ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)

Ir para baixo 
+2
Ruy
tomazsp
6 participantes
AutorMensagem
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeQua Out 18, 2017 11:59 pm

Caros, hoje aconteceu algo bastante intrigante no meu treino.

Desde março deste ano comecei a praticar o tiro com arco em casa. Por aqui, posso atirar a uma distância de até 22 metros, mas só tenho treinado à 18 metros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como podem ver na foto abaixo, o alvo é aquele quadrado cinza (46x45cm).

E cada alvo tem 12cm de diâmetro, impresso em casa.  
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Geralmente realizo o treino entre 11h e 14h. É um horário um pouco complicado, pois a luz do sol bate diretamente no alvo e ofusca um pouco. Para solucionar eu estendo uma toalha em cima e volta ao normal.  
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mesmo se o alvo está com a luz direta ou com sombra, é isto o que acontece ao mirar:
1-a mira fica embaçada;
2-o alvo fica embaçado;
3-mira e alvo ficam embaçados.
Independente das três opções, eu consigo realizar os tiros tranquilamente.

Hoje fui treinar próximo das 16h, e eram estas as condições. (a casa do vizinho do fundo é num nível bem mais alto comparado com o que casa)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Quando a luz do sol ficava mais direta no meu rosto, não chegando a ofuscar 100% minha vista, a mira e o alvo ficavam totalmente visíveis, como podem ver no exemplo acima.

Fiquei sem entender o motivo da melhora da definição da mira e alvo.
Meu Peep tem uma abertura de 7/32'' e a mira tem uma casa de 5cm.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeTer Out 24, 2017 4:45 pm

Não entendo direito como funciona o olho humano mas quando existem dois objetos em distâncias muito diferentes, um deles sempre ficará desfocado. Eu foco no pino da mira e deixo o alvo desfocado. Outros focam no alvo e deixam o pino da mira desfocado. Vai de cada um.
O fato da luz ir contra os olhos faz contrair a pupila e fechar as pálpebras. Talvez isso explique tal fenômeno.
Ir para o topo Ir para baixo
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeTer Out 24, 2017 7:57 pm

Eu também prefiro focar no pino e deixar o alvo desfocado, pelo menos para 18 metros não vejo dificuldade para acertar o anel de 10 pontos.
Talvez seja isso mesmo em relação do contra luz, o fenômeno deu o mesmo efeito que um dos Peeps da Specialty oferece.

Ruy escreveu:
Não entendo direito como funciona o olho humano mas quando existem dois objetos em distâncias muito diferentes, um deles sempre ficará desfocado. Eu foco no pino da mira e deixo o alvo desfocado. Outros focam no alvo e deixam o pino da mira desfocado. Vai de cada um.
O fato da luz ir contra os olhos faz contrair a pupila e fechar as pálpebras. Talvez isso explique tal fenômeno.

Um detalhe que esqueci de colocar no post, não sei se é tão relevante para tal coisa. Utilizo óculos, tenho miopia e astigmatismo.

Olho direito (-2) --- Astigmatismo (-3) --- Eixo (87º)
Olho esquerdo (-3,25) --- Astigmatismo (-2.75) --- Eixo (90º)


Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeQua Out 25, 2017 8:37 pm

A face de alvo oficial para arco composto indoor 18 metros na regra WA
é um anel interno de 2 cm de diâmetro valendo 10 pontos,
o anel amarelo de 9 pontos tem 6 cm de diâmetro.

Ou seja, é diferente do alvo para recurvo onde o anel de 10 pontos mede 4 cm.

Esse é chamado face tripla, porque são 3 faces, para 3 flechas.
Razão. Se atirar mais de uma flecha em uma mesma face, pode quebrar as hastes.
O arco composto, e hoje mesmo o recurvo, tem um nível de agrupamento muito grande.

Composto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Recurvo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Em relação ao problema do sol, quem pratica outdoor resolve de duas formas.

1- quebra a luminosidade usando um chapéu com aba não muito grande.
aba grande pega na corda, o ideal é escolher o chapéu com o arco na mão.

2- usar óculos escuro. O técnico Kissik Lee diz no seu livro que é muito útil usar
óculos escuro para controlar a intensidade da luz e manter a pupila um pouco mais aberta.
Importantíssimo ser lente com proteção UV, justamente porque a pupila abre mais.

Uma empresa francesa tem uma linha especial para tiro ao arco, chamado Shoot-Off Glasses

Jean Charles Valladont, arqueiro olímpico francês
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeQua Out 25, 2017 10:15 pm

Alguém já tentou usar esses óculos para 18 metros? 70 metros, nem pensar. Kkk

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E um alerta...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeQua Out 25, 2017 10:44 pm

v.b.-s.j.r.preto,
Sobre o alvo, quis fazer o meu baseado nas medidas do The Vegas Shot (X Ø2cm, 10 Ø4cm, 9 Ø8cm e 8 Ø12cm), só que fiz até o 8º anel e juntei eles para caber no sulfite. No momento por enquanto não vale o custo benefício em comprar as folhas.  

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então, a questão do sol é a seguinte: quando o sol bate na face do alvo, fica um pouco ruim de ver, mas quando o sol está batendo quase que diretamente no meu rosto não teve uma piora na vista, pelo contrário, uma boa melhora.

Tenho um óculos escuro com grau, já fiz alguns (poucos) treinos com ele e pra mim piorou pra poder visualizar o alvo.

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
A face de alvo oficial para arco composto indoor 18 metros na regra WA
é um anel interno de 2 cm de diâmetro valendo 10 pontos,
o anel amarelo de 9 pontos tem 6 cm de diâmetro....

Ruy, meu pai tem um óculos desses, sempre ficou jogado numa caixa. Nem tenho como testar eles, se eu tirar os meus fico que nem o Mr. Magoo!

Ruy escreveu:
Alguém já tentou usar esses óculos para 18 metros? 70 metros, nem pensar. Kkk...
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: luz   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeQui Out 26, 2017 9:37 am

Luz é luz, zóio é zóio!
kkkkk
O duro é usar um scope com lente 6X, peep 1/8"com lente Clarifier #3, e pegar um sol nas costas.
O Clarifier é a lente clareadora, que tira o embaçado do alvo por causa da lente do scope.
Já troquei o pino 0.010" por 0.019", e mesmo assim não enxerga a luz do pino, ela some.
Agora, no Field, uso pino 0.019", lente 6X, e peep com lente Clarifier #1.
Mesmo assim, se o alvo estiver embaixo de um bambuzeiro sombreado e a luz entrar pelas costas, não enxerga a luz do pino.
Agora, sempre levo junto um Clarifier 1/8" sem lente, para trocar na hora do tiro.
A troca é rápidinha, fica só o buraco sem lente, aí, enxerga a luz do pino.
Essa tal de luz na mira é fogo!
Ir para o topo Ir para baixo
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSex Out 27, 2017 10:31 am

TRC, a minha ideia mais pra frente é adquirir a mira HHA King Pin e casar com o Peep da Specialty, talvez somando com um Clarifier. Mas não estou cogitando colocar lente de aumento no scope. Ainda são só ideias que estou estudando.

Ontem li um tópico antigo sobre uso de óculos, pelo que o pessoal havia relatado minha vista não é tão ruim quando eu acho hahahahaha. Para mim, não sinto que o óculos atrapalhem nos meus tiros e se eu tirar ele, vish, ai a conta vai ficar alta por perder as flechas.


TRC escreveu:
Luz é luz, zóio é zóio!
kkkkk
O duro é usar um scope com lente 6X, peep 1/8"com lente Clarifier #3, e pegar um sol nas costas.
O Clarifier é a lente clareadora, que tira o embaçado do alvo por causa da lente do scope.
Já troquei o pino 0.010" por 0.019", e mesmo assim não enxerga a luz do pino, ela some.
Agora, no Field, uso pino 0.019", lente 6X, e peep com lente Clarifier #1.
Mesmo assim, se o alvo estiver embaixo de um bambuzeiro sombreado e a luz entrar pelas costas, não enxerga a luz do pino.
Agora, sempre levo junto um Clarifier 1/8" sem lente, para trocar na hora do tiro.
A troca é rápidinha, fica só o buraco sem lente, aí, enxerga a luz do pino.
Essa tal de luz na mira é fogo!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: peep   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSex Out 27, 2017 5:24 pm

O tal do Specialty Super Peep é excelente, eu usava o GMeta e parei.
A medida dos meus é 3/16", dá para colocar o clarificador de 1/8", fica ótimo.
Ir para o topo Ir para baixo
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSáb Out 28, 2017 9:38 pm

Muito obrigado TRC pelo feedback do Specialty, bom saber de uma dica bem específica para mim. Estava na dúvida em qual adquirir.

TRC escreveu:
O tal do Specialty Super Peep é excelente, eu usava o GMeta e parei.
A medida dos meus é 3/16", dá para colocar o clarificador de 1/8", fica ótimo.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: clarify   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSáb Out 28, 2017 10:33 pm

Quem usa o Specialty Super Peep 3/16" compra os Clarify #1, #2, #3, para lente 6X, pino 0.019", porque tem a fibra ótica mais grossa; o 0,010" é muito fino, a fibra ótica absorve pouca luz.
Se atirar target outdoor, 50 metros, parado, pode usar o #3, geralmente não pega sol pelas costas.
Nesse caso, se passar do meio dia já começa complicar, mas pode trocar o clarify por outro menor.
Se atirar field, aconselho usar o #2, mas se pegar sol pelas costas ou se estiver na sombra, a luz do pino desaparece.
Melhor usar para field o #1, clarifica bem o alvo e sofre menos o efeito da luz.
A fibra ótica é enrolada no scope, se o sol bate atrás do arqueiro a fibra ótica fica na sombra e absorve pouca luz.
Se houvesse um jeito de desenrolar a fibra ótica e levantar na parte de cima da mira, acho que absorveria mais luz.
No field eu utilizo scope com lanterna, quando o pino desaparece eu ligo a lanterna.
É aquela lanterninha que acopla no scope da mira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSeg Out 30, 2017 2:36 pm

Estava pensando ontem sobre ter conseguido enxergar bem o alvo e os pinos contra a luz. Na fotografia quando queremos deixar o máximo de coisas em foco, fechamos o diafragma e com isto ganhamos uma maior profundidade de campo. Talvez isto aconteça também com o olho, já que houve uma maior exposição de luz e a pupila fechou a ponto de aumentar a profundidade.
Bom, foram só algumas divagações minhas, mas talvez seja isto mesmo.


TRC, como disse ali em cima, minha ideia é pegar um HHA Optimizer Lite King Pin com o tamanho da casa de 1 5/8'' e com os pinos de .019, mas não estão nos meus planos adquirir as lentes num primeiro momento.
E na minha mira tem a lanterna acoplada, mas a bateria acabou, tem hora que nem dava pra saber se ela tava ligada ou não.

TRC escreveu:
Quem usa o Specialty Super Peep 3/16" compra os Clarify #1, #2, #3, para lente 6X, pino 0.019", porque tem a fibra ótica mais grossa; o 0,010" é muito fino, a fibra ótica absorve pouca luz....
Ir para o topo Ir para baixo
ArturFS

ArturFS


Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/10/2014
Localização : São Gabriel, Rio Grande do Sul

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSeg Nov 20, 2017 4:56 pm

Tchê, em se tratando da técnica de tiro com armas de fogo, o aparelho de pontaria é constituído de alça e maça. Para a pontaria foca-se sempre na maça para ser mais fácil o alinhamento alça-maça-alvo e evitar um possível acompanhamento errado no caso de o alvo estar em movimento.

Em armas, a alça é a parte de trás do aparelho de pontaria, a maça a parte da frente.
Puxando para o arco, o peep seria a alça e a mira em si a maça.

Pelos relatos de vocês aí da pra ver como a prática comprova a técnica e vice-versa.


Agora quanto ao foco:
O olho humano, sozinho (1 só) não é capaz de diferenciar distâncias (focar) (claro, se tapar um dos olhos agora nada vai mudar, pois teu cérebro ainda tem 'lembra' das distâncias), seria muito difícil, por exemplo, agarrar algo jogado. Por isso, para se ter a noção de distância temos 2 olhos, que de acordo com o alinhamento deles (  /\  ) somos capazes de diferenciar objetos próximos e distantes através do foco. Aí já da pra falar também das câmeras 3D, que possuem duas lentes, justamente para isso.
Então, se na tua visada não teve objeto "nublado", desfocado, provavelmente foi por que a claridade ou alguma outra coisa fez a visão de um de seus olhos ser 'descartada', isso pode até ter acontecido por ter algo na frente do teu olho que tu não tenha percebido e por estar focado na tarefa de mirar o cérebro simplesmente deixou de lado.



"Mas não basta para ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"
Ir para o topo Ir para baixo
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSeg Nov 20, 2017 11:30 pm

ArturFS escreveu:
isso pode até ter acontecido por ter algo na frente do teu olho que tu não tenha percebido e por estar focado na tarefa de mirar o cérebro simplesmente deixou de lado.

Artur, fiquei sem entender esta parte. A parte anterior sobre a luz eu entendi, mas ter algo na frente do meu olho, ai fiquei confuso. Uso óculo mas o posicionamento dele não me atrapalha.

Só esperar esses dias meio chuvosos passar, vou atirar meio que no mesmo horário para prestar atenção melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
ArturFS

ArturFS


Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/10/2014
Localização : São Gabriel, Rio Grande do Sul

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeDom Dez 31, 2017 6:01 pm

tomazsp escreveu:
ArturFS escreveu:
isso pode até ter acontecido por ter algo na frente do teu olho que tu não tenha percebido e por estar focado na tarefa de mirar o cérebro simplesmente deixou de lado.

Artur, fiquei sem entender esta parte. A parte anterior sobre a luz eu entendi, mas ter algo na frente do meu olho, ai fiquei confuso. Uso óculo mas o posicionamento dele não me atrapalha.

Só esperar esses dias meio chuvosos passar, vou atirar meio que no mesmo horário para prestar atenção melhor.

desculpa a demora, tava sem o pc nesses dias...

cara, quis dizer que poderia, por exemplo, ter uma parte do óculos que tu usa, ou uma das cordas do arco, enfim, algo assim que pudesse estar restringindo a visão apenas de um olho...
espero que me tenha feito entender dessa vez hahaha
E feliz ano novo! muita saúde e felicidade pra todos que lerem, que o resto buscamo na peleia!!



Mas não basta pra ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: ano   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeSeg Jan 01, 2018 11:16 am

Feliz Ano Novo!
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeTer Set 17, 2019 11:26 am

Ressuscitando o tópico kkkk. Sobre essas lentes clarificadoras da pra usar elas no Peep e sem lente do scoope?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: lente   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitimeTer Set 17, 2019 12:03 pm

kinhoend escreveu:
Ressuscitando o tópico kkkk. Sobre essas lentes clarificadoras da pra usar elas no Peep e sem lente do scoope?

A lente do peep (clarify) é para clarear a distorção causada pela lente do scope.
Se não tem lente na mira, não precisa o clarify.
Se a lente do scope for de 2x, não precisa clarify.
A lente do scope de 6X, já precisa clarify.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Empty
MensagemAssunto: Re: Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)   Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pinos da mira e Alvo (Relato/Dúvida)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» mira 5 e 3 pinos qual a diferenca? como usar? a distância do alvo muda a maneira de mirar?
» Mira de caça da velox ou Mira Profissional 3 pinos em fibra óptica da Hoover
» Conflitos em entendimento ao agrupamento de alça de mira/massa de mira/alvo
» mira 3 pinos
» VENDO - Mira de 3 Pinos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: