ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 tamanho da corda?

Ir para baixo 
+2
v.b.-s.j.r.preto
Arthur Lima
6 participantes
AutorMensagem
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSáb Abr 04, 2015 10:03 pm

Ola pessoal, eu tenho um Martin Diablo e estava querendo comprar uma corda nova para ele.
Comecei a fazer as medidas, ai que as duvidas começaram.
Bom medi o arco de acordo com a imagem

tamanho da corda? 103amwy

As medidas foram:
1) Medida do arco do encaixe da corda ate o outro encaixe: 163 cm (64 polegadas). Ai procurei em varios sites e todos dizem que a medica desse arco é 62". Sera que eu que estou medindo errado?
2) Medida da corda: 152 cm ( quase 60"). É isso mesmo? A corda é 4" menor que o tamanho do arco?
3) Medida do Brace Height: 17 cm (6,7"). A Martin recomenda 7", tem algum problema usar com BH menor?

A minha maior duvida é: Qual o tamanho da corda eu devo comprar? Devo pedir uma com AMO de 62" ou 64"?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 10:09 am

Você mediu a corda torcida?

Ao colocar a corda no arco é necessário torcer a corda, isso reduz o tamanho.
O padrão AMO - Archery Trade Association - é 3 polegadas a menos que a medida indicada do arco.
No caso o Diablo tem um AMO lenght de 62 polegadas, usaria uma corda de 59 polegadas.
Se fizer com 3,5 polegadas a menos dá uma corda mais comprida que pede mais voltas para ajustar o brace height.

A recomendação é de meia a um giro por polegada de corda.
Ou seja, 59 polegadas você começa com 28 voltas e faz vários disparos com a corda para ela sofrer deformação.
Depois disso ajusta a altura do brace height e cada vez que montar o arco mede e faz o ajuste.

-----

http://www.eastonarchery.com/blog/bowstring-tech-tips

Twist rate (twists per unit length) can also have a significant impact on string performance.   Too few twists often makes for a noisier, harder to tune string, because any slight strand tension variability is amplified, and the string has less “give” to help with reducing noise and vibration after the shot.

On the other hand, too many twists may reduce performance and may lead to a string which is more prone to stretching with use.  With that said, strings can work well with a fairly wide range of twists, for example for a 68” string, anywhere from 20-60 twists will produce acceptable results as long as the bow’s brace height (string height) and correct.  Generally more twists will slow the bow slightly and produce much less noise, while fewer twists will add a tiny bit of speed, but potentially more noise.

------

http://www.bcyfibers.com/FAQs.php

Question: How many twists can be put into a bowstring?
Answer: There are three reasons for twisting a bowstring -
1. To keep the bundle of strands together
2. To shorten the string after creep has occurred (adjust draw length)
3. To correct peep rotation

On a standard compound bow, initially .5 to .75 twists per inch is a suggested range; meaning on a 60" string, you should apply 30 to 45 twists. If you use a material that does not creep, no further twisting will be required. Obviously on single cam strings, more twists may be required because the string is longer. We have found that a higher twist level reduces peep rotation.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 10:58 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

No caso o Diablo tem um AMO lenght de 62 polegadas, usaria uma corda de 59 polegadas.
Se fizer com 3,5 polegadas a menos dá uma corda mais comprida que pede mais voltas para ajustar o brace height.

?????????????????????
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 11:01 am

Marvelito escreveu:

2) Medida da corda: 152 cm ( quase 60"). É isso mesmo? A corda é 4" menor que o tamanho do arco?

Mediu como? Qual o material da corda?

Quanto ao brace, é só dar algumas voltas a mais na corda, provavelmente umas 8 e o brace chega lá. Mas é bom esperar uma meia hora após encordoar para fazer a medida.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 8:49 pm

EVC escreveu:
v.b.-s.j.r.preto escreveu:

No caso o Diablo tem um AMO lenght de 62 polegadas, usaria uma corda de 59 polegadas.
Se fizer com 3,5 polegadas a menos dá uma corda mais comprida que pede mais voltas para ajustar o brace height.

?????????????????????

Está errado mesmo. Embarassed Se a corda for 3,5 polegadas menor do que o arco a corda fica mais curta e pede menos volta.

Se a corda é feita com 3 polegadas a menos, nos arcos recurvos costuma ficar longa e exige muitas voltas.
O padrão da medida AMO é 3 polegadas a menos. Mas até onde entendi é medido com a corda já ajustada no brace height.
Já as cordas com 4 polegadas a menos fica muito curta e quase não dá voltas.
Geralmente, não é regra, com 3,5 polegadas a menos dá uma corda de tamanho bom.

Eu já tive corda muito comprida e tem que enrolar muito. Quando tira a corda ela embola de tanta volta que tem.
Por outro lado eu tenho uma corda curta que quase não tem voltas e dá diferença de precisão em relação a outra.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 8:51 pm

Eu tbm tenho dúvidas: deve-se medir o comprimento do arco (de uma extremidade a outra) já com a corda ou sem a corda?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 9:01 pm

https://youtu.be/FlVPdgsa27w

http://www.yeoldearcheryshoppe.com/stringlength.php

http://www.texasarchery.org/Documents/AMO/AMOStandards.pdf

AMO CONVENTIONAL
BOW LENGTH STANDARD
AMO Bow Length Standard is designated to be three inches longer than AMO
Bow String Master that braces bow at proper String or Brace Height. Bow String
Master will carry only the bow length designation. Example: A Bow String
Master designated as AMO 66” (bow length) will have an actual length under
tension of 63”.
Ir para o topo Ir para baixo
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 8:49 am

Medi a corda de duas maneira..uma de loop a loop, fora do arco e deu 151 cm. Medi tambem no arco ai deu 152 cm.
Se nao me engano a corda é Dracon de 14 fios.
Entao a corda tem algumas voltas, mas realmente nao costumo dar voltas antes de colocar no arco. A cera mantem os fios unidos e acabo nao prestando muita atencao nas voltas..vou prestar a atencao para acertar o Brace Height..
Entao se eu deixar o BH com 7" que é o recomendado, teoricamente o corda esta certa no arco?

Obrigado pela ajuda pessoal
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 6:37 pm

Há um tempo andei lendo sobre tamanho do arco.
Antes da padronização, a forma de medir era aquela mostrada no desenho inicial, acompanhando a curvatura do riser de uma ponta a outra pelo lado interno do arco.
Chegaram a conclusão que as medidas variavam em função da geometria das lâminas e não havia como estabelecer uma forma que determinasse, baseada nas medidas totais do arco, quais tinham o mesmo tamanho.

Daí a padronização AMO estabeleceu que o tamanho de um arco é baseado no comprimento da corda mais 3 polegadas.
E esse comprimento da corda é estabelecido na condição ótima do arco, ou seja, montado no arco de tal forma que o brace é aquele recomendado pelo fabricante.
E como determinar o brace ótimo? Geralmente os valores são passados pelo fabricante mas você pode encontrar atirando flechas iguais a 18 metros e mirando sempre para o mesmo lugar variando o brace para mais ou para menos colocando ou tirando voltas na corda.

Mesmo em arcos semelhantes, supondo que sejam todos 68" segundo AMO, existem variações de tamanho ideal da corda.
Por essa razão, alguns fabricantes estabelecem 3 comprimentos para cordas para arcos de 68" (que na realidade mede 68" - 3" = 65" quando tensionado), o longo, o médio e o curto com diferença de 1/2 polegada entre elas.

O ideal mesmo é adquirir uma corda padrão e regular o brace ideal. A partir de então você terá o comprimento ideal da sua corda que será a medida que você irá buscar no mercado. Obviamente, um pouco maior para ter uma margem para enrolar / desenrolar se for preciso ajustar novamente.

Segue abaixo uma planilha que calcula qual deverá ser o novo comprimento da corda quando o brace for modificado.
Um método é baseado no triângulo retângulo, admitindo que as lâminas não se curvam.
O outro método admite que o comprimento do arco de circunferência da lâmina é a mesma nas duas condições. A resolução é gráfica e o valor do comprimento deverá coincidir com o ponto mínimo.

Está no link
http://tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro

A planilha chama-se "cálculo da corda.xlsx". NÃO funciona para o Google Sheet e por isso deverá ser baixado e aberto com o Microsoft Excel.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 10:03 pm

Ruy escreveu:
Daí a padronização AMO estabeleceu que o tamanho de um arco é baseado no comprimento da corda mais 3 polegadas.

Agora fez mais sentido Ruy. Porque eu medi esse arco de todo jeito e ele nao chega nem perto das 62", claro medido pelo metodo do desenho. Agora com o tamanho da corda + 3" tudo faz sentido.

Hoje coloquei a corda, e dei umas voltas nela e o brace height chegou próximo das 7" recomendadas pela Martin. Amanha dou mais umas voltas nela e vou medir de novo.

Entao para comprar uma corda nova, devo pedir uma corda para arco 62" AMO

Agradeço a todos do forum, tenho aprendido muito aqui com voces!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeTer Abr 07, 2015 12:15 pm

Isso que o Ruy explicou dá mais sentido ao 3,5"
Se a corda é 3" menor que o AMO do arco, ela fica justa.
Se a corda é 3,5" menor será necessário dar umas 20 voltas a mais.

Eu fiz uma corda justa, deu umas 15 voltas, não gostei do resultado.
A outra corda que tem umas 40 voltas ficou ótima.
Já uma dessas cordas padrão comprada em loja deu mais de 70 voltas e o resultado foi péssimo.

Outra dica importante é o número de fios, quando menos fios mais rápida a corda.
Sempre escolher o número de fios pela tabela.
Ir para o topo Ir para baixo
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeQui Jan 28, 2016 7:04 pm

Voltando ao tópico pessoal. Comprei uma corda para AMO 62" ela veio entre 3 e 4 polegadas menor. Mas não consigo colocar o raio da corda no arco nem com reza brava. Coloco o encordador e nada. Me falaram que o Dracon relaxa um pouco após uns tiros mas pra isso preciso colocar ela no arco né?
To até com medo de entortar as limbs se forçar muito.
Alguém tem sugestões?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: corda   tamanho da corda? Icon_minitimeQui Jan 28, 2016 9:39 pm

Melhor não comprar corda, melhor fazer uma.
Se a corda original é Dacron b55, compre um tubo.
Para medir a corda original, desfaça todos os servings, deixe a corda sem as voltas e meça.
Fazer serving é fácil.
A melhor corda é a de voltas, a "flemisch" solta a ponta.
Ir para o topo Ir para baixo
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 12:06 pm

Ah acho q não dou conta de fazer uma corda não.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: corda   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 2:17 pm

Marvelito escreveu:
Ah acho q não dou conta de fazer uma corda não.

Meu amigo Marvelito, fazer corda de arco é mais fácil que tomar doce de criança.
Criança chora, o arco não.
A corda é um enrolado de fios em dois pregos distantes um do outro, enrola-se 16 ou 18 fios, dependendo da grossura do material, depois dá um nó nas duas pontas de molde que fique iguais aos outros.
Depois, fazer o serving.
A medida, verifique o tamanho da corda original, retirados os serving; pode fazer um pouco menor porque a original já esticou e a nova ainda vai esticar.
Fazer o serving é enrolar um fio mais fino; pode ser enrolado com uma agulha de fazer rede.
Para fazer o serving, primeiro dê umas torcidas no conjunto, não faça o serving sem torcer a corda.
Ah, o serving é feito no mesmo sentido que a corda foi torcida.
Não tem segredo.
Observe a corda original e faça outra igual.
Depois de colocada no arco, você pode torcer mais ou tirar algumas voltas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 6:07 pm

Marvelito escreveu:
Voltando ao tópico pessoal. Comprei uma corda para AMO 62" ela veio entre 3 e 4 polegadas menor. Mas não consigo colocar o raio da corda no arco nem com reza brava. Coloco o encordador e nada. Me falaram que o Dracon relaxa um pouco após uns tiros mas pra isso preciso colocar ela no arco né?
To até com medo de entortar as limbs se forçar muito.
Alguém tem sugestões?

Pela postagem anterior, a sua corda original tinha 152 cm ou 60". Pela planilha, considerando que eu gostaria de dar pelo menos umas 20 voltas, acrescento mais 1/2 polegada. Adicionando as 3", obtenho uma corda de comprimento total AMO 63.5". Como a medida comercial geralmente é em pares, o ideal seria pedir o AMO 64" CURTA.

O Dacron acaba relaxando um pouco mas nada tão significativo.

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 6:49 pm

Marvelito escreveu:
Voltando ao tópico pessoal. Comprei uma corda para AMO 62" ela veio entre 3 e 4 polegadas menor. Mas não consigo colocar o raio da corda no arco nem com reza brava. Coloco o encordador e nada. Me falaram que o Dracon relaxa um pouco após uns tiros mas pra isso preciso colocar ela no arco né?
To até com medo de entortar as limbs se forçar muito.
Alguém tem sugestões?

"Entre 3 e 4 polegadas menor" significa que ela tem de 58 a 59"? Ou ela é 3 a 4" menor que esses números. Se for 58 a 59, está correta.

Outra coisa: Dê umas 30 voltas na corda antiga e veja se o brace fica mais próximo do indicado pela Martin.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 9:30 pm

Então, no site da Martin fala que o arco tem 62" AMO. A corda nova tem 58". Mas tenho medo de forçar e sei lá, torcer ou quebrar as limbs. Tem essa possibilidade ou pode puxar com vontade?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: puxar   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 9:43 pm

O arco pode ser puxado até 28 polegadas, 30 polegadas ... talvez até 32 polegadas.
Depende do arco.
O encordoador, quando puxado, faz o mesmo papel que a mão.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSex Jan 29, 2016 10:55 pm

Se a sua corda antiga tinha 60" e o brace estava correto, com a corda de 58" você estará forçando as lâminas.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSáb Jan 30, 2016 7:11 am

Marvelito escreveu:
Então, no site da Martin fala que o arco tem 62" AMO. A corda nova tem 58". Mas tenho medo de forçar e sei lá, torcer ou quebrar as limbs. Tem essa possibilidade ou pode puxar com vontade?

Chegou a dar algumas voltas na corda original para ver se chegava ao brace? Como estava em 6.7", umas dez voltas devem ser suficientes para chegar a 7". Não deve haver problema em atirar com o brace menor mas o arco pode vibrar um pouco mais e ser mais barulhento. Se chegar ao brace correto com um número razoável de voltas na corda (uma volta por polegada ou cerca de 60 voltas, no seu caso), é o que deve ser feito.

Se a corda nova está parecendo muito curta, provavelmente é mesmo. Se colocá-la no arco, provavelmente vai ficar com um brace de umas 9" (é um chute, na minha experiência o brace varia aproximadamente o mesmo tanto que a variação do comprimento da corda mas eu uso um arco de 68"). Não vai quebrar as lâminas a curto prazo mas vai estar muito fora da recomendação e vai perder velocidade porque o arco vai acelerar a flecha por menos tempo.

Outra coisa: você tem um encordoador? Se não, é fortemente recomendado que faça ou compre um.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Marvelito

Marvelito


Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 48
Localização : Alfenas MG

tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitimeSáb Jan 30, 2016 10:45 am

Acordei e fui fazer isso..dei umas 15 voltas na corda antiga e medi o brace, igual a 7". Problema um resolvido.
Agora o outro rs. Consegui colocar a corda de 58" no arco, com um pouco mais de esforço, medi o brace e esta com 8". Como a corda é nova e dei uma pesquisada no Google, parece que ela vai ceder um pouco apos uns tiros, vamos ver se acontece! Hoje tem sol entao acho q darei uns tiros
Ah eu uso um encordoador sim!

Pessoal obrigado pela ajuda!

abracos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





tamanho da corda? Empty
MensagemAssunto: Re: tamanho da corda?   tamanho da corda? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
tamanho da corda?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tamanho da corda?
» tamanho da corda ?
» tamanho de corda??
» Arco Artesanal
» Alterar tamanho da corda da besta!?!?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: