ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida quanto ao comprimento do recurvo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Geekuma




Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2014

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeSáb Nov 22, 2014 12:58 pm

Olá pessoal, eu fiz um curso de arquearia e cheguei a praticar mais ou menos por um mês e meio antes de me afastar. Agora quero voltar a praticar, e resolvi comprar um arco pessoal mesmo, ao invés de usar os coletivos. Acaei ficando na dúvida entre os Velox Alpha, Senior e Grand Senior. A diferença de preço nao é muita, e a libragem deles parece ideal pra começar a prática. O que me deixou em dúvida sobre qual comprar foi o comprimento desses arcos, pois me lembro de usar uns SF Optimo na escola, de 66'' a 68'' (tenho 1,75 de altura), por vezes 70''. E os modelos alpha e Senior têm apenas 60''.

Se nao me engano, usar um arco com tamanho inferior ao ideal para sua altura pode danificar o arco não? Pois você acabaria pondo mais tensão do que o necessário. Agora, usar um arco com comprimento maior do que o ideal não traria tantos problemas, pois vc geraria menos tensão do que o arco aguenta.

Está certa essa informação? Com base nisso, seria melhor eu investir no Grand Senior, que é ideal pra praticantes com 1,80 ou mais?

Grato pela atenção
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeSáb Nov 22, 2014 9:13 pm

Geekuma escreveu:

Se nao me engano, usar um arco com tamanho inferior ao ideal para sua altura pode danificar o arco não? Pois você acabaria pondo mais tensão do que o necessário. Agora, usar um arco com comprimento maior do que o ideal não traria tantos problemas, pois vc geraria menos tensão do que o arco aguenta.

Está certa essa informação?

Sim e não Very Happy
De fato, se você pegar um arco de criança e esticar além do limite irá quebrar.
Um arco de caça, por exemplo, é menor para facilitar o movimento dentro da mata fechada. Um arco de montaria também por razões semelhantes. Tais arcos são feitos para suportar essas puxadas mas dentro do limite do fabricante. É bom sempre perguntar.

Os tamanhos 66", 68" e 70" foram "padronizados" pelos recurvos olímpicos que mescla a vantagem do recurvo com a vantagem do longbow. Mas não necessariamente precisam ser esses tamanhos, podem ser menores ou maiores. Um arco menor é mais arisco, rápido e acaba amplificando os erros enquanto que um longbow é mais estável.
No caso do recurvo olímpico, se você pegar um arco menor ou maior que o tamanho ideal acabará utilizando o material fora da faixa ótima para o qual foi projetado, que não é necessariamente a mesma de um arco de caça ou longbow.
Ir para o topo Ir para baixo
wsouza

wsouza


Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/11/2014

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeSáb Nov 22, 2014 11:39 pm

Ta, mas aproveitando a duvida....

Qual o cãlculo que utilizo pra escolher o arco ideal pra minha puxada?

Ex: Medindo do meu peito ate a ponta do punho deu 32 polegadas.. E agora, o que fasso com isso na hora de escolher um arco?


Abrasss...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 6:37 am

32 polegadas Shocked qual a sua altura, mais de 2 metros?

Encosta o peito e a barriga na parede, abre os braços em forma de cruz e pede para alguém media o comprimento da ponta do dedo médio esquerdo até a ponta do dedo médio direito. Essa medida vai ser mais ou menos a sua altura, tem variação de uma pessoa para outra. O seu comprimento de puxada teórico será essa medida dividido por 2,5 ... teóricos. A medida real você encontra no arco puxando uma flecha.

Eu tinha uma medida de puxada e cortei as flechas nessa medida. Recentemente aprendi puxar corretamente usando as escápulas e aumentei o tamanho da puxada em 1 polegada, as flechas estão no limite. A prática mostra que todo arqueiro começa fazendo uma puxada e com o tempo adquire força e postura e aumenta esse tamanho.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 11:42 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Eu tinha uma medida de puxada e cortei as flechas nessa medida. Recentemente aprendi puxar corretamente usando as escápulas e aumentei o tamanho da puxada em 1 polegada, as flechas estão no limite. A prática mostra que todo arqueiro começa fazendo uma puxada e com o tempo adquire força e postura e aumenta esse tamanho.

Perfeito!
É o que acontece com grande parte, senão todos os arqueiros.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 12:15 pm

Ruy escreveu:
v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Eu tinha uma medida de puxada e cortei as flechas nessa medida. Recentemente aprendi puxar corretamente usando as escápulas e aumentei o tamanho da puxada em 1 polegada, as flechas estão no limite. A prática mostra que todo arqueiro começa fazendo uma puxada e com o tempo adquire força e postura e aumenta esse tamanho.

Perfeito!
É o que acontece com grande parte, senão todos os arqueiros.

Eu gostaria de oferecer um contraponto dando um depoimento pessoal.

Eu segui o caminho inverso. "Reduzi" minha puxada em uma polegada. Ao longo de todos esses anos, lendo livros, vendo opiniões (em outros fóruns) e ouvindo o conselho de um técnico eu aumentei minha puxada para quase 30". O problema é que nunca consegui ter consistência. Fui gradualmente reduzindo porém sem nunca conseguir consistência. Agora, após algum tempo conscientemente trabalhando minha técnica para ter o tiro confortável, com bom alinhamento esquelético e usando a musculatura das costas, estou em 28,75", que curiosamente é pouco maior do que o da famosa continha dos 2,5.

Vejam que com isso não estou querendo contradizer os dois (V.B. e Ruy). Uma boa técnica pode aumentar o comprimento da puxada, principalmente se o arqueiro não está com um bom alinhamento para começar. Mas é preciso tomar cuidado para não acabar com uma puxada mais longa do que a adequada e que possa ser mantida ao longo de todo um treino ou prova e por várias seções (porque em um dia bom você pode dar conta e em outro, parece que aquele último mm antes do clicker nunca passa).

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 1:04 pm

EVC escreveu:


Eu gostaria de oferecer um contraponto dando um depoimento pessoal.

Eu segui o caminho inverso. "Reduzi" minha puxada em uma polegada.  Ao longo de todos esses anos, lendo livros, vendo opiniões (em outros fóruns) e ouvindo o conselho de um técnico eu aumentei minha puxada para quase 30". O problema é que nunca consegui ter consistência. Fui gradualmente reduzindo porém sem nunca conseguir consistência. Agora, após algum tempo conscientemente trabalhando minha técnica para ter o tiro confortável, com bom alinhamento esquelético e usando a musculatura das costas, estou em 28,75", que curiosamente é pouco maior do que o da famosa continha dos 2,5.

Vejam que com isso não estou querendo contradizer os dois (V.B. e Ruy). Uma boa técnica pode aumentar o comprimento da puxada, principalmente se o arqueiro não está com um bom alinhamento para começar. Mas é preciso tomar cuidado para não acabar com uma puxada mais longa do que a adequada e que possa ser mantida ao longo de todo um treino ou prova e por várias seções (porque em um dia bom você pode dar conta e em outro, parece que aquele último mm antes do clicker nunca passa).

Abs.

Meu draw length também é maior que a famosa divisão por 2.5. Às vezes, chego a mudar 1 mm para mais ou para menos o clicker, coisa que não deveria fazer, dependendo do dia.
Quando o clicker não vem, tenho feito revisão em três pontos. O primeiro é a mão do arco, o segundo é a posição da cabeça e o terceiro é a força no abdomen. No meu caso, sempre é um deles.

No seu caso, EVC, se 28.75" está acima da divisão por 2.5, 30" estava bastante acima. Mas quando você começou deve ter sido uns 28" com tolerância de mais ou menos 2". Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 1:08 pm

Ruy, começou com 28", subiu para 29" e depois desceu para 28,5". Infelizmente foi quando o referido técnico entrou na história. Sad

Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 1:48 pm

Eu não tinha consistência porque o braço do arco era da turma balança mas não cai. O túnel da mira balançava tanto que era mais fácil ir meio instintivo do que ficar olhando para aquele negócio tocando de rosca na minha frente. O treinador Daltely me ensinou encaixar a omoplata da mão do arco e parou de balançar, na pré puxada eu puxo a omoplata do braço do arco para dentro, ela encaixa e o braço não treme mais. A consistência ficou bem melhor. Agora recentemente aprendi puxar as duas omoplatas, na pré tensão já encaixo as duas lá atrás, levanto puxando e já chega no ponto de mira quase clicando. Dá uma clicada, uma fração de segundo para conferir e solta. Agora estou começando triturar o miolo do alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto ao comprimento do recurvo   Dúvida quanto ao comprimento do recurvo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida quanto ao comprimento do recurvo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre comprimento de arco recurvo
» Duvida: Comprimento das flechas.
» Comprimento da corda para arco recurvo
» mudança de potência e comprimento em arco recurvo
» Dúvida - Samick Sage e comprimento da puxada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: