ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Spine em diferentes arcos

Ir para baixo 
+3
Lincoln
jsati
hunter350
7 participantes
AutorMensagem
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 5:59 pm

Boa tarde,

Me surgiu uma duvida: se eu pegar dois arcos diferentes, tipo um composto e um recurvo qualquer com potencias, puxadas, etc diferentes tambem.
Mas se eu passar eles num cronografo e eles derem a MESMA velocidade com uma mesma flecha qualquer, logo usarão flechas com mesmo spine? ou tem outros fatores? quais?
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:02 pm

Também tenho a mesma dúvida... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:04 pm

Tem um pouco sobre spine aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois coloco tudo detalhado e melhorado num tópico a parte.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:25 pm

hunter350 escreveu:
Boa tarde,

Me surgiu uma duvida: se eu pegar dois arcos diferentes, tipo um composto e um recurvo qualquer com potencias, puxadas, etc diferentes tambem.
Mas se eu passar eles num cronografo e eles derem a MESMA velocidade com uma mesma flecha qualquer, logo usarão flechas com mesmo spine? ou tem outros fatores? quais?

Bom, se estiver atirando com uma flecha do spine apropriado, diria que se a velocidade é a mesma, o spine poderia servir sim.

No entanto, se estiver atirando com uma "flecha qualquer", como disse, o fato de terem a mesma velocidade não quer dizer que essa flecha qualquer está no spine correto para os arcos.

O tira-teima para ver se o spine está correto é o teste do papel. Não tem teste melhor do que esse. Depos vem o teste de atirar a flecha sem vanes, para fazer os ajustes finais.

Porém, existem outros fatores que influenciam no spine além da velocidade, se quiser achar o setup de spine+comprimento da flecha+peso da ponta exatamente correto.

Em matéria de spine, sempre confiei no OnTarget 2. Todas as compras que fiz usando seus dados foram exatas, mas o bichinho é marrento no começo; tem que saber mexer com ele direitinho para dar os dados corretos.

O spine a gente sabe mais ou menos qual é o melhor para cada potência; agora, o comprimento das flechas e peso das pontas ideais, se não fosse esse tipo de programa, teria que ser sempre na tentativa e erro; haja dinheiro.


Última edição por RafaelMorgan em Qua Out 10, 2012 6:28 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:27 pm

jsati escreveu:
Também tenho a mesma dúvida... scratch

depende.

ex. tenho um arco composto soft cam de #45 e um recurvo de 24# ambos usam a mesma medida de flecha com o mesmo spine que no caso e a jazz 1916.

ps. este e um post repetido, mais vai la, desisti de lutar contra post repetido
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:33 pm

rfarj escreveu:
jsati escreveu:
Também tenho a mesma dúvida... scratch

depende.

ex. tenho um arco composto soft cam de #45 e um recurvo de 24# ambos usam a mesma medida de flecha com o mesmo spine que no caso e a jazz 1916.

ps. este e um post repetido, mais vai la, desisti de lutar contra post repetido

Tem coisa errada aí...Ou seu composto não tem o peso de puxada que diz, ou seu recurvo é mais potente do que era para ser.

Você chegou a pesar a puxada dos arcos com uma balança? Fez o teste do papel? Fez o teste da flecha sem vane?

Arrisco dizer que é impossível obter alinhamento perfeito de flecha com arcos de diferença de libragem tão ampla. Se fosse o contrário (super composto de 24# e um recurvo ruim de 45# ) poderia até ser.

Ou então seu composto está umas 10# ou mais abaixo do indicado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:44 pm

Valeu galera, mas deixa eu explicar um pouco melhor oque pensei.
Se eu pegar estes dois arcos diferentes e medir a velocidade com uma flecha qualquer (não importa o spine, pode estar errado mesmo). Então se eles tiverem a mesma velocidade, basta eu ajustar o spine pra um arco que este spine sera correto para o outro tambem?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:57 pm

O spine não tem nada a ver com a velocidade no cronógrafo. Você acerta mais se for pelo peso da puxada. Mas diversos outros fatores influenciam. Como cê não leu o meu post, vou colar aqui

Segundo o site da Easton Archery, existem dois tipos diferentes de spine – O spine estático e o spine dinâmico.

O spine estático é a medida de o quanto a flecha flexiona quando um peso de 1,94 libras é suspenso pelo centro da flecha. A flecha deve estar com 29 polegadas de comprimento e apoiada por dois pontos distantes 28 polegadas um do outro. A medida em polegadas de o quanto a flecha enverga, devido ao peso, é conhecida como spine. É esse valor que os fabricantes usam para rotular as flechas.

O spine dinâmico é como a flecha reage com a energia armazenada no arco e a maneira como ela é transmitida. Diversos fatores determinam a maneira com a qual as flechas irão reagir quando são lançadas pelo arco, incluindo a quantidade de energia aplicada pelo arco, o peso da flecha, o spine da flecha, o comprimento da flecha, peso da ponta, peso do nock, peso das penas, peso da corda, etc. Até mesmo o material do nocking point (latão ou serving), junto com o material da corda e do serving podem influenciar o spine dinâmico. Devido ao número quase infinito de variáveis que afetam o spine dinâmico, as flechas são rotuladas pelo spine estático.

Mas por que o spine é tão importante?

O spine é muito importante quando chega a hora de regular, atirar e agrupar as flechas. Se você não tiver o spine correto para a configuração do seu arco, você terá uma flecha com voo instável e um agrupamento deficiente. Ter o spine correto é o segredo para otimizar o agrupamento das flechas e para conseguir a melhor precisão possível.


OK. Para ajustar o spine estático é só consultar a tabela do fabricante de flechas, e escolher que uma se adeque ao seu arco. Mas as flechas só vão voar bem se o spine dinâmico estiver correto também. Seguem alguns fatores que influenciam o spine dinâmico. Costuma-se dizer que a flecha é mais dura se o spine for menor e mais mole se for maior.

Arrow tuning

O que faz a flecha ficar mais dura?

- Reduzir o peso da puxada (em arcos tradicionais só trocando de arco)
- Reduzir o peso da ponta, ou da combinação ponta/insert
- Usar cordas feitas com materiais mais pesados, ou aumentar o número de fios da corda.
- Usar penas mais pesadas
- Usar materiais mais pesados no nocking point e/ou serving
- Reduzir o brace height
- Reduzir o comprimento da flecha

O que faz a flecha ficar mais mole?

- Aumentar o peso da puxada (Em arcos tradicionais só trocando de arco)
- Aumentar o peso da ponta, ou da combinação ponta/insert
- Usar cordas feitas com materiais mais leves, ou diminuir o número de fios da corda.
- Usar materiais mais leves no nocking point e/ou serving
- Usar penas mais leves
- Aumentar o comprimento da flecha
- Aumentar o brace height

Então são essas as variáveis que irei considerar na hora de regular meu equipamento.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 6:59 pm

hunter350 escreveu:
Valeu galera, mas deixa eu explicar um pouco melhor oque pensei.
Se eu pegar estes dois arcos diferentes e medir a velocidade com uma flecha qualquer (não importa o spine, pode estar errado mesmo). Então se eles tiverem a mesma velocidade, basta eu ajustar o spine pra um arco que este spine sera correto para o outro tambem?

Depende muito. Arcos recurvos tradicionais, usados sem rest, geralmente precisam de um spine mais mole, ou de uma ponta mais pesada, para que a flecha contorne a janela do arco sem problemas de atrito.

No geral, o spine seria o mesmo, já que a velocidade final é a mesma (o que traduz para uma quantidade de energia final liberada similar) mas os ajustes de peso de ponta e comprimento de flecha provavelmente irão variar.

Lincoln, já que o spine estático é medido pela potência, e a potência reverte em energia final, que reverte em velocidade da flecha, o spine está diretamente conectado à velocidade da flecha sim. Por isso, um arco da mesma potência, mas com a velocidade final superior (regida pelo design do mesmo) comparado a um arco de mesma potência e velociade inferior, requer um setup de spine dinâmico mais rígido.


Última edição por RafaelMorgan em Qua Out 10, 2012 7:36 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Lucas_FS

Lucas_FS


Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 26
Localização : Jundiaí-SP-Brasil

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 7:16 pm

hunter350 escreveu:
Boa tarde,

Me surgiu uma duvida: se eu pegar dois arcos diferentes, tipo um composto e um recurvo qualquer com potencias, puxadas, etc diferentes tambem.
Mas se eu passar eles num cronografo e eles derem a MESMA velocidade com uma mesma flecha qualquer, logo usarão flechas com mesmo spine? ou tem outros fatores? quais?




O que e um spine ??? scratch

por favor respondam sem iguinorancia Mad
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 7:28 pm

Lucas_FS escreveu:
hunter350 escreveu:
Boa tarde,

Me surgiu uma duvida: se eu pegar dois arcos diferentes, tipo um composto e um recurvo qualquer com potencias, puxadas, etc diferentes tambem.
Mas se eu passar eles num cronografo e eles derem a MESMA velocidade com uma mesma flecha qualquer, logo usarão flechas com mesmo spine? ou tem outros fatores? quais?




O que e um spine ??? scratch

por favor respondam sem iguinorancia Mad

em linhas gerais Lucas é o indice de flexibilidade de uma flecha... maior o spine mais flexivel, menor o spine menos flexivel.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 11:22 pm

RafaelMorgan escreveu:
rfarj escreveu:
jsati escreveu:
Também tenho a mesma dúvida... scratch

depende.

ex. tenho um arco composto soft cam de #45 e um recurvo de 24# ambos usam a mesma medida de flecha com o mesmo spine que no caso e a jazz 1916.

ps. este e um post repetido, mais vai la, desisti de lutar contra post repetido

Tem coisa errada aí...Ou seu composto não tem o peso de puxada que diz, ou seu recurvo é mais potente do que era para ser.

Você chegou a pesar a puxada dos arcos com uma balança? Fez o teste do papel? Fez o teste da flecha sem vane?

Arrisco dizer que é impossível obter alinhamento perfeito de flecha com arcos de diferença de libragem tão ampla. Se fosse o contrário (super composto de 24# e um recurvo ruim de 45# ) poderia até ser.

Ou então seu composto está umas 10# ou mais abaixo do indicado.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 11:41 pm

Lincoln escreveu:
Tem um pouco sobre spine aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois coloco tudo detalhado e melhorado num tópico a parte.

Grande Lincoln, ja tinha lido seu post (muito bom) e incluse faz alumas semans que o link deste post esta na minha area de trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQua Out 10, 2012 11:43 pm

rfarj escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
rfarj escreveu:
jsati escreveu:
Também tenho a mesma dúvida... scratch

depende.

ex. tenho um arco composto soft cam de #45 e um recurvo de 24# ambos usam a mesma medida de flecha com o mesmo spine que no caso e a jazz 1916.

ps. este e um post repetido, mais vai la, desisti de lutar contra post repetido

Tem coisa errada aí...Ou seu composto não tem o peso de puxada que diz, ou seu recurvo é mais potente do que era para ser.

Você chegou a pesar a puxada dos arcos com uma balança? Fez o teste do papel? Fez o teste da flecha sem vane?

Arrisco dizer que é impossível obter alinhamento perfeito de flecha com arcos de diferença de libragem tão ampla. Se fosse o contrário (super composto de 24# e um recurvo ruim de 45# ) poderia até ser.

Ou então seu composto está umas 10# ou mais abaixo do indicado.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

rfarj a imagem não abre.
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQui Out 11, 2012 12:25 am

[http://www.4shared.com/photo/EvMtIhow/Figura1.html]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitimeQui Out 11, 2012 12:45 am

rfarj escreveu:
[http://www.4shared.com/photo/EvMtIhow/Figura1.html]

Amigo Rfarj, o resultado do programa está errado. Pode reparar que ele indicou spines bem mais moles para o recurvo na maioria dos modelos de flecha.

Porque seria diferente somente com as de alumínio 2013 e 1916? É erro de programação.

Esse Shaft Selector da Easton é conhecido por ser ruim. Dá uma pesquisada nos forums gringos para você ver.

Simplesmente é impossível que o mesmo spine, com o mesmo tamanho de flecha e mesmo peso de ponta sirva para arcos com 20 libras de diferença, ainda mais sendo um composto e outro recurvo.

Uma mudança de 5 libras no mesmo arco, para uma flecha bem regulada, já afeta o voo de forma extremamente negativa.

Já falei e repito. Use o OnTarget2. Pela minha experiência, é de longe o mais correto, completo e 95% confiável.

Agora, falar sobre isso é perda de tempo. Faça o teste do papel e da flecha sem vane com a mesma flecha nos dois arcos. Te garanto que não irá dar bons resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Conteúdo patrocinado





Spine em diferentes arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Spine em diferentes arcos   Spine em diferentes arcos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Spine em diferentes arcos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Treinar com flechas de peso e spine diferentes podem causas algum vício de postura?
» Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades
» Programa para calcular o spine dinâmico - arcos tradicionais
» Medidor de spine digital - Spine Meter diy
» modalidades diferentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: