ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Target Panic.

Ir para baixo 
+4
matheuscolla
TRC
Mamute-sc
Vitorino
8 participantes
AutorMensagem
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeSáb Nov 10, 2012 10:02 pm

Sei que há um tópico com uma leve "pincelada" sobre o assunto, mas eu gostaria de detalhar mais a respeito... Pois, assim como eu, creio que outras pessoas devem ter passado pela situação ou possuem o problema e nem sabem que isso tem um nome. Também há pouco (ou nenhum) material em português sobre o assunto, então tentei traduzir algumas coisas (como diz o Lincô: "As boas não são fiéis e as fiéis não são boas"). Mas fica a minha humilde contribuição ao fórum.

O que é o "Target Panic"?

Target Panic é uma condição psicológica vivida por muitos arqueiros, sejam competidores ou recreativos.
Começou as ser chamado de "Target Panic" porque descobriu-se que os sintomas poderiam ser vividos quando se aponta para qualquer alvo.

Normalmente há três sintomas de Targe Panic, são eles:

O primeiro. O arqueiro apresenta uma ancoragem prematura, em que o arco parece tornar-se muito pesado e é difícil para o atirador chegar a uma posição de ancoragem completa.
O segundo. O arqueiro "trava-se", parece que há uma "barreira" impedindo que ele seja capaz de se mover na tentativa de alinhar a sua flecha com o alvo.
O terceiro. O terceiro sintoma é uma liberação (release) prematura e é caracterizado por uma incapacidade do arqueiro de vir a ancorar completamente sem soltar a flecha.

As diversas tecnicas que ajudam a "curar" o Target Panic:

Blind technique ("Tiro cego"):
Essa técnica funciona bem para ajudar a mente a reaprender a "liberação/release".
Escolha um alvo grande e um bom aparador (back stop). Fique posicionado em frente ao alvo a uma distancia não muito grande e feche os olhos... agora puxe a corda e permaneça com os olhos fechados. Sem abrir os olhos tente alinhar o arco com o alvo. E dispare (ainda com os olhos fechados). Repita o processo várias vezes.

Multiple Target Acquisition Technique ("Aquisição de vários alvos"):
Faça vários alvos com muitos pontos centrais a atingir (bulls eye). Você escolhe um dos alvos, puxa e ancora, mas não dispare. Ainda ancorado mire em outro alvo, depois em outro e em outro. Sem disparar nenhuma vez. Após mirar em todos alvos, relaxe. Faça isso por várias vezes e só depois comece a disparar.

Imagery Technique ("Tecnica de iamgens/imaginaria"):
Para muitos parece ser a tecnica menos efetiva, porém, é provável que seja a técnica mais eficaz de reaprender associações corretas e curar o Target Panic.
Simplesmente tente se imaginar atirando da forma mais correta possível, é bom assistir algum vídeo de algum famoso arqueiro e colocar-se mentalmente no lugar dele, repetindo os movimentos corretamente.

Há algumas outras tecnicas espalhadas pela internet. Ted Nugent, o qual diz ter sido diagnosticado e curado por Fred Bear, sugere até um mantra para ficar repetindo quando se faz toda a movimentação. Inicia-se o mantra no começo da puxada e no fim do mantra executa-se o "release".

Resumo do meu "causo":
Primeiro eu pensava que o meu problema estava no peso do arco, até que um dia acertando o brace height do arco, percebi que eu puxava com muita facilidade até o ponto de ancoragem e que sem flechas eu ancorava perfeitamente. Foi aí que decidi pesquisar sobre o assunto e cheguei a conclusão de que eu me enquadrava no Target Panic.
Como me curei (Aleluia, irmãos!):
Primeiro comecei a executar toda a movimentação sem flechas e permanecia por um tempo ancorado, relaxava e depois repetia tudo de novo. Após, comecei a executar o movimento com flechas, porém sem alvo! Ficava mirando na parede, pois sabia que se eu soltasse a corda perderia uma flecha!
Depois comecei a mirar no alvo, mas não disparava, mirava e voltava a posição inicial várias vezes... somente depois de executar esse "ritual" varias vezes é que disparava apenas uma flecha.
Também executava algo parecido com o "Blind technique" descrito acima, a diferença é que não disparava.
Outra excelente tecnica que tem se demonstrado eficaz (para mim) é atirar a noite, com baixissima iluminação. Foi aí que obtive uma melhora nessa "sindrome". Segue foto como prova (dentro de spoiler):
Spoiler:

Este vídeo também me auxiliou bastante e foi por aí que tentei desenvolver meu metodo para "curar" o target panic.


Espero que o topico seja de valia para alguém.

Fontes:
Wikipedia
Bowsite.com
Texasarchery.org
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeSáb Nov 10, 2012 10:41 pm

depois eu falo que esse gaucho escorrega a marcha e ele acha ruim Twisted Evil

bricnadeiras a parte (claro que não iria perder a oportunidade né) esse assunto é muito sério sim, e é muito legal o seu relato, com certeza vai ajudar muita gente, show de bola
Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeSáb Nov 10, 2012 11:09 pm

Ah Mamutão, você será o eterno gaúcho enrustido!

Espero que o topico auxilie quem precisar.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: panico   Target Panic. Icon_minitimeSáb Nov 10, 2012 11:10 pm

Seu Vitorino, copiei e arquivei.
Muito interessante, gostei.
Parabéns pelo tópico.
Felizmente ainda não estou com "target panic".
Tô com "target" bruta raiva, porque não acerto meus tiros. shishishishsishsi
Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeSáb Nov 10, 2012 11:29 pm

TRC escreveu:
Seu Vitorino, copiei e arquivei.
Muito interessante, gostei.
Parabéns pelo tópico.
Felizmente ainda não estou com "target panic".
Tô com "target" bruta raiva, porque não acerto meus tiros. shishishishsishsi
Obrigado, TRC.
Infelizmente essa ultima parte não é merito só de você! Estamos juntos nessa... hehehe...
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeDom Nov 11, 2012 10:48 am

Bem interessante o topico Vitorino...ta ai algo que eu nunca imaginei que existisse, nao sofro disso ainda, mas se um dia eu perceber algum sintoma aparecendo agora ja estou preparado Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeQui Nov 22, 2012 12:22 am

Olha, eu sofria um mal parecido com pistolas, apertava muito a arma com medo dela voar e com isso errava feio os tiros...
Acho que pela experiência em clube de tiro, agora que comecei em arqueria, target panic não é um problema...
Artigo interessante, não imaginei que houvesse realmente alguém com target panic... Porque será isso? Medo inconsciente de "ferir" o alvo? Digo isso porque no meu caso era medo da arma voar mesmo hehehe...
Ir para o topo Ir para baixo
sampaioas

sampaioas


Mensagens : 618
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 41
Localização : teresina/pi

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeSex Nov 23, 2012 9:50 pm

parabéns pelo post, vitorino. no seu outro post, o de vc colocou um vídeo seu, eu tive a liberdade de opinar com a intenção de ajudar vc, e me referi a isso como "coito interrompido"!!!! clown clown clown
com certeza,melhorando a ancoragem, e fazendo a mira com mais calma, vc vai melhorar e muito seus tiros!!!
abraço
andre sampaio
Ir para o topo Ir para baixo
jimrazak




Mensagens : 80
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 37
Localização : Ponta Grossa PR

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 3:54 pm

como vi em outro post a muito tempo atrás, é que tendemos a pensar o que "acertar o centro do alvo é difícil", o que acaba gerando um certo "Bloqueio".

Parabéns pelo post, muito útil.
Ir para o topo Ir para baixo
GuilhermeBP

GuilhermeBP


Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 31
Localização : Curitiba-PR

Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitimeTer Dez 18, 2012 12:05 am

Eu não sabia que isso tinha nome, eu tenho problemas com isso aí sim. Em praticamente todos meus tiros eu sinto uma dificuldade enorme para alinhar minha flecha com o alvo no sentido vertical, bem como foi falado ali no post. Na maioria das vezes meus tiros saem muito baixos, é uma sensação muito estranha, parece que eu travo, não consigo erguer o arco.

Eu nem sabia que isso existia, uns dias atrás eu estava tentando diminuir esse problema, e foi bem isso que eu fiz, mirava mas não soltava, algumas vezes escapava, mas era psicológico mesmo. Eu acredito que seja algum tipo de trauma, perdi muitas flechas quando iniciei na arqueria, atirando acima do alvo, aí a flecha batia na parede.

Eu comecei a mirar mais baixo, na grama abaixo do alvo, e com o tempo eu sentia cada vez mais dificuldade em levantar o arco, ficava com receio que a flecha fosse alta. E isso ainda acontece.

Outra maneira que eu achei para tentar diminuir isso foi que, no meu caso, a ancoragem vai sendo feita conforme eu levanto o arco. Quando eu termino de ancorar eu ainda estou muito baixo no alvo, mas mesmo assim eu solto, devido a esse problema. Então eu procuro levantar o arco um pouco acima do alvo, e só então ancorar, a partir dai, pois é natural que durante o movimento de ancorar o arco abaixe um pouco, dessa forma, a flecha estará mais ou menos no centro do alvo, ai é só largar.

Mas muito prestativo esse tópico Vitorino, aposto que tem muita gente que tem esse problema e nem sabe que ele tem nome e pode ser curado. No meu caso, ainda estou trabalhando para faze-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Target Panic. Empty
MensagemAssunto: Re: Target Panic.   Target Panic. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Target Panic.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Canal sobre target panic e controle do tiro
» Aula sobre como curar o Target Panic! (Inglês)
» Comparativo Co011g1 65# Chines / Fred Bear Encounter 70# EUA
» Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo
» Iniciante PSE ou KAP?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: