Existem diversas competições de tiro com arco, que são chamados de "Field". Aqui vou explicar 3 delas
Field Round
Field Hunter
Field Animal Round Field RoundAlvos concentricos são criados em 28 alvos separados. Às vezes, são colocados apenas 14 alvos, e você anda duas "voltas"no percurso para totalizar os 28 alvos.
Regras: Cada arqueiro dispara quatro flechas em cada um dos alvos.
Pontuação: O preto anéis centro são 5 pontos, os anéis brancos são 4 pontos, eo preto anéis exteriores são 3 pontos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Field HunterA prova de Hunter é ligeiramente diferente do que a Field Round. Há um alvo diferente (todo preto com um ponto branco no centro). A pontuação é a mesma que a field round, com os anéis de centro, de 5 pontos, e os anéis externos valendo 4 e 3 pontos cada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nessas duas primeiras provas, o "X" no meio do alvo também valem 5 pontos, porém são utilizadas como critério de desempate, portanto duas pessoas que tiveram a somatória de pontos iguais, o que teve maior numero de acerto no "X" estará em primeiro lugar.Field Animal RoundO circuito é montado, de preferência, em uma área de bosque com relevo bem acidentado. São 28 alvos ou 14 alvos com duas voltas no percurso, divididos em 4 grupos, cada grupo com suas distâncias mínimas e máximas.
Grupo 1* – 37m a 55m
Grupo 2* – 27m a 42m
Grupo 3* – 18m a 32m
Grupo 4* - 9m a 18m
* distâncias regulamentadas pela IFAA (na conversão de jardas para metros "arredondou-se" a metragem)
Posição de Tiro
As posições de serão demarcadas por “estacas” nas cores azuis (máster e arco composto) e vermelhas (arco recurvo e iniciantes).
O arqueiro deverá tocar a “estaca” com seu pé de apoio, o dianteiro, devendo seu corpo permanecer atrás da “estaca”.
Alvos do Grupo 1, o arqueiro deverá atirar da primeira “estaca”, errando o tiro deverá encaminhar-se para a segunda “estaca”, que está 5m à frente da primeira; precisando atirar uma terceira flecha deverá ir para a terceira “estaca”, 5m à frente da segunda.
Alvos do Grupo 2, o mesmo para os alvos do Grupo 1 exceto a distãncia entre as “estacas” é de 3m.
Alvos do Grupo 3 e 4, somente um “estaca” indicando a posição de tiro.
Pontuação
Em todos os alvos existem duas áreas de pontuação, uma central, também chama de “mortal”; e uma periférica, chamada de “ferimento”.
A pontuação variará de acordo com o número de flechas atiradas.
1ª flecha – “mortal” = 20 pontos
1ª flecha – “ferimento” = 18 pontos
2ª flecha – “mortal” = 16 pontos
2ª flecha – “ferimento” = 14 pontos
3ª flecha – “mortal” = 12 pontos
3ª flecha – “ferimento” = 10 pontos
Uma flecha que encoste na linha que delimita uma das áreas de pontuação, para ser validada ela deve “cortar” a linha por dentro, ou seja, tem que romper a linha totalmente.
As posições de tiro variam de acordo com a situação, isto é, pode-se atirar em pé, sentado, ajoelhado ou até em cima de uma árvore.
Os arqueiros são divididos em grupos, que partem de um determinado alvo e dão a volta no circuito até chegarem ao alvo de origem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Aqui no brasil o ponto central no mortal ainda não é usado como critério de desempate, porém creio que logo logo será, assim como é no Field Round e no Field hunter.