ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Recurvo Homemade

Ir para baixo 
+13
mangelli
marovasco
Seaven
Raphael Andrade
reddot hunting
Cristiano/RS
Gaia
FSETA
CALIL
theu_
marcusandr
SujoO
Alexandre_Ramos
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Cristiano/RS

Cristiano/RS


Mensagens : 108
Data de inscrição : 11/06/2011

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 04, 2013 7:12 pm

Caraca! Mas são informações preciosas sobre a resina! Está contribuindo muito, principalmente para os novatos e adeptos do "faça vc mesmo" , como eu! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 8:44 am

Gaia muito boas essas informações sobre a resina. Trabalho com resina e fibras é um grande tabu para a maior parte da população.

Eu mesmo estou aprendendo aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 48
Localização : Goiânia

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 12:33 pm

Sujoo, realmente muita gente tem preconceito contra trabalhar com resinas. O aprendizado é meio complicado, pois só se aprende a trabalhar bem com resinas na prática. O estudo dos procedimentos e técnicas é muito importante para o sucesso no uso destes componentes. E não é o processo mais barato, mas com certeza um dos melhores custo benefícios para o uso a que se destinam.
Vc faz o quê com resinas?
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 2:50 pm

pale pale pale pale

Nada.........................ainda, como muitos aqui sonho em fazer meus próprios arcos no futuro, mais uns 5 anos devo me aposentar, ai quem sabe saio do eterno aprendizado teórico e passo para o aprendizado prático.

Eu falei pois achei didática tua explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 48
Localização : Goiânia

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 5:45 pm

Quando eu estava construindo minha canoa, nas incontáveis pesquisas que fiz em busca de resinas e tecidos, encontrei um material muito bom. É de um vendedor do ebay....na minha concepção é "O VENDEDOR", um exemplo a ser seguido para qualquer pessoa que pense em atender com qualidade. Infelizmente o material todo é em inglês, mas dá para se entender muita coisa......muito útil.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Nunca comprei nada de resinas nem de tecidos pelo ebay, pois existe material com certa competitividade aqui no Brasil, mas as informações técnicas dele são fantásticas.
Ir para o topo Ir para baixo
Raphael Andrade

Raphael Andrade


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 38
Localização : Cacoal - RO

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 11, 2013 12:21 am

aew cara, que masa o Riser

tem como posta o molde que usou pra fazer ele nao? (to pensando e fazer um com o tal molde em questao)
Ir para o topo Ir para baixo
Seaven

Seaven


Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 24
Localização : Vitoria Da Conquista, Bahia

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 11, 2013 6:42 am

Ficou bonito o Riser em ?! Parabens pelo trabalho,também tenho vontade de produzir um Arco,um Longbow,só falta criar coragem também...rsrsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 11, 2013 10:40 pm

de uma olhada nestes sites:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se não entende inglês use o tradutor.
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 12, 2013 7:42 pm

Então pessoal, estou "estudando" as formas de fazer as laminas de fibra de vidro pois sempre tive vontade de comprar um arco mas resolvi criar vergonha e estou fazendo o meu próprio arco. Começei a alguns dias a fazer meu primeiro arco que é direto do tronco (long), mas quero também saber laminar para fazer recurvos e etc.
Estive pesquisando e já estou quase pra comprar os materiais pra começar os testes, até porque como todos sabem é tentando que se aprende.
Agora vem minha dúvida, estou pra comprar do site redelease e soube que eles são muito atenciosos antes e depois da compra. Enviei um e-mail para eles e perguntando o que devo comprar para fazer as laminas(expliquei qual o objetivo das FV) e disseram para misturar um pouco da Epoxi Flexivel e um pouco da rígida. E o tecido de vidro. Mas existe o tecido de FV 110, 200 e 330. Qual é melhor ? A resina epoxi, melhor misturar mesmo um pouco da flexivel com rigida ou só uma delas msm?

Desculpem o longo texto mas tentei passar os detalhes do que tenho visto. Gaia, você como parece ser bem esperiente com FV, o que acha?
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 48
Localização : Goiânia

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 13, 2013 12:36 pm

mangelli, não tenho tanta experiência assim não....me considero um iniciante também. Vc pretende laminar somente com FV e epóxi ou pretende fazer o compósito com madeira também? Sobre a mistura das duas resinas, não tenho conhecimento prático no uso da resina flexível, pois só usei a convencional mesmo. Eu seguiria a dica da redelease e usaria as duas, pq para confecção de nadadeira para pesca sub, o pessoal recomenda uma resina flexível, então acho que vale a pena sim. Sobre os tecidos de FV, depende do seu propósito, as malha que vc citou, na verdade é referente ao peso por m², ou seja, 110 gramas por metro quadrado, 200 e 330 gramas por m². Para produtos que necessitam o máximo de leveza, usa-se tecidos mais leves, para produto que necessitam de máxima resistência, usam-se tecidos mais pesado. Ma vc pode usar tecidos leves com mais camadas e obter grande resistência também. Nunca olhei detalhadamente que gramatura de tecidos o pessoal usa para confeccionar arcos, mas se vc pesquisar um pouco vai encontrar alguma citação. Acho que seria o mais leve mesmo, alternando números de camadas ou mesmo o de 200, que ainda é considerado leve. Com tecidos mais leves, também se consegue melhor resultado com peças de curvatura mais acentuada e detalhada, como os risers. Sei que não ajudei muito, mas no que souber, estou ai para tentar dar uma mão, abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Maniero Jr

Pedro Maniero Jr


Mensagens : 103
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 55
Localização : Piracicaba/SP

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 13, 2013 12:39 pm

Parabéns ... Muito bom!
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 13, 2013 9:26 pm

Gaia escreveu:
Vc pretende laminar somente com FV e epóxi ou pretende fazer o compósito com madeira também?

Então Gaia, vou fazer uma lamina de fv, e depois vou colar junto com madeira também. (O problema ta pra fazer a de madeira, pois terei q conseguir meio que pronta pois não tenho material para cortar a madeira a deixando com 1,5mm- 2,5mm. Até da, com uma serra que tenho, mas muito provavel não ficar bom entao estou vendo onde posso conseguir (e com uma boa madeira oq é mais dificl)
Ir para o topo Ir para baixo
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 15, 2013 4:19 pm

mangelli escreveu:
Gaia escreveu:
Vc pretende laminar somente com FV e epóxi ou pretende fazer o compósito com madeira também?

Então Gaia, vou fazer uma lamina de fv, e depois vou colar junto com madeira também. (O problema ta pra fazer a de madeira, pois terei q conseguir meio que pronta pois não tenho material para cortar a madeira a deixando com 1,5mm- 2,5mm. Até da, com uma serra que tenho, mas muito provavel não ficar bom entao estou vendo onde posso conseguir (e com uma boa madeira oq é mais dificl)
boa tarde mangelli, desculpem eu estar me metendo na conversa, mas tu pode tirar uma lamina de madeira de 3mm e depois reduz de 3 mm para 1mm ou outra medida que queres, usando um suporte para a lamina , cola um taquinho embaixo com os mm desejado em uma das pontas do suporte . depois passa por debaixo de uma lixa em rebolo ,essa diferença ficará na lamina ,para não perder a a lamina testa numa madeira qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 15, 2013 6:30 pm

Se metendo na conversa ?? Que isso.. Toda ajuda é bem vinda, independente se estava "no começo" da conversa ou não. Então, pra cortar a madeira tentando fazer uma lamina ( a maquina que tenho é uma tico tico, Essa aqui ).. Mas estive pensando aqui, prender ela em cima de um toco de madeira que vai me ajudar a fazer um corte reto e ir empurrando devagar a madeira. Assim devo conseguir cortar algumas laminas. Vou tentar com uma madeira qualquer, até porque tenho que trabalhar com o que tenho haha. Mas valeu a contribuição também =D. Se tiver mais ideias só falar =)
Ir para o topo Ir para baixo
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 9:36 am

mangelli escreveu:
Se metendo na conversa ?? Que isso.. Toda ajuda é bem vinda, independente se estava "no começo" da conversa ou não. Então, pra cortar a madeira tentando fazer uma lamina ( a maquina que tenho é uma tico tico, Essa aqui ).. Mas estive pensando aqui, prender ela em cima de um toco de madeira que vai me ajudar a fazer um corte reto e ir empurrando devagar a madeira. Assim devo conseguir cortar algumas laminas. Vou tentar com uma madeira qualquer, até porque tenho que trabalhar com o que tenho haha. Mas valeu a contribuição também =D. Se tiver mais ideias só falar =)
bom dia!entra no topico ,laminas de madeira taperadas, ali tem um site que talvez ajude ,leia e adapte com o que tu tem que dará certo, 1º tira uma lamina toda com 3m.
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 6:42 pm

Ulisses, muito obrigado pela dica, eu dei uma lida rapida no topico mas já vi que existe muitas dicas boas la.
Vou ler com mais calma e atenção, principalmente naquela ferramenta de lixa as laminas que eu já vi no youtube pessoas usando mas não pensei em adaptar uma ferramenta daquela. Com certeza isso vai ajudar bastante.
Ir para o topo Ir para baixo
norb

norb


Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/11/2012

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 12:31 am

Mangelli - to fazendo uma ferramentas destas depois de muita pesquisa na net e quebrar a cabeça por hs - deve ficar pronta até o final da semana - posto as fotos com detalhes se der certo
Ir para o topo Ir para baixo
LoganBR

LoganBR


Mensagens : 152
Data de inscrição : 24/12/2012
Localização : Interior SP

Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 10:37 pm

Gaia escreveu:
Vc não fez os moldes esculpidos na madeira? Com certeza vc cortou de uma peça maior, ou seja, ficou uma outra parte inversa do corte. Essa outra parte é que vc vai usar para prensar as lâminas dando a devida curvatura. Forre a parte de baixo do molde ( a parte digamos "macho" )com plástico, coloque a primeira lâmina de madeira, passe a resina epóxi com rolinho de pintor de lã de carneiro, coloque a manta de fibra (se for usar) e depois a outra lâmina de madeira, repita por quantas vezes for adicionar lâminas de madeira, depois coloque a outra parte do molde (a "fêmea" de onde vc tirou o macho) devidamente revestida com plástico, tendo o cuidado de inspecionar bem o alinhamento das lâminas, e prense bem por 24 hora( no mínimo). A resina não gruda no plástico, e caso escorra não colará as lâminas aos moldes.
Abraço!

Caro Gaia, entendi tudo que escreveu em seu post, só não entendi como faz para prensar as laminas curvadas na colagem.
Primeiro curva-se as peças que serão coladas, espera secar e ai passa a resina, junta as peças e prensa? É assim? Elas tem de ficar perfeitamente simétricas/paralelas entre si?
Pois não pode tentar colar elas aquecidas e úmidas com o vapor, não vai dar certo, imagino.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Recurvo Homemade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Recurvo Homemade   Recurvo Homemade - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Recurvo Homemade
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Meu Crossbow homemade
» Compound BOW - HomeMade
» Homemade Bow Slings
» Scope Home Made Tabajara
» Fabricação de flecha artesanal ( super simples)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: