ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flechas de bambu imperial

Ir para baixo 
+2
elisonj
fabiomic
6 participantes
AutorMensagem
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeDom maio 31, 2015 10:21 pm

Boa noite a todos. Andei pesquisando no forum e encontrei vários tópicos sobre flechas de bambu,  geralmente o Metake. A minha intenção é fazer cavilhas de 1 x1 de bambu imperial,  pois ele da até 12,13mm de parede facilmente. Alguem ja tentou fazer?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 8:27 am

nunca tentei mas acredito que a ideia de certo.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 8:55 am

Se não me engano o Vidor já andou fazendo isso...

Daqui a pouco ele da as caras por aqui... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 12:28 pm

Cortei uns bambus ano passado inclusive o imperial, a parede é de boa espessura sim, o que eu não achei legal é que não é retilínio e as junções dos gomos tem umas saliências bem estranhas e disformes, diferente do bambu gigante verde, esse é bem melhor, mais reto só que tinha a espessura menor que o imperial...
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 1:16 pm

fabiomic escreveu:
Cortei uns bambus ano passado inclusive o imperial, a parede é de boa espessura sim, o que eu não achei legal é que não é retilínio e as junções dos gomos tem umas saliências bem estranhas e disformes, diferente do bambu gigante verde, esse é bem melhor, mais reto só que tinha a espessura menor que o imperial...

E tá na época de cortar denovo... Rolling Eyes Rolling Eyes
Tô me programando pra dar uma voltinha pelas moitas de bambú aqui da região pra ver se encotro algum estilo aqueles que vc me mandou. bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 2:10 pm

Hercules, moleza. Corto no comprimento de 90cm e faço as lascas, normalmente da mesma bitola do bamboo, exemplo, se tem parede de 13mm tente rachar com 13, vai ficar meio quadrado, quanto mais próximo do formato quadrado melhor para trabalhar.

-Aí, lixa a parte do gomo ou passe a lima para que fique reto, não te preocupe com a curva.
-No nó onde esta torto, aqueça na boca do fogão e prense quente em uma morsa, esfriou fica reto, não volta mais.
-Uma barra chata de 1" de largura por 1/4" de expessura, faça nela furos com broca começando pelo 14mm, ao lado 13mm, depois 12.....

Prenda a chapa na morsa.

Aponde uma das pontas da vareta com expessura mais fina do que a flecha vai ficar, exemplo se a flecha será de 9mm deixe a ponta com pouco menos que isso.

Introduza essa ponta no buraco de 14mm na chapa e com uma alicate segure firmemente a ponta passante e de aquele puxão com carinho rsrsrsr

Só ir passando pelo 13, 12, 11, 10, e finalmente o 9 ou se quiser mais fina.

Furos espaçados com mais de 1mm entre eles, fica dificil de puxar.

Isso a gente usava para fazer gaiola de passarinho no sitio, os filetes ficavam com 1,5mm.

Só passar óleo de tungue ou de linhaça e colocar os ferrules, pontas, penas, etc.. Confio mais em uma dessas de bamboo do que de FV ou madeira, é muito leve, costuma ter o efeito lambari na largada mas estabiliza muito rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 2:24 pm

vidro tu nunca tentou tornear o bambu como a gente faz com a madeira?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 2:49 pm

Danilo, não corta, o bamboo tem fibras muito longas, (é uma graminia,  hehehehe) esfiapa pra todo lado e não fica redonda.

Esqueci de comentar, Eu faço as varetas com o Bamboo verde, recem colhido, bem mais mole de trabalhar, depois é só amarrar e deixar secar.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 3:00 pm

Vidor escreveu:
Danilo, não corta, o bamboo tem fibras muito longas, (é uma graminia,  hehehehe) esfiapa pra todo lado e não fica redonda.

Esqueci de comentar, Eu faço as varetas com o Bamboo verde, recem colhido, bem mais mole de trabalhar, depois é só amarrar e deixar secar.

Será que na lixa grossa não da certo kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 5:31 pm

Danilo, só se for lixadeira de cinta, aquelas grandes de marcenaria, naquela fica 90% boa aí é so dar um grau manualmente, 100% na mão nem pensar com lixadeiras improvisadas não rola.

Aproveitando os 'Pardais de Plantão", ja fiz arco só com fitas de bamboo, cortei com 65", lasquei em tiras de 1cm, arredondei na gambiatec com 9mm e juntei 6 unidades (uma no centro e 5 ao redor) com serving sem cola, (Igual ao Warbow Mamute em andamento) resulta em +- 1" de expessura, pensa num arco ligeiro e bonito, esta com um amigo em Torres RS.

Agora seguindo um site que o amigo Elcio me passou vai sair um com 6 peças cortadas em triangulo de 60º, (60x60=360º) portanto sem espaço entre as fibras e coladas, é uma técnica de fazer varas de pesca.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 5:40 pm

Em tempo, o Bamboo Imperial é aquele listado de verde e amarelo???
Se for é este que uso e dá as melhores flechas.
Elison, quando for colher, tem os ramos secundários longos, quase sempre com medidas de 1cm de expessura ou menos e longos, acima de 2 metros, essas ramificações não possuem buraco interno, é maciço, flecha pronta, só retire os galhos que estão secos nos bamboos velhos, se colhidos novos ou verdes, murcham e ficam enrrugados.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 5:43 pm

Vidor escreveu:
Danilo, só se for lixadeira de cinta, aquelas grandes de marcenaria, naquela fica 90% boa aí é so dar um grau manualmente, 100% na mão nem pensar com lixadeiras improvisadas não rola.

Aproveitando os 'Pardais de Plantão", ja fiz arco só com fitas de bamboo, cortei com 65", lasquei em tiras de 1cm, arredondei na gambiatec com 9mm e juntei 6 unidades (uma no centro e 5 ao redor) com serving sem cola, (Igual ao Warbow Mamute em andamento)  resulta em +- 1" de expessura, pensa num arco ligeiro e bonito, esta com um amigo em Torres RS.

Agora seguindo um site que o amigo Elcio me passou vai sair um com 6 peças cortadas em triangulo de 60º, (60x60=360º) portanto sem espaço entre as fibras e coladas, é uma técnica de fazer varas de pesca.

AS varas de fly feita com bambu, são cortadas em trapézio, contam com 4, 6 e 8 partes depende o modelo.
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 11:14 pm

Caramba,  quanta informação de qualidade. Beleza, vou por em prática a técnica do Vidor.

Ontem quando eu estava cortando o bambo, eu reparei os tais galhos secundarios, mas estava com pressa e nem levei pra casa. Arrependimento!!!    Queria que vocês vicem a touceira de bambu.  É muuuuito grande     muito linda  , acho que farei uma visitinha lá novamente.heheheh.    Também coletei um bom pedaço para um arco inteirisso de bambu.
Vou fazer as varetas e posto o resultado.ok     obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Jun 01, 2015 11:24 pm

Vidor escreveu:
Hercules, moleza. Corto no comprimento de 90cm e faço as lascas, normalmente da mesma bitola do bamboo, exemplo, se tem parede de 13mm tente rachar com 13, vai ficar meio quadrado, quanto mais próximo do formato quadrado melhor para trabalhar.

-Aí, lixa a parte do gomo ou passe a lima para que fique reto, não te preocupe com a curva.
-No nó onde esta torto, aqueça na boca do fogão e prense quente em uma morsa, esfriou fica reto, não volta mais.
-Uma barra chata de 1" de largura por 1/4" de expessura, faça nela furos com broca começando pelo 14mm, ao lado 13mm, depois 12.....

Prenda a chapa na morsa.

Aponde uma das pontas da vareta com expessura mais fina do que a flecha vai ficar, exemplo se a flecha será de 9mm deixe a ponta com pouco menos que isso.

Introduza essa ponta no buraco de 14mm na chapa e com uma alicate segure firmemente a ponta passante e de aquele puxão com carinho rsrsrsr

Só ir passando pelo 13, 12, 11, 10, e finalmente o 9 ou se quiser mais fina.

Furos espaçados com mais de 1mm entre eles, fica dificil de puxar.

Isso a gente usava para fazer gaiola de passarinho no sitio, os filetes ficavam com 1,5mm.

Só passar óleo de tungue ou de linhaça e colocar os ferrules, pontas, penas, etc.. Confio mais em uma dessas de bamboo do que de FV ou madeira, é muito leve, costuma ter o efeito lambari na largada mas estabiliza muito rápido.
 valeu meu camarada, mas me diga uma coisa, posso lixar depois para dar um acabamento mais suave? E o nock, é feito na própria vareta ? Meu recurvo tem 40lbs, posso fazer as varetas com 8mm?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 7:46 am

Bom dia Hercules, pode lixar sim, quanto ao uso em arco de 40#, faça umas flechas e calcule o Spine delas é sempre bom ter garantia que não vai quebrar, heheh. Eu uso em equipamento de 35 mas por garantia deixo com 9mm, como é leve... os Nocks e pontas compro da RD Arqueria, mais pratico e resistentes. Olha aí.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 8:16 am

vidor tu usa o apontado para inserir as pontas?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 8:27 am

Bom dia Danilo, não, faço na lixadeira mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 8:37 am

As penas sao de onde? Muito bom, farei as minhas, obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeQui Jun 04, 2015 8:44 pm

Vitor, tá difícil de puxar o bambu. Devo estar fazendo algo errado. Mais uma coisa, na hora de lascar o bambu ele começa com uma medida é termina com outra. Acho que vou cortar a lasca com tico-tico. O que você acha?
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitimeSeg Fev 27, 2017 3:33 pm

Puxa vida...queria ver a continuação desse tópico. Pena que parou antes dos colegas mostrarem suas experiencias!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flechas de bambu imperial Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de bambu imperial   Flechas de bambu imperial Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flechas de bambu imperial
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flechas de bambu
» FLECHAS DE BAMBU
» Flechas de Bambu ! HELP !
» Flechas de bamboo!!!!!!
» qual melhor madeira para para se fazer as flechas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: