ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arqueiro destro usando bow de canhoto..

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 11:28 am

Gente estou com uma Dúvida q esta me matando.. póis n consigo atirar como geralmente o resto do mundo esta acostumado!!!

estou me sentindo um oriental japones usando um yumi!!!

sou destro porem so consigo atirar com arcos de canhoto.

e quando uso um arco para destro n consigo mirar certo a flecha sai muito a esquerda do alvo.

e correto eu atirar como estou ou tenho q treinar atirar estilo ingles medieval com long bow... ou posso sair da etiqueta fazendo um recurvo a la yumi?

procurei em vários lugares a respeito mais msm assim n sei ao certo!

agradecerei muito a ajuda. abração galera!

OBS: Desculpem aos ADM e toda Staff, póis essa pergunta talvez n deveria ser colocada aqui... mais n sei lugar adequado para essa postagem... agradeço se n puder algum ADM migrar para local designado e me dar um puxão de orelha bem dado q prendo rápido! sorry e abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 11:49 am

Não existe canhoto na prática do kyudo. Yumi é um arco sem janela, pode ser usado tanto como destro ou canhoto, por tradição os japoneses apenas usam destro. A construção do arco é feito apenas para destro. O que diferencia o yumi do longbow é que ele é um arco excêntrico, a empunhadura está fora do centro, mais ou menos 1/3 para baixo, 2/3 para cima. Outro detalhe é que o encaixe da corda também é excêntrico, isso faz a corda passar do lado esquerdo e deixa a saída da flecha mais limpa. Quando puxa a corda a inclinação do arco é exatamente o ângulo da quebra de munheca, isso permite um tenouchi (pegada) correto. A empunhadura do arco recurvo com janela imita o ângulo do yumi, isso permite quebrar a munheca e encaixar os ossos. Esse tipo de arco é usado com a puxada asiática, puxada usando o dedão na corda. Tem que usar uma proteção no dedo, a Kaya tem uma luva bem interessante que pode ser copiada com uma luva de couro, só cortar os dois dedos menores.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se usando um arco de destro a flecha cai muito para a esquerda geralmente é erro de largada. A princípio quando você está com o arco corretamente regulado se existe inconsistência vertical no impacto da flecha é a mão do arco que está caindo ou o comprimento de puxada irregular. Se falta consistência na ancoragem o comprimento de puxada é diferente entre uma flecha e outra, uma vai mais alta a outra mais baixa. Se existe inconsistência horizontal geralmente é a largada que está errada, abrindo o dedo com explosão, conduzindo a corda, tocando violão. Isso faz a traseira da flecha sair da trajetória na largada e vai bater a esquerda ou a direita.

O problema de treinar sozinho é que nós não conseguimos ver os detalhes, apenas uma pessoa treinada consegue ver os mínimos detalhes e erros. Toda vez que eu estou com alguma inconsistência estranha ou começo perder o rumo da prática eu peço para algum professor dar uma olhada, 3 flechas, 30 segundos de orientação, problema resolvido.

Qual a sua cidade e estado?

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 12:46 pm

Agora que eu vi... você é de Piumhi, 250 km de BH.
Eu acho que vale a pena tirar uns 3 fins de semana e ter aulas com o pessoal da federação.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu viajei umas 6 vezes 450 km para ter aula de kyudo.
Valeu a pena o esforço. Aprendi muito nas poucas aulas.
Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:00 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Não existe canhoto na prática do kyudo. Yumi é um arco sem janela, pode ser usado tanto como destro ou canhoto, por tradição os japoneses apenas usam destro. A construção do arco é feito apenas para destro. O que diferencia o yumi do longbow é que ele é um arco excêntrico, a empunhadura está fora do centro, mais ou menos 1/3 para baixo, 2/3 para cima. Outro detalhe é que o encaixe da corda também é excêntrico, isso faz a corda passar do lado esquerdo e deixa a saída da flecha mais limpa. Quando puxa a corda a inclinação do arco é exatamente o ângulo da quebra de munheca, isso permite um tenouchi (pegada) correto. A empunhadura do arco recurvo com janela imita o ângulo do yumi, isso permite quebrar a munheca e encaixar os ossos. Esse tipo de arco é usado com a puxada asiática, puxada usando o dedão na corda. Tem que usar uma proteção no dedo, a Kaya tem uma luva bem interessante que pode ser copiada com uma luva de couro, só cortar os dois dedos menores.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se usando um arco de destro a flecha cai muito para a esquerda geralmente é erro de largada. A princípio quando você está com o arco corretamente regulado se existe inconsistência vertical no impacto da flecha é a mão do arco que está caindo ou o comprimento de puxada irregular. Se falta consistência na ancoragem o comprimento de puxada é diferente entre uma flecha e outra, uma vai mais alta a outra mais baixa. Se existe inconsistência horizontal geralmente é a largada que está errada, abrindo o dedo com explosão, conduzindo a corda, tocando violão. Isso faz a traseira da flecha sair da trajetória na largada e vai bater a esquerda ou a direita.

O problema de treinar sozinho é que nós não conseguimos ver os detalhes, apenas uma pessoa treinada consegue ver os mínimos detalhes e erros. Toda vez que eu estou com alguma inconsistência estranha ou começo perder o rumo da prática eu peço para algum professor dar uma olhada, 3 flechas, 30 segundos de orientação, problema resolvido.

Qual a sua cidade e estado?

Like a Star @ heaven

Olá amigão obrigado devidamente a sua atenção!
Mais quando disse q me cinto usando um yumi digo a flecha sendo posta em cima do dedão no riser, como usuarios de yumi msm.
o estranho q meu olho guia e o direito, e meus tiros so precisos com arcos de canhoto, e com destro nekas kkkkk...
è um erro em si eu atirar dessa forma? ou tem q ser pela esquerda do riser msm?

eu moro em uma pakata cidade chama Piumhi no triângulo mineiro.
queria msm ser ter instruções de alguem mais da dificil¬¬

Já vi milhares de vídeos exlicativos mais nda... continuo tendo uma precisão "cirurgica" da forma q atiro, mais da forma "correta" n dá nem a porrete^^

vlw amigo^^ tbm adoro a religião em si sobre os arcos yumi^^ sabia 90% sobre o q vc falou mais ainda agradeço sua explicativa sobre o yumi, e outra tem muita gente aqui talvez n saiba sobre ele... podera ajudar muito a galera!

ou abração ate mais!
Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:10 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Agora que eu vi... você é de Piumhi, 250 km de BH.
Eu acho que vale a pena tirar uns 3 fins de semana e ter aulas com o pessoal da federação.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu viajei umas 6 vezes 450 km para ter aula de kyudo.
Valeu a pena o esforço. Aprendi muito nas poucas aulas.

opa awe sim^^
olha ando pesquisando bastante sobre os yumi e sua construção.
vou tentar fabricar un no modo arcaico msm.

se der certo quero q vc teste hein! pq eu sozinho nem sei se vai ficar bom ou n..

vlw amigo abrazz..
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:19 pm

Vamos ver se eu entendi.

Você usa arco tradicional sem janela. Apoia a flecha sobre:
- por dentro: dedo indicador
- por fora: dedão

Se coloca a flecha por dentro e apoia no indicador, tem que usar a puxada mediterrânea.
Se coloca a flecha por fora e apoia no dedão, tem que usar a puxada asiática.
Invertendo a flecha cai. A puxada asiática gruda a flecha na parede do arco. A puxada mediterrânea mantém a flecha apoiada na mão. Por isso a arqueiria tradicional montada usa a puxada asiática, a flecha gruda no arco, é presa com o giro de munheca e não cai do cavalo. A puxada asiática por dentro empurra a flecha para fora do rest (ou da mão), a puxada mediterrânea por fora não consegue segurar a flecha na mão.

Se for isso mesmo. Tanto faz usar a mão destra ou canhota, porque o arco não tem janela.

Eu sou canhoto de mão e destro de olho. Comecei com um arco húngaro. Fazia 12 flechas de destro e depois 12 flechas de canhota. A minha reação de destro era estabilidade e controle, a minha reação de canhota era descontrole. Mesmo depois de um mês de treino de canhota era muito estranho, parecia que o corpo todo tremia quando lançava a flecha, não tinha controle do lançamento. E de destra era um tiro totalmente estável. Depois que eu fiz as aulas de kyudo e o sensei disse que no Japão não existe arqueiro canhoto eu entendi que era tudo uma questão de treino e adaptação. A partir desse momento assumi ser destro de arco.

Ou você está usando arco com janela?
Question
Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:25 pm

então o mais enstranho é q eu uso com janela, n é os tradicionais n...
pq será q eu consigo uma proesa dessas? sendo q n é o correto?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:32 pm

Arco de janela. São dois? Um destro e um canhoto? Question
Ou você está colocando a flecha do lado de fora do arco, apoiando na mão?
Arco destro com janela do lado direito, coloca a flecha do lado esquerdo e apoia na mão. Seria isso?

A sua pergunta ficou bem confusa agora. ..... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:35 pm

Duent, sei exatamtente do que vc tá falando... rssrs....

Até os meus 14, ou 15 anos, eu também só conseguia atirar assim como vc... apoianto a flecha sobre a parte de fora do arco ( em cima da ponta do indicador ).

Muitas culturas atiram assim, então não acho que seja uma forma "errada" de atirar.
Só foge um pouco do estilo europeu.

Eu só consegui mudar depois de muita força de vontade... a flecha ficava pulando fora da mão na hora de puxar ( em arcos sem janela ), e dava um trabalho danado fazer ela ficar alí...

A flecha sai a esquerda do alvo? SAI.

Aprendi então a mirar um pouco mais a direita para compensar esse pulo que ela dá pra esquerda.

Só que nessa época não existia essas coisas modernas igual internet, ou melhor... existia mas não era algo comum.... quase ninguém tinha... heheheh....

Depois de um tempo é que fui aprender que esse pulo que ela dá pra esquerda tem muito a ver com:

- má largada;
- spine de flechas mais alto do que o ideal para seu arco;
- largura do handle muito larga;

Presta um pouco atenção a esses três fatores, que vc já vai conseguir diminuir isso bastante.
Ou senão, faça igual eu... na hora que pegar o arco e a flecha, já calcula onde ela vai ir e manda ver... Wink
Acho que é isso um dos verdadeiros significados de "tiro instintivo".

Abraço

Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:37 pm

n amigo uso un arco com a janela na direita apoiando a flecha no riser msm n na mão, e seguro o arco com a mão esquerda e puxo a corda com a direita.... tipo um arco de canhoto msm...
mais uso puxada de destro...
fragou agora? rsrsrs... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:40 pm

Dá no mesmo...

É como atirar com a flecha em cima da mão do lado da ponta do indicador, mas como tem a janela, você usa ela como um "cheat", evitando a flecha a passar na mão.

O princípio é o mesmo... Wink




Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:42 pm

elisonj escreveu:
Duent, sei exatamtente do que vc tá falando... rssrs....

Até os meus 14, ou 15 anos, eu também só conseguia atirar assim como vc...  apoianto a flecha sobre a parte de fora do arco ( em cima da ponta do indicador ).

Muitas culturas atiram assim, então não acho que seja uma forma "errada" de atirar.
Só foge um pouco do estilo europeu.

Eu só consegui mudar depois de muita força de vontade... a flecha ficava pulando fora da mão na hora de puxar ( em arcos sem janela ), e dava um trabalho danado fazer ela ficar alí...

A flecha sai a esquerda do alvo?  SAI.

Aprendi então a mirar um pouco mais a direita para compensar esse pulo que ela dá pra esquerda.

Só que nessa época não existia essas coisas modernas igual internet, ou melhor...  existia mas não era algo comum.... quase ninguém tinha...  heheheh....

Depois de um tempo é que fui aprender que esse pulo que ela dá pra esquerda tem muito a ver com:

-  má largada;
- spine de flechas mais alto do que o ideal para seu arco;
- largura do handle muito larga;

Presta um pouco atenção a esses três fatores, que vc já vai conseguir diminuir isso bastante.
Ou senão, faça igual eu...   na hora que pegar o arco e a flecha, já calcula onde ela vai ir e manda ver...  Wink
Acho que é isso um dos verdadeiros significados de "tiro instintivo".

Abraço


opa a resposta anterior n foi pra vc amigo elisonj, era pra outro amigo^^ awe deu imprenssão de ter sido para vc. (sorry) Embarassed
kkkkkkk é isso awe... mais por incrivel q pareça tenho uma ótima mira atirnado dessa forma^^
acha q deveria mudar?
isso influenciaria em caso de eu querer especializar e participar de algumas competições de field?

tem q ser? ou da pra ser? sei la de termos tecnicos n sei nda msm...
so vou usar minha abilidade de luthier para fazer uns arcos e ver.. so entendo de madeira no meu ver mais atirar sou leigo msm, so sou apaixonado msm...

Muito obrigado por atender ao pedido no outro tópico q te pedi (poucas pessoas tem essas paciência comigo) kkkkkkk
vlw a dica!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:55 pm

Esse esquema de regras de competição, "pode isso", "não pode aquilo", também não é meu forte não...

Meu princípio é bem simples: "O que funciona, use!"

Se vc não tiver afim de atirar de outro modo, simplesmente não atire... rsrs...
Desde que o modo como vc está fazendo esteja funcionando, eu pelo menos não vou ficar julgando vc... Wink

Abraço

Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 2:05 pm

Agora ficou simples.

Você é destro, mas o seu arco + flecha destro está desregulado.
Tem alguma coisa inconsistente. Teria que avaliar para descobrir.
A flecha está saindo para a esquerda, pode ser flecha muito dura.

Eu tenho uma flecha de bambu que só vai reta com o arco de 65 lbs, com os outros mais leves ela vai muito para a esquerda.
Se atirar com o arco de 40 lbs ela desvia quase um metro do alvo para a esquerda.

Usando o arco de canhoto, a flecha bate na janela e não é desviada para esquerda.
Atirando a pouca distância, 3 a 5 metros, dá para ver se a flecha está bem ajustada ou não.
Se a flecha for apropriada para o arco, ela entra reto no alvo.
Se entra girada para direita (saiu para a esquerda) é flecha dura.

Dá uma conferida no tópico do teste do papel, mas coloca atenção na parte que diz como a flecha bate no alvo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQua Set 17, 2014 3:52 pm

opa amigo vlw a dica e o tópico no mamu ta 100% msm!
vou treinar mais msm depois conto o q q deu aqui kkkkkkkkk....
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeQui Out 09, 2014 11:04 am

v.b.-s.j.r.preto e elisonj que boa explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Heriotzaa




Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/03/2013

Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitimeSex Jan 02, 2015 11:25 pm

Amigo não seria erro por estar usando o olho diretor errado ?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Empty
MensagemAssunto: Re: Arqueiro destro usando bow de canhoto..   Arqueiro destro usando bow de canhoto.. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arqueiro destro usando bow de canhoto..
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ser destro mas não acertar nada usando o braço direito =\
» destro ou canhoto
» Destro ou canhoto??
» Arco de destro para canhoto O.o
» Mudar de destro para canhoto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Artigos Técnicos-
Ir para: