ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SEGURANÇA JÁ !

Ir para baixo 
+18
wpurgatto
arcanjo
Fly
Edufor
TRC
v.b.-s.j.r.preto
silassilvano
luisximenes
boconcelob
SujoO
Mauricio Nunes
rafanadador
Vitorino
rlarizzatti
jorge_wiendl
Lincoln
tallyst
Mamute-sc
22 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
arcanjo

arcanjo


Mensagens : 110
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 61
Localização : Gov Portela (Miguel Pereira ) - RJ

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 8:34 pm

Galera bom dia.
Desde que comecei a fuçar nos diversos tópicos do nosso forum. Observei companheiros atirando nos mais diversos tipos de lugares: sítios, fazendas,clubes de tiro, campos de futebol, garagens,quintais de casas em área urbana .E para minha surpresa e espanto .Em praças púbicas.Cercadas por ruas. Nas quais haviam vários automoveis estacionados. Donde se concui.Que. Pessoas os puseram ali .
Quando aconteceu de, em uma largada , durante um treino. A flecha desmontar do rest. E acertar em cheio o metalon de que é feito meu cavalete (alvo a 15m de distãncia), FURANDO-O (meu arco tem 38lbs e a flecha é de aluminio). Isto exemplifica bem o potêncial de destruição que nossos equipaemtos têm.
Fiquei pensando . . . . Será que as pessoas e animais que estão para trás dos nossos alvos. Estão tão seguras quanto nós. Que estamos sobre a linha de tiro ? ? ? ? ? ? ?
NÃO ! ! ! Certamente que não estarão seguras. Se atras dos alvos estiver apenas um muro baixo , como os que tenho visto em alguns posts. E em áreas urbanas, sempre há outros imóveis com pessoas e animais do outro lado.
A única garantia de 100% de segurança que teremos.É se não tiver ninguém atras dos nossos alvos. Ou se houver um anteparo superdimensionado para colher os tiros errados . Caso contrario sempre haverá a possibilidade de acidente.
Por tanto peço a todos . Experientes e novatos. Frequentadores e moderadores . Estimulem em todos os tópicos a reflexão quanto a segurança. Que os locais, que escolhemos para treinar, oferecem. Pricipalmente. Para aqueles que não estão envolvidos com o evento.
Espero que as reflexões que fisermos, nôs levem a uma mudança de postura e uma ação. Pois a segurança se faz é com atitudes e não somente com palavras. Não fiquemos somente no discurso, ou na apreciação técnica. Vamos incluir a SEGURANÇA nas nossas conversas .
Forte abraço a todos.

[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img338/1291/pa060139r.jpg][/IMG]

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 9:30 pm

eu sempre atiro com anteparo atrás dos alvos, no minimo um muro, melhor perder uma flecha do que acertar alguma coisa viva

até atiro num capinho perto de casa, mas tem um barranco atrás para enterrar flechas que resolvem fugir do alvo Shocked

a longa distância prefiro um sitio isolado, sem ninguem passando por trás, as primeiras regras passadas aos meus filhos é "nunca armar um arco quando tiver qualquer ser vivo a sua frente" e eles sempre respeitaram

a dica é muito pertinente e nunca é demais lembrarmos desse quesito tão importante
Ir para o topo Ir para baixo
arcanjo

arcanjo


Mensagens : 110
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 61
Localização : Gov Portela (Miguel Pereira ) - RJ

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: DESINTERESSE   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 9:26 am

Mamute bom dia.
Faz quase um mês que postei este tópico. 83 usuários acessaram , e só voce fêz comentarios. Será que vestiram a carapuça ?
Minha intenção é promover a reflexão . Mas é preciso, se falar no assunto . Discutir .
Na realidade estou muito decepcionado e preocupado, com o nível de interesse no tema SEGURANÇA . Em fim . . . .
Espero que esse menôspreso pela segurança . Não cause nenhum acidente (que certamente não será relatado aqui. Já que filho não tem pai .E só se tem o hábito de contar as vitorias ! ). E que nosso amado esporte NÃO fique estigmatizado, como esporte perigoso e praticado por irresponsáveis .
Com tudo . . . Espero mesmo . É que todos estajam tomado suas precauções para evitar acidentes. Só peço.É que, nôs contem que precauções , são estas . Para que srivam de exemplos , para todos nós .
Um forte abraço a todos .

ps: estou muito preocupado com a maneira, como alguns usuários mais "experientes " E ANTIGOS . Estão tratando os novatos ( isto. Para não dizer : FALTA DE EDUCAÇÃO ) , que chegam ao fórum . O que voce acha desta situação ? ? ?[/b]
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 9:54 am

Eu comprei 5 metros de sombrite 70% reforçado que aguenta um disparo LATERAL de flecha e uso como proteção lateral, no fundo é parede de tijolo mesmo. Esse sombrite fica preso em um cabo de aço (desses de fazer varal) e tem duas argolas na parede. Quando vou treinar em casa, estico esse sombrite para evitar voar flecha na casa do vizinho. A princípio cairia no telhado dele, mas mesmo assim é bom evitar.

UMA DICA: quando a flecha bate em uma parede faz um furo que geralmente fica apenas no reboque, no máximo tira uma casquinha do tijolo. Se tampar esse furo com massa corrida, por ser fundo, vai murchar e ficar feio. O melhor é usar gesso de secagem rápida. Mistura só um pouco, suficiente para o buraco. Vai misturando com água até perceber que começou a ficar pastoso, ai enche o buraco e empurra bem para não ficar bolha de ar, espera um pouco até ficar consistente e passa uma espátula para tirar o excesso e deixar levemente arredondado para fora, espera mais uns 15 minutos para deixar endurecer e passa uma lixa média para alisar. No dia seguinte passa uma lixa 100 ou mais fina e fica perfeito, se a parede for branca praticamente desaparece o furo e fica até mais resistente que o reboque.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 10:26 am

quando construi meu alvo fiz um tablado de 2,5x2 metros, bem grande e dificil de errar, mesmo assim coloque ele na frente de uma moita bem denssa de bambu. aqui em casa ñ tem perigo nenhum da flecha transpassar e acerta algo vivo

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 10:44 am

Ah, Arcanjo. Você expôs os problemas. Mas a gente espera por soluções para segurança. Afinal, você que é o técnico de segurança do trabalho. Problemas todos nós temos até demais. Melhor do que vir com um balaio de problemas é trazer as soluções.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 11:06 am

Imagens valem mais do que palavras:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
TODAS AS IMAGENS ACIMA SÃO FRUTOS DE ACIDENTES OCORRIDOS NOS USA, ONDE O ARCO E FLECHA É MAIS DIFUNDIDO.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 11:12 am

Acidente, Werlei???

No caso dos animais: DUVIDO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rlarizzatti

rlarizzatti


Mensagens : 117
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 50
Localização : São Paulo/SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 12:09 pm

Eu, quando não estou num clube de tiro (Com todas as seguranças), atiro em uma local onde não passa ninguem e o alvo fica encostado em um muro de mais de 4 metros de altura, Inclusive já perdi algumas flechas neste muro... Como já disse o amigo... ANTES PERDER UMA FLECHA....

Segurança sempre em primeiro lugar... Para QUALQUER ATIVIDADE !!!!


Última edição por rlarizzatti em Seg Set 10, 2012 1:57 pm, editado 1 vez(es)

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 1:09 pm

Possuo dois locais proprios para atirar. Em um, o "anteparo" do alvo são 3 paredes e sem acesso para qualquer local de trânsito. No outro, é um local bem ermo, sem riscos e assim como o Mamute atiro contra um barranco.
De resto, sempre que há alguma pessoa presente na linha de tiro (além de mim, obvio) peço que fique atrás de mim. Nem ao lado e muito menos na região de linha de tiro, mesmo que esteja uns 15 metros ao lado. Pois a lei de Murphy é uma m*rda.

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: segurança   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 2:04 pm

Bom mesmo!
O arqueiro precisa, antes de atirar, questionar se o tiro é seguro.

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rafanadador




Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2012

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 4:39 pm

meu muro é baixo (2mts) e eu uso um cobertor velho colocado entre dois postes a 4 mts para que uma eventual flecha não passe o muro e acerte o terreno baldio que faz divisa com minha casa, mas geralmente prefiro dirigir um pouco e ir ao sítio onde tenho um barranco enorme de argila, ninguém por perto e uma distancia de até 100 mts para praticar á vontade, só lá me sinto seguro, cada vez mais to evitando de atirar no quintal de casa...

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Mauricio Nunes

Mauricio Nunes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 46
Localização : Jundiaí

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 7:12 pm

Realmente já vi companheiros aqui do Fórum postarem fotos de locais de tiro impróprios. Principalmente na cidade.
A forma mais segura é atirar em local fechado, um galpão por exemplo, não havendo essa possibilidade o mais recomendável seria em um local que houvesse anteparo atrás do alvo ou que simplesmente não fosse um local habitado.
Nunca atirar com crianças por perto, posto que elas são curiosas e quase sempre desobedecem quando você manda elas não fazerem uma coisa, o mesmo vale para animais. Importante, na idade certa, demonstrar como funciona o arco para a criança, para incentivar o esporte e também para ela ter respeito por ele.
Acho que outra dica legal é não fazer a puxada mirando o arco para cima e descendo depois, além de ser uma postura errada pode-se disparar a flecha para o alto, e aí vira loteria onde ela vai cair.
Acho que observando esses procedimentos a prática da arqueria é bem segura.
Saudações

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 7:17 pm

Só Hoje vi este post.

Parabéns pela iniciativa. Continue assim. Tu apenas levantou o perigo e gravidade, a solução cada um deve encontrar, pois não é receita de bolo. Cada caso é um caso, portanto a solução parte do usuário. Se tem capacidade de usar um arco deverá ter pra entender isso.


Eu prefiro local ermo e com um bom barranco de argila. Mas nem tudo são flores, em casa atiro do portão em direção a minha garagem + - 15 metros (atiro na parede do fundo). Se der "gatilhada" acerto paredes.

Mas sempre bom relembrar pequena dica de segurança: "SE TIVER DÚVIDA NÃO ATIRE".

Depois da cagada feita não adianta lamentar-se.

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
arcanjo

arcanjo


Mensagens : 110
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 61
Localização : Gov Portela (Miguel Pereira ) - RJ

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Respondendo   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 8:39 pm

Galera boa noite.
Assim como alguns companheiros, também atiro num pequeno estadio de futebol. Contra sua arquibancada de concreto, que tem atraz de si um barranco. Quando não há nenhuma atividade sendo realizada dentro do gramado.E em dias alternados com a escolinha de futebol.
Em vêz de responder a pequenas provocações. Prefiro agradecer e parabenizar a todos que se dispuseram, e se disporão, a conversar sobre o tema SEGURANÇA, no tiro com arco. E a todos.Que já praticam o tiro com arco, com SEGURANÇA .
Wpurgatto valew pelas imagens que enriquecem bastante a discusão.E que são realmente chocantes, e falam por si, só !
VALEW SujoO ! Voce arrematou com precisão, minha intenção. Quando falou : " a solução cada um deve encontrar " .
É isso aí ! galera , vamos continuar conversando sobre o tema SEGURANÇA NO TIRO COM ARCO !
Espero que muito mais companheiros dêem suas opniões e sugestões !
Forte abraço a todos e fiquem com DEUS ! ! !
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: segurança   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeTer Set 11, 2012 8:52 am

Na minha opinião, quem utiliza o gatilho precisa aumentar os cuidados com o tiro.
Os mais experientes correm menos riscos, mas, os novatos estão sujeitos a um disparo acidental.
Quem segura a corda com os dedos, dificilmente disparará acidentalmente, mas, já vi isso acontecer com um novato.
Gente, cuidado e cerveja gelada, não faz mal prá ninguém.

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeQua Set 12, 2012 12:56 am

Visualizando as imagens do Purgato, me veio logo na cabeça a porra da vizinha com a flecha na molera !!! Boa jorge, duvido mermo que foi acidente Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
luisximenes

luisximenes


Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/07/2012
Localização : campo grande ms

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeDom Set 16, 2012 5:02 pm

o treino de tiro com armas potentes (arco e armas de fogo) é imprescindível a avaliação Da segurança do atirador e da linha de tiro. testar as muniçoes, a arma, miras tool less, manipuladas por gente não acostumada a situaçoes de risco tem que ser avaliadas sistematicamente! e sempre se lembrar que muitas vezes não temos instrutores e aprendemos nos foruns e videos da internet. boa sorte a todos atiradores.

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeDom Set 16, 2012 5:17 pm

Muitos acidente podem ser evitados se o iniciante usar um arco com a libragem adequada. Vejo muitos começando com arco recurvo de 50# e composto de 70#. Além de perder as flechas rapidinho, corre o risco de uma escapar para casa do vizinho.
Ir para o topo Ir para baixo
silassilvano

silassilvano


Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 36
Localização : Juiz de Fora - MG

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeDom Set 16, 2012 9:25 pm

Acho muito interessante um tópico só pra isso.

Acho também que devido a importância do assunto o mesmo deveria ser FIXO.

Como um de nossos colegas afirmou, as imagens falam por si. e por isso acho que quem tiver outras fotos deveria colocar para que todos que abrirem esse tópico vejam (literalmente) o quanto o perigo é real, o quanto um pequeno descuido ou acidente pode machucar ou matar alguém.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

att.

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
arcanjo

arcanjo


Mensagens : 110
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 61
Localização : Gov Portela (Miguel Pereira ) - RJ

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: video de Mathews Monster de 2010   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Jul 20, 2015 12:53 am

Galera bom dia .
Na seção reviw .Vi um video de um gringo atirando com um Mathews Monster .e medindo a velocidade de suas flechas . O detalhe é que atraz do alvo . A cerca de uns 30m , tinha uma rodovia . Ou mehor , uma rua asfaltada ( no momento deserta) .
Sugiro que quando usarmos estes videos para ilustrar nossos comentários , com situações inseguras . Façamos a devida ressalva ,desta condição .Para alertarmos os novatos para não usarem estes lugares para a prática do tiro com alvo .
Forte abraço a todos .
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Jul 20, 2015 1:46 am

Eu não sei que tópico é esse, mas achei um fácil no youtube.
Por acaso é esse o vídeo?

Idea [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: doideira   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Jul 20, 2015 11:17 am

É loucura atirar com alguma possibilidade de haver gente após o alvo.
Muito cuidado!
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Jul 27, 2015 5:14 pm

Mais uma:
Menina, de dois anos, atingida nas costas, por flecha disparada por vizinho tentando assustar o gato com arco
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma criança sobreviveu ao ser atingido nas costas com uma seta supostamente disparados por seu vizinho enquanto ela brincava no jardim da casa de sua família.
Tian Tian, ​​dois, foi derrubada quando Lian Chen deixar voar com um arco de uma janela do quarto, enquanto supostamente tentar assustar um gato selvagem.
"Ela gritou e eu olhei e vi uma seta saindo de suas costas. Eu quase desmaiei ", disse a avó Yi Tsou de Nanyang, China central.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Edufor

Edufor


Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/03/2015
Idade : 32
Localização : Rio Grande do Sul,, Gaucho uhu

SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitimeSeg Jul 27, 2015 10:44 pm

nao sei se era por ser de baixa libragem mas, certa vez no interior, fui experimentar atirar em uma laranja cravada em um graveto e este cravado no chao, bem, quando acertava algumas vezes, a flecha ia bem para o lado por ser uma esfera se não acertava no meio ela não cravava e desviava seu curso, bem isto eu era bem iniciante ainda, mas mesmo assim não recomendo atirar em nada esferico

arcanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SEGURANÇA JÁ ! Empty
MensagemAssunto: Re: SEGURANÇA JÁ !   SEGURANÇA JÁ ! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
SEGURANÇA JÁ !
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Agrupamento de flechas xing-ling...
» Segurança nunca é demais
» Qualidade das flechas Easton Gamegetter
» Dicas para a pesca com arco
» Cinta de segurança

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: