ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...

Ir para baixo 
+20
Pasetto
Lincoln
jorge_wiendl
SujoO
ian marcelo
SanchoVJR
angelo.mateus
tche171
Fred
Mamute-sc
José Ferreira Campos Jr
Juliano
Leonel>
JPauloBap
wpurgatto
Gilberto.Wiggers
Juliano Albuquerque
fabio carneloci
CALIL
Laisson
24 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Laisson




Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/01/2010

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSex Jan 29, 2010 3:53 pm

ola a todos, eu criei este topico por se tratar de um assunto que me deixa um pouco preocupado

a madeira a ser usada na confecção do arco, creio eu, seja uma das principais fatores na qualidade final do produto, perdendo apenas para a habilidade do fabricante. sendo assim gostaria de uma opnião da galera que entende mais do assunto.

gostaria de discutir quais madeiras são melhores, mais acessiveis, mais faceis de se trabalhar e tals

até o momento o que sei é o basico, osage orange e teixo são as melhores madeiras para a fabricação do arco, mas quase impossiveis de se encontrar aqui no brasil, por aqui, oque ja ouvir falar de madeiras boas foi o ipe ( e suas variaçoes) o rouxinho, jatoba e aroeira, eu andei trabalhando com peroba ( por ter sido o uncio que encontrei) mas não fiquei muito satisfeito com o produto final, axei muito quebradiça e " lasquenta"( se bem que minha habilidade com a madeira deixa bem a desejar)

estou para pegar uma peça de garapa/garapeira, alguem ja trabalhou com esta madeira? o rapaz que meche com madeiras que esta me forneçendo disse se uma boa madeira, mas nunca teve experiencias com arco então estou na duvida
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSeg Fev 01, 2010 5:20 pm

Eu também tenho dúvidas de quais madeiras no brasil são ideias.

Uma que sempre quis saber se daria certo seria o marmelo, ja ouviu falar dele?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Laisson




Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/01/2010

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeTer Fev 02, 2010 1:56 am

então cara, tinha um rapaz com esta mesma duvida na comunidade do orkut sobre arqeuaria que participo, so que pelo que me lembro ningm soube responder

se quiser dar um conferida ( se é que vc ja não conhece )segue o link

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

boa sorte


ainda esperando informaçoes sobre a garapeira.........
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSáb Fev 13, 2010 9:38 am

essa garapeira é tipo a palmeira ?

vou tentar trabalhar numa dessas variedades de palmeira quando eu tiver um tempo , deve ser uma madeira boa para o arco é bem fibrosa e elastica dependendo eu so farei uma lamina dessa palmeira para inclementar com o arco e a outra lamina de bambu ou fibra de vidro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Juliano Albuquerque




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/04/2010

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeTer Abr 13, 2010 11:28 pm

Pessoal eu fiz um arco com a madeira da garapeira, ficou muito bom e muito potente, porém a espessura da lâmina que vai no revestimento tem que ser de 4mm ou mais para evitar trincas.
O ideal seria revestir com bambu na net dizem que um dos melhores revestimetos para se fazer um arco antes da fibra de vidro.

Quando tiver mais tempo coloco uma foto do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Gilberto.Wiggers

Gilberto.Wiggers


Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 38

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 6:45 pm

aqui tem uma série de dicas de construção, inclusive combinações de madeira...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQua Ago 11, 2010 5:27 pm

Estou construindo um de Ipê, assim que eu terminar faço um topico mostrando tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeDom Ago 15, 2010 11:38 am

CALIL escreveu:
Eu também tenho dúvidas de quais madeiras no brasil são ideias.

Uma que sempre quis saber se daria certo seria o marmelo, ja ouviu falar dele?
Meu mai sempre diz que vara de marmelo é doída affraid
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeDom Ago 15, 2010 12:01 pm

kakorippel escreveu:
CALIL escreveu:
Eu também tenho dúvidas de quais madeiras no brasil são ideias.

Uma que sempre quis saber se daria certo seria o marmelo, ja ouviu falar dele?
Meu mai sempre diz que vara de marmelo é doída affraid

rss então. Devem ser bem flexíveis!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 9:58 pm

Bom pessoal, faz um tempinho que não estou trabalhando com madeira, mas vou tentar ajudar... tenho marceneiros, carpinteiros e artesões na família e já fui um pouco de cada...rsrs.

Só tentei fabricar um arco uma vez com Massaranduba (imita muito a Aroeira) e já aviso: não serve.

Posso afirmar que vcs terão que utilizar madeiras consistentes, secas (quanto mais velha melhor), com veio o mais reto possíveis e que não tenham tendência à apresentar trincos após trabalhada para obter um ótimo resultado.

Porquê? Porque a madeira inicialmente tende a abrir em seus veios ou trincos, se houver trinco ou o sentido do veio for cortado na transversal ou hajam nós o primeiro ponto a abrir e quebrar será ali.

Cuidado com a paulada na cara!

O Ipê é um pouco difícil de trabalhar, mas com paciência se encontra uma peça com as características necessárias para sair um bom trabalho (acredito que seja o mais viável). O Jatobá é muito forte também, mas não indico por se tratar de uma madeira muito revessa. O Roxinho já vi, mas não cheguei a trabalhar com ele. O Pau Brasil e a Aroeira devem ser bons, se você conseguir encontrá-los. Já ouviu falar em Guaritá? Acredito que seja ótimo. Esqueça Peroba, Cupiúba, Eucalipto, Angelim, Currupixá, Cedrinho e madeiras que tendem a ser independêntes (empenem ou torçam) e muito leves e moles, o arco precisa ter resistência.

Bom pessoal, vou dar uma pesquisada no assunto, se encontrar/lembrar de alguma eu posto.

Espero ter ajudado um pouco.

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 10:27 pm

o certo é deixa-se secar por 1 ano na sombra. e aí se usa a madeira. pegar um tronco que dividido em 4 partes iguais gera 4 arcos.

nos EUA se usa muito um tipo de castanheira.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 9:29 am

O Longbow que estou montando é de Ipê, e realmente é uma madeira muito dura, estou sofrendo com o serrote e a grosa, pois não tenho equipamentos elétricos para trabalhar madeira, então decidi deixar os limbos de Ipê e a empunhadura vou utilizar uma madeira mais facil de trabalhar, pensei em até usar pinho, mas estou com medo de ficar muito frágil, o que vocês acham Question
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 12:10 pm

Wpurgatto,

A empunhadura de pinho não ficará resistente o bastante para suportar a pressão exercida pelos limbs.

O Ipê é "triste" de se trabalhar e pesado. Se vc conseguir Aroeira (um pouco pesada ainda), Guaritá, Canelão ou Cedrinho será bem mais fácil pra trabalhar e deverão dar um bom resultado.

Abc.

Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 1:06 pm

Faça a empunhadura de imbuia. Muito facil de trabalhar e boa. é a mesma usada em muitas coronhas de espingarda (quando se usava madeira que prestava).



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Leonel><Draco

Leonel><Draco


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 32
Localização : RS

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:04 pm

Oi, sou novato na confecção de arcos (ainda to fazendo meu primeiro(ta um lixão ^^)).
e tenho uma duvida...
estou usando lenha(uma galho) de aroeira ouvi falar que é bem boa mas...
a madeira de guajuvira é boa pra esse tipo de trabalho??
to pensando em abandona o outro(só fiz pra testa mesmo) e começa com um de guajuvira
agradeço desde já as opiniões e conselhos vlw!!!!!!!!


Rock'n'roll na veia mano cheers ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:14 pm

Leonel>
Oi, sou novato na confecção de arcos (ainda to fazendo meu primeiro(ta um lixão ^^)).
e tenho uma duvida...
estou usando lenha(uma galho) de aroeira ouvi falar que é bem boa mas...
a madeira de guajuvira é boa pra esse tipo de trabalho??
to pensando em abandona o outro(só fiz pra testa mesmo) e começa com um de guajuvira
agradeço desde já as opiniões e conselhos vlw!!!!!!!!


Rock'n'roll na veia mano cheers ^^
A guajuvira dá belas empunhaduras para armas de fogo, é bem dura, mas não sei se é flexível.
Ir para o topo Ir para baixo
Leonel><Draco

Leonel><Draco


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 32
Localização : RS

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 9:59 pm

hmmm...
eu andei pesquisando e achei um texto sobre ela (guajuvira) vo por o link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

me interessei em tal madeira por esse seguinte fragmento:

"Seu crescimento é lento, característica comum a árvores com madeira de boa qualidade. A madeira da guajuvira é escura, densa, pesada, dura, mas apresenta elasticidade e é fácil de trabalhar. É também muito durável, podendo ficar exposta a intempéries e até mesmo submersa ou enterrada. Ela é aproveitada em construções, em vigas, moirões e no fabrico de cabos de ferramentas."

sei la... vo tenta consegui uma aki e quero ve se trabalho ela la por janeiro (deixa uns 4 mes secando) e vamo ve no que da.
quem tive mais opinião ou quize deixa uma dica/conselho agradeço ^^

É NOIX QUE VOA BRUXÃO cheers
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeTer Set 28, 2010 6:57 am

Interessante e bela esta madeira Guajuvira, não conhecia:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Achei até um Bonsai de guajuvira pesquisando por aí rss
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Leonel><Draco

Leonel><Draco


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 32
Localização : RS

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQua Set 29, 2010 8:44 pm

Será que cedro é bom
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQua Set 29, 2010 8:56 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 10:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Ferreira Campos Jr




Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/09/2010

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Madeira para arco   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQui Set 30, 2010 9:07 pm


Boa noite,

Sou novato e este é o meu primeiro post, posso lhes dizer que a maioria dos indios do sul do Pará , como Gaviões e Assurinis usam o Ipê amarelo para a confecção de seus arcos .

Ferreira Campos
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQui Set 30, 2010 9:08 pm

José Ferreira Campos Jr escreveu:

Boa noite,

Sou novato e este é o meu primeiro post, posso lhes dizer que a maioria dos indios do sul do Pará , como Gaviões e Assurinis usam o Ipê amarelo para a confecção de seus arcos .

Ferreira Campos

Obrigado pela informação! E funciona bem o arco sendo apenas de ipê?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
José Ferreira Campos Jr




Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/09/2010

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Madeira para arco   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQui Set 30, 2010 10:00 pm


Sim Calil , eles caçavam com eles , hoje caçam com espingardas devido a praticidade , os arcos Gaviões são fortíssimos tem quase

2metros de altura por uns 4,5 de diametro , são arredondados eu não conseguia tensiona-los como eles o faziam , arremessam

flexas de + ou- 1,50

-1,60 metros de taboca a grandes distâncias , são exímios arqueiros e caçadores , faz parte de sua cultura jogos com flechas onde

até as mulheres participam , sempre treinam toda a semana , reunidos em acampamentos na floresta ( mas sempre proximo a

aldeia).

Já os Assurini fazem arcos mais curtos largos e finos , também de ipê , também de grande potência .

Todos feitos em ipê sómente .
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQui Set 30, 2010 10:59 pm

se você tiver posta alguma foto pra gente poder ver
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitimeQui Set 30, 2010 11:40 pm

José Ferreira Campos Jr escreveu:

Sim Calil , eles caçavam com eles , hoje caçam com espingardas devido a praticidade , os arcos Gaviões são fortíssimos tem quase

2metros de altura por uns 4,5 de diametro , são arredondados eu não conseguia tensiona-los como eles o faziam , arremessam

flexas de + ou- 1,50

-1,60 metros de taboca a grandes distâncias , são exímios arqueiros e caçadores , faz parte de sua cultura jogos com flechas onde

até as mulheres participam , sempre treinam toda a semana , reunidos em acampamentos na floresta ( mas sempre proximo a

aldeia).

Já os Assurini fazem arcos mais curtos largos e finos , também de ipê , também de grande potência .

Todos feitos em ipê sómente .
Como assim?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...   Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Madeiras [RS]
»  TakeDown esse vai ser meu primeiro que vou fazer depois que comecei a acompanhar o Fórum
» Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente
» Sonho de consumo - Madeiras!
» Madeiras não recomendadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: