ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 HELP! Lâminas de fibra de vidro

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ffrancco




Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/11/2014
Idade : 47
Localização : RS

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeSeg Nov 10, 2014 11:17 am

Prezados!

Sou novo no fórum e iniciante no tiro com arco, tenho um bom conhecimento teórico, inclusive já confeccionei meu próprio Riser, mas parei nas Lâminas. Lendo algumas dicas sugeridas pelo fórum a respeito de lâminas de vidro, foi sugerido local para compra, "RD ARQUERIA", no entanto ao orçar o material, surgiram duas dúvida que o setor de compras não conseguiu explicar.
Eles vendem as lâminas de vidro, mas sugerem colar lâminas de madeiras junto a lâmina de vidro.
1 - Quantas lãminas de madeira devem ser coladas para ter uma potência em torno de 40 a 45 lbs? Cedrinho é uma boa opção?
2 - Gostaria que me dessem uma dica se posso curvar as lâminas (vidro + madeira), pelo processo de prensagem em um molde? Necessita de algum aquecimento ou produto especial?
3 - Por que recomendam não dividir a lâmina de vidro em duas, se medem 1,85 cm e o padrão para cada lâmina é 65 cm?

Desde já grato e no aguardo de respostas e indicações.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 1:21 pm

Dae! blz?

Bom... acho que vc confundiu os caras da RD... hehehhe...
Pelo que entendi, vc tava querendo fazer a lâmina inteiriça em fibra de vidro + resina.
Se for isso, a RD não é a melhor opção, procura em lojas online como a Redelease por exemplo que vc vai encontrar o que procura.

As lâminas vendidas pela RD são utilizadas com madeira, e não servem para colar tudo e fazer inteiriço em fibra de vidro.
Cedrinho serve mais ou menos para madeiramento em construção... em arqueria, dê preferencia para madeiras de lei.
Para a prensagem, vc não precisa aquecer ou usar algum produto especial... só na base da cola e prensagem já vai resolver ( se a cola for adequada).

Eles recomendam não dividir a lâmina pois não é um processo muito simples...
se vc cortar errado, pode criar lascas, o que daria um acabamento ruim, ou comprometeria a qualidade do arco.
Dependendo o modelo, realmente não precisa dividir... mas em caso de take-downs, por exemplo ai não tem como fugir...

Qualquer coisa da um grito ai... Wink

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ffrancco




Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/11/2014
Idade : 47
Localização : RS

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeQua Nov 19, 2014 1:06 pm

Prezado Elison.

Obrigado pelo retorno, creio que o pessoal da arqueria não tenha me entendido.
Posso fazer as lâminas somente em fibra de vidro, porém com uso de outros componentes para fazer a colagem (manta, resina, etc), gostaria que me enviasse algum link sobre  o corte das lâminas de fibra de vidro (é interessante), para melhor aproveitamento das mesma (no caso do meu riser).
Gostaria que sugerisse uma boa madeira nacional, flexível e resistente, para fazer as lâminas que serão colocadas junto com as de fibra. Tenho lido algumas coisas e a sugestão é usar cola de contato, concorda?
Procure no yotube por Milto Honorato, link: Fabricação de Lâminas de Vidro, tem uma boa dica sobre lâminas de fibra, pode ser uma boa sugestão?

Mais uma vez obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeQua Nov 19, 2014 4:03 pm

Da uma lida no que eu escrevi alí em cim denovo, pois tá parecendo que vc tá mais perdido do que cego em tiroteio... kkkk...

Até eu tô começando a ficar em dúvida se entendi vc ou não... quem dirá a galera da RD.

Você diz em fazer laminas de fibra de vidro ( como o Sr. Milton ), mas ao mesmo tempo fala em usar madeira...
Uma coisa é diferente da outra... vc vai ter que decidir qual das duas coisas vai fazer...

Pra fazer como o Sr. Milton, vc não precisa cortar a lâmina, vc já faz ela no formato que quiser. Madeira não se aplica nesse caso.

Se for fazer de madeira, aí sim... vc pode cortar com uma retífica e aqueles discos de cortar ferro, ou usar uma serra fita bem amolada. Coloca a fibra de vidro entre duas madeiras, e corta tudo junto.
Madeiras para fazer arco de madeira, vc pode usar ipe, jatobá, garapeira, marfim, etc.

Cola de contato vc usa pra colar sapato, não arcos. Em arqueria boas opções são cola araldite ou epoxy.

Recomendo que vc dê uma vasculhada aqui no forum... tem muita informação legal, e que provavelmente vc vai ter que aprender antes de se engrenar a começar fazer o arco...

Abraço


Ir para o topo Ir para baixo
ffrancco




Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/11/2014
Idade : 47
Localização : RS

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeSex Nov 21, 2014 5:52 pm

Prezado.

Mais uma vez agradeço pelo retorno. Claro que tenho dúvidas sim, mas tenho plena conciência de que os dois processos são diferente, talvez tenha me expressado mal. Mencionei o Sr. Milton como uma opção.
Na verdade tenho lido bastante no fórum, e tuas dicas me ajudarão muito!

Um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeSex Nov 28, 2014 10:43 am

Gravei um video falando sobre lâminas de fibra esses dias pra um amigo, e acho que meio que se enquadra um pouco aqui também...  

Se for ver, não falei nem metade do necessário sobre a física do arco e lâminas de fibra de vidro ( então não me massacrem ), mas pelo menos vc vê mais ou menos como são as lâminas estilo a da RD.  Wink




Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ffrancco




Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/11/2014
Idade : 47
Localização : RS

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeTer Dez 02, 2014 12:29 pm

Prezado Elison.

Ficou muito bom o vídeo, mas quando tiver um tempo post, quais as proporções (quantidades) que devem ser usadas de madeira e de fibra, para equivaler a +- 40 lbs.

Valeu!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeTer Dez 02, 2014 1:26 pm

As proporções ai varia muito cara... vai depender da madeira que vc vai usar no meio, o modelo de arco, tamanho, etc.
Não é algo tão simples que se enquadre em alguma "regrinha".

Em geral, 2 lâminas dessa são usadas para fazer um arco. Uma no backing, e outra no belly.
No meio das duas lâminas, aí é colocado laminas de madeira. Aqui no Brasil são usadas muito ipê, garapeira, jatobá, etc.

Se usar qualquer uma dessas num sandwish de madeira e fibra num arco longo, por exemplo, qualquer coisa na faixa de 0.8cm ou 1cm de espessura da lâmina, por uns 4cm de largura na parte mais larga, já estaria batendo essas 40lb brincando.

Pra aprender de verdade, só praticando...
Arruma as coisas, mãos à obra, e qualquer coisa grita... Wink

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
marinetelima




Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/07/2016

HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitimeTer Jul 05, 2016 2:20 pm

Olá. Vou me juntar e ajudar a trazer mais dúvidas rsrs... Hoje estou com duas laminas de jacaranda (Muito bonitas) e duas de ipê com meio centímetros de espessura cada, para fazer. Um takedown recurvo segue as dúvidas
1-tenho que deixar cada lâmina com que espessura na parte onde entram os parafusos (cunha) até. A extremidade
2-qual cola uso para colar as duas laminas de madeira e qual para colocar o tecido de fibra (pra deixar as fibras da madeira tudo no lugar
3- tenho que deixar o tecido previamente pronto ou só passo ele em cima da madeira quando tiver colada
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





HELP! Lâminas de fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: HELP! Lâminas de fibra de vidro   HELP! Lâminas de fibra de vidro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
HELP! Lâminas de fibra de vidro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Laminas de Fibra de Vidro X Laminas de Madeira revestida com Fibra de Vidro
» Construindo um Arco Composto
» fibra de vidro
» laminas de fibra de vidro? problema com lixamento
» Tutorial laminas arco recurvo de FV (fibra de vidro)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: