ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
willsilveira

willsilveira


Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/07/2012
Idade : 30
Localização : Balneário Camboriú-SC

AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitimeSex Jul 06, 2012 1:41 am

Estou terminando o meu arco e usei laminas do fusca para fazer as laminas do arco.
Mas, nao estou conseguindo curva-las.
Como faço para curvas as laminas do fusca?

Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitimeSex Jul 06, 2012 9:27 am

É simples marreta+madeira+porrada=curva na lamina
Apoie a lamina em uma madeira e vá batendo com a madeira, sempre do mesmo lado da lamina e ela ira curvar para cima.
Ir para o topo Ir para baixo
José Roberto Martins




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 69
Localização : Itajubá - M.G

AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitimeTer Ago 28, 2012 10:28 am

Conforme já comentado,as melhores lâminas p/ o arco são as de suspensão de Kombi (as antigas) de 3mm de espessura por 30mm de largura.
Uma Lâmina dividida ao meio da p/ fazer um par, pois se usar uma inteira aparecerá um corte central feito na fábrica.
P/ curvar a lâmina, apoie-a em um cepo bem firme no chão e com uma marreta de 1Kg e c/ a extremidade abaulada (feita em um esmeril) p/ não ocasionar marcas muito profundas, vá batendo aos poucos até e atingir a curvatura desejada.
As extremidades das lâminas deverão ser esmerilhadas p/ diminuir a largura, dando um aspecto mais afilado, mais bonito.
Depois é só fazer os sulcos p/ as cordas e os furos p/ fixação. Em seguida aplique o primer e pinte c/ tinta p/ veículos na cor desejada.
O meu eu pintei c/ PU (pistola)na cor marron opala.

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitimeTer Ago 28, 2012 11:28 am

Teve um usuário aqui do forum (não me lembro quem) que disse que tipo "calandra" a lamina, esplicando, fixa a ponta dela num torno, encosta um tubo de ferro (ou coisa redonda no formato desejado que não amasse) e entorta ela pro lado do tubo.
Ir para o topo Ir para baixo
José Roberto Martins




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 69
Localização : Itajubá - M.G

AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitimeTer Ago 28, 2012 2:55 pm

Um pouco mais de comentário sobre as lâminas de aço de Kombi:
Uma lâmina tem 97,50 (cm) de comprimento.
C/ uma lâmina você conseguirá um par de 48(cm) cada, e a potência (libras) ficará em torno de 38 a 43(libras).
Há a possibilidade de deixar as lâminas com uns 60(cm), mas como eu disse anteriormente, estas molas vem c/ um rasgo central em forma de V, o que na minha opinião deixará o arco feio.
A lâmina de fusca dará bem menos, talvez seja bom p/ alguém de menos força; será um tiro curto.
Outro detalhe que ficou legal na lâmina (extremidade das cordas) é a colagem (cola epóxi)de pequenas madeiras imitando os arcos mais elaborados, conforme vemos no sites.
Um recurso que utilizei p/ a furação da lâmina foi a utilização de uma broca de vídia de 6mm afiada no esmeril p/ este fim.No riser, fixei por rosqueamento com pequenos tarugos de parafusos de 1/2" de 1,5(cm) c/ furo central de rosca de 6(mm). Foi 2 parafusos por extremidade.Foi feito rosca na madeira(riser) c/ broca de 12(mm) e passado macho de 1/2" p/ receber o tarugo rosqueado também de 1/2". O parafuso fixador de aço oxidado de (6x10mm), cabeça sextavada, flangeado.
Os tarugos c/ rosca foram untados c/ cola epóxi e rosqueados por uma fenda feita no topo destes, ao riser. Ficou muito forte.
Até mais.
Ir para o topo Ir para baixo
nick calixto

nick calixto


Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 32
Localização : Anapolis

AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 4:22 am

wpurgatto escreveu:
Teve um usuário aqui do forum (não me lembro quem) que disse que tipo "calandra" a lamina, esplicando, fixa a ponta dela num torno, encosta um tubo de ferro (ou coisa redonda no formato desejado que não amasse) e entorta ela pro lado do tubo.

tambem tem como moldar as laminas com o moldador de barrar para ferragem de construção civil?
eu e meu pai estamos fazendo um arco e estavamos pensando em curvar assim!!!!!

agradeço as informações!

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO   AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
AJUDA COM LAMINAS DE FUSCA PARA ARCO RECURVO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA COM AS LAMINAS - ARCO RECURVO
» Algumas dúvidas crucias para o progresso de um arco recurvo com molas de fusca
» AJUDA PARA CONSTRUÇÃO DE ARCO RECURVO
» Laminas para arco, Recurvo ou longbow
» Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: