ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?

Ir para baixo 
+3
TRC
SanchoVJR
mahok
7 participantes
AutorMensagem
mahok

mahok


Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 37
Localização : RS

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 2:30 am

cá estou eu importunando novamente, bom antes de tudo queria agradecer o pessoal do fórum por esclarecer tantas duvidas impertinentes de nós iniciantes. eu pretendo fazer meu primeiro arco e vi muita informação sobre ipê+bambu e não encontrava o dito ipê em lugar nenhum e descobri onde tem uma arvore de pau-brasil, é uma boa madeira para arco? posso trabalha-la antes de secar? valeu pessoal! espero não desapontar e fazer um belo arco.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 9:34 am

Tenho um arco feito com madeira de alguma palmeira da vida... meu avô conseguiu muitos anos atrás comprando de indígenas... O que quero dizer é que, qualquer madeira faz um arco, a diferença vai ser a potência que você vai conseguir com essa madeira, ou melhor, qual aproveitamento de energia ela vai te proporcionar.

lembre que o Pau Brasil é madeira proibida, logo deve ser caríssimo encontrar alguém que venda legalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: madeira para arco   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 9:56 am

Nas serrarias vem 6/12 e 6/16 de ipê usado para carroceria de caminhão. É muito bom.

Eu comprei um 6/12 x 2,00m de itaúba, aparelhei e serrei em dois de 4/4/2,00m e ainda sobrou 4 lâminas para colar um recurvo.

Risque na peça a espessura e, com serrote e formão, é só esculpir. Depois risque a curva da largura e use os mesmos instrumentos.

Se quiser comprar um bom e já feito, procure o Fernando Gonçalves, ele faz recurvos excelentes.

Vou plantar 600 mudas de guanandi. Daqui a 6 anos, no raleamento, quem quiser, terei umas 200 excelentes toras para arco!!!!!!!!!!

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
mahok

mahok


Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 37
Localização : RS

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: tô ciente que é uma madeira protegida e respeito isso,( é pelo desmatamento inescrupuloso que hoje em dia não encontramos boas madeiras) mas um amigo tem essa arvore no sitio e ele tem a licença do para poda, antes de podar em vão perguntei se é boa    pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 10:10 am

SanchoVJR escreveu:
Tenho um arco feito com madeira de alguma palmeira da vida... meu avô conseguiu muitos anos atrás comprando de indígenas... O que quero dizer é que, qualquer madeira faz um arco, a diferença vai ser a potência que você vai conseguir com essa madeira, ou melhor, qual aproveitamento de energia ela vai te proporcionar.

lembre que o Pau Brasil é madeira proibida, logo deve ser caríssimo encontrar alguém que venda legalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
mahok

mahok


Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 37
Localização : RS

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: em todas cerarias e madeireiras que visitei as mais nobres que encontrei anjico, imbuia angelim tá certo é o meu primeiro não posso me ater a muitos detalhes, mas é para já ter uma margem de sucesso.    pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 10:23 am

TRC escreveu:
Nas serrarias vem 6/12 e 6/16 de ipê usado para carroceria de caminhão. É muito bom.

Eu comprei um 6/12 x 2,00m de itaúba, aparelhei e serrei em dois de 4/4/2,00m e ainda sobrou 4 lâminas para colar um recurvo.

Risque na peça a espessura e, com serrote e formão, é só esculpir. Depois risque a curva da largura e use os mesmos instrumentos.

Se quiser comprar um bom e já feito, procure o Fernando Gonçalves, ele faz recurvos excelentes.

Vou plantar 600 mudas de guanandi. Daqui a 6 anos, no raleamento, quem quiser, terei umas 200 excelentes toras para arco!!!!!!!!!!

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 11:19 am

numa visita a reserva da Jaqueira - Porto Seguro - Bahia (e estou devendo uma visita a reserva de Dentro que é mais afastada da população) atirei com arcos feitos de Pau-Brasil e tinha cara de serem bem antigos

o único problema é q eram bem finos (apenas a empunhadura tinha o formato de encaixe da mão) e tinha uma libragem baixa, não passava de 30 libras

mas creio q vc poderia fazer uma experiência sim, acho q só vai ganhar com isso
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: madeira   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 11:32 am

Minha opinião :

Madeira para arco tem que ser tratada, qualquer madeira de móveis serve, embuia, ipê, itaúba, cabreúva, guarantã, pau brasil, guanandi, jacarandá, mogno, etc.

O segredo da madeira de arco é que ela deve ser maciça, dura, elástica e pesada, e não trincar.

O eucalipto vermelho é resistente e poderia ser utilizado, mas ele trinca muito. No madeiramento de eucalipto as peças trincam no sentido longitudinal, não dá um bom acabamento.

Experimente, após feito o arco, dar um belo banho de óleo de linhaça e deixar secar em lugar sombreado e sem vento. Depois, pode lixar e envernizar. A linhaça encharca e dá elasticidade à madeira.

Arco é igual madeiramento de telhado, madeira leve não tem resistência!

Até bambú roliço serve pra madeiramento de telhado, é pitoresco, mas, tem que ser tratado.

Um bambú roliço serve para fazer um arco. É igual vara de pesca, tem elasticidade.

TRC




Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 10:04 pm

Segundo o site Wilderness Survival, pra se fazer um bom arco de qualquer madeira, deve-se cortar a madeira no fim do inverno pois é a estação mais seca do ano e como é frio, as fibras da madeira estarão contraídas naturalmente. Corta-se uma tora de aproximadamente 15 cm e deixa-se secar à sombra por um ano (é isso mesmo, um ano) e, depois disso, racha-se a madeira em duas partes longitudinalmente e depois cada uma destas partes em duas novamente e isso rende quatro arcos depois de bem trabalhados. Pau Brasil era usado pelos meus tios pra fazer "bodoque" quando moleques e, segundo eles não tinha nada melhor. Só tive a oportunidade de ver uma lasca de pau Brasil uma vez na vida e, além de muito bonita pois é maravilhosamente vermelha é, também muito cheirosa. Fazer um arco com uma madeira dessas é um sonho de criança pra mim. Boa sorte.
Se alguém quiser a matéria desse site que mencionei é só falar e dar o endereço que eu mando traduzida. Manda um MP com o e-mail que eu envio em seguida.
Ah! E ensina como recurvar lâminas de arcos de madeira macica também, fica muito fera.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 11:35 pm

Bom, pessoal.
Venho pedir desculpas a alguns membros do fórum por ter postado, acima, que tinha uma matéria que ensinava a fazer arcos de madeira colhida na natureza e, inclusive ensinando a recurvar as pontas. Ocorre que em uma das inúmeras formatações por que passou o meu PC, esta matéria foi extraviada, portanto, vou ficar devendo.
O que tenho é uma outra matéria, bem extensa por sinal, sobre arcos laminados de ipê e bambu, além de outras madeiras, muito esclarecedora também (e se alguém quiser, envio sem problemas), mas não ensina a curvar a madeira pelo processo primitivo.
Pra tentar me retratar, vou dar uma breve descrição.
Primeiro, como já mencionado, corta-se a madeira e deixa-se secar por aproximadamente um ano (antigamente o povo tinha todo um ritual onde se cortava a madeira no inverno por este período ser menos chuvoso e por causa do frio, a madeira já está mais retraída e tal.
Depois corta-se este tronco de aproximadamente 15 cm de diâmetro em duas partes e cada parte em dois novamente. Isso deve render pelo menos 4 arcos.
Depois processa-se o tilering da forma já tantas vezes mostradas pelos membros do fórum aqui nestas páginas.
Antes de confeccionar o encaixe para a corda, coloca-se a ponta do arco em uma tina com água e deixa-se ferver por aproximadamente 1 hora e depois disso, prende-se essa ponta a uma peça de madeira previamente preparada e com o formato desejado para a ponta do arco, usando um sargento para madeira e deixa-se esfriar por pelo menos 24 hs pois mesmo que a madeira esfrie, ela tem um período de contração posterior (memória) que faz com que ela retorne ao formato anterior, ou pelo menos em parte.
Caso uma das pontas ficar com curvatura diferente da outra, deve-se re-fazer o processo na ponta que ficou menos curvada.
Somente depois de pronto o curvamento é que se confecciona o encaixe para a corda.
Abaixo, algumas fotos para ilustrar o dito acima.
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Acima vocês podem ver duas maneiras de prender a lâmina (ou limb) depois de aquecida, mas vale lembrar que deve-se prender a ponta da lâmina primeiro e ir entortando ela vagarosamente até que fique com a conformação pretendida e depois prender a outra parte.
Outra coisa válida de ser mencionada é que se você fizer um arco com uma determinada potência apropriada pra você, depois de recurvar as lâminas, a potência aumentará, além do arco ficar um tanto mais curto, o que pode requerer a confecção de uma corda diferente.
Antigamente os arcos dos nativos norte americanos tinham a aplicação de "sinew" que nada mais é do que o tendão das pernas traseiras de animais abatidos que era posto a secar, macetado para desfibrar e depois colado com couro cozido que dá uma cola excelente e depois de seco, o que, por vezes levava semanas, dava mais força, elasticidade e muito mais durabilidade aos arcos.
Já na Asia, os antepassados usavam chifres de animais laminados e aplicados com o mesmo tipo de cola.
Espero ter conseguido, com essa breve explanação, me desculpar com alguns companheiros que esperavam receber a matéria inteira em seus e-mails.
Mais uma vês, desculpem.
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 9:51 am

Xará...só te perdoo se postar mais umas 10 matérias iguais a essa...he he he!
Sem problemas...e viva a arqueria tradicional!
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 10:35 am

É bom lembrar que não é toda madeira que retém a curvatura feita artificialmente por calor. Ipê, por exemplo, volta totalmente para a posição inicial.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Conteúdo patrocinado





pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Empty
MensagemAssunto: Re: pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?   pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas de como começar a fazer meu primeiro arco....
» madeira de fazer riser ver se sever para fazer
» custo para fazer lamina de madeira e fibra?!
» madeira para fazer flechas
» Cavilhas de madeira para fazer flechas?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: