ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Duvida sobre as polias/roldanas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Rauldelfim




Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2015

Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitimeSeg Jul 27, 2015 9:16 pm

Boa noite! Gostaria de inicialmente deixar claro que sou extremamente leigo sobre o assunto de arquearia.
Meu pai trouxe de rondonia de uma loja de um amigo dele um Arco composto Zoros da Nautika. (link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Como foi em um "rolo" que meu pai pegou ele, não deu para escolher o arco que ele pegaria, tanto que esse arco ja veio um pouco desgastado.
Arranjei um pouco de feno, e comecei a praticar, mas a roldana da parte de baixo estava um pouco desgastada, e as vezes fazia com que a corda saisse do lugar certo, e para fazer ela voltar era só puxar a corda de novo com muita força, que ela voltava ao lugar sozinha.
Mas conforme fui utilizando o arco, aconteceu de a corda de colcoar a flecha se rompeu devido ao desgaste que tinha na roldana, e além de estragar a corda, ela tambem estragou a corda de aço.
Como pesquisei sobre o arco aqui no forum, vi que varios falaram que pelo preço dele, existem muitos melhores por ai, e que as cordas "de dentro" não deveriam ser de aço.
Agora estou com dificuldade em conseguir encontrar uma roldana igual a original que veio, e gostaria de saber quais as soluções que eu teria pra tentar arrumar ele, se tem como eu colocar outro tipo de roldana, ou até alguem que saiba algum lugar que vende na internet.
Desculpa a minha falta de informação, mas não sei mais para onde correr.
Obrigado pela atenção
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 11:12 am

Mui amigo Suspect

Como você não teve como recorrer a este fórum ANTES de adquirir, a solução é tentar consertar.
Não conheço esse arco mas pelas fotos parecem ser polias de plástico.
Se forem de plástico e como as polias são arredondadas, procure um torneiro mecânico e veja se compensa usinar uma peça dessas em alumínio ou nylon. Ou acione o importador do arco para ver quanto sai uma polia nova.
Geralmente esses arcos são descartáveis e dificilmente existem peças de reposição/garantia.
Eu diria que não compensa pela qualidade do arco e pelo custo do reparo.

Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Rauldelfim




Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2015

Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 1:26 pm

Boa tarde!
Então, as roldanas são de metal, não sei especificamente qual metal que é, mas elas não são de plastico.
Aqui tem uma foto da roldana que apresentou problema, ela esta toda desgastada, agora não sei se foi alguma "cagada" que o antigo dono do arco fez, ou se foi pelo fato de as duas cordas de dentro serem de aço.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os componentes desse meu arco são 2 cabos de aço, cada um iniciando em uma roldana diferente e acabando em uma menorzinha ao lado dessa que postei a foto, e a corda para apoiar a flecha.
Por causa do desgaste da roldana, quebrou a corda por inteiro, e um cabo de aço que se prendia nesta roldana, tambem esta praticamente quebrado, pois só restou alguns fios segurando ele.
Pesquisei sobre o arco novo e ele geralmente se encontra em torno de 600~800 reais, sera mesmo que é um arco "descartavel"?
Gostaria de saber sobre a opinião de vcs, se teria como comprar outro tipo de roldanas e colcoar no arco, ou trocar os dois cabo de aço por outro material e comprar outra corda e utilizar a roldana do jeito que esta.
Como eu disse sou bem leigo no assunto, então gostaria da ajuda de alguem se possivel.
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 6:50 pm

Pelas fotos, as polias são de liga de alumínio-magnésio, muito utilizada em fundições.
Essa polia não está só gasta, ela quebrou mesmo. Essa liga não aguenta abrasão e impacto e provavelmente você terá o mesmo problema trocando por novas polias originais.
Por essa razão as cams utilizadas pelos arcos de marcas mais consagradas são de alumínio forjado / usinado além de possuírem rolamentos.

Os cabos e cordas de arcos compostos modernos utilizam fios sintéticos como BCY 8190 mais resistentes a tração que o aço. Talvez você possa substituir pelo Dacron mas mesmo assim o conjunto não sairá barato. E se você for utilizar essa polia quebrada, esqueça. O fio é resistente à tração, não à abrasão e corte.

Infelizmente no Brasil os materiais de arqueria são caríssimos. O preço que você pagará por um arco "descartável", R$ 800,00, é igual ao que pagará por um arco composto bom, de entrada e de marca renomada, nos EUA. É a política do desenvolvimentismo que impede a livre concorrência.

Esse arco, como está, é perigoso utilizar. Lamento. Talvez você possa aproveitar o riser e as lâminas para fazer um arco convencional, nada de polias e cabos. Neste caso, peça auxílio de alguém que conheça materiais e um pouco de engenharia.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Rauldelfim




Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2015

Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 1:44 am

Muito obrigado pelas explicações Ruy!
Pelo visto terei que descartar mesmo o arco Sad
Mas mesmo assim, muitissimo obrigado pela atenção!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 9:40 am

Veja se é possível transformar nesse arco

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Coloque os parafusos na libragem mínima e peça ajuda de alguém que saiba fazer bem o serviço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvida sobre as polias/roldanas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre as polias/roldanas   Duvida sobre as polias/roldanas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida sobre as polias/roldanas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre como regular as roldanas do meu arco, modelo Apprentice2
» Duvidas sobre as roldanas
» Duvida sobre CAM
» Duvida sobre intercambiamento de flexas
» Duvida sobre ser LH ou RH

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: