ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dica para puxada correta de seu arco

Ir para baixo 
+8
Dumbo
jorge_wiendl
eschimidt
RafaelMorgan
Mamute-sc
fabio carneloci
CALIL
JPauloBap
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:54 am

Bom dia galera.

Como o amigo mamute-sc achou interessante a dica da puxada, resolvi fazer um tópico específico.

Andei sofrendo um pouco com dores no ombro, parte por ter um arco pesado, 60-70lbs, e parte por ser iniciante e totalmente inexperiente acabando por fazer a puxada de forma errada.

Fiz uma visita a escola do Ronaldo Nacaxe e o mesmo me ensinou essa dica valiosa para a puxada, que veio tanto corrigir a postura quanto eliminar a dor no ombro que eu sentia.

Quando da puxada, faça uma pequena puxada (bem pouco mesmo só pra sentir os limbs) com ele baixo, eleve acima da visada com o cotovelo do braço que você usa pra esticar a corda elevado, acima da sua mão, e termine a puxada abaixando a visada e arrastando o cotovelo SOMENTE PARA TRÁS e não lateral.

A mão do riser, a mão da puxada e o cotovelo devem sempre permanecer na mesma linha (que é a da flecha), dessa forma usamos músculos das costas e o próprio peso do arco pra puxar e não somente o músculo do ombro.

LEMBRE-SE que a flecha DEVE PERMANECER SEMPRE APONTADA PARA O ALVO durante o processo, de forma a garantir a segurança em caso de uma gatilhada ou algum outro problema.

Achei um artigo - Realidade Física / Musculatura / Postura Básica - muito interessante e explicativo do arqueiro Reinaldo Augusto Nunes no site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Inclusive tem vários artigos de qualidade lá, indico aos colegas.

Fiz uma juntada de imagens para ajudar a entender:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pra exemplificar melhor, peguei esse vídeo no YouTube, com +- 4:20min de vídeo dá pra ver perfeitamente os detalhes da puxada dos dois arqueiros:



Pode parecer óbvio para alguns ou estranho para outros, mas era um detalhe que sempre me passou despercebido e que faz um diferença e tanto pois assim não nos machucamos e podemos dar bem mais tiros durante a sessão de treino.

Se houver mais algum detalhe ou correções necessárias no texto percebidas pelos amigos mais experientes serão muito bem vindas.

Espero ter contribuido.

Abc e bons tiros a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 11:07 am

Nossa esse tópico foi fantástico, merece ser fixado em breve!! Obrigado pela contribuição!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 1:01 pm

excelente topco
gostei do video , o canadense usa um Madness XL ? aque distancia sera que estão atirando ? 90m .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 1:54 pm

parabéns pela matéria João Paulo, e serve de exemplo para todos que querem postar algo, não tenham medo e nem vergonha, creio que estamos todos aqui para aprender e assim coseguiremos realmente ajudar os mais distantes de centros de treinamento a desenvolver suas habilidades

eu comecei com arco e flecha a pouco mais de um mês, ainda nem recebi o meu composto, li bastante coisa sobre o assunto e nem por isso sabia a posição correta de puxar a corda e seu trabalho está fantástico, e para quem ainda tem dúvida sobre a teoria dá uma olhada no vídeo postado, sempre que começam uma bateria de 3 tiros mostra o canadense fazendo a puxada completa, nos 6:30m tem a puxada num outro angulo

mais uma vez muito obrigado João Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 2:18 pm

Calil e mamute-sc,

Não precisam agradecer, estou retribuindo a ajuda que sempre recebi do fórum.

fabio carneloci,

É um PSE Madness XL sim, e por sinal achei show! Não consegui descobrir a distância que estão, mas acho que não estão a 90m. As provas oficias são feitas com os alvos 90, 70, 50 e 30m.

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 2:57 pm

É um Bow Madness XL sim, igual o meu! Wink

Essa prova é de 90m sim. Da para ver pela regulagem baixa do scope.

Infelizmente, a partir desse ano, a FITA não fará mais competições de 90m. As regras mudaram e, se não me engano, as distâncias máximas agora serão de 50m para composto e 70m para recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 3:02 pm

mas qual é o motivo, tem menos atiradores?, tem menos locais de treino?

sempre imaginei que o tiroo de 90m fosse o supra sumo do tiro com arco, onde apenas os melhores pudessem competir e, na minha opinião (de principiante) estão tirando o "desafio" maior desse esporte
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 3:22 pm

A FITA é européia (francesa). Como na Europa, na maior parte dos países, há um inverno intenso, eles tinham muita dificuldade em treinar os 90m no período de frio, portanto diminuíram as distâncias para que pudessem treinar em lugares fechados o ano todo. Pelo menos foi isso que eu ouvi.

Imagino que, para se difundir o esporte, é importante que se precise de menos espaço para se construir escolas e clubes de tiro com arco, tendo em vista que é difícil encontrar grandes espaços disponíveis nas grandes cidades.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 3:32 pm

é o que imaginei, mas sinceramente é uma pena
creio que um tiro a 90m impõe um arqueiro perfeito que além do total domínio sobre o seu equipamento deve analisar o vento, e uma mínima desconcentração deve fazê-lo acertar o alvo do concorrente
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 3:39 pm

É...Mas nada impede que nós brinquemos com longas distâncias em nossos sítios e fazendas, não é? Hahahaha!

Eu mesmo, passei quase uma semana lutando com um alvo de 70m a uma distância de 130m! Hahahahahaha!! Dá para você atirar, abaixar o arco, respirar,observar a parábola e ver o feito do vendo sobre a flecha! É muito legal!

Só não aumentei a distância por que minha mira não cobria mais do que 130m.

A essa distância,uma má largada manda sua flecha para o buraco negro da perdição eterna.

Particularmente, gosto do arqueirismo por ser um esporte individual. Nunca me liguei em esportes coletivos nem em competições. Eu mesmo faça as minhas regras.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 3:46 pm

bom depois que eu acertar o alvo a 10m vou pensar em ir para 20m Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
quem sabe um dia não imagino um tiro a mais de 100m, mas realmente isso é o legal, a gente se impõe os limites, e realmente deve ser maravilhoso a espera da flecha indo em direção ao alvo

na cena final desse último Robin Hood (que não achei tão legal) ficar esperando a flecha acertar no "bandido" fugindo a cavalo dá uma boa noção disso, imagina a façanha,

arco medieval+tiro longo+vento da praia+alvo se deslocando

só treinando muito mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 3:56 pm

Essa cena é foca mesmo!

Por isso que o tiro instintivo é legal demais! Quando a gente começa a usar mira, perde totalmente o instinto.

Lembro que, quando comecei a atirar, eu tinha um precisão incrível sem usar nenhuma mira. Depois que comecei a usar mira, minha precisão melhorou sim, mas não consigo atirar sem mira. Não sei nem para onde apontar a flecha quando tiro a mira. Isso é uma pena.

Garanto para você, que se você pegar um Dave Cousins desses aí e tirar a mira do seu arco, ele perde totalmente a segurança.

Como o Byron Ferguson fala, para conseguir tiros como esses, a gente tem que (become the arrow) se transformar na flecha. Ser a flecha.

Ainda mais por que com um long bow daqueles não se tem muito tempo para fazer a mira mesmo. Tem que ser no instinto.

Por isso farei meu recurvo em breve. Vou voltar a treinar tiro instintivo. Depois vou ao lixão ver se eu mato alguns urubus! Hahahaha!

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 5:49 pm

gostei dessa idéia dos urubus, um amigo que não gosta de gatos também sujeriu o mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 7:23 pm

affraid

Epa....quem será que fui??? kkkkkkkkkkkk

-------

Rafael....e se o urubu sair voando pra bem longe mesmo com a flecha enfincada nele????
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 9:00 pm

vocês já viram como urubu é duro de espetar?
não use sua melhor flecha para não se arrepender
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 9:07 pm

mamute-sc escreveu:
vocês já viram como urubu é duro de espetar?
não use sua melhor flecha para não se arrepender

quando criança eu atirava com espingarda de chumbinho. o maximo que ele fazia era se coçar com o bico onde o chumbinho acertava. Eu ficava p*!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 9:46 pm

exatamente, nem se mexe, portanto cuidado em perder flechas
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:46 pm

Meu arco acho que nem atira a 90m... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeTer Out 12, 2010 7:50 pm

Muito legal mesmo essa dica, acredito q vai me ajudar muito

Valeu ......
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeQua Out 27, 2010 12:17 pm

Pessoal,

O vídeo que o Edmilson postou aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ajuda bastante a entender a puxada.

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Nov 21, 2010 12:02 pm

mais uns vídeos para ajudar aos iniciantes que não tem uma academia por perto








Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeDom Fev 20, 2011 10:14 am

vai aqui um desenho da posição de início da puxada, ajuda muito pois ao fazer corretamente a puxada seus ombros ficam na altura adequada e toda a força vai para a musculatura das costas


braço na altura dos olhos e flecha já apontando para o alvo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeSex Mar 11, 2011 7:59 am

Mamute-sc escreveu:
braço na altura dos olhos e flecha já apontando para o alvo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aí está meu problema... preciso aprender isso!!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeSex Mar 11, 2011 9:59 am

Bão, boas noticias pro Sr, Seo eschimidt!!

Atualmente existem algumas escolas de arqueiria que não recomendam o uso de processos lineares para que se ancore o arco. A sugestão é que se trabalhe em ciclos, ie: põe-se a flecha na corda; com um movimento de arco se arma o arco; se faz a ancoragem; faz a visada e ai se atira.

Parece meio complicado, mas a teoria deles é que o cerebro humano trabalha melhor com ciclos (ou seja não processa a linearidade muito bem), e andei testando essa teoria e até que melhorou um pouco o meu "espalhamento". Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitimeSex Mar 11, 2011 11:15 am

jwiendl escreveu:
... com um movimento de arco se arma o arco...

como seria esse movimento?


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dica para puxada correta de seu arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dica para puxada correta de seu arco   Dica para puxada correta de seu arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dica para puxada correta de seu arco
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dica de compra para Arco
» Dica para arco completamente iniciante
» Dica para comprar um arco chines
» dica para meu segundo arco composto.
» Dica para o primeiro arco recurvo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: