ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?

Ir para baixo 
+12
Jhone
Roberto de Souza
gcrisostomo
ALM
Jean Roos
Temujin
JPauloBap
Lincoln
Mamute-sc
ENIO MONTARDO
jaka
CALIL
16 participantes
AutorMensagem
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 1:01 am

Algumas pessoas seguram o arco de maneira errada e isso acarreta em alguns sérios problemas:

1) Descentraliza sua mão em relação ao GRIP (empunhadura), que resulta em torção do arco no momento do tiro (o famoso torque)

2) Isso resulta em você literalmente agarrar o arco na hora que atira evitando que ele incline para frente, o que também acarreta em torção do arco. Tudo isso faz com que a precisão do tiro (acurácia) seja prejudicada.

Não agarre o arco! É, todo mundo no começo acha que é uma tremenda frescura mas não é! Aquele movimento de deixar o arco cair para a frente é muito importante principalmente se você realiza competições (lembrando que para não agarrar o arco você deve estar usando o bow sling ou finger sling).

Comece com sua mão perperdicular ao solo e gire-a no sentido horário cerca de 20 a 35 graus. Então direcione seus dedos para cima (em direção ao céu mesmo) e deixe o grip se acomodar naturalmente na sua mão. Veja a foto abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Usar a posição do punho mais baixo na empunhadura:

Era comum que arqueiros fossem ensinados a usar a pegada alta e média para o punho em relação à empunhadura quando segurando o arco, mas se o o grip (GRIP = empunhadura, a parte cinza nas fotos) do seu arco permitir você deve preferir segurar na posição LOW (veja a foto abaixo. Acontece que as posições médio e alta (medium e high) eram preferidas pois são as que tem menos contato com o arco, o que teoricamente geraria menos torque.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Isso realmente é algo a se pensar e discutir porém a posição baixa (LOW) é uma posição muito mais fácil de ser repetida, portanto você sempre que for atirar irá conseguir sentir que está segurando o arco da mesma maneira que todas as outras vezes. A pegada baixa e os dedos direcionados para cima farão com que o arco encaixe perfeitamente na sua mão e dessa forma, da mesma exata maneira todas as vezes. Uma vez que você se acostumou a fazer essa pegada, o arco se encaixa perfeitamente e você nunca mais irá precisar se preocupar se está gerando torque no mesmo.

A pegada alta e a média exigem que você posicione sua mão a um ângulo específico todas as vezes sem o benefício do contato ao longo da parte traseira do grip. Repetir esse ângulo com exatidão todas as vezes após CADA TIRO é uma coisa extremamente difícil (pra não dizer impossível). E se você não repetir esse ângulo as suas flechas irão acertar acima e abaixo daonde você estava mirando a cada tiro, isso porque você está exercendo uma pressão vertical diferente a todo momento no arco, mais uma vez, a cada tiro.

Um grip como o da foto abaixo no entanto pode fazer com que a pegada baixa seja bem mais difícil, então prefira outros tipos de grips ou se o seu arco tiver esse tipo de grip você pode trocar por outro sem essa pequena curvaturo no meio. A pequena curvatura no meio pode fazer o arco girar na sua mão a cada tiro. Esse tipo de grip é totalmente contra-indicado para quem quiser seguir o que aqui foi descrito até agora. Sua substituição é comumente realizada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um grip muito largo também atrapalha a pegada baixa por dificultar que a mão se estabeleça na mesma posição sempre. É muita madeira pra sua mão segurar e acomodar o arco na posição correta.
Se você tem um grip que não se acomoda de forma satisfatória na sua mão para permitir a pegada baixa você pode facilmente modificá-lo, seja lixando para o desgaste ou comprar um mais adequado.

Um grip adequado seria como os das fotos abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


DEIXE O ARCO LIVRE PARA PULAR
Um péssimo hábito dos arqueiros é segurar o arco após o tiro. Esse é um erro terrível que custa caro na precisão! NÃO FAÇA ISSO! O arco deve pular pra frente após o tiro. Só que para isso é necessário que você use um bow sling (aquela corda para que o arco não caia no chão, que vai em volta do seu punho). Se você tentar agarrar o arco você fará torque e seu tiro não terá precisão.
Com o bow sling (ou wrist sling) você pode atirar sem medo do seu arco cair no chão e sem se preocupar com torque. Muitos que praticam tiros Indoor, FITA e Field usam o FINGER sling (eu não gosto muito pois imagino essa parte que fica presa ao dedão se soltando!) Veja foto abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para caçada o finger sling não pode sequer ser levado em consideração. Você precisa da sua mão mais livre.
O que você deve fazer após o disparo:
Quando você segura o arco após o disparo, o seu dedo indicador toca o seu dedão, é o movimento de pinça da mão humana. É isso que você fará após o disparo que você deixará o arco pular. Você não deve agarrar o arco antes, somente quando ele começar a cair para frente. E apenas usará o indicador e polegar, os outros dedos estarão relaxados, esse é o "truque". Com a pratica isso se torna natural e rapidamente! Veja foto abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Lembrando que isso é apenas uma orientação baseada numa opinião pessoal Wink espero ter sido util!


Última edição por CALIL em Dom Jan 22, 2012 2:09 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
jaka




Mensagens : 36
Data de inscrição : 01/01/2012

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 10:23 am

serve para arco recurvos também? pois eu faço o mesmo esquema pra segurar o arco e faço a pegada 'low'
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 10:45 am

O que o calil postou é fácil de comprovar,realize a puxada completa ,faça a mira com a mão relaxada como citado pelo calil e com a mira fixa feche sua mão como se fosse agarrar o arco com força...ele desvia muitos milimetros . To aprendendo....to aprendendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 1:15 pm

parabéns pelo tópico Calil, vai ajudar muita gente pois é bem comum ver o pessoal "estrangulando" o arco
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 1:29 pm

Não é assim que segura arco composto? Twisted Evil Twisted Evil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parabéns Calil. Excelente informações.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 2:46 pm

quem encontrar erros por favor me avise para corrigir! eu sou tranquilo, acho que todo mundo sabe que eu não faço e nunca fiz questão de ser expert nisso e sim só mais um apaixonado aprendendo lentamente.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 7:21 pm

eu tive problema com o grip de meu Monster, ele era arredondado e torcia, precisei trocar por outro para melhorar a precisão

Calil, eu faço meu finger sling com cadarço de tênis, o lgodão ajuda a prender bem no dedo e não tenho esse problema dele ficar caindo, claro q só uso para treinar com o Hoyt, com os recurvos uso a "pinça" dos dedos e com o composto o bow sling

para quem não sabe exatamente o q é um bow sling (o finger sling o Calil já postou fotos) vai aí a minha ajuda
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



ele fica preso no arco no parafuso do estabilizador, como na foto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e vc prende sua mão nele, como na foto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

claro q vc o usa para justamente não "espremer" o arco como nessa foto, seus dedos não podem apertar o arco
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 7:29 pm

aqui tem fotos de como fazer seu finger sling, simples e prático para vc garantir tiros com mais precisão (tirado do Archery [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

claro q vc só faz esse último passo com o arco já na mão, como na foto abaixo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 9:15 pm

Excelente tópico Calil! Parabéns!

Demora um pouco mesmo pra perder o medo do arco "voar", mas é totalmente seguro o uso do finger sling ou do bow sling e são perceptíveis os resultados da pegada correta.

Eu uso o finger sling e acho bem simples, prático e discreto.

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeDom Jan 22, 2012 10:09 pm

Tópico muito legal! E eu nem sabia que fazia a empunhadura LOW...rsrsrs. Sou muito Low em arqueísmo....rsrsrs.

Só falta atirar mais para testar as diferenças.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeDom Jan 22, 2012 10:14 pm

Graças ao fórum eu fiquei sabendo disso, e a gente lendo acha que é um pouco de exagero seguir essas coisas mais não é pessoal essa empunhadura high aumenta (pelo menos pra mim) muito a precisão...
ai eu queria entender pq tinha tantos vídeos de agrupamento na net e eu não conseguia, bastou corrigir o gatilho que eu estava torcendo um pouco e deixar a mão igual nessa foto da empunhadura high e ficou muito bom o agrupamento! quando meu arco chegar vou fazer outro vídeo pessoal...
Ir para o topo Ir para baixo
ALM

ALM


Mensagens : 38
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 35
Localização : Fortaleza

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 10:05 am

Esse tópico se refere a todos os tipos de arcos ? se sim sugiro uma troca do nome tirando a palavra composto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
gcrisostomo

gcrisostomo


Mensagens : 172
Data de inscrição : 05/01/2011
Localização : Fortaleza - Ceará

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 10:06 am

Mas então e no caso dos recurvos tradicionais? Essas "regras" se aplicam?
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 10:47 am

Eu gosto de usar o finger sling no arco recurvo. Fico despreocupado com o "pulo" do arco após o tiro. E já usei também no longbow.
Pra saber se a regra vale para recurvos tradicionais e longbows, vou citar o exemplo do LARRY YIEN, três vezes Campeão Mundial de Longbow IFAA, que usa o sling e parece apreciar a empunhadura low. (desculpem mas não encontrei foto maior do cara).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 2:25 pm

já que o tópico está virando um estudo sobre a pegada de arcos (e não apenas osbre composto como proposto no tópico) acho interessante juntar mais tópicos que estão espalhados pelo Forum e que tratam do assunto

como fazer a pegada em arco recurvo -> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

dicas de tiro com recurvos -> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

boa leitura
Ir para o topo Ir para baixo
Jhone

Jhone


Mensagens : 71
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35
Localização : Vila Velha, Espirito Santo

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeQua Fev 29, 2012 12:44 pm

Muito bons esses tópicos, vão me ajudar muito...meu arco chegou ontem, e é um composto, nunca tinha atirado com um, e comecei atirar hoje...rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Mauricio Nunes

Mauricio Nunes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 46
Localização : Jundiaí

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 11:08 am

Estou pensando em fazer um bow sling caseiro, depois eu posto os resultados
Ir para o topo Ir para baixo
carlos sousa

carlos sousa


Mensagens : 10
Data de inscrição : 12/09/2011
Idade : 52
Localização : Goias

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeQua Jun 20, 2012 12:01 am

Lincoln escreveu:
Não é assim que segura arco composto? Twisted Evil Twisted Evil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parabéns Calil. Excelente informações.
EU SEGURAVA BEM DESTE JEITO.AFFF
AINDA BEM K TEMOS PESSOAS VETERANAS NO ASSUNTO QUE GOSTAM DE ENSINAR O K SABE PARA OS INICIANTES.
BRIGADO CALIL
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSex Jul 06, 2012 11:12 pm

Não me conformo com isso de segurar arco igual a uma menininha... Cool
E aquela desmunhecada dos recurvos olímpicos? É praticamente o balé aplicado ao arco e flecha!

Mas realmente agarrar o arco como se fosse uma clava não ajuda em nada. Faz toda a diferença o arco estar livre nos breves momentos em que a flecha deixa o arco... Toda a diferença mesmo. São milímetros na mão que se tornam dezenas de centímetros no final.

Mas só nesses breves momentos! Depois você segura o arco direito! E não deixa cair!

Será tão difícil isso? Fechar a mão depois que ouviu o tom do arco? A flecha já vai estar na metade do caminho quando começar a funcionar a viadagem da cordinha e da desmunhecada.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitimeSáb Jul 07, 2012 7:37 am

collaco escreveu:
E aquela desmunhecada dos recurvos olímpicos? É praticamente o balé aplicado ao arco e flecha!

Em alguns casos aquela desmunhecada é... hmmmmm... "estilística". Twisted Evil

Falando sério, exceto em alguns casos em que o arqueiro força a desmunhecada para o arco girar, ela é de fato natural. A mão do arco não segura o grip, apenas o apóia para reduzir ao máximo a aplicação de torque sobre o arco. Quando você larga a flecha, uma carga equivalente a 20kgf (supondo arco de 45lbs) é subitamente removida da mão e é natural que ela caia. Quanto mais relaxada a mão, maior esse efeito mas ocorre mesmo quando você não consegue relaxar totalmente (meu caso, como vi numa filmagem).

Fazendo um paralelo, o follow through da mão da corda também é consequência natural da súbita remoção de carga: ela tende naturalmente a ir para trás ao longo do pescoço quando você usa a musculatura das costas corretamente. Entretanto, também há os que fazem um follow through "estilísitico", normalmente por causa de uma técnica deficiente.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Empty
MensagemAssunto: Re: Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?   Como segurar o seu arco composto na hora de atirar? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como segurar o seu arco composto na hora de atirar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Garoto mostrando como atirar num arco composto.
» DICAS DE COMO ATIRAR COM ARCO TRADICIONAL
» Sugestões Pessoal.
» O TIRO INSTINTIVO - COMO ATIRAR COM ARCO E FLECHA TRADICIONAL
» O Tiro Instintivo - Como Atirar com Arco e Flecha Tradicional - RD Arqueria

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: