ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Curso Tiro com Arco

Ir para baixo 
+6
Mamute-sc
bottin
rfarj
brunolopes
Hallaor
Ronaldo Nacaxe
10 participantes
AutorMensagem
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 11:51 am

Precisão no Tiro com Arco
Conheça tudo sobre este esporte, sua história, evolução e atualidades. Nada se compara ao prazer de ver uma flecha percorrer o espaço e atingir exatamente o ponto desejado. O tiro com arco, além de ser um esporte, é uma filosofia de vida, onde o arqueiro pode conseguir soluções para o cotidiano e depositar confiança em um tiro certeiro.

DATA: 24/03/2012, de 09h00 as 17h00, com intervalo de 1h para almoço e intervalos para
café. Prática à tarde, com demonstração de equipamentos Mathews e PSE.

LOCAL: ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto
Rua Benedicta Rodrigues Domingos, 362 – Lagoinha
14095-050 Ribeirão Preto (SP)
Projeção de Filmes e slides.

PROGRAMAÇÃO
- Tiro Esportivo – Recurvo e Composto para competição, lazer e caça.
- O equipamento correto para cada arqueiro
- Os acessórios mais importantes
- Qualidade e Segurança
- Regulagem de Equipamento – Ajuste de arco composto e recurvo - teoria e prática
- Como escolher a melhor flecha.
- Os erros mais comuns dos iniciantes.
- Postura, Fundamentos e Método de Treinamento - teoria e prática
- Como conseguir tiros consistentes - teoria e prática
- Como lidar com dificuldades.
- Aperfeiçoar a Prática
- Competições Indoor, Outdoor e Field – regras básicas de prova e de campo.
- Entidades esportivas vinculadas: CBTARCO, FPAF e Clube AABB-RP.

INSCRIÇÕES: telefone 16-3965-1397 / 3446-2285 / 9601-2645, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], valor R$ 100,00.

Responsável: Ronaldo Nacaxe, arqueiro federado e confederado. Instrutor credenciado pela CBTARCO, medalha de ouro categoria máster brasileiro de 2007/10/11. Medalha de ouro categoria máster paulista 2009/11. Responsável técnico do Tiro com Arco – AABB-RP. Sócio proprietário da ATA-Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Ronaldo Nacaxe em Dom Fev 05, 2012 7:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 2:14 pm

nossa evento bem interessante, pen não ter algo assim aqui no RS
Ir para o topo Ir para baixo
brunolopes

brunolopes


Mensagens : 184
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 41

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 12:28 pm

Poxa, q bacana, gostaria mt de participar, mas por enquanto nao tem como

Podia fazer um DVD do curso para ser vendido depois neh?? ehehehhe
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brunolopes.com
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 2:25 pm

Bruno, obrigado pela sugestão. É uma ótima ideia. Mas, tenho visto alguns DVDs e concluí que um treinamento com um instrutor observando presencialmente e corrigindo postura, alinhamento do arqueiro e do equipamento, logo após o tiro, tem dado resultados bem mais consistentes e tem evitado vícios.
Nossos cursos são monitorados por fotos e filmagens em câmara lenta que identificam movimentos não observáveis a olho nu. Revisando todo o tiro, desde a postura dos pés até a saída da flecha, identificamos com precisão o alinhamento do arqueiro e se o arco e a flecha estão se movimentando adequadamente e se todo o conjunto está alinhado e sincronizado.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 2:57 pm

Ronaldo, concordo com o Bruno, tambem gostaria muito de ter a oportunidade de frequentar tal curso, porem como moro em JF ja me contento com o Curso em DVD, uma vez que ir ate Ribeirão Preto esta fora de cogitação pelos custos e tempo. Sendo assim eu como muitos que não moram em capitais ou cidades que incentivam o esporte, temos de ficar no auto-didata.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
brunolopes

brunolopes


Mensagens : 184
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 41

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 3:10 pm

Poxa Ronaldo, assim vc me deixa cada vez mais com vontade de participar desse curso, muito massa mesmo!! E concordo plenamente com voce, nada como ter um tecnico do lado te ajudando, e eu gosto mt do uso de cameras, acho q ajuda demais.

Mas, vi q o curso tem a parte teorica e a parte pratica, seria bacana se o pessoal q mora longe tivese como adquirir essa parte teorica, eu compraria com ctz

E espero realmente conseguir participar desse curso pessoalmente algum dia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brunolopes.com
bottin




Mensagens : 27
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 37
Localização : Porto Alegre

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 3:34 pm

Hallaor escreveu:
nossa evento bem interessante, pen não ter algo assim aqui no RS

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem cursos seguidos, eu mesmo fiz e gostei muito! Smile

So que os cursos são em Porto Alegre
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 6:12 pm

eu faço aula com o Ronaldo e garanto q é nota 10, exatamente como ele descreveu, todo treino tem filmagem e visualização dos "probleminhas" e a luta para corrigí-los

mas com um professor dessa categoria e com a paciência dele tudo fica mais fácil, sorte de quem puder participar, uma dica aqui ao Mestre seria organizar um curso desses em diversas regiões do país, onde várias pessoas da região pudessem se reunir

os 2 maiores problemas da arqueiria nesse país, na minha opinião, são esses, conseguir equipamento num preço justo e ter um profissional para ensinar-nos a técnica; eu por exemplo preciso rodar 200km para treinar (100 de ida e 100 de volta) mas fazer o q né, gosto é isso aí
Ir para o topo Ir para baixo
SANDRO PENZENTE

SANDRO PENZENTE


Mensagens : 1060
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 52
Localização : Mooca - Sao Paulo/SP

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 7:19 pm

Ola pessoal,
Nao poderia deixar de dar a minha opiniao a respeito do Ronaldo.
De todos os membros desse forum,ele o unico que tive o prazer de conhecer pessoalmente, foi em dezembro do ano passado quando ele estava de passagem por Nova York, passamos algumas horas conversando a respeito da arqueria no Brasil e trocando ideias.
Trata-se de um profissional altamente qualificado e de total confianca.
Recomendo o curso dele, e tambem as indicacoes dele para aquisicao de equipamento em geral.

Espero que da proxima vez que vier ao EUA, possa dar uma passadinha aqui em casa e me dar umas aulas.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csparchery.com.br/
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 8:27 pm

bottin escreveu:
Hallaor escreveu:
nossa evento bem interessante, pen não ter algo assim aqui no RS

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem cursos seguidos, eu mesmo fiz e gostei muito! Smile

So que os cursos são em Porto Alegre

eu sei desse ae, ja me inscrevi e tals, mas desde dezembro..
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 9:33 am

Amigos arqueiros, obrigado pelo apoio. Agora que estou 100% dedicado ao tiro com arco, acredito poder trabalhar mais em prol do esporte. Com a academia, em Ribeirão Preto, um local apropriado para treinamento e pesquisa, temos analisado e testado vários equipamentos e regulagens. Com isto nossos alunos e visitantes têm se beneficiado com um método próprio e adaptável a cada arqueiro, conforme sua evolução no tiro com arco.
Também estamos instalando um showroom, onde os interessados poderão apreciar e testar equipamentos e acessórios sob medida. Ou seja, estamos tentando eliminar os maiores erros que ocorrem na compra de arcos e flechas. Na maioria das vezes, o neófito compra um arco com algumas flechas e quando chega em casa descobre que não tem onde atirar. Aí começa a destruição. Geralmente por pouca orientação. Já vi casos do novo arqueiro atirar até em geladeira desativada. rs. Com isto, temos um turnover muito grande, mas uma baixa retenção na nossa equipe de arqueiros. Muitas dúvidas e decepções na realização de um sonho, que todos temos, de atirar uma flecha.
O Sandro e o Mamute têm ajudado e dado um apoio enorme para que tudo ocorra bem e dentro da qualidade e segurança que o arco e flecha exige. Obrigado a eles e a todos que tem mostrado interesse e dado sugestões. Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 2:49 pm

Ronaldo , eu moro em MT e por aqui a coisa de arqueria ainda é PREMATURA para não dizer INEXISTENTE! para mim que moro ainda no interior , vc imagina a coisa como é! eu tenho muito , mas muito desejo de conhecer sua academia e principalmente de praticar uma aula com vc , pois sou como uma maioria aqui que se apaixonou pelo Esporte , mas tudo no auto-didatismo! Graças ao bom Deus,, existe este forúm. se não as coisas iam ser bem piores no sentido de informações!
Se vc puder passar um cronograma das datas dos seus cursos ou não sei se vc tem um site com divulgação dos calendários dos cursos ,eu prometo que
programo minhas férias para pegar um destes cursos e me aprimorar na Arqueria pelo menos 1 semana aí num INTENSIVÃO com vc! além de conhecer sua academia e retornar a esta linda cidade que é Ribeirão Preto!

No demais um forte abraço! Parabéns pela iniciativa e ajuda neste esporte.


FONTES.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 3:34 pm

Olá Fontes,
Nossos cursos são conforme a necessidade do arqueiro. Não importa se é para competição, lazer ou caça, nosso objetivo é ensinar a atirar bem com o arco e flecha. Claro que isto demanda disciplina, foco e, principalmente, tempo.
Os arqueiros de Ribeirão Preto e região optam pelo treinamento semanal de 2h, pois a maioria não tem equipamento e usam os da academia. Este treinamento é longo, dividido em 5 níveis, onde no terceiro nível o arqueiro já deverá possuir um equipamento próprio para evoluir nos demais níveis e entrar no nível avançado, quando, então já estará apto a competir.
Implantamos este curso de um dia para atender a demanda de arqueiros que já compraram equipamento e ainda não tiveram a orientação de um instrutor presencial e não sabe se sua postura esta adequada ou se seu equipamento está 100% regulado e compatível com o seu biotipo. Este curso terá frequência mensal.
Temos o intensivão que dura uma semana, com 4h diárias de tiro (2h de manhã e 2h à tarde), em 5 dias. É um resumo dos níveis 1 e 2. Neste curso o arqueiro é orientado a frequentar uma academia para desenvolver músculos com boa resistência (isometria), principalmente os músculos das costas, antes de iniciar o curso, para não correr o risco de lesão muscular ou articular, pois irá atirar cerca de 180 vezes por dia.
Como temos condições de atender até 6 alunos simultaneamente, não há necessidade de uma agenda específica de cursos, basta nos programarmos com antecedência e prepararmos o treinamento.
Me informe quando você poderá vir e deixaremos tudo preparado. Assim fica mais fácil você programar suas férias e o curso. Não se esqueça de reservar um tempo para a academia de musculação.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 5:54 pm

Primeiramente muito obrigado Ronaldo !

Vou fazer então assim! vou primeiro entrar numa academia que eu já suspeitava que era necessário pois eu fico muito fadigado quando chega em 100 tiros! "braço treme e não consigo mais boa pontaria e dor nas costas!"
Para melhor aproveitamento vou melhorar minha performance fisica e provavelmente em Outubro terei férias e poderei ir para aí!
Mandarei um e-mail no mês de setembro para acertar os horários ok!

Até breve!


FONTES.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeQua Fev 08, 2012 11:20 am

Até Breve!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 10:48 am

Caros membros do forum, bom dia! Já estamos com 4 inscritos no curso. Para melhor aproveitamento, limitamos o total de vagas em 15 (quinze). Assim que atingirmos este limite encerraremos as inscrições para esta primeiro curso e abriremos para o próximo, em junho.
Abraços.
Ronaldo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 11:28 am

Ronaldo Nacaxe escreveu:
Caros membros do forum, bom dia! Já estamos com 4 inscritos no curso. Para melhor aproveitamento, limitamos o total de vagas em 15 (quinze). Assim que atingirmos este limite encerraremos as inscrições para esta primeiro curso e abriremos para o próximo, em junho.
Abraços.
Ronaldo

ronaldo, este é um workshop? ou um introdutório? pq tenho o mesmo problema q muitos, moro longe, rio de janeiro, mas se fosse coisa do final de semana, estaria disposto a ficar o sabado e domingo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 3:59 pm

Está mais para workshop, pois atenderemos a todos os níveis de habilidade. Mesmo que você já tenha prática no tiro com arco, poderá tirar dúvidas e trocar informações com os demais participantes.
abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 4:08 pm

Ronaldo Nacaxe escreveu:
Está mais para workshop, pois atenderemos a todos os níveis de habilidade. Mesmo que você já tenha prática no tiro com arco, poderá tirar dúvidas e trocar informações com os demais participantes.
abs

to vendo com o pessoal do rio, quem quer, para vermos se tem como formar um grupo. pode ser q seja meio em cima da hora. tem problema?
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 4:31 pm

Tuco, Por enquanto ainda temos vagas. Mais próximo do evento não sei como a situação estará. Queremos manter o máximo de 15 participantes para um melhor aproveitamento. abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 4:50 pm

Ronaldo Nacaxe escreveu:
Tuco, Por enquanto ainda temos vagas. Mais próximo do evento não sei como a situação estará. Queremos manter o máximo de 15 participantes para um melhor aproveitamento. abs
imaginei ronaldo. tá certo. vou vendo aqui, aqinda tem tempo, se fechar, paciencia


abçs
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 5:02 pm

Pessoal, quem puder fazer aulas, ou participar de oficinas, faça sempre que puder. Nem que seja apenas uma vez na vida. Os conhecimentos adquiridos em um contato com um profissional podem ser trabalhados por conta própria por muito tempo. Quem morar perto deve aproveitar oportunidades como essa.
Ir para o topo Ir para baixo
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 5:34 pm

ou fazer um esforço de longe mesmo...

dá pra levar o arco de avião?
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 5:39 pm

tucorj escreveu:
ou fazer um esforço de longe mesmo...

dá pra levar o arco de avião?

somente como bagagem despachada
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
Conteúdo patrocinado





Curso Tiro com Arco Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Tiro com Arco   Curso Tiro com Arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curso Tiro com Arco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [b]Federação Gaúcha de Arco e Flecha - FeGAF-Curso de Tiro com Arco Nivel Iniciante[/b]
» Curso Instrutor de Tiro com Arco Nível I - 27 e 28/06/2013
» CURSO DE TIRO COM ARCO - ITAJAÍ - SC
» CURSO DE TIRO COM ARCO - PORTO ALEGRE
» CURSO DE TIRO COM ARCO - PORTO ALEGRE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: