ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER

Ir para baixo 
+4
v.b.-s.j.r.preto
Rafael Almeida
Sandro
Mamute-sc
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer maio 12, 2015 11:04 am

Seguindo recomendação, vamos falar de esgrima nesse tópico...

Eu recomendo uma espada Rapieira (a precursora da esgrima moderna) porque o principal ataque dela é a estocada... como ela tem cerca de 1 metro de lâmina, vc consegue manter qualquer agressor longe... e ela é pequena o bastante para ser utilizada em lugares apertados, como um beco... além de permitir golpes laterais o que é ótimo contra múltiplos oponentes também... considero a rapieira uma espada BEM mais interessante que uma Katana, por exemplo... a rapieira é cirúrgica no ataque... vc treinando chega ao ponto de cortar o pulso do cara pra desarmá-lo... além disso, como ela é um pouco flexível (apesar de absurdamente resistente a ponto de segurar um golpe investido contra ela) ela se curva um pouco quando vc dá uma estocada com força, voltando logo em seguida para sua posição original o que provoca cortes muito, mas muito feios MESMO... essa espada surgiu na renascença logo após o abandono de armaduras pesadas e o uso de cotas de malha... era usada por nobres para manter agressores à distância e também para PERFURAR cotas de malha de adversários. O uso da rapieira era intenso em duelos pela honra que, como foram proibidos devido ao alto índice de assassinatos e ferimentos graves, passaram a ser realizados em becos... daí a esgrima esportiva utilizar uma pista definida para os esgrimistas... a pista simula um beco... legal né? Na esgrima esportiva, a rapieira evoluiu para os floretes e as espadas...

O sabre também é interessante... é uma arma de cavalaria mas também utilizada pela infantaria... ela também serve para estocada mas o ponto forte do sabre é o corte da lâmina... eu por enquanto não aprendi a manejar um sabre... na esgrima estou estudando o florete atualmente... mas já fiz uns duelinhos com espada...

No esporte, o florete é mais curto que uma espada e só vale a estocada do pescoço para baixo, até a virilha, excluindo-se os braços... é uma arma de convenção, assim como o sabre, ou seja, quem toma a iniciativa do ataque é quem pode marcar o ponto, cabendo ao oponente apenas defender, se esquivar e depois contra-atacar...

A espada também vale a estocada porém no corpo todo... por isso o copo da espada é bem maior do que o florete e é utilizado como um mini-escudo para proteger mão e braço... na espada vc pode atacar e ser atacado ao mesmo tempo, valendo pontos duplos (os dois adversários marcando)

O sabre vale o toque e o corte lateral da cintura pra cima, incluindo cabeça e braços... é uma arma absurdamente rápida e bem "plástica", "cinematográfica"... os ataques e as defesas são muito variadas... só muda o jogo de passos... para diminuir a velocidade dos ataques, vc não pode dar passos cruzando as pernas... no florete e na espada não existe essa limitação.

Esgrima é o xadrez físico... vc tem que pensar no seu ataque, na defesa do adversário, no seu contra-ataque e em como vc vai defender e atacar novamente, em questões de segundos...

A roupa protege bem e a máscara (no padrão da Federação Internacional de Esgrima) tem 800N de resistência, ou seja, segura um tiro de 22 à queima-roupa, segundo falam... um exagero mas que evita cortes caso uma lâmina se parta e venha a fazer ponta... o esporte é bem seguro e interessante...

Esse final de semana levei um golpe de estocada no pescoço que até agora me dá calafrios pela velocidade, força e precisão... eu to aprendendo o cara que duelou comigo é penta campeão carioca... pegou super leve comigo (ganhou de 9 a 1 e teve a gentileza de apenas contra-atacar rs rs rs) mas fui dar um golpe, me desequilibrei e ele veio direto na jugular... me dá calafrios quando penso nesse ataque... não me machuquei nem nada mas teu corpo não sabe que é apenas um jogo... então a adrenalina vai lá na casa do caralho... precisei de alguns segundos pra me recompor... se fosse de verdade estaria absurdamente morto! Aliás, os ataques do cara forma cirúrgicos... tomei 3 no coração, uma no fígado, uma no rim esquerdo, uma na jugular e as outras 3 nem lembro mais porque foram depois dessa no pescoço... não senti absolutamente NADA em nenhum golpe mas pqp é MUITO real...

Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer maio 12, 2015 11:13 am

Sandro, sozinho você não aprende... não tem jeito... são muitos detalhes sutis pra se aprender...

Tenho um vasto material e apostilas de mestre que posso te passar mas sozinho você não vai aprender...

Sobre doer, meu dói tudo... o pulso dói sim mas o que dói mais e MUITO MAIS é o calcanhar da perda de trás e as pernas... isso dói mesmo... o movimento pra frente e pra trás com as pernas arqueadas que é o que dá todo o suporte para ataque rápido e defesa é bem desconfortável no início... tuas pernas vão ficar pegando fogo até o corpo se acostumar... e o treino é bem intenso, viu? Mas é divertido também... afinal, tu tá treinando pra dar espadadas nos outros kkkkk

O material é muito seguro. Recomendo que você inicie no florete (embora outros amigos discordem e recomendem a espada por ser mais fácil)... SABRE FICA POR ÚLTIMO... ELE É MUITO MAIS TÉCNICO QUE FLORETE E ESPADA...

A roupa consiste em Máscara, plastron (jaqueta de 3/4 que fica em baixo da jaqueta e é feita de material resistente a impacto), a jaqueta propriamente dita, coquilha pros homens e protetor de seios para mulheres (tem protetor de seio masculino também... eu particularmente uso... evita tu ficar com o peito doendo em ataques mais fortes), calça, meião e tenis de esgrima (ele não escorrega... se vc for treinar em pista de metal, oficial, é FUNDAMENTAL um bom tenis)... o material não é muito barato não... tu vai gastar pelo menos 800 reais de roupa e mais uns 150 no florete mudo que tá bom pra começar mas isso dura pelo menos uns 6 anos... vale a pena...

Dá uma entrada nesse site e fala com a Deyse: www.esgrima.com.br todo meu material comprei com ela. Ela é gente finíssima e a única no país que FABRICA roupas e acessórios pra esgrima... a marca Fléche é dela.

Você não precisa de material top pra aprender... só meu plastron é da Allstar, líder mundial de material de esgrima e padrão oficial da FIE (Federação Internacional de Esgrima) mas roupa FIE é MUITO MAIS CARA, cerca de 2.500 o uniforme completo e vc só vai precisar disso se for competir em eventos internacionais...

Ha sim... pega o punho Francês inicialmente... não vai direto pro anatômico não... o francês é mais didático é bom vc ter vivência nele antes de ir pro anatômico... o francês permite uma variedade maior de pegadas e o anatômico é bom porque dá mais firmeza na mão mas pra iniciar o francês é melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer maio 12, 2015 11:57 am

Carlão, valeu pelas dicas iniciais.
Eu entrei em contato com o meu concunhado e estou aguardando a resposta dele quanto ao material pois talvês ele até tenha algo lá que não usará mais, mas dificilmente a roupa dele vai servir em mim pois ele é mais alto e muito mais magro. KKKKK
Uma coisa que sempre achei meio empecílho na esgrima é aquela roupa pesada pois aqui no MS pra fazer 43ºC é daqui para alí.
De qualquer forma, eu tenho que encontrar pessoas que também estejam dispostas a praticarem pra formar pelo menos uma dupla e depois encontrar uma escola em um raio mais próximo de distância, mas por enquanto, vamos continuar conversando a respeito que tô achando isso muito instrutivo.
Primeiro, quanto ao pulso, sempre achei que o peso da espada faria o pulso doer muito nos primeiros dias mas não me toquei que a posição das pernas também ficam bem incômodas. Eu fiz caratê durante uns 3 ou 4 anos e lembro que tinha uma posição que o mestre mandava ficar que é muito parecida com a da esgrima que é a perna da frente dobrada e a de trás meio estendida dando sustentação e servindo de apoio pra um recuo rápido, lembro como se fosse hoje e até sinto a dor nas cochas ainda hoje, só de lembrar. KKKKKKKKKKK
Tornoselo, abdómem, panturrilha e até o peito do pé doiam nos primeiros dias.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer maio 12, 2015 2:16 pm

Bom seria se você fizesse curso para TÉCNICO... com isso conseguiria em pouco tempo montar uma sala de armas e criar um grupo pra praticar...

Se tiver uma escola militar por aí, provavelmente consiga fazer algo...

O Rio Grande do Sul é um estado onde existem vários clubes de esgrima. Não sei a situação do MS mas acho que por aí não tem nada... que eu saiba só existem clubes em SP (principalmente para Sabre), RJ (principalmente espada e florete) e RS...

A roupa é pesada e quente sim mas é FUNDAMENTAL você usar ela... apesar de não ter corte nem ponta afiada, os golpes machucam muito se você não têm proteção e como as armas possuem alto teor de carbono, num ataque mais forte, uma lâmina mais antiga pode se partir fazendo ponta perfurante o que é perigoso se você não está usando proteção... além disso, mesmo sem ponta, golpes no pescoço e olhos podem provocar sérios ferimentos se você não usa máscara, por exemplo...

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQua maio 13, 2015 7:15 pm

Gostei da idéia, pena não ter por aqui

Mas estou pensando em fazer armas orientais
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQui maio 14, 2015 2:49 am

Uma pergunta sobre DEFESA que está no nome do tópico.

Não consigo imaginar uma pessoa andando pelas ruas com uma rapiera na cintura,
pelo que sei tem 1 metro ou mais.
Mesmo um facão com 40 cm de lâmina seria bem estranho.

Um canivete na cintura chama atenção, faca na cintura só na área rural.

Eu sei de pessoas que portam nunchakus, são discretos e letais.
Uma vez eu vi um cara andando em SP com uma mochila nas costas
e havia uma espada por trás da mochila com a empunhadura sobre o ombro.

Ele estava com roupa de prática de artes marciais e na área várias academias.
Imagino que ele estava indo a uma academia com o equipamento dele.

A minha pergunta é como posso entender essa questão de defesa.
Quem pratica esgrima usaria o conhecimento como em situação de defesa?
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Almeida




Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 38
Localização : Porto Alegre - RS

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQui maio 14, 2015 9:22 am

Na defesa pessoal, poso dizer que sao dois fatores para qualquer momento, oportunidade e conhecimento(sobre alguma arte marcial), um cara que faz esgrima, ate vassoura vira arma...
No RS, estando pilchado, entra em qualquer lugar com uma faca
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQui maio 14, 2015 9:48 am

v.b.s.j.r.preto.
A maioria destas espadas ocidentais do gênero são pra estocadas ou cortes com a ponta, partindo desse princípio, até um espeto de churrasco serviria pra defesa se o cidadão tiver as técnicas certas, mas a grande questão é que em um momento de uma crise grave do sistema (guerra civil, por exemplo), isso seria uma arma de porte diário, o que não quer dizer que isso substitua uma boa arma de fogo, mas que aprender técnicas de defesa e ataque com armas do gênero é uma boa forma de se exercitar e se defender em casos extremos de uma pessoa te encurralar com um facão, por exemplo e você conseguir encontrar uma barra de ferro de construção ou algo que o valha.
A meu ver, só aprender as técnicas de esquiva já são de enorme ajuda.
Existem inúmeras técnicas de combate com armas brancas, como o Cali Silat (que vem das Filipinas e ensina o uso de facas pequenas, na verdade eles usam o Karambit que é uma faca que imita a garra de um tigre), o ninjutsu (que é o que eu pretendo fazer, que ensina técnicas de defesa e ataque com armas curtas médias e longas como espadas, por exemplo), a esgrima (que é o tratado aqui neste post), o Kung fu (que também ensina o uso de armas brancas como espada e facão), o Krav Maga (também tem a sua facção de lutas com facas), enfim, são muitas as técnicas, desta forma, como nunca se sabe que técnica o provável oponente vai usar, é bom você saber um pouco de tudo na hora de se esquivar e um pouco de tudo na hora de atacar e surpreender o oponente.
Tem alguns russos ensinando técnicas de ataque e defesa com facas que, segundo eles são utilizadas pelos Spetznas e achei até interessante, mas vi meio que um charlatanismo no jeito do cara agir, sem contar com toda a "graciosidade russa", mas alguma coisa inovadora eles tem e vale a pena ver os vídeos e, quem sabe praticar em casa com algum amigo.
Enfim, como a tradução literal da palavra esgrima venha do alemão skirmjam, que significa proteger (Wikipédia- Laughing Rolling Eyes Razz ) então, toda forma de esgrima é válida.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Almeida




Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 38
Localização : Porto Alegre - RS

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQui maio 14, 2015 10:39 am

No Krav Maga, tudo vira arma xD, nao tem escrúpulos, e dedo no olho, soco na garganta, aperto nos ovos...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQui maio 14, 2015 3:47 pm

Agradeço as respostas. Posso dizer que eu entendi.
Um gaúcho pilchado sem uma faca está praticamente nu  Razz  lol!

Eu já vi o uso da karambit e realmente é um terror.

Um japonês inventou o kubotan na Califórnia para a polícia ter uma opção não letal.
Uma barrinha de ferro com 14 cm, na ponta faz um furo e passa a argola das chaves.
No eBay encontra as de alumínio anodizado colorido ou plástico duro.

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Slimp1 ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER 20r1suw
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSex maio 22, 2015 1:01 am

Mamute-sc escreveu:
Gostei da idéia, pena não ter por aqui

Mas estou pensando em fazer armas orientais

Eu gosto muito de me exercitar com Bastão Bo... é um bastão de 1,80m de madeira rígida ou bambú...

É fácil pegar os movimentos... em 2 semanas treinando bem vc domina os principais movimentos... no torrent tem vídeos de treinamento ótimos disso...

Tonfa também é legal e fácil de aprender.

Quanto à esgrima, em teoria, qualquer professor de educação física pode ensinar... me convida pra caçar uns javas por aí que em duas semanas te passo o básico rs rs rs agora esgrima não é algo simples... você vai levar meses de treinamento, principalmente dos passos, pra poder começar... é duro.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSex maio 22, 2015 1:04 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Uma pergunta sobre DEFESA que está no nome do tópico.

Não consigo imaginar uma pessoa andando pelas ruas com uma rapiera na cintura,
pelo que sei tem 1 metro ou mais.
Mesmo um facão com 40 cm de lâmina seria bem estranho.

Um canivete na cintura chama atenção, faca na cintura só na área rural.

Eu sei de pessoas que portam nunchakus, são discretos e letais.
Uma vez eu vi um cara andando em SP com uma mochila nas costas
e havia uma espada por trás da mochila com a empunhadura sobre o ombro.

Ele estava com roupa de prática de artes marciais e na área várias academias.
Imagino que ele estava indo a uma academia com o equipamento dele.

A minha pergunta é como posso entender essa questão de defesa.
Quem pratica esgrima usaria o conhecimento como em situação de defesa?

Se um maluco invadir minha casa com um facão, ele vira picadinho...

Andar nas ruas com arma branca, claro que não... pra isso existe spray de pimenta e arma de choque... e arma de fogo se for o caso...

Agora em caso de conflito armado, meu, de boa... quanto mais tu souber em termos de defesa, melhor... até pedaço de pau ou um vergalhão vc conhecendo as 8 posições de ataque e de defesa da esgrima faz um estrago num oponente...
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSex maio 22, 2015 1:06 am

Rafael Almeida escreveu:
Na defesa pessoal, poso dizer que sao dois fatores para qualquer momento, oportunidade e conhecimento(sobre alguma arte marcial), um cara que faz esgrima, ate vassoura vira arma...
No RS, estando pilchado, entra em qualquer lugar com uma faca

Os movimentos de um florete, inclusive postura de ataque e defesa são os mesmo pra usar uma adaga caroneira, por exemplo...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSex maio 22, 2015 3:25 am

...


Última edição por Deivisson Mota em Seg Jun 01, 2015 5:28 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSex maio 22, 2015 8:28 am

Nao li o topico todo, to com preguiça e com pressa, hehehe....


no Clube Municipal na Tijuca-RJ tem um projeto de esgrima, e pelo que sei o curso é custeado por alguma instituicao e nao tem custo para o participante ( ou alguns pelo menos)

Varias vezes na saida do treino ou na "concentração" com o sebastian, vejo gente passando cim um case parecendo aljava de costas e nos sabemos que la dentro tem a "espada" .

Imagino o tanto de encrenca, ou preocupação, que esse pessoal deve estar tendo andando com uma espada pelas ruas, se nos ja nos estressamos com nossos arcos e flechas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 9:42 am

rubensrw escreveu:
Nao li o topico todo, to com preguiça e com pressa, hehehe....


no Clube Municipal na Tijuca-RJ tem um projeto de esgrima, e pelo que sei o curso é custeado por alguma instituicao e nao tem custo para o participante ( ou alguns pelo menos)

Varias vezes na saida do treino ou na "concentração" com o sebastian, vejo gente passando cim um case parecendo aljava de costas e nos sabemos que la dentro tem a "espada" .

Imagino o tanto de encrenca, ou preocupação, que esse pessoal deve estar tendo andando com uma espada pelas ruas, se nos ja nos estressamos com nossos arcos e flechas.

Olha... tanto espada quanto o florete e o sabre não cortam nem furam (a não ser que durante um jogo se partam aí pode ter o perigo de cortar ou furar, daí o equipamento de segurança)... as armas não têm corte... não são afiadas... servem apenas para registrar o toque, via eletrônica.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 10:26 am

Nada contra a esgrima e os floreios, mas as katanas são indiscutivelmente as laminas mais letais do mundo.





3 ladrão e um sujeito armado com uma katana.


Sem sombra de duvida que a esgrima é fenomenal, mas os japoneses nunca perderam pra espada europeia, seus samurais perderam para armas de fogo, na batalha de lâminas eles sempre foram superiores ao resto do mundo.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 11:45 pm

É... mas fico com minha rapieira mesmo assim...
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 11:47 pm

hehehe viu como uma espada te defende MUITO BEM?
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 12:05 am

A Katana corta mais, sem dúvida... aquilo é uma navalha... agora ela não foi feita pra defesa, pra bater lâmina com lâmina... te garanto q ela ficou cheia de dentes... nesse ponto é que a rapieira leva vantagem pois a base dela não corta e é mais grossa pra parar ataques e a ponta e a metade de cima da lamina cortam pra caramba... com uma vantagem... vc consegue mirar bem com ela pra atacar... a rapieira vc acerta onde quer... uma junção da armadura, por exemplo...

Mesma coisa o sabre que não é de cavalaria, o sabre reto...

Na esgrima vc tem 8 posições de ataque para estocada, 8 para corte e 8 posições de parada... com a katana vc tem basicamente 4 de ataque de 2 de defesa... é por isso que falo que é uma espada que te dá mais possibilidades de ataque e defesa... com uma outra GRANDE vantagem... vc só usa uma das mãos, deixando a segunda mão para, por exemplo, usar um espadim... se vc fizer uma parada com a espada num ataque de katana, a outra mão acerta o adversário com o espadim... o espadim aumenta muito tuas possibilidades de ataque e de defesa.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 12:33 am

Esse vídeo é bem legal...

Ir para o topo Ir para baixo
RoqueBrasileiro

RoqueBrasileiro


Mensagens : 80
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 38
Localização : Orleans/SC - Porto Alegre/RS

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 1:06 am

Lembro daquele filme da sessão da tarde (Os Duelistas - 1977). Como leigo não sei avaliar quanto às técnicas de combate, mas quanto ao costumes e armas da época, posso dizer que ele se aproxima com a realidade histórica na medida do possível para filmes. O que dizem os colegas experientes na área?



Tenho uma mini coletânea de armas e armaduras. Nas minhas andanças já adquiri um sabre de infantaria italiano do sec XIX (já postado no fórum http://www.arcobrasil.com/t11301-antiguidade-sabre-de-infantaria-de-1852 ), um sabre de cavalaria argentino do sex XIX, um escudo SIPAR do sec XVII (azerbaijão) e um elmo khula-khud também do séc XVII (azerbaijão).
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeDom Jun 07, 2015 9:39 pm

Cara... o pessoal da esgrima fala de um filme dizendo que é o melhor filme sobre esgrima já feito mas não lembro se o filme é esse ou é O Duelo... vou confirmar e posto aqui...

Enquanto isso, vou baixar esse daí pra assistir hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeSeg Jun 08, 2015 12:37 pm

Eu assisti o filme... MUITO BOM!

Eles usam florete e sabre... dá pra ter uma ideia boa de como usar essas armas... assim... se formos olhar fundamentos, seria algo injusto porque a esgrima moderna é um esporte não uma luta... então existem algumas limitações sobre passos (no esporte vc só anda pra frente e pra trás, basicamente, simulando um beco onde eram realizados duelos quando houve a proibição)...

A postura deles é muito aberta mas isso pode ser considerado um "convite"... quando vc abre a guarda de propósito pra ir no contra-ataque... eles abusaram dos convites durante o filme... mas dá pra ver bem nítido como era diferente o ataque com florete e com sabre... o florete só tinha a estocada e o sabre além da estocada o ataque de corte com a lâmina... então tá valendo sim!

Sobre o filme que falei não era esse, Os Duelistas e sim O Último Duelo que é um filme que trata da esgrima moderna, do esporte... vale a pena ver!
Ir para o topo Ir para baixo
RoqueBrasileiro

RoqueBrasileiro


Mensagens : 80
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 38
Localização : Orleans/SC - Porto Alegre/RS

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitimeQui Jun 11, 2015 7:53 am

Interessante! Valeu por partilhar do conhecimento. Vou procurar por esse filme, O Último Duelo, para assistir. Sempre tive vontade conhecer o esporte, mas nunca fui atrás. Além dos outros benefícios, acho que é uma forma de aprender e interagir de uma maneira diferente com a história. Eu tenho um livro sobre técnicas de lutas medievais "Medieval Swordmanship, ilustrated methods and techniques" - Jonh Clements, se  interessar fala por mp que passo o pdf. Abaixo algumas páginas do livro onde o autor faz uma breve explicação sobre alguns tipos de espadas da época. Abraço.

ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER 344czkj


ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER 20paov5


ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER 15xthj8


ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER 35jdxsl


ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Sy09cx
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Empty
MensagemAssunto: Re: ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER   ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
ESGRIMA PARA CURTIR, SE EXERCITAR E SE DEFENDER
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Curtir couro
» Faca Defender
» Arco master Defender.
» Galera olhem e opnem vamos nos defender e discutir o assunto
» Ajuda para definir os últimos detalhes para eu poder comprar meu Recurvo!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: