ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 arcoeflechaarcoeflecha

Ir para baixo 
+2
Mamute-sc
Juliano
6 participantes
AutorMensagem
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSáb Set 04, 2010 11:06 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 9:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSáb Set 04, 2010 11:20 pm

spine é a "dureza" da flecha, isso é para cada material é variada a espessura total e/ou a espessura da parede (no caso de flechas de aluminio) para aumentar a inércia da flecha, isso é, a sua capacidade de receber energia

só não entendi até agora como se faz a relação do spine com a potencia do arco, mas no fundo cada tipo de CAM (roldana) (ou só a corda no caso de recurvos) tem uma maneira de transmitir a energia acumulada pelo arco na puxada para a flecha e essa deve resistir a essa energia e transformá-la em velocidade, para cada comprimento de flecha a mesma tem que ter uma espessura e densidade de material, caso contrário as possibilidades são enormes, que vão desde o ruptura total da flecha antes mesmo dela sair do arco (flechas muito "moles" para a energia transmitida pelo arco) até a flecha "cair no pé" (algo impssível na prática, mas seria uma flecha muito pesada para a energia transmitida pelo arco) nesse intervalo temos muitas variações, e uma delas é o devio da flecha em direção ao alvo

este post DEVE ser CORRIGIDO e COMPLEMENTADO pelos mestres
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSáb Set 04, 2010 11:38 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 9:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 05, 2010 1:54 pm

Juliano escreveu:
Pelo que entendi do pouco material que encontrei , 'spine' é uma formação constando de deformação da flecha em momento do tiro , 'rest' , dureza da flecha , largada e em ambiente em torno disto e só ocorre no instante do tiro .
É por aí...

Rest é o apoio da flecha no riser do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 05, 2010 3:28 pm

A pedido do Mamute-sc, segue abaixo o video de uma flecha quebrando antes de sair do arco, é em 2:12.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Acho que as fotos dos acidentes tbm deveriam ser colocadas aqui, pois muita gente confunde lazer e diversão, com "brincadeira sem noção". Vejo muito disso pois gosto do tiro com ar comprimido, e o pessoal escapa de acidentes por pura sorte.

É interessante sempre pesquisar bastante, antes de fazer de qualquer jeito e acabar se ferindo, ou ferindo outras pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 05, 2010 5:52 pm

Por isso que não fasso mais flechas de cano de antena para o meu arco. geek lol!
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 05, 2010 6:03 pm

kkkkkk, essa foi boa, flecha de cano de antena.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSeg Set 06, 2010 9:51 am

vou repetir o que disse no outro tópico, como já dizia o sábio "uma imagem vale mais que mil palavras"

não entendo nada sobre escolha das flechas, e até gostaria que os mestres me explicassem o que significa spine 300, 400, 500 ou 600

o cálculo da flecha eu como engenheiro de estruturas já até entendi, pois é o que eu faço todos os dias

a grosso modo temos o seguinte problema, ao esticar a corda acumulamos energia potencial, que será transmitida à flecha, que deverá transformá-la em energia cinética

1 - Como se dá essa transmissão?

não entendo bem a diferença entre os vários tipos de arco (eu ainda nem tenho 1), mas a transmissão de energia de um arco recurvo é diferente de um composto, o recurvo perde parte da energia devido a sua forma, já o composto, com um design desenvolvido para melhorar a performance da transmissão pode também ter suas variações, indicadas pelo tipo de CAM
portanto, vejam que a maneira que a energia do arco é transmitida à flecha também conta (e muito) na escolha da flecha

2 - resistência da flecha

a flecha "tem" que absorver a energia vinda do arco e transformá-la em movimento, aí a coisa complica ainda mais
o tempo de aplicação da "força" na flecha é curtíssimo (é como uma martelada) portanto energia muito alta num tempo muito pequeno, isso em dinâmica das estruturas chama-se "transiente" (no meu caso, quando calculo base de turbinas ou equipamentos que vibram, o transiente é sempre descartado pois as bases devem ser muito "rigidas" para aguentar o que vem depois, no meu caso as máquinas permanecem em operação e no caso da flecha, após o disparo cessa a entrada de energia no sistema, portanto só o transiente interessa), aos curiosos olhem o gráfico na pg 2

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

numa flecha existe a linha verde, e o tempo de duração são milisegundos

como se calcula se a flecha resiste a esse transiente

só a empresa que fabrica a flecha consegue (nós conseguimos por aproximação, mas exatamente só que produz), e isso porque?, porque alguns dados são facilmente medidos por nós como comprimento, espessura da flecha, espessura da "parede" da flecha (caso de flechas ocas); tudo isso entra no calculo da resistêncioa da flecha, mas entra uma coisa também que se chama "modulo de elasticidade longitudinal" do material empregado (ou módulo de Young), que todos os materiais tem e mudo muito de valor de material para material, mesmo numa flecha de aluminio, para cada grau de pureza ou composição do aluminio teremos um módulo de elasticidade (imagina em materiais sintéticos como carbono ou fibra, as possibilidades são enormes)

com todos esses dados e os citados no item 1, calcula-se se a flecha tem "capacidade" (dentro de um grau de segurança) de transformar a energia vinda da corda do arco em movimento

toda a evolução vista na fabricação de arcos são unica e esclusivamente na direção de aumentar a eficiência dessa transmissão e a evolução das flechas vão no mesmo sentido, os fabricantes precisam encontrar um material leve, mas que consiga absorver toda essa energia sem danos

porque muito arqueiros usam flechas menores possível? primeiro porque é o único item em todo o processo que só depende da escolha do arqueiro (as outras variáveis são definidas pela fábrica), mas para uma mesma espessura de flecha, mesmo material, etc, a flecha que estaticamente aguentará mais desaforo será a menor (e ainda terá menor peso no voo), para os que não entenderam imaginem um tubo maciço de aço com 20cm de comprimento e 1 polegada de espessura, tentem dobrar esse tubo com as mãos, é impossível né, mas pegue esse mesmo tubo com 20 metros de comprimento, apoiado apenas nas pontas ele curva com o próprio peso, uma puxadinha no meio e ele enverga, e é isso que acontece com as flechas também, para um mesmo material e espessura a flecha será mais rígida quanto menor for o seu comprimento

bom os princípios do calculo estão ai (e garanto que nem eu, que entendo desses cálculos ai tenho vontade de dimensionar uma flecha) mas o que me interessa é o que significa spine 300, 400, 500 e 600?
Ir para o topo Ir para baixo
mganzer




Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/09/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSeg Set 06, 2010 12:35 pm

Bom, isso não responde a pergunta sobre spine, só achei interessante disponibilizar as ferramentas...
ontarget2 e easton shaft selector... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

- outro interessante é este que te dá no ultimo passo se o equilíbrio da flecha está na margem ideal...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeTer Set 07, 2010 1:09 am

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 9:58 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeTer Set 07, 2010 1:10 am

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 9:59 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeTer Set 07, 2010 1:20 am

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 9:59 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeQui Set 09, 2010 10:02 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 10:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSex Set 10, 2010 9:42 pm

mganzer escreveu:
Bom, isso não responde a pergunta sobre spine, só achei interessante disponibilizar as ferramentas...
ontarget2 e easton shaft selector... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

- outro interessante é este que te dá no ultimo passo se o equilíbrio da flecha está na margem ideal...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Desculpe mas qual seria a pergunta?
Ir para o topo Ir para baixo
mganzer




Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/09/2010

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSáb Set 11, 2010 9:36 am

Kakoripel... a primeira pergunta

vlw [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 12, 2010 2:25 pm

"Spine

Spine é provavelmente o que mais importa na haste da flecha e também o mais ignorado. Presumo que a principal razão para isso é porque é o mais difícil para o fabricante de reproduzir fielmente e que se mantenha consistente. E também não é possível que seja medido facilmente pela pessoa comum (maioria dos consumidores). Vamos determinar o que significa spine.

Quando você lança sua flecha com seu arco a flecha se flexiona (dynamic spine). Esta flexão precisa ser comedida e permanecer consistente ao longo da trajetória. Se a flecha se flexionar demais isso acarretará problemas críticos. Se a flecha for fraca demais qualquer pequeno erro é intensificado ao extremo.
Se a flecha for dura demais não é tão grave mas não lhe trará os melhores resultados do que se for a apropriada. Este é o motivo pelo qual você deve perceber que algumas empresas lhe recomendam spines acima do que seria necessário pois é melhor um spine maior (uma flecha mais dura) do que um menor.
Se a flecha for muito dura irá favorecer um desvio à esquerda. Se for fraca demais, um desvio à direita. A maioria dos arqueiros não sabem porque não conseguem tiros preciso e esta é a razão pois eles não sabem medir o spine de suas flechas. E também você notará que flechas são vendidas em sua maioria em dúzias e que apenas 8 ou 7 irão se “agrupar” no seu alvo (ficar juntas) enquantos que as outras não irão. Isso é devido mais ao spine do que a qualquer outra coisa.

Uma das razões do motivo de se encontrar tanta inconsistência no spine é devido ao material utilizado. Algumas empresas usam o material mais barato possível visando lucros (se fosse no Brasil, imaginem???) Isso causa variações grotescas de spine. A maneira de como a flecha é fabricada também influencia. Cortes precisos e a aplicação do material e das fibras, tudo isso influencia.

De acordo com o tempo de uso o spine da flecha também varia já que as fibras vão se partindo (mesmo que microscopicamente). As de alumínio perdem o spine mais rapidamente que as flechas de carbono. Nas de alumínio pode ocorrer a perda do spine em algumas dezenas de tiros, nas de carbono em algumas centenas. O impacto da flecha ao alvo, a retirada da mesma do alvo e até mesmo o lançamento (tiro) faz com que a flexão da haste seja constante. Todos sabemos o que acontece quando metal se flexiona pra frente e pra trás não é mesmo?
Nas de carbono a penetração no alvo, a fricção microscópica vai desgastando a pequena camada de carbono da flecha e isso altera sua composição, alterando o spine.

Rick McKinney"
Esta foi uma tradução resumida que fiz, por favor se alguém encontrar erros me informe!

Se vocês observarem esse vídeo, em 2:55 mostra o tiro em câmera lenta, mostra a flecha se flexionando, mostrando e definindo o que é SPINE.


Última edição por CALIL em Dom Set 12, 2010 2:35 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 12, 2010 2:34 pm

E aqui uma tabela da Easton, mostrando o spine correto e também o peso. Eu testei com o modelo da minha e bate certinho.

Como só uso easton pra mim serviu bem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lembrando que o peso é medido em gramas por polegada, por exemplo a minha é 8.4 gramas por polegadas. Se sua flecha tem 29 polegadas vc multiplica e acha o peso da haste, aí tem que somar + penas, knocks e ponteira. Mas isso é só pra entenderem o peso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 12, 2010 3:34 pm

legal a esplicação Calil, mas ainda não entendi os meandros da escolha

por exemplo, entrei em "PRODUCTS" -> em "PRODUCTS INSTRUCTIONS" -> em "SELECTION CHARTS"

tem-se ´tabela para caçador (Hunter) ou tiro ao alvo (Target, Field ou 3D), escolhi tabela para tiro ao alvo (já que a de caçador ainda teria que definir o peso da ponta)
(notem que na tabela tem até desenhos para mostrar o que significa SOFT CAM, MEDIUM CAM E HARD CAM em arcos compostos
irei escolher para facilitar o arco recurvo (para não incluir a dúvida do CAM)

ai supondo que eu tenho um arco recurvo, 52lbs com 31" de puxada, vou para tabela, vamos às dúvidas:

1 - entro na tabela com as 52lbs indicadas no arco para a puxada de 28" ou entro com a forças da puxada com 31" (que seria aproximadamente 52+3x3=61lbs)

2 - após determinar a dúvida 1, tendo que o comprimento da flecha no meu caso TEM que ser 32", eu encontro o nome de uma tabela a escolher, nessa tabela eu encontro várias possibilidades para size (o que seria nesse caso?), spine (para aquela flecha?), modelo (não achei nenhum só de carbono), peso por pol e mais o peso @ 29", no meu caso seria fácil escolher até a Tabela 12 pois tem um R para arcos recurvos (isso também indica que eu NÃO posso atirar com mais de 55libras para um puxada de 31"

alguém poderia me explicar (calmamente) com é essa escolha, agradeço antecipadamente

Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 12, 2010 3:44 pm

Mas onde que vc foi? Nesse link que passei nao me aparece nada sobre CAM, o que aparece cam é SHAFT selector.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 12, 2010 4:30 pm

ué, entrei no link que você passou e fui procurando como escolher uma flecha, como é que você escolhe, é isso que eu não consigo entender

imagine um exemplo como eu deu arco recurvo, 52lbs a 28" (61 lbs a 31") com 31" de puxada, me esplique como faço para escolher uma flecha easton (de carbono se possível)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Set 12, 2010 4:54 pm

mganzer escreveu:
Kakoripel... a primeira pergunta

vlw [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sendo assim está na primeira resposta> cyclops
É a dureza da flecha... cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 9:33 pm

achei esse medidor de Spine de flechas e "ACHO" que entendi o que significa os número e porque quanto mais alto o spine, menor é o número

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

olhando a medição desse aparelho, é fácil perceber que quando mais rigida ou "dura" for a flecha, menor é spine, isso é menor é a medida no aparelho, pois a flecha deforma menos, portanto quanto maior a rigidez da flecha menro é o spine

corrijam-me se eu estiver errado
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitimeDom Out 24, 2010 10:41 am

Spine é mesmo que a espinha da flecha. É o índice de flexibilidade do material.

A spine é inversamente proporcional ao seu número, ou seja, uma flecha de spine 350 é mais dura do que uma de spine 500.

A spine não conta somente no momento da largada, pois a flecha se flexiona o tempo todo até acertar o alvo. Vide "paradoxo do arqueiro".

A spine deve ser correta para evitar acidentes graves.

A spine correta é fundamental para obter precisão. É quase impossível regular um arco se estiver usando flechas de spine incorretos.

Vale a pena lembrar que esses softwares de medir spines disponíveis nos sites dos fabricanetes de flecha só te dão uma medida aproximada.

Para quem quer 100% de precisão, é necessário usar um softaware específico para isso, como o TAP, Archer´s Advantage, On Target 2, etc...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Conteúdo patrocinado





arcoeflechaarcoeflecha Empty
MensagemAssunto: Re: arcoeflechaarcoeflecha   arcoeflechaarcoeflecha Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
arcoeflechaarcoeflecha
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: