ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
TiagoMS

TiagoMS


Mensagens : 286
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 35
Localização : Salvador/Bahia

(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Empty
MensagemAssunto: (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...   (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Icon_minitimeSex maio 06, 2016 9:58 pm

Olá pessoal! tudo bem?

Estou com dúvidas sobre a aquisição de pontas para meu arco.
Ele é um arco composto 40lbs (Velox Bufalo, modelo antigo), atualmente estou utilizando flechas de aluminio, que comprei na falcon armas, a referencia dela é o "2018".

Minhas dúvidas:
- 100g, 125g ou 150g. essa diferença de até 50g fará realmente diferença?
- Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?
- Qual seria a indicada para meu equipamento? (e por que?)



Sei que parece uma pergunta besta, mas, como já dizia minha avó: "é melhor parecer burro por 5 minutos do que ser burro a vida inteira".
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Empty
MensagemAssunto: Re: (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...   (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Icon_minitimeSáb maio 07, 2016 12:25 am

O símbolo de peso está errado, não é g e sim gr.

g = gramas - sistema internacional
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

gr = grains ou grãos - sistema imperial
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O peso da ponta tem relação direta com a dureza da flecha.
O cálculo de spine é feito para uma ponta padrão de 100 grains.
Se aumenta o peso da ponta faz a flecha entortar mais, portanto é como se ela fosse mais mole.
Se reduz o peso da ponta faz a flecha entortar menos, portanto é como se ela fosse mais dura.

Para arco de tiro ao alvo se usa pontas de 50 grains para flecha de iniciante e baixo custo,
de 75 a 120 grains para flechas de competição. Flecha de caça é de 100 grains para cima.
Quanto maior o peso da ponta menor a velocidade da flecha e maior o poder de penetração.

Existe uma relação entre velocidade e peso da ponta interferindo na energia cinética.
Flecha de caça tem um ponto de ótimo entre peso e velocidade para maior penetração.
Flecha de competição demanda uma ponta para dar estabilidade que em média é ao redor de 100 grains.

O meu jogo de flecha não estava voando bem e eu tirei 10 grains da ponta e ficou perfeito.
Um amigo comprou flechas baratas e não estava voando bem, ele aumentou o peso da ponta.

No seu caso por ser um arco de tiro ao alvo, e para um composto ele tem um peso de puxada mediano, pode ir de 100 grains para baixo.
Mais peso do que isso vai ter que usar haste muito mais dura. Uma flecha com mais de 100 grains fica com a ponta muito pesada e interfere no FOC.

Idea [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

alien
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoMS

TiagoMS


Mensagens : 286
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 35
Localização : Salvador/Bahia

(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Empty
MensagemAssunto: Re: (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...   (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Icon_minitimeTer maio 10, 2016 1:33 am

Desde já, agradeço a resposta, mas fiquei com mais algumas dúvidas.

1- Qual as faixa de libras que definem um arco como sendo de puxada de peso baixo, mediano e alto?
2- Pelo que você disse, entendi que minhas flechas, de numeração "2018", teve sua medida de spine realizada utilizando como parametro um peso de 100gr na ponta (apesar que não sei qual o spine da minha flecha). Correto?
3- a medida do FOC inclui a ponta. Correto?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Empty
MensagemAssunto: pontas   (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Icon_minitimeTer maio 10, 2016 10:49 am

Eu recomendaria flechas de carbono e pontas leves.
Minhas flechas para Field são as Gold Tip Ultralight 400, hastes de 7.4 gpi.
Para inddoor, Gold Tip Hunter XT 400, 8.2 gpi; para outdoor Beman ICS 400, 8.4 gpi.
Pontas rosqueáveis de 70 gr (http://www.lancasterarchery.com/x-spot-ss-screw-in-field-point.html).
Agora comprei GoldTip Nine3 para Indoor, com pontas de 150 gr, mas, ainda não montei.
Eu só uso flechas que comportem nock Gold Tip, isso evita mexer no DLoop.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Empty
MensagemAssunto: Re: (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...   (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Icon_minitimeTer maio 10, 2016 1:47 pm

TiagoMS escreveu:
Desde já, agradeço a resposta, mas fiquei com mais algumas dúvidas.

1- Qual as faixa de libras que definem um arco como sendo de puxada de peso baixo, mediano e alto?
2- Pelo que você disse, entendi que minhas flechas, de numeração "2018", teve sua medida de spine realizada utilizando como parametro um peso de 100gr na ponta (apesar que não sei qual o spine da minha flecha). Correto?
3- a medida do FOC inclui a ponta. Correto?

1. Depende de uma série de fatores como sexo, idade, físico, tempo de prática,... No meu ponto de vista, quando diz baixa libragem para INICIANTES, é abaixo de 24#. Mais que isso é alto. Very Happy

2. Existem duas medidas de spine, o estático e o dinâmico. Procure pela palavra SPINE que aqui no fórum existem inúmeros artigos.

3. Sim e não. A medida padronizada AMO, não inclui a ponta.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Empty
MensagemAssunto: Re: (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...   (duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
(duvida) Pontas, 100g, 125g, 150g...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» (Duvida) Modelo de Pontas
» To com uma duvida aqui,me ajudem...pontas de caça
» VENDO 6 pontas G5 MONTEC mais 6 pontas rage valor 350.00 total de 12 pontas novas vendidas
» Duvida quanto a setas e pontas para besta jaguar
» Pontas de treino com peso de pontas de caça.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: