvo era utilizado antigamente em competições de 25 metros de tiro com arco que foram praticamente abandonadas.

Este alvo de 60cm e utilizado de distancias de 30 ate 70 metros dependendo do formato da competição (e sempre o mesmo alvo).

As categorias validas para balestra e SPORT (as que são vendidas aqui no brasil mesmo) e target (que aqui não existe nenhuma pelo que sei), alem das medievais as quais no momento não vão fazer parte ate que se determine como fazer um teste de funcionamento e segurança basico nelas.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 3:45 pm

valeu pelo alvo.... cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 4:34 pm

henrique40 escreveu:
valeu pelo alvo.... cheers cheers
Henrique

Para o brasileiro de indoor vai ser esse mesmo que será utilizado, arrisco a falar que será colocado na vertical mas pode praticar tanto na vertical como em formato las vegas.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: i   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeTer Set 16, 2014 10:23 pm

Target tem a Turma do Helvetia em Indaiatuba. Mas é uma comunidade bem fechada. Acho que atiram mais pela tradição suíça do que pelo esporte em si.

O alvo de 60cm exige distâncias muito longas pela WCSA. Não vai ser muito fácil arrumar um contingente grande de pessoas para atirar 35, 45 e 55 metros.

Por isso acho que a gente pode começar a praticar a prova do indoor 18m no alvo que o Sebastien trouxe e também praticar neste de 5 centros a 18 e a 30m.

Eu vou começar a testar assim que chegar de Poconé em Outubro.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitimeQui Set 18, 2014 8:28 am

Eu sei qual é esse papelão duro. É aquele usado em caixas de frutas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





idéia de modalidade para balestra Empty
MensagemAssunto: Re: idéia de modalidade para balestra   idéia de modalidade para balestra Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
idéia de modalidade para balestra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» BALESTRA PARA PESCA
» peças para balestra
» Flecha para pesca: Nenhuma presta?
» Cordas para balestra
» cera lubrificante para balestra e tempo certo para trocar as penas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: