ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Armadilha para apanhar aves

Ir para baixo 
+9
paulonofx
Lincoln
Skill
CALIL
Drakenzi
Mamute-sc
josercasimiro
JPauloBap
Sandro
13 participantes
AutorMensagem
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 9:14 pm

No Brasil, as duas fontes mais fáceis de alimentos são as aves e os peixes. Animais de matas são ariscos e desconfiados, exigindo uma boa perícia e muita técnica para apanhá-los sem armas de fogo, então vou começar a postar algumas das formas que conheço para apanhar estas duas classes de seres que são abundantes e menos desconfiados.
Esse tipo de armadilhas serve para apanhar aves de médio porte com peso igual ou maior a 100 g, tais como jacús, jacús ciganas, macucos e mutuns, além de algumas aves de banhado como garças marrons, saracuras e frangos dágua, entre outras. Para aves de menor porte falaremos de outras armadilhas.
Para fazer o gatilho desta armadilha é necessário, além da lâmina de corte, um fino formão e nesta em questão eu usei o formão do meu victorinox que serviu muitíssimo bem para a função a que se destina. Aliaz, diga-se de passagem que este instrumento é o meu companheiro mais fiel mesmo no meu dia a dia pois sempre julguei que se deve ter sempre à mão algum instrumento de corte para qualquer emergência.
A parte de base da armadilha é feita a partir de uma fina tora de madeira, cuja qual deve ter aproximadamente 1" (uma polegada) de diâmetro e aproximadamente 1 m de comprimento e fazer-se uma ponta em uma das extremidades, além de um corte reto na outra extremidade para possibilitar dar pancadas prara cravar esta base no local a ser instalada a armadilha.
Armadilha para apanhar aves Foto0589u
Esta foto mostra a vara de base cortada e apontada

A cerca de 1" abaixo da extremidade reta, faz-se um entalhe retangular que atravesse a base da armadilha. Este entalhe deve ter a largura do formão que for usado e mais ou menos tres veses essa largura no comprimento.
Armadilha para apanhar aves Foto0590
Esta foto mostra o formão começando a ser usado.

Armadilha para apanhar aves Foto0593w
Aqui vemos o entalhe já confeccionado.
Armadilha para apanhar aves Foto0591y
O entalhe em destaque. Notem que parte da casca foi retirada para não causar enroscos.

Um lembrete, esse entalhe pode ter a larggura e o comprimento que você conseguir fazer nele, mas é importante que seja o menor
s possível (mas não menor do que indicado), pois disso dependerá a sensibilidade do disparo. Dê um bom ababamento ao furo de modo que o gatilho possa deslizar dentro deste sem enroscar em farpas ou fiapos de madeira.

O segundo passo é a confecção do gatilho propriamente dito. Trata-se de um pedaço de madeira com diâmetro igual ou menor que o de base em que você irá fazer um entalhe de formato igual ao furo que foi executado na vara de base para que estes encaixem-se de forma solta (sem pressão). As pontas desse gatilho devem ser arredondadas para que possa, quando pressionado, cair sem enroscar no furo. O tamanho desse entalhe você irá definir conforme a necessidade de ajuste que considerar necessária para este desarmar com o peso pretendido.
Armadilha para apanhar aves Foto0600g
Aqui vemos o formato que ficou o entalhe.
Armadilha para apanhar aves Foto0601p
Nesta foto vemos o entalhe em outro ângulo. Notem que tive que fazer pequenas ranhuras na parte de cima do entalhe, isso é devido ao fato que utilisei cordas naturais, feitas de casca de bananeira (em outro tópico eu mostro como se faz) e estas são muito lisas, o que causou alguns deslises e desarmes involuntários. Depois da confecção das ranhuras isso não mais ocorreu.

Depois disso tudo feito, deve-se amarrar um peso a uma corda (as naturais são melhores pois o nilon escorrega muito) e passarmos a ponta livre por dentro do entalhe da vara de base. Na ponta livre, que foi passda pelo furo da vara de base, faz-se um laço de tal forma que quando este estiver aberto, não sobre muito espaço entre a ponta do laço e o peso amarrado na outra extremidade.
Armadilha para apanhar aves Foto0609o
Para fazer o laço, basta abrir a trama da corda e passar a outra ponta por dentro dela.

O próximo passo é colocar o entalhe do gatilho dentro do buraco de forma que este prenda a corda apenas com força suficiente para sustentar o peso na outra extremidade, assim, quando alguma ave pousar no gatilho, este cairá, desarmando o peso e puxando o laço, prendendo a ave que você quer apanhar.
Armadilha para apanhar aves Foto0610b
Aqui podemos ver o laço passado e o peso na extremidade oposta.
Armadilha para apanhar aves Foto0602e
Agora, uma visão do sistema armado numa visão lateral.
Armadilha para apanhar aves Foto0603
Aqui o sistema em uma visão superior.

Armadilha para apanhar aves Foto0596v
Nesta foto, eu armei o sistema com uma corda de nilon, mas seria necessário uma corda mais grossa pois esta aqui, com cerca de 3 mm de diâmetro, o laço não fica aberto corretmente e não se fecha nas pernas da ave.
Armadilha para apanhar aves Foto0613c
Para que a corda não corresse também foi necessário fazer um nó no ponto de engate pois ela é muito lisa e deslisava sozinha, fechando o laço.

Dá pra usar este mesmo sistema para fazer um pescador automático também, bastando fazer a vara de base mais alta ou usar uma árvore para amarrá-la e amarrar uma linha na extremidade da corda com a isca e quando o peixe puxar, aliviará a tensão no gatilho e este cairá, derrubando o peso na extremidade oposta e arrastando o peixe para fora d'água. É necessário também fazer um pequeno entalhe na ponta do gatilho e, algo que eu não fiz, colocar um anel para prender a corda e não permitir que o vento a faça escapar do entalhe. Peço desculpas mas vou ver se faço isso outra hora e posto fotos depois. Para o anel, pode ser uma argola de chaveiro ou mesmo uma amarração desde que a corda fique livre para correr por dentro dela e do entalhe.
Armadilha para apanhar aves Foto0616i
Aqui o entalhe na ponta do gatilho para transformar um pegador de aves em pegador de peixes.
A sujestão de fazer a armadilha com uma ponta na extremidade da vara de base é para que você não a faça no local onde pretende apanhá-las, mas faça-a longe dali e passe pelo local onde as aves e peixes costumam ser vistos gastando o manor tempo possível para a sua armação pois a simples passagem nestes locais pode espantá-los e tornar todo o trabalho infrutífero.
Também se deve observar que tipo de aves ou peixes costumam ser vistos por estes locais e colocar a "ceva" (alimento para atrair os ditos cujos e fazê-los cairem na sua armadilhas), deve se pesquizar o que a espécie pretendida costuma comer e deixar uma boa quantia desse alimento para o bicho sentir-se à vontade para ir vizitar a armadilha.
No caso das aves, como jacús e mutuns em especial, pode-se fazer a vara de base com cerca de 1 a 1,5 m de altura pois estas aves sempre muito ariscas costumam ir de poleiro e poleiro até chegar ao chão para alcançar a isca e é ai que elas sentam no gatilho da armadilha e são pegas.
Espero que tenham gostado e se acharem alguma crítica, é só postarem que estarei aberto a aprender, tanto quanto a ensinar, qualquer dúvida de algo que não ficou bem esclarecido também é só perguntar.
Tenho realmente muita informação pra colocar aqui e espero que o meu tempo permita passar alguma coisa que um dia possa ser de utilidade para alguem em uma situação de aperto.
Abraços a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeDom Out 16, 2011 10:46 am

Grande Sandro!

Isso que eu chamo de um tutorial!... Very Happy

Muito bom! Parabéns!

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
josercasimiro

josercasimiro


Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 53
Localização : Itirapina

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeDom Out 16, 2011 9:50 pm

Se não me engano tem uma igual em caça e conservação. Vou procurar melhor e conferir
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeDom Out 16, 2011 10:08 pm

JPauloBap escreveu:
Grande Sandro!

Isso que eu chamo de um tutorial!... Very Happy

Muito bom! Parabéns!

Abc

melhor q isso só ele fazendo uma pra gente né Twisted Evil , parabéns, fantástico o tutorial
Ir para o topo Ir para baixo
Drakenzi

Drakenzi


Mensagens : 251
Data de inscrição : 21/02/2012
Idade : 110
Localização : MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 4:06 pm

pessoal desculpem minha ignorancia mas nao entendi direito como faz a armadilha alguem pode me ajudar? Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
http://nawakum.blogspot.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 5:19 pm

só lembrando que esse tópico é apenas educacional e é proibido usar armadilhas para captura de aves do brasil!

mas ótimo tópico!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Skill

Skill


Mensagens : 456
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 49
Localização : São José dos Campos

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 7:09 pm

Sandro,
Você já ministrou este tipo de treinamento para o Exército?
Tive um instrutor de caça há muito tempo (sobrevivência) nos tempos que passei no EB e lembre-me do treinamento (só não memorizei o instrutor).

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 10:44 pm

Como diria "Jack - o estripador", vamos por parte.
Primeiro para o Drakenzi.
Esta armadilha funciona por contrapeso, primeiro se coloca o laço amarrado ao contrapeso que ficará pendurado.
Depois se faz um nó na corda para que ela não passe pelo encaixe enquanto o gatilho ainda estiver ali.
Terceiro passo, abre-se o laço sobre o gatilho para que quando a ave pisar sobre ele o gatilho caia e libere o peso que ao cair pucha o laço que se fecha nas pernas do incauto passarinho que ficará amarrado.

Agora para o Slill.
Não Skill Nunca dei instrução de sobrevivência para o exército. Só o fiz para amigos, para um grupo do interact na minha cidade natal, Campo Mourão (que foi um fiasco pois uma enchente varreu do mapa tudo o que eu havia preparado no dia anterior para facilitar e tive que improvisar e não ficou legal) e para um grupo de evangélicos aqui de Naviraí, esse já foi mais bem elaborado e deu pra mostrar mais coisas.
Tenho um livro escrito e esperando o momento de ser publicado. Atualmente já passa de 700 pgs em formato A5 só de informações, fotos e desenhos, mas algumas fotos não são minhas e, portanto terei que re-fazê-las para poder publicar e depois ainda correr atras de editoras. Gostaria muito de fazê-lo ainda este ano mas na velocidade que estou conseguindo trabalhar nele, vai demorar pois trabalho todos os dias da semana e o tempo que me sobra eu dou uma entradinha aqui pra conversar com os amigos pois ninguem é de ferro né.

Agora, por último, mas de forma alguma menos importante, ao Calil.
Claro que o objetivo é somente instruir e não fomentar algo ilegal pois assim, estaria colocando o forum em evidência negativa. O objetivo é simplesmente levar aos membros uma forma de se conseguir alimento em caso de sobrevivência pois perseguir, aprisionar ou matar animais silvestres no Brasil é crime grave, exceto em três situações: Caso de silvícolas (indios), caso de isolamento (população que mora isolada em localidades de difícil acesso na zona rural) ou em caso de sobrevivência, o qual espero que nenhum de nós se veja obrigado, mas se for, que saiba das maneiras corretas de fazê-lo.

As armadilhas são as formas mais eficazes de se conseguir alimento de origem animal pois não requerem a presença do ser humano no local em tempo integral e, desta forma, pode-se armar várias e somente fazer a verificação nos horários da manhã e ao cair da tarde.

Valeu???
Ir para o topo Ir para baixo
Skill

Skill


Mensagens : 456
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 49
Localização : São José dos Campos

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 9:56 am

"Tenho um livro escrito e esperando o momento de ser publicado. Atualmente já passa de 700 pgs em formato A5 só de informações, fotos e desenhos..."

Opsss...quando ficar pronto um é meu! Aqui por estas bandas "mateiro" é contratado até para ensinar alunos de biologia e outras disciplinas a arte do campo.
Tive contato com um grupo cujo objetivo era encontrar na nascente de um rio...se não fosse o mateiro nós estávamos na roça rssss.

Abraço e sucesso no projeto do livro, nosso país carece de obras desta natureza. Geralmente temos que consultar os apêndices norte americanos.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 10:05 am

Sandro, quero o meu exemplar autografado.
Ir para o topo Ir para baixo
Drakenzi

Drakenzi


Mensagens : 251
Data de inscrição : 21/02/2012
Idade : 110
Localização : MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeQua Fev 29, 2012 12:20 pm

o sandrao vlw...
eu tbm quero um livro autografado heim
Ir para o topo Ir para baixo
http://nawakum.blogspot.com
paulonofx

paulonofx


Mensagens : 116
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 43
Localização : DF/Taguatinga

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeQua Fev 29, 2012 12:59 pm

muito baca a armadilha, coisa de artesão.
Ir para o topo Ir para baixo
Jhone

Jhone


Mensagens : 71
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35
Localização : Vila Velha, Espirito Santo

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeQua Fev 29, 2012 3:44 pm

Um dia queria tirar um tempo pra fazer umas coisas dessas, muito bacana mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
weiss

weiss


Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 51
Localização : Guaíra

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSex Mar 02, 2012 3:30 pm

Meio trabalhoso mas deve funcionar.
Gosto muito do laço com linha de pesca.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Jabara

Ricardo Jabara


Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 66
Localização : Campos-RJ

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSáb Mar 10, 2012 5:31 pm

Ola, Sandro.
Pode colocar meu nome na lista pra adquirir o seu livro quando estiver pronto.
Vou querer o meu autografado tambem, claro.
Pode ter certeza de que todos nos estamos esperando ansiosos por esse livro.
Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Drakenzi

Drakenzi


Mensagens : 251
Data de inscrição : 21/02/2012
Idade : 110
Localização : MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSáb Mar 31, 2012 2:04 pm

oia o sandrozo dando orgulho pro nosso estado heim só lembrando que meu nome tbm ja ta na lista de espera do livro autografado heim!
Ir para o topo Ir para baixo
http://nawakum.blogspot.com
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeDom Abr 01, 2012 2:27 am

Bom rapaziada.
O livro já está pronto. Deu 726 páginas de pura informação. Não é como tutorial que descreve de forma detalhada mas com descrições breves e com fotos e gravuras bem explicativas.
Mandei um e-mail à editora Magnum explicando o conteúdo do livro e a proposta que ele representa mas ainda não tive resposta, tenho que substituir algumas fotos que tirei da net mas foi só pra guardar o espaço mesmo pois pretendo tirar fotos novas pra colocar no lugar, senão vou ter que pagar os direitos e ai fica inviável.
Vou mandar outro e-mail esta semana e, caso não tenha resposta vou bater em outras portas.
Não sei como fazer isso ainda mas pensei na editora Magnum por que acho que é mais a praia deles esse negócio de esportes "outdoor".
Se alguém tiver uma dica de outras editoras pode mandar pra mim que vou enviar pelo menos um projeto pra eles darem uma avaliada.
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSáb Set 08, 2012 10:14 pm

Sandro escreveu:
Bom rapaziada.
O livro já está pronto. Deu 726 páginas de pura informação. Não é como tutorial que descreve de forma detalhada mas com descrições breves e com fotos e gravuras bem explicativas.
Mandei um e-mail à editora Magnum explicando o conteúdo do livro e a proposta que ele representa mas ainda não tive resposta, tenho que substituir algumas fotos que tirei da net mas foi só pra guardar o espaço mesmo pois pretendo tirar fotos novas pra colocar no lugar, senão vou ter que pagar os direitos e ai fica inviável.
Vou mandar outro e-mail esta semana e, caso não tenha resposta vou bater em outras portas.
Não sei como fazer isso ainda mas pensei na editora Magnum por que acho que é mais a praia deles esse negócio de esportes "outdoor".
Se alguém tiver uma dica de outras editoras pode mandar pra mim que vou enviar pelo menos um projeto pra eles darem uma avaliada.
e ai Sandro ,á quantas anda seu livro ????
to esperando , deve ser muito bom !!
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeSáb Set 08, 2012 11:37 pm

Então pessoal.
Vou até aproveitar pra dar uma satisfação pro Djalma e pro resto do pessoal do fórum pois tem muita gente me mandando MP e e-mail, além de mensagens aqui no fórum dando força e dicas (alias muitas dicas excelentes), então, pra galera ficar mais atualizada, tem uma empresa que eu estou tentando conseguir patrocínio e não posso dizer ainda qual é e nem de que ramo, mas tem tudo a ver com o livro, e eles ficaram muito interessados pois tinha muita coisa inédita e os temas eram bem de encontro com a filosofia da empresa, mas eles tem compromisso com empresas de publicidade até esse mês de setembro e então voltarão a conversar comigo. Essa é a minha melhor opção pois dinheiro ta difícil e fica caro pra editar um livro de 750 páginas, mesmo porque, se eu for fazer isso com recurso próprio, acabaria tendo que repassar todo o valor pros interessados e eu pretendo fazer algo pra ficar barato pois senão foge ao meu objetivo que é atingir todas as classes de pessoas que gostem do tema.
Vamos esperar até o fim de setembro e ver como fica, dai eu entro em contato novamente com essa empresa e se isso não rolar vou ver as outras opções.
Mas posso pedir pra que todos fiquem com os dedos cruzados pra dar certo pois dai vai ficar muito mais em conta.
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeDom Set 09, 2012 12:20 am

OPA sANDRAO. TAMOS TORCENDO E MUITO por vc e pro seu livro sair e logo , eu particularmente gosto deste tipo de leitura ,aliais gosto ate demais rsrsrs ,
tenho uma cunhada que trabalha a uns 20 anos numa editora , se nao der certo ai passo o contato delap vc e dou aquela força tbm
abçs amigo
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitimeDom Set 09, 2012 8:26 pm

Djalma.
Qualquer forma de ajudar é válida e eu não recuso não.
Vamos aguardar até o fim do mês pra ver no que dá e se não der nada eu entro em contato.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Armadilha para apanhar aves Empty
MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Armadilha para apanhar aves Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Armadilha para apanhar aves
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Loja de pios de madeira para Aves
» Armadilha para porcos - Experimento
» Armadilha prática
» GOSTARIA DE UMA AJUDA PARA ESCOLHER UM ARCO PARA A MINHA INICIAÇÃO NA ARQUEIRIA
» Ajuda para definir os últimos detalhes para eu poder comprar meu Recurvo!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: