ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Adaptação de button

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeQui Out 01, 2015 8:31 am

Olá pessoal, eu tenho um recurvo tradicional e artesanal, a pouco tempo resolvi atirar com vanes e adaptei um rest magnético da cartel. Entretanto percebo que nao está bom, pois as vanes estão esbarrando muito na parede do riser. Quero adaptar um button para poder regular melhor as coisas. Alguem pode me ensinar a fazer a adaptação? Onde furar, modelo de button, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeQui Out 01, 2015 1:42 pm

O button fica na linha da empunhadura.
A mão que segura o arco tem a parte mais funda acima, essa é a linha do button.
A altura em relação a janela é apenas o suficiente para a altura da vane.

Algumas marcas de button tem um tamanho fixo. Outras marcas tem vários tamanhos.
Aqui tem uma tabela com os dados técnicos a Werner Beiter:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você vai ter que encontrar um que tenha tamanho suficiente para atravessar a parede da sua empunhadura.
A altura do meu button na janela é de 14 mm com flecha fina e 10 mm com flecha grossa.
A altura do seu button vai depender do alinhamento da sua corda em relação a janela.
Como a empunhadura é artesanal, não segue um padrão. Você tem que medir e adaptar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olhando a corda alinhada com o centro do arco (centro da lâmina + empunhadura)
o button deve empurrar a ponta da flecha para fora, off-center.
No caso de flecha de madeira o nocking point é elevado (1 a 1,5 cm) e a flecha fica alinhada bem para fora.
Com flecha de alumínio o nocking point é médio (1 a 0,6 cm) e a flecha fica com a metada para fora (considerando a corda)
E com flecha de carbono o nocking point pode ser mais baixo, tem que fazer o teste do papel e fica só a ponta para fora.

Você conhece a posição correta do button e a pressão correta da mola quando a flecha vai reto.
Olhando o alinhamento do arco a flecha tem que ir para frete e não para os lados.
Ela vai reta no alinhamento do arco quando a combinação de spine da flecha, altura do nocking point e button estão corretos.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeQui Out 01, 2015 2:16 pm

O plunger possui duas funções, a primeira é alinhar a flecha corretamente no punho tendo como referência a corda e a segunda é ajustar a saída correta da flecha para que fique direcionada ao alvo.

O pessoal aqui de Assis fez as próprias flechas, cada um com o comprimento mais adequado e de madeiras diversas.
Como o spine varia MUITO e é um arco para N praticantes, não há necessidade e nem lógica de um plunger verdadeiro uma vez que a mola precisaria ser reajustada todas as vezes.
Por isso, o plunger foi substituído por um parafuso de filetagem 5/16"-24 cujo comprimento você escolhe de acordo com a necessidade. Se for esse o seu caso, compre também duas porcas para fazer o travamento com tamanho desejado.
Seria o mesmo que utilizar um plunger com uma mola muito dura e a real utilidade seria apenas fazer o alinhamento.

Se as suas flechas tiverem o spine bem definido e estiverem bem adaptadas, é interessante investir num plunger.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeQui Out 01, 2015 11:36 pm

As minhas flechas não tem o spine perfeito, varia um pouco.  Acho que o parafuso vai dar certo.     Uma observação,  as minhas flechas com vanes, na largada jogam pra direira a traseira.  As com penas naturais  vão perfeitamente retas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeSex Out 02, 2015 8:31 am

Hercules Coelho escreveu:
As minhas flechas não tem o spine perfeito, varia um pouco.  Acho que o parafuso vai dar certo.     Uma observação,  as minhas flechas com vanes, na largada jogam pra direira a traseira.  As com penas naturais  vão perfeitamente retas.

Não basta colocar o parafuso. Antes de furar e sair atrás do material, faça uma simulação.
Se você precisar desalinhar a flecha (entrar demais o parafuso) para que as vanes não batam na janela do arco (eu já ví isso num arco da Velox) é um indicativo que o projeto do punho não está adequado e a janela muito estreita. Nesse caso é preciso analisar se, trocando as vanes por aquelas de perfil mais baixo, resolve o problema ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeSex Out 02, 2015 8:49 am

Beleza, vou analizar essas questões. Obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Hercules Coelho

Hercules Coelho


Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2015
Idade : 48
Localização : Cachoeiro de Itapemirim, ES

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 2:04 pm

Resolvido. A haste estava muito pesada para as vanes. Eucalipto!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 10:07 pm

Hercules Coelho escreveu:
Resolvido.   A haste estava muito pesada para as vanes.   Eucalipto!

Question Não entendi...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Adaptação de button Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação de button   Adaptação de button Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Adaptação de button
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Adaptações em um recurvo olímpico para atirar off the shelf
» balestra na pesca????????
» Adaptacao kit AMS - PSE TOXIC
» Adaptação MICROSHOCK /AMS RETRIEVER
» Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Acessórios - Rests, Miras etc-
Ir para: