ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?

Ir para baixo 
+12
Ruy
wpurgatto
DJALMA
danilo steinke
Gustavo Veloso
Marvelito
Vidor
marcelocasanova
Ismael-hunter
Brutus
ottomano
Mamute-sc
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 11:49 am

danilo steinke escreveu:
DJALMA escreveu:
entendo as opinioes na questao de cortar flechas de carbono , mas............... pq nao cortar no esmeril ????????? (  moto esmeril )

é muito facil , sem riscos , sem perigo .....

se a diferença no comprimento entre uma flecha e outra for grande, faça um corte aproximado da medida desejada com o canto da pedra do esmeril e dpz vá tirando de pouquinho ate igualar .
carbono e  aço estao bem próximos .

Conheço gente que ja cortou até com faca de serra dessas domésticas, basicamente quase tudo funciona, porém a probabilidade de dar cagada é maior quando se foge do recomendável, eu particularmente acredito que o policorte de certo sim.

exatamente danilo . tenho dito isso algumas vsz . parece que criaram um mito quanto ao cortar flechas de carbono .............nao tem nenhum segredo . se usar uma faca de serrinha e uma lixa de unha propnto... ta feito .
eu tenho torno mecanico , retifica com acessorios e tal mas só corto no esmeril . muito mais facil e rapido .
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 4:56 pm

Eu já presenciei o corte de hastes Easton Jazz 1816, alumínio xx75 com uma esmeriladeira angular.
Usando o disco pequeno 4 1/2 e um tijolo por baixo para dar apoio. Ficou muito bom, o acabamento com lixa fina deixou perfeito.

Fazer corte com um disco desses tem que descontar a espessura do disco e acertar o local do corte.
O corte tem que ficar perfeitamente reto para o encaixe da ponta não colocar mais pressão em um ponto.
Cortando com uma micro retífica apoiada em um gabarito o corte é reto e exato. Mas com o disco 4 1/2 também corta reto.

Eu já vi discos 4 1/2 bem finos e de grão pequeno para corte de material delicado. Se caprichar o corte fica perfeito.

Quando eu corto hastes com a dremel sempre alinho as bases das hastes ao final do serviço e verifico se estão todas do mesmo tamanho.
Uma lixa fina para ajustar o tamanho, o alinhamento da borda e tirar rebarbas e um pedra cônica por dentro para fazer o assento.
Fica perfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 14, 2015 2:07 am

Desculpe upar o tópico galera, mas foi com o intuito de evitar a criação de um novo. Recém agora, esta semana, feriado, tive tempo de verificar uma micro retífica para comprar. Estou decidido a comprar até segunda-feira que vem.

Separei alguns modelos, para quem entende mais do assunto do que eu, não quero ter o desprazer de comprar algum item ruim ou que não dê conta da minha necessidade, que é cortar as flechas de carbono, que comprei novas mas errei no tamanho e isso está comprometendo minha precisão.

Lembrando que o objetivo é custo x benefício x longevidade do produto, se possível:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A dremel mais barata que encontrei foi 200 reais e vem com 10 acessórios. Mas, não preciso de tanta coisa assim, meu objetivo é somente cortar flechas e algum parafuso ou prego, quando precisar.



Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 14, 2015 3:24 am

Não conheço nenhuma dessas marcas. Eu tenho uma dremel.
O que realmente importa é o disco usado e a velocidade de corte.
Disco fino e velocidade elevada.
Infelizmente a Bosch removeu o site da Dremel e colocou uma porcaria no facebook.
Não consegui encontrar o catálogo deles, talvez procurando na internet você encontre.

A dremel tem um disco de corte fino, semelhante os discos de esmeriladeira. Só que muito pequeno.
Esse disco tem um reforço de fibra de vidro por dentro é feito de um material abrasivo.
Corta as hastes de carbono com tanta velocidade e elegância como corta as de alumínio.

Eu já usei nos dois tipos de hastes.
Você tem que manter a mão firme e as hastes muito bem presas.
Eu enrolo o ponto de corte com fita crepe e faço a marca de corte com caneta.
Isso impede que a flecha de carbono esfiape e a de alumínio dobre e fique com rebarba.
Depois o corte deve ser o mais reto possível, você não deve girar a ferramenta.
Ela desce de cima para baixo, perfeitamente na perpendicular para evitar um corte angulado.
Depois é só pegar a haste e passar sobre uma lixa fina (400 ou 600) com um e.v.a. fino por baixo. (ou mousepad)
Isso dá o acabamento e deixa a borda mais uniforme.
As hastes de alumínio tem que dar uma limpada nas micro rebarbas que fica por dentro.

As de carbono tem que tomar muito cuidado com o pó que levanta.
Contamina tudo. Tem que usar máscara e proteção nos olhos. Deixa um balde com água.
Ao terminar o serviço despeja o balde de água no local e limpa tudo com um pano molhado.
Melhor limpar tudo antes de tirar a máscara e óculos. Lava bem a mão.
Definitivamente não corte haste de carbono dentro da sua casa.
Alumínio só faz um pó preto que é fácil de varrer.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 14, 2015 10:17 am

Eu tenho uma Dremel, nunca usei outras retificas, mas a minha experiência ruim é com acessórios que não são da marca Dremel, pois são de péssima qualidade, comprei a minha com 10 acessórios que duraram uma eternidade, aí fui comprar uma maletinha com 40 acessórios variados baratinha de uma marca qualquer e foi jogar dinheiro fora, por exemplo as lixas redondas descolavam e saiam voando, os discos de policorte quando não quebravam no segundo corte desgastavam rapidamente, nem a chave de aperto encaixava na ponta da minha Dremel.
Conclusão prefiro comprar aos poucos os acessórios originais, que são caros eu sei, mas em compensação são duráveis e resistentes, então não se iluda com estas maletas recheadas de acessórios, pois não vão durar muito tempo não.
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 14, 2015 5:39 pm

Encontrei esta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas a versão 220v já acabou, só esperando chegar mais. 180 reais.

E essa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Além de outra, menos potente:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Pergunto, há alguma diferença gritante que valha pagar por ela, falando na potência dessas supracitadas? Levando em conta o preço da walmart ou mesmo da kabum, eu pegaria a dremel original, prefiro pagar 50 reais a mais e ter uma coisa para toda a vida, porque o barato sempre sai caro.

Qual a potência mínima exigida para cortar uma haste de carbono, spine 350? Essas aí do tópico dariam conta do recado tranquilamente?

Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 14, 2015 10:16 pm

Esse é o modelo que eu tenho, 3000.

Nas imagens é possível ver um disco redondo e bem fino.
Esse é o disco usado para cortar hastes de flecha.

O bloco cilíndrico alaranjado é uma pedra de desbaste.
Eu uso essa para afiar a lâmina da máquina de cortar grama.
Você pode comprar um desses bem pequeno em formato cônico.
Eu uso para alisar a parte de dentro da haste, só que não coloco na máquina.
A pedra é muito abrasiva, eu giro a pedra dentro da haste com os dedos. Só um pouco, bem de leve, sem pressão.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 14, 2015 10:25 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Além da retífica, veja os acessórios.
Eu utilizo o disco diferente, mais adequado para corte preciso. É mais fino e também mais durável.
Se vier com o cabo extensor, melhor ainda. Fica bem mais fácil trabalhar. Eu penduro a retífica e prendo a cabeça do extensor na minha régua/gabarito para corte.

No gabarito, se você adaptar um parafuso para regulagem milimétrica fica show.

Sds.

Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQui Out 15, 2015 12:32 am

Essa bolsa com acessórios eu acho que só comprando separado ou outro modelo de dremel, e aí o preço vai para 350 reais.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQui Out 15, 2015 1:07 am

Esse disco de corte que o Ruy mostrou é o EZ-Lock.
Eu pensei em comprar, mas vem em uma caixinha com o pino trava e um jogo de disco.
Eu achei o preço um abuso. Mas sem dúvida o conjunto de disco de corte é ótimo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeDom Out 18, 2015 1:05 am

Infelizmente não consegui encontrar vídeos de flechas sendo cortadas com a dremel, até porque lá fora eles têm acesso a ferramentas específicas para isso e com preço digno, de resto, tem tudo que é coisa sendo cortada por elas no youtube.

Não encontrei nenhum kit dela que venha com esse disco EZ Lock, ele custa em média 40 reais no mercado livre, fora o adaptador que custa mais 20.

Esta semana decidirei qual destas irei comprar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Nortonw

Nortonw


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/09/2015
Idade : 41
Localização : São Paulo

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 19, 2015 5:45 pm

Boa tarde, prezados.

já viram este vídeo?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Achei simples e bem legal.

Apenas devemos tomar cuidado com o correto alinhamento.

Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeTer Out 20, 2015 8:30 pm

Comprei uma dremel 3000 que vem com maleta e 26 acessórios, mas não vem esse disco ez lock metal.por enuanto irei usar os outros para cortar os shafts, ppsteriormente comprarei esse disco citado. Achei até barata a ferramenta, 254 reais por tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
arcanjo

arcanjo


Mensagens : 110
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 61
Localização : Gov Portela (Miguel Pereira ) - RJ

COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: corte de flechas de aluminio   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitimeQui Set 08, 2016 10:26 pm

Galera boa noite .
Só para ficar a disposição de alguém que esteja pesquisando .
A tal gambiarra de cortar tubos de cobre . Para mim sempre funciona muito bem .
É muito barato . Muito eficiente . Bem precisa .E muito segura . Para alumínio recomendo seu uso ,
sem pestanejar .
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?   COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COMO CORTAR FLECHAS DE FORMA BARATA?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Como cortar as laminas
» Cortar flechas?
» Como cortar hastes de alumínio?
» Cortar flechas de carbono
» Instrumento para cortar flechas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: