ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Laminas de arco recurvo de titânio

Ir para baixo 
+3
elisonj
Vidor
WallacySousa
7 participantes
AutorMensagem
WallacySousa




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/01/2015

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 4:44 pm

Gente gostaria de saber se seria viável usar titânio ou inox para fazer as lâminas, tenho a disposição ambos os materiais, elas tem espessura de cerca de 5mm, e caso alguém disponha dos moldes de laminas agradeceria se postassem aqui.

ps: tenho envergadura de 178cm
tenho cordão encerado, qual outro material seria indicado para tecer as cordas?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 5:06 pm

Faz com Mithril que fica melhor... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
WallacySousa




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/01/2015

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 5:12 pm

O problema é só encontrar o material uheueheuheuhe
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 6:23 pm

kkkkkkkkk, até aqui o pessoal conhece o Mithril, o mijon passou por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 9:06 pm

Vidor escreveu:
kkkkkkkkk, até aqui o pessoal conhece o Mithril, o mijon passou por aqui.

Pô... coitado do cara.
O pouco que já falei com ele, achei ele mó gente boa... nem sabia dessa fama dele... aheoiuaheoiauheae... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 9:11 pm

WallacySousa escreveu:
Gente gostaria de saber se seria viável usar titânio ou inox para fazer as lâminas, tenho a disposição ambos os materiais, elas tem espessura de cerca de 5mm, e caso alguém disponha dos moldes de laminas agradeceria se postassem aqui.

ps: tenho envergadura de 178cm
tenho cordão encerado, qual outro material seria indicado para tecer as cordas?

Pergunta: por quê titânio?
Ir para o topo Ir para baixo
WallacySousa




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/01/2015

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 9:58 pm

É que esses são os materiais que tenho disponíveis lá na empresa para usar, titânio e inox, e por levar em consideração de serem duráveis e resistentes
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 10:54 pm

Dá para fazer molas com eles?
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 11:09 pm

acho que o interessante do titânio seria o riser ficaria muito mais leve que alumínio, e mais rígido acho que daria um ótimo riser, mas pra limbs já n sei dai.
Ir para o topo Ir para baixo
WallacySousa




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/01/2015

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSex Abr 24, 2015 11:16 pm

EVC escreveu:
Dá para fazer molas com eles?

Recebi uma mensagem de um cara do grupo de arqueria, segundo ele, ambos os metais têm dureza excessiva, não sendo indicados para fazer arcos.
Tópico resolvido.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeSáb Abr 25, 2015 9:16 pm

WallacySousa escreveu:
EVC escreveu:
Dá para fazer molas com eles?

Recebi uma mensagem de um cara do grupo de arqueria, segundo ele, ambos os metais têm dureza excessiva, não sendo indicados para fazer arcos.
Tópico resolvido.

tudo depende da espessura
qual o tipo de Inox que você tem?
de qualquer maneira desconsiderando o preço o Titânio dependendo da liga vai ter mais elasticidade e menos peso que os aços inoxidáves

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
WallacySousa




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/01/2015

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeDom Abr 26, 2015 1:43 am

Espessura de 0,5mm não sei qual o inox é, ele é usado lá na empresa para fazer tubos de passagem de agentes químicos
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeDom Abr 26, 2015 7:59 am

Não sou metalurgista mas pelo pouco que sei os aços têm diferentes composições (pequenas quantidades de carbono, manganês e outras cositas mas) que afetam suas propriedades. Um pode ser extremamente duro enquanto o outro é elástico, outro resistente a ambientes agressivos etc. etc.

O aço """"""próprio"""""" (assim mesmo, BEEEEM entre aspas) para fazer um arco tem de ser bem elástico, para molas. O Inox que você cita, para fazer tubos, provavelmente não se presta a molas (deve sofrer deformação plástica, isto é, não reversível). Suspeito que o tungstênio titânio também não se preste para isso, que eu saiba sua propriedade mais significativa (além da dificuldade de obtenção e preço) é a dureza.

Abs.


Última edição por EVC em Ter Abr 28, 2015 5:58 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
b.remuszka




Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 43
Localização : curitiba

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 1:41 am

bom o titanio é mais pesado que o alumínio
na forma grau 1 2 (comercialmente puro(nome da liga)) elas são bem maleáveis e bem plásticos (isso é se deformam e não voltam a forma original) o titânio grau 4 (também comercialmente puro) ele tem uma rigidez maior e uma plasticidade menor
e o titanio ligado ou titanio grau 5 (ti 5 al 4 vanadium)eli (titanio de fazer implantes ortopédicos e dentais) este tem uma resistência boa mais ele é muito pouco maleável e também não tem muita elasticidade

destes materiais mais raros / caros que talvez seja melhor para fazer laminas seria o nitinol - que é uma liga de titanio com um outro material que eu esqueci
A sacada deste material é a tal da memoria. E a elasticidade dele muito superior a vários outros materiais.

A memoria o bacana,
é que se por acaso você amassar a lamina do seu arco em algum acidente,aquecendo ela volta ao formato original
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 6:51 am

Vale a pena mencionar que materiais como fibra de carbono e mesmo fibra de vidro são muitas vezes mais fortes que seu equivalente de qualquer desses materiais, comparando peso e/ou massa. Por isso têm sido usados cada vez mais em várias indústrias como a aeroespacial. E também vale a pena destacar que algumas das lâminas top de linha usam a velha e confiável madeira de bordo em seu núcleo (obviamente as melhores partes), a fibra de carbono desenvolvida há alguns milhões de anos. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Laminas de arco recurvo de titânio Empty
MensagemAssunto: Re: Laminas de arco recurvo de titânio   Laminas de arco recurvo de titânio Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Laminas de arco recurvo de titânio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Meu Arco recurvo com laminas de pvc
» Arco recurvo com laminas de madeira
» Laminas de arco recurvo
» Laminas Arco Recurvo, duvida
» AJUDA COM AS LAMINAS - ARCO RECURVO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: