ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Trabalhando com o Bambu

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitimeDom Ago 12, 2012 9:27 pm

Galera...
Estou vendo de cortar uns bambus essa semana...

Nas pesquisas que encontrei na internete, entre vários fatores, aconselha-se cortar o bambu ANTES do sol nascer. Isso vai ficar bem difícil para mim. QUeria saber se eu fizer o corte lá pelas 8h da manhã, haverá problemas futuros, em questão de durabilidade e qualidade....

Outra coisa, é sobre o processo de secagem.... muita gente aconselha furar todos os gomos da peça (menos o último), fazer uma mistura com alguns produtos quimicos e água, e encher a peça... Realmente não estou muito interessado em fazer isso com produtos quimicos...

Outra forma seria com fogo, porém já ouvi dizer que isso pode danificar a peça - não sei se a informação procede.... se não, esse tipo de tratamento seria algo relativamente fácil para eu executar - alguém ai já fez esse processo?? Me aconselham???

Bom, o processo mais simples que encontrei, que é o que vou executar, é o seguinte. Corta o bambu, apóia sua "base" sobre alguma rocha, e o deixa em pé, ali na própria moita onde estava, com folha e tudo. Isso fará com que o bambu não pegue humidade em sua "base", e sua água seja eliminada através das folhas, nas condições ambientes em que estava "habituado" de forma bem natural. Esse processo me parece bem coerente, tranquilo... PORÉM, não sei se só ele é aconselhavel... Será que devo executar esse processo aliado ao do fogo???

Alguém poderia me instruir no caso??

Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 8:26 am

cobweb spider escreveu:
Galera...
Estou vendo de cortar uns bambus essa semana...

Nas pesquisas que encontrei na internete, entre vários fatores, aconselha-se cortar o bambu ANTES do sol nascer. Isso vai ficar bem difícil para mim. QUeria saber se eu fizer o corte lá pelas 8h da manhã, haverá problemas futuros, em questão de durabilidade e qualidade....

O corte do bambu é recomendado em determinadas situações, por questões fisiologicas da planta. A noite existe pouca ou nenhuma fotossintese, e pouca evapotranspiração...

Ocê não é obrigado a seguir essas orientações, elas apenas são para otimizar todas as caracteristicas do bambu.

Citação :

Outra coisa, é sobre o processo de secagem.... muita gente aconselha furar todos os gomos da peça (menos o último), fazer uma mistura com alguns produtos quimicos e água, e encher a peça... Realmente não estou muito interessado em fazer isso com produtos quimicos...

Existem varios processos de secagem do bambu, esses produtos quimicos (AAC e outros) são preservativos de madeira, para situações em que a madeira vai ficar no tempo.


Citação :

Outra forma seria com fogo, porém já ouvi dizer que isso pode danificar a peça - não sei se a informação procede.... se não, esse tipo de tratamento seria algo relativamente fácil para eu executar - alguém ai já fez esse processo?? Me aconselham???

Pode danificar a peça sim, depende de como ocê trabalhar.

Citação :

Bom, o processo mais simples que encontrei, que é o que vou executar, é o seguinte. Corta o bambu, apóia sua "base" sobre alguma rocha, e o deixa em pé, ali na própria moita onde estava, com folha e tudo. Isso fará com que o bambu não pegue humidade em sua "base", e sua água seja eliminada através das folhas, nas condições ambientes em que estava "habituado" de forma bem natural. Esse processo me parece bem coerente, tranquilo... PORÉM, não sei se só ele é aconselhavel... Será que devo executar esse processo aliado ao do fogo???

Alguém poderia me instruir no caso??

Cara, na boa, mas a chance de ocê conseguir fazer um arco bom na primeira tentativa é proxima de 0 (ZERO), portanto para de se preocupar com a influencia dos ventos aliseos e a menstruação da borboleta monarca e trata de meter as mãos a obra e começar a fazer alguma coisa, depois ocê refina o processo, ok?
Ir para o topo Ir para baixo
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 11:32 am

jorge_wiendl escreveu:


"Pode danificar a peça sim, depende de como ocê trabalhar.


Esse processo é muito complicado para quem é de primeira vez???

jorge_wiendl escreveu:

Cara, na boa, mas a chance de ocê conseguir fazer um arco bom na primeira tentativa é proxima de 0 (ZERO), portanto para de se preocupar com a influencia dos ventos aliseos e a menstruação da borboleta monarca e trata de meter as mãos a obra e começar a fazer alguma coisa, depois ocê refina o processo, ok?

ahuhauahua... num é que vc tem razão??!!!
Amanhã eu vou cortar os bambus...
Assim que começar o processo de produção, vou postando aqui.

Valew, abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 11:50 am

Não é complicado, mas envolve estar completamente sobrio e não deixar o bambu muito tempo no fogo.

O negocio é o seguinte, vai esquentando o bambu e ao mesmo tempo se passar um pano com oleo nele, tenta aquecer de maneira uniforme e cuidado pra não queimar a mão.
Ir para o topo Ir para baixo
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 12:46 pm

Esse "óleo" já não é expelido pelo bambu quando entra em contato com o fogo??? Não é isso que dá aquele brilho nele???
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 2:26 pm

O que o bambu solta é resina.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Trabalhando com o Bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalhando com o Bambu   Trabalhando com o Bambu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Trabalhando com o Bambu
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» arco lamindo de bambu+bambu
» Arcos laminados com bambu+bambu
» Trabalhando a madeira
» Trabalhando no riser do meu recurvo! Dúvida de acabamento.
» Trabalhando a Musculatura Para Um Tiro Preciso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: