ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Calibrar mira - Dia e Noite

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeSeg Set 10, 2018 8:38 am

Galera, estou passando perrengue com meu arco composto...
Regulo a mira de noite na escola (5 pinos) e quando chego para atirar de dia, a altura de todos os pinos está errada.
Alguém já passou por isso?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeSeg Set 10, 2018 5:29 pm

A percepção de mira muda de acordo com a intensidade de luz.
A estrutura do nosso olho cria imagem desde sol pleno até a luz de lua cheia.
Os processos internos do olhos são bem complexos.

Se em uma prova outdoor a mira está regulada para céu azul e entra uma nuvem na frente, muda tudo.
O atleta tem que aprender a compensar essas modificações de luz que acontece no meio de uma prova.
Na primeira bateria a regulagem de mira é diferente da segunda bateria devido o horário e posição do sol.

Isso é ensinamento básico no curso inicial de instrutor.
Mesmo no clube vc pode fazer uma experiência simples.
Eu fiz isso com o pessoal que não acredita que luz muda a mira.

Coloca um holofote forte no seu alvo e regula a mira.
Depois desliga e me diz o que aconteceu.

Céu azul é perfeição na mira.
Céu azul pontuado com nuvens tufo de algodão (cumulos) cria muita luz difratada,
algumas pessoas tem problema com isso e tem que usar óculos escuro polarizador.

Tiro de precisão é necessário pelo menos uns 250 lux, ideal de 300, na face do alvo.
Com pouca iluminação é fato que a pontuação reduz.

A maioria dos aparelhos celulares tem um sensor de intensidade luminosa, usado para ajustar a luz da tela.
Vários aplicativos fazem a leitura desse sensor e te dá uma medida em lux (não calibrada) da intensidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu gosto dos apps dessa empresa: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Basta ativar o aplicativo, coloca o aparelho celular sobre a face do alvo (e não fica na frente da luz).
Segura o aparelho com o braço bem esticado e fica de lado para não interferir na luz.
Assim tem uma leitura da intensidade luminosa.
A maioria dos aplicativos permitem calibrar o celular com um luximetro certificado.
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeTer Set 11, 2018 9:33 am

Hmm vou dar uma olhada nisso aí...
Está me atrapalhando muito o fato de treinar de noite e atirar completamente errado de dia Sad
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: lux   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeTer Set 11, 2018 9:29 pm

A intensidade de luz influencia, pois ela percorre a fibra ótica até a ponta fixa no pino da mira.
Se houver muita luz a ponta do pino brilha muito, o contrário, se houver pouca luz.
Para mira comum, 5 pinos, nunca percebi variação de regulagem por causa da quantidade de luz.
Nesse caso, não existe lente Verify no peep.
Para o arco composto eu utilizo scope com lente 6X e lente Verify no peep, de 1# a 4#.
Nesse caso existe a influência da variação da intensidade de luz e, inclusive, da posição do sol.
Mas, a influência não ocorre na regulagem, ocorre na visão do ponto iluminado do pino, quando a iluminação desse ponto pode ser muito intensa ou tão fraca que não dá para enxergar.
Mesmo não enxergando o ponto iluminado, o pino é visualizado, e, de qualquer forma consegue-se uma mira razoável.
Se o grau do Verify for 3# ou 4#, se o sol estiver atrás do arqueiro, mal se consegue ver a luz do pino, ou nem se vê.
No Outdoor, quando se tem iluminação frontal, é possível usar até o Verify 3#.
Para o Indoor, por exemplo, usando grau pequeno no Verify, 1#, também fica difícil ver a luz do pino, pois há pouca luminosidade no ambiente.
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeQua Set 12, 2018 9:43 am

Então TRC, meu problema não é enxergar o pino.
Eu enxergo a mira e o pino perfeitamente, eu creio que o problema esteja em centralizar a mira no peep com intensidades de luz diferentes. Acho que isso está afetando minha ancoragem, dando diferença de altura. Talvez eu esteja inclinando a cabeça também, não sei.
Sei que dá uns 10cm de diferença de altura a 18m. (Agrupamentos acertando uma flecha na outra até quebrar os nocks)
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: lux   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeQua Set 12, 2018 10:09 am

miojox escreveu:
Então TRC, meu problema não é enxergar o pino.
Eu enxergo a mira e o pino perfeitamente, eu creio que o problema esteja em centralizar a mira no peep com intensidades de luz diferentes. Acho que isso está afetando minha ancoragem, dando diferença de altura. Talvez eu esteja inclinando a cabeça também, não sei.
Sei que dá uns 10cm de diferença de altura a 18m. (Agrupamentos acertando uma flecha na outra até quebrar os nocks)

Se você não tem Verify no peep e lente na mira, alguma outra questão está ocorrendo.
Na minha mira de 5 pinos Sword, coloquei uma lente 2X, e isso gera uma pequena diferença de regulagem em relação a mira sem lente.
Sem a lente os tiros dos dois pinos inferiores sobem, com a lente 2X os tiros dos dois pinos inferiores caem.
Nos dois primeiros pinos superiores e no central, quase não altera.
É uma questão de distorção por causa da lente.
No seu caso, eu imagino, que o problema está na visualização da mira dentro do buraco do peep.
Preste atenção nisso.
Veja a posição da mão da gatilho no rosto, mais recuada, mais avançada, da corda na ponta do nariz, da distância do peep ao olho.
Não creio que a luz ocasione a diferença alegada.
Nos treinos, sempre tenho uma boa colocação dos tiros, nos torneios, sempre tenho uma má colocação geral dos tiros.
Isso ocorre por causa da tensão nervosa, tremedeira, tiros mais rápidos, e, principalmente, pela focalização da mira através do peep.
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeQui Set 13, 2018 2:44 pm

Bom, to treinando de noite e tentando fixar bem a postura.
No meu próximo treino de dia eu te conto como foi Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
TMachado




Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/01/2017

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeQui Set 13, 2018 7:47 pm


Quando a condição de luminosidade se modifica, também ocorre uma alteração no ponto de impacto, pelo menos verifico isso quando começa a escurecer.
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitimeSex Set 14, 2018 12:14 pm

TMachado escreveu:

Quando a condição de luminosidade se modifica, também ocorre uma alteração no ponto de impacto, pelo menos verifico isso quando começa a escurecer.
Então TMachado, eu entendo que realmente possa ocorrer uma diferença, mas imaginava que seria uma diferença pequena, ainda mais tendo em vista que a escola onde treino é extremamente bem iluminada.
Eu saio de 5X a 18m de noite(Alvo IFAA 1 spot) pro mesmo agrupamento entre o 4 e o 3 (12 horas) na mesma distância atirando de dia.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Calibrar mira - Dia e Noite Empty
MensagemAssunto: Re: Calibrar mira - Dia e Noite   Calibrar mira - Dia e Noite Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Calibrar mira - Dia e Noite
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mira de caça da velox ou Mira Profissional 3 pinos em fibra óptica da Hoover
» Conflitos em entendimento ao agrupamento de alça de mira/massa de mira/alvo
» Procuro flecha similar
» Apresente-se - Tópico para realizar sua apresentação
» Largada nos compostos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: