ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Competição, federação e confederação

Ir para baixo 
+8
Ruy
ELCIO
megaseba
daniel eastwood
Curty
rubensrw
rodlopesms
v.b.-s.j.r.preto
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 9:37 am

Sempre fui defensor de uma organização dentro de qualquer esporte. Essa organização seria incumbida de zelar pela saúde e segurança dos atletas, estabelecer regras claras e objetivas, difundir e apoiar o esporte.
O esporte, nessas circunstâncias, ganharia credibilidade (os atletas reconheceriam quem são os melhores em função da meritocracia) e popularidade.
Toda essa estrutura custa e nada mais natural que seja bancada pelos seus interessados e não por toda a sociedade.
Existem atualmente as federações regionais e a confederação brasileira que fazem ou deveriam fazer esse papel.

Agora a realidade...
Moro em Assis SP, longe de qualquer centro esportivo e locais para prática do tiro com arco. Mas como em todo lugar, existem pessoas interessadas e dispostas a dar uma contribuição pelo esporte.
Se eu quiser participar de qualquer competição oficial, regularmente, devo ser associado à um clube federado e também ser federado.
Exemplo...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se eu fundo um clube de tiro com arco e se algum arqueiro quiser participar de uma competição oficial, devo pagar a anuidade da Federação R$ 750,00 e o atleta as suas anuidades além da mensalidade do clube.
Fora as anuidades e mensalidades regulares, o atleta deverá bancar a taxa de inscrição nas competições.
Para quem mora 450 km distante da capital, onde são realizadas a maioria das competições, existe o custo de deslocamento, hospedagem, já que não dá para ir e voltar no mesmo dia, alimentação, tempo de viagem, etc.
Conversando com um atleta daqui, ele afirmou gastar no mínimo R$ 500,00 por competição, isso ficando hospedado em casa de parentes e não contabilizando o desgaste do automóvel.
De fato o tiro com arco, nesses moldes no Brasil, é um esporte de elite.

E, pasmem, o mesmo tiro com arco não é um esporte de elite em países desenvolvidos. Shocked
Tenho como exemplo a França.
A anuidade de um clube de tiro com arco custa, em média, 100 euros. Pelo câmbio atual, uns R$ 350,00.
Com essa anuidade você tem direito a utilizar as dependências do clube, utilizar o arco escola, os materiais de proteção e algumas vezes até as flechas, com direito a um técnico nível I, festas, eventos, etc.
E dentro dessa anuidade está incluída também a taxa da confederação (FFTA) e da federação (ligas regionais) e ainda seguro pessoal contra acidentes.
Se o atleta desejar participar de qualquer competição oficial, que são organizados pelos clubes e contando com a presença de algum membro da liga regional e pelo menos dois juízes da federação, paga-se 8 euros, uns R$ 30,00.
Como as competições são regionais, desloca-se, no máximo, uns 50 km.
Todos os resultados são divulgados no site e no ranking da federação, on-line ou no máximo com um delay de 2 dias. Nesse site é possível ver a sua classificação no torneio, no regional e no nacional. Os melhores atletas em cada modalidade são classificados para o torneio nacional e convidados a treinar no INSEP, que é o centro nacional de esportes em Paris.
Além da formação do atleta, existem cursos periódicos de formação de juízes e treinadores e workshops com os melhores atletas do país. Isso é bastante frequente e conta com grande público.

Se for comparar, um brasileiro que mora longe das capitais gasta, em média, R$ 5.000,00 para figurar no ranking anual considerando pelo menos 5 torneios e um francês, R$ 500,00.

Aqui no Fórum tenho visto o crescimento do Field e de torneios de associações independentes, nos moldes oficiais, mas sem nenhum vínculo com federações e confederações. Qual a razão disso? Mais barato para participar, são regionalizados, não precisam ficar "amarrados" a clubes e associações, não tem "frescura", existe mais calor humano ??? São várias perguntas que precisam ser investigadas.

A minha percepção:
1. Existe uma tendência natural das federações e confederações em burocratizar todo e qualquer processo. E burocracia custa caro, muito caro.
2. O excesso de zelo e centralização cria desconfiança, interferência política e briga de poder.
3. As federações e confederações deveriam desempenhar um papel melhor em relação à formação de treinadores e juízes, com maior divulgação, abrangência e calendários para todo o ano. Na minha opinião, é a principal barreira do esporte. Se tivéssemos cursos de formação com metodologia unificada, pelo menos quatro vezes por ano, a amplitude do esporte seria bem maior.
4. Faltam criar torneios regionais com resultados válidos para o ranking nacional. A falta desses eventos deve-se principalmente à ausência do item 3. acima. Sem juízes e treinadores, como validar uma competição?
5. Todas as pessoas que perguntei sobre o tiro com arco foram unânimes em dizer que não praticam ou não experimentam porque não existe ninguém para lhes ensinar.

Precisamos discutir a forma como o tiro com arco está sendo conduzido.
Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 9:55 am

Recentemente eu vi uma coisa muito chata.

A federação cobra uma taxa de prova. Só que na capital eles alugam um espaço bacana,
transportam alvos, suportes e pagam uma equipa para a organização. Só que eles só fazem
isso lá na capital. No interior é muito longe, cada clube que organize a sua própria competição.

Nesse ano eles queriam cobrar no interior a taxa de competição da capital, mesmo não fazendo nada.
Ou seja, o clube do interior faria toda a organização, compra de material para alvo, suporte, espaço
e cobraria uma taxa muito alta do arqueiro que seria totalmente repassada a federação que nada faria.

O pessoal do interior cogitou a possibilidade de romper com a federação e criar uma federação caipira.
E só os arqueiros com pontuação que vale a pena participaria das provas oficiais lá na capital.
Felizmente o problema foi resolvido antes de um rompimento.

Resumo: por que alguém que tem baixa e média pontuação pagaria por uma prova?
Só para ficar lá no fim da lista?
Ir para o topo Ir para baixo
rodlopesms

rodlopesms


Mensagens : 148
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 52
Localização : Aquidauana/Campo Grande - MS

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Competições e Federações   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 12:12 pm

Prezado Ruy,

Achei muito certeira suas colocações. Realmente é um custo alto para praticarmos o nosso esporte aqui no Brasil. Mas te falo uma coisa. Estas distorções são do nosso Brasil, esta burocracia e estes custos altos. Vamos ter que conviver com isto. Não tenho muita esperança que estes problemas melhorem. O que estou vendo é que tudo no Brasil tem piorado muito nos últimos anos. Para sermos arqueiros aqui temos que ser acima de tudo guerreiros.

Um abraço,

Rodrigo Lopes Angelino
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 12:45 pm

Amigos

Esse topico vai para longe. Lembrando que se voce quer federar o clube ainda deve ter cnpj etc. Eu tive um arranca rrabo com a federação do rio, eles não querem reconhecer o clube que criei pois segundo eles tem que ter um ano de existencia. Ou seja vc tem que funcionar por um ano sem direito a participar de provas para se filiar. Bom nem vou entrar nos detalhes burocraticos mas como e que formamos e uma asociação civil (nos mesmos moldes de um condiminio digamos) ela existe desde o momento de assinatura da ata e não desde a hora que registra (e diferente de uma empresa digamos assim que so existe quando voce registra). Alias minha arqueria tem CNPJ etc etc. 
Isso tudo se deu porque ano que vem tem eleição se meu clube for reconhecido em 2015 para 2016 tenho direito de voto e adivinhem tem eleição em 2016 e eu sou um dos chuta saco de data antiga então melhor me deixar de fora assim por 4 anos não vou poder mas torrar o saco, so reclamar.
A isso pode agregar que existem federações que alem de cobrar anuidade federativa aos atletas cobra um valor por prova. NO rio paga um unico valor se bem lembro menos de 300 contos se for participar dos indoor e menos de 500 se for participar de indor e outdoor. Este ano estou so atirando porque já paguei a minha federação caso contrario desistia, já que paguei vou atirar.

Lamentavelmente eu já perdi totalmente o tessão, ano que vem irei me dedicar somente a field brasil, tanto como arqueiro (se der tempo) mas sobre tudo como arqueria, digamos que eu já me enchi o saco mesmo.

Eu diria que tem dois grandes diferenças aqui. Uma prova organizada pela federação (aqui sempre tem problema, lugar ruim, problemas de todo tipo nunca inicia no horario etc) e quem atira toma na bunda mesmo... não tem outra prova.

A maior diferença que vejo que as provas de field são feitas pelos clubes, então cada clube ou polo se dedica de corpo e alma para fazer uma puta prova, pois se a prova for boa, com certeza os arqueiros irão a outras se for ruim nunca mas ninguem vai.

Eu já ouvi miles de veces durante as provas de field o organizador me perguntar "e ai o que achou"? esta bom? gostou?

Sabe quantas veces numa prova da Fetarco me perguntaram isso? nunca.

Quero ate avisar, quem desejar pode criar uma liga esportiva de tiro com arco. Isso esta previsto na lei pele. Ou seja pode criar a liga de tiro com arco caipira (acho que não pode por nome do estado no nome da liga) so precisa registrar a liga (acho que com 3 clubes já faz) e informar a CBTARCO.

So isso, a cbtarco e obrigada a respeitar os resultados da liga criada (desde que atirem com o regulamento da WA), não pode se fazer de idiota e fazer de conta que a liga não existe. A liga não vai participar do estadual digamos assim vai ter um estadual proprio mas participa sim do nacional.

Tudo isso esta contemplado na lei pele (recomendo uma lida) e foi justamente feito para evitar as federações que dominam um esporte favorecem quem eles querem e se fecham para os de fora.

As ligas "estaduais" que sejam criadas podem se juntar e criar uma liga nacional onde se quiserem juntam os resultados.

Alias se começarem a coagitar a criação de uma liga vão ver como cbtarco e ate federação vai vir conversar e falar que não e assim etc etc... e o maior terror das federações e da confederação. A criação de uma liga e se ela funcionar e bem! causa espanto pois e certeza da perda de arqueiros e de subsequente receita que é ai onde o bicho pega.

Dando uns exemplos, provas estaduais no RJ vc não recebe nada (nem medalha de plastico em cada etapa).
Hoje estamos em 2015 quase na metade do ano, ate hoje não foi entregue a premiação do estadual de 2014.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 6:42 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

O pessoal do interior cogitou a possibilidade de romper com a federação e criar uma federação caipira.
E só os arqueiros com pontuação que vale a pena participaria das provas oficiais lá na capital.
Felizmente o problema foi resolvido antes de um rompimento.

Resumo: por que alguém que tem baixa e média pontuação pagaria por uma prova?
Só para ficar lá no fim da lista?

Ontem, fiquei sabendo desse episódio.

Quando comecei a praticar tiro com arco lá fora, recebi até um incentivo para participar de  torneios. O clube pagava 50% da taxa de inscrição e na volta sempre parávamos para beber alguma coisa. A medalha ou troféu era uma incógnita mas a diversão era garantida Very Happy
E a gente sempre pergunta porque um brasileiro costuma amarelar numa decisão ou na final.

rodlopesms escreveu:

Estas distorções são do nosso Brasil, esta burocracia e estes custos altos.

Concordo plenamente, realmente é lamentável.

megaseba escreveu:

...
O custo (tempo e dinheiro) para federar um clube é muito alto. E para quem está começando, maior ainda.
E no seu caso ainda ficar sujeito às arbitrariedades dos dirigentes.

Ontem apareceu um arqueiro novo, inclusive com um SF Optimo que você vendeu.
O sujeito investiu no material recentemente e atira razoavelmente bem. Convidei-o para ir atirar no torneio de Londrina que é desvinculado da federação, pagando apenas a taxa de inscrição. Fica perto, é barato e atira com pessoas do mesmo nível.
Se fosse participar de um torneio da federação, teria que desembolsar a parte dele da taxa da federação, a taxa do atleta da federação, a taxa do atleta da confederação e mais a taxa da inscrição. Fora que os torneios ficam pelo menos uns 400 km daqui. Você acha que ele vai, ainda mais começando? Lógico que não.
E é aí que a federação perde um atleta. Ele vai continuar atirando porque gosta mas irá preferir gastar com material, participar de torneios independentes a recolher essa quantia.

E a federação pelo menos poderia fazer jus ao que recebe. Os sites estão totalmente desatualizados, não existe um único material oficial sobre treinamentos, calendários de 2012, resultados de 2010, tudo disperso no site, facebook, com informações até conflitantes. Acredito que neste fórum você encontra muito mais coisa do que lá, inclusive sobre competições de target.

Essa informação sobre a lei Pelé é muito importante. Eu não sabia e no próximo torneio irei comentar esse assunto uma vez que se a Associação de Assis entrar, seremos três na liga. Irei estudar e refletir sobre esse assunto.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 9:31 pm

felizmente a Field é bem mais tranquilo que isso, e lutamos para termos grupos de atletas nas mais variadas localidades, criando provas regionais

nesse intuito, para facilitar a vida de atletas que moram longe de onde tem algum Polo filiado, o Fórum Arco Brasil se filiou (e não repassa ao membros o valor da anuidade), assim os atletas que se filiam pagam apenas a anuidade, e se participarem de 5 ou 6 provas durante o ano já compensa o valor investido por causa dos descontos no valor das provas

a intenção é ter mais e mais atletas atirando, ganhando técnica visando a participação de torneios mundiais

a próxima meta é o reconhecimento junto ao Ministério dos Esportes, com a finalidade de conseguir financiamento para os atletas de ponta participarem de campeonatos mundiais

basicamente é isso, infelizmente somos ainda um país formado por guetos e os interesses de uns poucos se sobrepõem ao interesse do país, mas convenhamos, somos um país jovem, quem sabe daqui a algumas décadas consigamos nos livrar dessas amarras

só não podemos desistir do esporte, por hora procurando alternativas
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: dinheiro   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 11:51 pm

O dinheiro move o mundo!!!!
Não é isso, esse povão é doidcho por dinheiro.
O arqueiro precisa filiar num clube só para poder filiar numa federação????
Por que será que eles não enfiam a tal da federação naquele lugarzinhoa????
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 8:08 am

TRC escreveu:
O dinheiro move o mundo!!!!
Não é isso, esse povão é doidcho por dinheiro.

Very Happy Não sou inocente a ponto de achar que todos se dedicam só pelo amor ao esporte. Mas existem bastante pessoas de bem nesse meio.
Não somos tão poluídos quanto o nosso congresso.
Óbvio, existem várias pessoas de olho no $$$ que vem do ministério, principalmente nas vésperas dos Jogos Olímpicos.

Algumas iniciativas que tenho visto...

1. Fundação de várias associações de tiro com arco, com estrutura e apoio das prefeituras para utilizar as dependências como ginásios municipais.
Essa é uma excelente ideia visando o melhor aproveitamento dos ginásios que ficam subutilizados durante os finais de semana. E muitos outros locais públicos com estrutura capaz de abrigar o tiro com arco.
2. Formação de ligas entre essas associações visando intercâmbio, promoção de torneios regionais e redução de custos.
Ou as federações mudam a estrutura de cobrança (uma pequena associação paga o mesmo que um grande clube, independente da quantidade de atletas; além da taxa do clube existe a taxa do atleta; o retorno percebido sobre o valor recolhido é nulo) e a burocracia (entraves para participar de torneios oficiais; poder de decisão nas assembleias; cadastros, cnpj, sede social, etc; centralização de torneios) ou será a tendência natural do esporte.
3. Calendários de torneios, muito bem organizados, contando com a iniciativa das prefeituras para sediar as etapas.
Vários torneios tem recebido apoio da prefeitura e entidades filantrópicas, tornam-se uma opção de lazer e entretenimento para a população. Algumas prefeituras oferecem para sediar pelo menos uma etapa.
4. Cursos de formação e certificação de treinadores.
Mais um ponto positivo, senão o mais importante de todos. Certificar treinadores significa difundir pessoas capacitadas e fomentar o esporte. Se cada um desses treinadores organizar uma associação, rapidamente teremos uma grande quantidade de pessoas com objetivo em comum, torneios mais competitivos e formação de novos atletas. Recentemente, a Archeria Carioca foi contactada para fornecer treinamento nível I. Futuramente virá o nível II e assim por diante. E pelo menos existe uma metodologia unificada pela USA Archery, reconhecida mundialmente.

Sds


Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: federação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 8:31 am

O simples fato de precisar pertencer a um clube para se filiar a uma federação, já é um absurdo.
A federação ganha dos clubes e dos arqueiros.
É assim que funciona, não?
Se não é assim, retiro minhas assertivas.
Uma vez eu ia me federar, por intermédio da escola de um amigo.
Ele se dispôs a isso, sem me cobrar mensalidade.
Mas me perguntou, você quer se federar por que?
Só para carregar o equipamento no carro?
Não precisa, ele me garantiu!
É Verdade, não precisa mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 8:48 am

semper que vejo topicos desse tipo, penso na dificuldade da administração considerando a dimensão da "area" a ser administrada.

Qual o tamanho do territorio e população da frança?
Qual o tamanho do territorio e populaçao do Brasil, de Sao Paulo?

França:
ÁREA: 543.965 km²
POPULAÇÃO: 64,6 milhões de habitantes (estimativa 2014)
fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sao Paulo:
Area: 248.196 km²
População: 41 milhões (censo IBGE 2010)
fonte : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Considerando que Sao Paulo e um estado, e a FPAF vinculada a CBTARCO.
Nao sei exatamente como se faz a distribuição de verbas, mas....

imagina se falarmos em todo o territorio Brasileiro....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: pensamento   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 10:19 am

Fico pensando, acho que tem muita frescura, muita burocracia e muita gana.
De din-din!
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 10:32 am

Tudo dentro do padrão brasileiro: Burocrático, caro para os usuários/beneficiários e de fraco desempenho.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 10:41 am

Essa questão de extensão territorial, etc é algo que precisa ser visto de forma diferente.
Os EUA tem o maior território e é o local mais barato para praticar o tiro com arco, tanto em termos de equipamentos quanto clubes e competições.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Veja a quantidade de benefícios pagando uma taxa ridícula... Tem direito até a voto Shocked

No Brasil, existem poucas pessoas para bancar a estrutura.
A saída é aumentar a quantidade de filiados e praticantes. Só que isso não ocorre porque as taxas elevadas, a dificuldade de arrumar pessoas capacitadas e locais para treinar, fazem o efeito contrário.
Se já existe a dificuldade de adquirir materiais de R$ 500,00 que é um arco escola, imagine pagar mais R$ 500,00 para ser federado.

Agora, se fizer uma competição com arcos de PVC, distância 10 metros, flecha de madeira, taxa de inscrição de R$ 10,00 e dando como premiação um arco escola ou mais dependendo dos inscritos, por exemplo, imagine a quantidade de gente que aparecerá. Eu faço uma aposta, e esse é o meu próximo projeto.

Agora, dá uma olhada na quantidade de siglas que você precisa atender, documentos para preencher, cópias, advogados e cartório para criar uma associação no Brasil
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: tristeza   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 12:15 pm

Muito triste.
Informaram-me, hoje, do falecimento de um grande arqueiro e grande amigo.
Uma pena.
O mundo está escasso de boas pessoas, quando falece uma, dá muita tristeza.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 12:29 pm

Prezados

para não ficar somente criticando!

Quem estiver a fim de abrir uma associação civil especifica para tiro com arco pode me dar um alo. Um grande amigo tem todas essa documentação pronta (eu fiz a minha assim) Basicamente e so mudar nome das pessoas, do clube e fazer o registro num cartório. No Rio você faz o registro e já sai também com CNPJ, em outras cidades você deve fazer o registro e depois solicitar o CNPJ.

O custo de registrar como pessoa juridica varia de localidade em localidade aqui no rio não paguei R$ 400.

Vantagens são varias, primeiro que o clube realmente existe, segundo a constituição dele como foi feita (clausulas etc) permite se candidatar para verbas publicas e privadas (ou seja não adianta correr atras de um partocinador se voce não tem sua parte feita).

Depois terá custo com um contador, que alias tendo um arqueiro contador ou algum amigo o trabalho que isso da e minimo, pois pelo tipo de PJ não tem tanta papelada mensal e anual para trabalhar.

Quem estiver a fim (já ofereci muitas vesses) só me falar que boto em contato com a pessoa que tem a documentação e pode dar mas detalhes. A uma coisa ele não vai cobrar nada por isso ok? se você quer fazer uma teria que ir num advogado ou contador e morreria em 700 paus so para ele fazer o maldito papel nada mas.

eu nem vou tocar mas no tema federação confederação etc eu me cansei de dar murro contra a parede e lutar contra o sistema. Simplesmente vou pular fora dele, e me dedicar a debandar a maior quantidade de arqueiros possíveis para o lado negro da força. Elas afundaram e irão se afogar no próprio buraco que cavaram. 

O publico atirando hoje numa prova de field organizada no rio e maior que o publico "WA" atirando num outdoor (em indoor tem mas) Eu estimo que no primeiro indoor que iremos fazer aqui no rio vai ter mas gente que nos Indoor Wa da federação.

Como Rubens falou dada a dimensão continental do brasil não da para as coisas continuarem do jeito que são mas duvido que alguém quera mudar alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 12:32 pm

RuyEssa informação sobre a lei Pelé é muito importante. Eu não sabia e no próximo torneio irei comentar esse assunto uma vez que se a Associação de Assis entrar, seremos três na liga. Irei estudar e refletir sobre esse assunto. escreveu:

Sds.

Ruy para facilitar sua vida

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu já li ela tem umas limitações como que as ligas não podem ser nacionais, tem que ser estaduais. mas nada impede o seguinte, sendo criadas varias ligas estaduais elas podem se associar (mesmo que informalmente) e criar um campeonato inter-ligas

mas tem toda a base para criar a liga. So deve ficar atento ao prazo, pois uma vez criada (imagino que registrada) tem um prazo curto para notificar a CBTARCO. E a unica obrigação vc informar eles que acabou de criar a liga, ponto, engole e sinto muito. (não podem fazer nada contra isso).


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
daniel eastwood

daniel eastwood


Mensagens : 112
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 39
Localização : marica rj

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Competição, federação e confederação    Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 12:38 pm

No Brasil é muito dificil praticar qualquer esporte que não seja futebol alem de não haver incentivo a preconceito e desinformação as pessoas que não conhece os esporte e criticam por ser esporte de tiro, mesmo sendo com arco. Não só algumas pessoas como também políticos que visam lucrar com tudo. Se não de lucro a eles tudo vira coisa errada.
Outra coisa é o preço das aulas de tiro com arco, aqui em Maricá o preço da aula básica em 2009 era de 300 reais mensais, o básico usando apenas arco escola, não sei quanto esta a mensalidade para uso das instalações do CT mais pelo que já vi em outros lugares imagino não ser menos de 200 reais. A pouco estava pensando em comprar um arco recurvo olímpico e talvez me dedicar a modalidade de tiro com arco recurvo me filiando a um clube, pois gostaria de praticar uma atividade de tiro regrada, vi também o nascimento da federação de tiro com arco balestra me interessei já que essa é minha arma principal mais estou vendo que é impossível e vou explicar:

Só pratica tiro em clube quem tem carro sem ele para transportar o equipamento fica difícil, de ônibus é complicado a risco de assalto maior do que quando se estar de carro alem de que dependendo da distancia fica cansativo, se for parado em blitz o policial pode estranhar e apreender o equipamento, pois na mente das autoridades quem pratica tiro esportivo é rico, alugar um carro no dia da competição ou ir de táxi encarece ainda mais.

Viagem continental, o Brasil é um país enorme, não bastava ser ruim ainda e grande, o preço das passagens aéreas ou de ônibus e cara e como já informei de ônibus é difícil demora para chegar dependendo dos estado até três dias de estrada, de carro e o mesmo e de carro a o custo da manutenção e gasolina alem da violência que assola as estradas de norte a sul da Corruptolandia. De avião que seria o ideal mesmo quem pode bancar primeira classe os aeroportos vivem em caos com vôos atrasando e sendo cancelados.

O preço abusivo. Cobram taxas caras demais mensalidades muito altas e a falta de instrutores e de clubes para pratica. Poderia ser feito áreas de tiro, locais seguros para pratica onde um grupo de arqueiros se uniriam para praticar, onde moro a muita área livre mais o único arqueiro-besteiro da localidade ai fica difícil. Pedir a prefeitura para adaptar um campo de futebol para a pratica colocando apenas um barranco atrás de uma das traves e legalizando a área formalizando a pratica sei que na minha cidade ficaria impossível sem molhar a mão de vereadores e de secretários, e mesmo assim sei que seria negado pois onde moro o governo e bandeira vermelha se me entende. O incentivo a esportes diferentes ou qualquer outro é barrado sendo tiro então nem se fala.

Com tantos obstáculos para o esporte em geral, menos o futebol, o atleta brasileiro já merecia medalha de ouro por agüentar tanta dificuldade e merecia ser pago por carregar a bandeira do Brasil no peito pois o país não faz nada pelo atleta a maioria do povo não da a mínima para esporte.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 2:20 pm

daniel eastwood escreveu:
No Brasil é muito dificil praticar qualquer esporte que não seja futebol alem de não haver incentivo a preconceito e desinformação as pessoas que não conhece os esporte e criticam por ser esporte  de tiro, mesmo sendo com arco. Não só algumas pessoas  como também políticos que visam lucrar com tudo. Se não de lucro a eles tudo vira coisa errada.
Outra coisa é o preço das aulas de tiro com arco, aqui em Maricá o preço da aula básica  em 2009 era de 300 reais mensais, o básico usando apenas arco escola, não sei quanto esta a mensalidade para uso das instalações do CT mais pelo que já vi em outros lugares imagino não ser menos de 200 reais. A pouco estava pensando em comprar um arco recurvo olímpico e talvez me dedicar a modalidade de tiro com arco recurvo me filiando a um clube, pois gostaria de praticar uma atividade de tiro regrada, vi também o nascimento da federação de tiro com arco balestra me interessei já que essa é minha arma principal mais estou vendo que é impossível e vou explicar:

Só pratica tiro em clube quem tem carro sem ele para transportar o equipamento fica difícil, de ônibus é complicado a risco de assalto maior do que quando se estar de carro alem de que dependendo da distancia fica cansativo, se for parado em blitz o policial pode estranhar e apreender o equipamento, pois na mente das autoridades quem pratica tiro esportivo é rico, alugar um carro no dia da competição ou ir de táxi encarece ainda mais.

Viagem continental, o Brasil é um país enorme, não bastava ser ruim ainda e grande, o preço das passagens aéreas ou de ônibus e cara e como já informei de ônibus é difícil demora para chegar dependendo dos estado até três dias de estrada, de carro e o mesmo e de carro a o custo da manutenção e gasolina alem da violência que assola as estradas de norte a sul da Corruptolandia. De avião que seria o ideal mesmo quem pode bancar primeira classe os aeroportos vivem em caos com vôos atrasando e sendo cancelados.

O preço abusivo. Cobram taxas caras demais mensalidades muito altas e a falta de instrutores e de clubes para pratica. Poderia ser feito áreas de tiro, locais seguros para pratica onde um grupo de arqueiros se uniriam para praticar, onde moro a muita área livre mais o único arqueiro-besteiro da localidade ai fica difícil. Pedir a prefeitura para adaptar um campo de futebol para a pratica colocando apenas um barranco atrás de uma das traves e legalizando a área formalizando a pratica sei que na minha cidade ficaria impossível sem molhar a mão de vereadores e de secretários, e mesmo assim sei que seria negado pois onde moro o governo e bandeira vermelha se me entende. O incentivo a esportes diferentes ou qualquer outro é barrado sendo tiro então nem se fala.

Com tantos obstáculos para o esporte em geral, menos o futebol, o atleta brasileiro já merecia medalha de ouro por agüentar tanta dificuldade e merecia ser pago por carregar a bandeira do Brasil no peito pois o país não faz nada pelo atleta a maioria do povo não da a mínima para esporte.    

Daniel

Boa tarde! como presidente da federação de balestra posso te responder varias coisas nesse ponto.

Como eu já sofri horrores na mão da CBTARCO quando criamos a federação fizemos um formato mas parecido com a field brasil.

Basicamente a federação existe somente para consolidar as regras, resultados, ranqueamento e obviamente entregar a premiação estadual e nacional no final do ano. Alem de formar técnicos e juízes.
Já teve gente entrando em contato que queria que a federação encontra-se local para pratica como se uma função dela era sair criando clubes de tiro com balestra.

Nesse ponto lamentavelmente cada um tem que lutar pelo espaço é assim não tem jeito. Uma coisa que decidimos e que um atirador so pode se federar se pertencer a um clube. Se não existe clube na região dele (que tenha tiro com balestra) pode sim se filiar diretamente.
AI voce dira poxa mas ai tenho que pagar o clube a federação etc.

O problema e que quem ira a organizar as provas são os clubes. Na minha opinião acredito que o que faz qualquer grupo crescer e um clube ou seja um grupo de pessoas (pode dar o nome que quiser). Já tem um clube em brasília. Este ano terá mais um no rio de janeiro, alem de um no interior de SP e outro em PI. Aos poucos vai. O que estamos trabalhando sim e com clubes de tiro com arma de fogo. Eles estão todos mal das pernas, cada vez menos gente praticando, e tiro com balestra acaba sendo uma coisa que da para inserir sem tanta adaptação.

Lembrando de aquela máxima, sozinhos somos fracos juntos somos fortes. Sendo o único e realmente complicado, para participar em provas (pode ir a qualquer uma) estaria obrigado a se deslocar o tempo todo o qual tem um custo alto.

Mas isso e com qualquer esporte mesmo, veja que hoje em dia tem muita gente atirando com arco totalmente isolados do resto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: falecimento   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 2:54 pm

Amigos, hoje, faleceu o nosso amigo Ronaldo Nacaxe.
Grande amigo, grande arqueiro, grande ser humano.
Que Deus o receba.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeTer Abr 28, 2015 7:28 pm

megaseba escreveu:

Ruy para facilitar sua vida

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


study
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: dados   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Jul 06, 2015 8:41 am

As federações e confederações deveriam abrir as portas para quem tem um arco e flecha, senão ainda vão cair no ostracismo.
Dados que o amigo e autor do tópico me passou sobre torneios de federação.

São Paulo, capital, 103 participantes, todas as categorias e todas as idades.
São Carlos, 4 participantes.
Rio Preto, 11 participantes.
Outros campeonatos no mesmo período.
Campeonato Pernambucano, 18 participantes.
Campeonato Cearense, 4 participantes.
Mato Grosso do Sul, 8 participantes.
Campeonato Paranaense, 1 participante.
Campeonato Catarinense, 15 participantes.
Em todos esses campeonatos e torneios é necessário que o atleta seja filiado e federado a um clube também federado.


O ArcoBrasil promoveu um Field em Itu, eu participei, tinha mais de 90 participantes; o do TAP-Pedreira tinha mais de 70.
Eu fico me perguntando, afinal, é o dinheiro mais importante que o esporte?

O arqueiro precisa pagar a Escola, ou o Clube.
O Clube paga a federação.
O arqueiro paga a federação.

Será que para ser arqueiro precisa pagar ... pagar ... pagar?
Parece um círculo vicioso!
Tenho que me viciar?
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Jul 06, 2015 10:46 am

Gostaria "assinar embaixo" da mensagem do colega TRC. Assim como já fim em outro post, farei um comentário do que aconteceu comigo (e com milhares de pessoas no Brasil). Sempre tive armas de fogo e sempre me adequei às leis vigentes. Registro, recadastramento, etc... Com as alterações dos últimos 20 anos, foi ficando chato, difícil e atualmente quase impossível ter uma arma de fogo devidamente regularizada. Eu por exemplo, já fui filiado a clube de tiro e tinha CR de atirador, expedido pelo Exército. Depois de gastar muito dinheiro, perder muito tempo, acabei DESISTINDO e hoje atiro com balestra. No arco e flecha deveria ser diferente, só que parece que a burocracia e os custos são quase iguais. Na minha opinião, isso só afasta os interessados e impede o crescimento do esporte. Me lembro que quando adolescente, na minha cidade, qualquer torneio de futebol só exigia que alguém responsavel pelo time assinasse algum documento junto ao organizador. Eu mesmo, participei de alguns torneios no qual os próprios jogadores informavam seus nomes na hora do jogo (não exigia-se cadastro prévio). Isso só facilitava e permitia que praticamente qualquer pessoa interessada jogasse futebol.
Sei que um torneio de uma federação não pode ser feito dessa forma, mas também não precisa de um "caderno" de documentos, ou uma taxa de um sálário mínimo..... O bom senso deve prevalecer.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: doença   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Jul 06, 2015 12:05 pm

Essa doença parece que pega.
Agora a Field Brasil promove um Campeonato Brasileiro Indoor no Guarujá.
Nos mesmos moldes das federações, só participarão quem é associado a Polo ou à Field Brasil.
EU NÃO IREI, embora seja associado ao Polo Arco Brasil e à Field Brasil.
Não irei porque não concordo com esse tipo de procedimento classista, corporativista.
ESPERO QUE A FIELD BRASIL ALTERE ESSA QUESTÃO!

Bom dia a todos.
A Field Brasil tem o prazer de informar que se encontram abertas as inscrições para o Primeiro Campeonato Brasileiro de Indoor – Copa Ronaldo Nacaxe, a realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Guarujá, Litoral de São Paulo. O local escolhido foi o Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba, com endereço à Praça Horácio Lafer, s/n, na Praia da Enseada, e conta com total apoio da Prefeitura local, por meio da sua Secretaria de Esportes.
As inscrições poderão ser feitas no site da Field Brasil (http://www.fieldbrasil.org.br/) e se encerrarão  impreterivelmente no dia 20 de outubro, propiciando o tempo necessário à organização desse grande evento.
O valor para se inscrever será de R$100,00, acrescido dos centavos referentes ao número da inscrição (exemplo: o primeiro inscrito pagará R$100,01; o segundo R$100,02; e assim por diante), que será informado via  e-mail do interessado e deverá ser depositado na conta da Field Brasil até o dia 20 de outubro.
Aberta apenas aos associados dos Polos filiados à Field Brasil, a competição fará uma justa homenagem a Ronaldo Nacaxe, falecido recentemente. Pessoa querida e estimada por todos, Nacaxe sempre foi um exemplo para o Tiro com Arco, formando e auxiliando novos e atletas com seu jeito amistoso e carismático. Deixou uma lacuna que nunca vai ser preenchida e sua memória deve ser reverenciada como esportista e pessoa.
Façam suas inscrições e não deixem de participar.


Editado: Tirei o nome de quem me enviou o convite, desculpem-me.


Última edição por TRC em Seg Jul 06, 2015 2:25 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Jul 06, 2015 1:56 pm

Eu criei este tópico mas resisto de escrever nele para não me exaltar.
Dos itens da proposta que mandarei para a Federação, só depois de solucionado o "imbroglio" que lá se encontra, existe um que diz exatamente sobre esse ponto.
- A cobrança mais justa seria por atleta federado. Estabeleça-se a taxa per capita e o atleta, juntamente com o clube, incumbe-se de pagar.

O principal argumento, sobre o motivo de ser federado para participar dos torneios, é a tal da segurança.
SE a segurança é tão importante nada mais razoável abrir os torneios para TODOS uma vez que nesses locais os atletas serão submetidos às normas e regras e portanto conhecerão melhor o que pode ou não fazer. E é uma excelente oportunidade para difundir isso. Achar que uma pessoa estará mais segura RESTRINGINDO o acesso à torneios é acreditar em Papai Noel... Ou vocês acham que essa pessoa irá deixar de praticar tiro com arco só porque não pode atirar em torneios "oficiais"?
É preferível que um leigo vá ao torneio e tome contato com as normas de segurança a atirar em qualquer local sem saber as noções mínimas. E em 15 minutos é possível, através de slides, ensinar isso.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: associação   Competição, federação e confederação Icon_minitimeSeg Jul 06, 2015 2:33 pm

Existem coisas que não devem ser abertas a todos.
Cito, por exemplo, os Conselhos.
Só participa, ou se registra ao Conselho, quem tem a graduação necessária, por LEI.
Sou partícipe de 2 Conselhos, Crea e Creci; neles, a LEI permite o registro apenas a quem tem graduação em ciências da engenharia ou em ciências imobiliárias.
Agora, eu penso que uma entidade que se prima em divulgar o esporte do arco e flecha, há que permitir a participação de quem goste do esporte, associado ou não.
Quem não é associado, que pague taxas de inscrição mais caras.
Assim se dá nos eventos fields da TAP, Ipaussu, AVA, etc.
Uma coisa eu digo, este ano eu paguei anuidade Field Brasil.
Ano que vem?
Não pagarei mais!
Se não houver abertura para participação de não associados em eventos, atirarei aqui no fundo do meu quintal.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Competição, federação e confederação Empty
MensagemAssunto: Re: Competição, federação e confederação   Competição, federação e confederação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Competição, federação e confederação
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Calendário 2011 da Confederação Brasileira de Tiro com Arco
» Página Youtube Confederação Brasileira de Arco e Flecha
» QUE RUMO SEGUIRÁ O FORUM
» Tentando Iniciar No Tiro com Arco
» Apresente-se - Tópico para realizar sua apresentação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: