ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.

Ir para baixo 
+31
ENIO MONTARDO
dbc785
JohnRock
Thiago Guerreiro
GiovanniGoulart
Ruy
Rony Lucas
henrique40
Dalton Lima
Mwcamargo
Brutus
efmariano
Fabiano Chaves
André Azevedo
Gyouen
Malina
rafaelkero
joaosoter
elmojr
dfp1990
NickGoes
marcelocasanova
rubensrw
tferrs
TRC
PREDADOR
marcusandr
Mamute-sc
tallyst
laccal
Andrius Louis
35 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Dez 20, 2012 7:00 pm

Estou postando algumas informações básicas sobre o tiro com arco recurvo sem mira que garimpei pela Web e pelo forum Arco Brasil para que auxilie os iniciantes que já tem arco e para os que pretendem um dia ter. Este não é um guia definitivo mas que talvez ajude aqueles que estão precisando. Vamos lá.



Guia para o tiro com arco recurvo tradicional: Sem a Mira. Nível Inicial ( I ).





1º Dando uma tunada básica no arco recurvo:



** Sempre utilize encordoador para colocar a corda no seu arco recurvo.





**Regulando o Brace Height do arco recurvo: O brace height é a distancia da corda até o ponto de apoio no riser, no manual do fabricante tem esta distancia, mas se não encontrar poderá se basear na tabela abaixo que postei: Com o Brace Height ajustado o arco fica mais estável. Se você der algumas voltas a mais na corda, o brace height aumentará. Sempre que colocar novamente a corda você deve verificar se o  Brace height não se alterou, se isso ocorreu ,regule novamente o Brace Height. No video abaixo ( falando sobre o nock point), ensinará como regular o brace height. Lembre -se sempre de retirar a corda de seu arco recurvo quando não estiver mais atirando, isso é regra geral, isso preserva a lâmina por muitos e muitos anos.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Brace-ht


Tabela:
Arco de  70 polegadas =  brace height de 8.50 to 9.75 polegadas
       “     68 polegadas   = brace height 8.25 to 9.50 polegadas
       “   66  polegadas  =    brace height 8.00 to 9.25 polegadas
       “   64 polegadas   =   brace height 7.75 to 9.00 polegadas



**Nock Point: Depois do Brace Height está na hora de colocar os nocks (nós) na corda para que a flecha não fique em posições diferentes a cada tiro.Veja o video abaixo:




Se não tem o nock de latão,não tem problema, faça um com fio dental, veja o video:





** Pena Guia: Muito importante voce colocar a pena guia na posição correta,ou seja, apontada para fora do arco, ela pode ter cor diferente das outras ou não, se ela não estiver na posição correta gire um pouquinho o nock até que a pena guia esteja na posição correta, veja a imagem. Na posição correta as penas tem menor atrito com o arco.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Penaguia



Depois desta tunada básica vamos para os tiros!




1º - Posição dos pés em relação ao alvo:

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Posicionamento


2º - Posição dos dedos que seguram a corda: Mantenha um espaço entre os dedos e a rabeira da flecha para evitar encostar com os dedos a rabeira, isso irá alterar o tiro. Mantenha a mão o mais relaxado possível. Aplique uma pequena pressão na corda para posicionar os dedos na corda. Durante todo a puxada tente manter uma pressão constante e igual em todos os três dedos.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Tecnicas-de-tiro-6

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Step03-Stringfingers- A linha tracejada é a corda do arco e verifique a posição dos dedos, muito importante, pois tem que pegar sempre da mesma maneira e na mesma altura a corda do arco.


** Não segure o Riser (arco) como se fosse um porrete ,mas somente o apoie na mão: Estando os dedos devidamente posicionados na corda, o arqueiro deve puxá-la levemente de forma a sentir a empunhadura encaixada entre o polegar e o dedo indicador da mão do arco. O punho deve apoiar de forma suave na palma da mão e sempre na mesma posição. A posição da mão que segura o arco. no desenho acima vemos u Y desenhado na mão.É nesse Y que iramos colocar o punho do arco. O local fica entre dedão e dedo indicador. Bote o resto do dedão na linha central do arco. Não aperte o arco com a mão. Depois de ter puxado a corda, abre a mão e relaxe os dedos.Durante a puxada a pressão deveria estar em cima do músculo do dedão e alinhado com o punho e o braço.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Tecnicas-de-tiro-5

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Tiro-arco


3º - Ancoragem: Puxe a corda até o seu dedo indicador tocar o canto da boca e sempre realize a mesma puxada. Existem vários tipos de ancoragem , mas no momento estou falando sobre ancoragem utilizada em FIELD. O IMPORTANTE é sempre realizar a ancoragem da mesma maneira.

Ancoragem Field.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. 35347e7522bf4702edf198ec917bde8d

Ancoragem Olimpica

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. 0,,6438086-EX,00


4º Mira: Alinhe sempre a corda com o centro da janela do arco, independente do que faça, a corda do arco sempre deverá estar alinhada com o centro da janela do arco e voce só movimentará o tronco para fazer a mira no alvo. Neste ponto a mira estará sobre o centro do alvo, não exatamente no centro e nem estática, mas circulando ao redor deste.Esta é uma das partes mais importantes do tiro, pois quem vai fazer todo o alinhamento e centrar a mira no alvo é o subconsciente.O atleta neste ponto tem de estar despojado de qualquer pensamento e ao mesmo tempo completamente envolvido no tiro, de tal forma que ele, por uma pequena fração de tempo, não consiga definir quem é o arco, quem é a flecha, quem é o alvo e etc.O ponto principal é capacidade de concentração no objetivo a ser alcançado. Segurar e mirar significa em manter a mira durante toda a pré puxada e puxada no alvo. na fase final se acerta com o braço a mira e se alinha a corda na janela do arco . No desenho abaixo a corda foi ajustada ao lado da mira, mantendo-se a mira no alvo.É importante não inclinar o arco nem para a direita nem para a esquerda. isso irá trazer um desvio no tiro.É natural, que quando se tenta manter a mira no alvo ela se movimenta, devido a tenção muscular do braço que segura o arco. na maioria das vezes se pode compensar essa movimentação fazendo pequenos círculos.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Tecnicas-de-tiro-13


Como fazer a mira no arco recurvo : Estilo GAP ( sem a alça de mira).

É um método para mirar com um arco sem alça de mira, onde toma-se como referência a posição da ponta da flecha em relação ao alvo. Fazendo sempre a mesma ancoragem, para cada distância ao alvo, o arqueiro posiciona a ponta da flecha a uma certa altura do centro do alvo (gap). Com um certo treino, o arqueiro descobrirá o tamanho do gap para cada distância. Obviamente, os gaps irão ser diferentes para cada equipamento. Esse método é semelhante ao uso de uma mira de pinos. Dependendo da distância usa-se um pino diferente. Quanto maior a distância usa-se os pinos mais baixos. No método do gap, quanto maior a distância mais elevada a ponta da flecha estará em relação ao alvo. Exemplo:

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Gap2

5º - Largada: O arqueiro deve mentalizar que a corda irá passar através dos seus dedos em linha reta na direção da flecha.A largada é a parte mais crucial do tiro. Se não for feita corretamente então todo esforço foi em vão. Para ter uma boa largada se deve na hora de largar relaxar os dedos e permitir que a corda escape dos dedos e todos os três dedos devem largar ao mesmo tempo. Quando a largada for feita certa a mão se movimenta para traz e fica a altura da nuca. Se a largada for forçada a mão acaba ficando uns 5 cm alem da nuca ou do ombro.

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Step10-Release

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Tecnicas-de-tiro-14


Alguns vídeos que podem auxiliar:






Video de uma competição Field Internacional:





Video de Competição Field estilo Barebow ( sem mira ) : Um outro conceito de como pegar na corda, observe.





Tiro com estilo olimpico: Puxada Mediterranea.






Video de uma Competição com Arco Recurvo Olimpico: Observe a técnica dos atiradores.





Site da Archery Olympic England onde tem muitas informações em vídeo sobre a técnica do Tiro com arco Olimpico na Inglaterra e com explicações detalhadas do técnico Ingles, realmente uma enciclopedia sobre tiro com arco, vale a pena dar uma olhada nestes videos tanto os iniciantes como os que já estão em um nível avançado .

Site:  http://www.archerygb.org/support/operations/coaches/coaching_videos.php


Logicamente que faltam muitas informações como spine de flechas,tipos de flechas, Tune fining do arco, ajuste do buton de pressão, postura entre outras coisas, mas mesmo assim espero que as informações acima auxiliem o iniciante no Tiro com Arco a tirar um maior proveito de seu arco e na medida que queira mais informações é só fazer uma procura no forum Arco Brasil. Até mais.


Última edição por Andrius Louis em Sáb Nov 19, 2016 9:24 pm, editado 42 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
laccal




Mensagens : 408
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 47
Localização : Sorriso / Cuiaba-MT

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Dez 20, 2012 8:08 pm

Parabéns pelo tópico.

Ótimas informação em um único local.

Agora é só esperar o pessoal utilizar a ferramenta de pesquisa.

Att.

Laccal
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Dez 20, 2012 8:19 pm

parabéns pelo tópico gostei muito das informações, muitas coisas q ainda ñ sabia
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Dez 20, 2012 8:28 pm

legal a juntada de informações que você fez Andrius, show de bola, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
marcusandr

marcusandr


Mensagens : 193
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 43

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Dez 20, 2012 10:53 pm

Ótimo tópico parabéns pelo trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
PREDADOR




Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeDom Jan 06, 2013 1:52 pm

Li todo o topico muito bom e importante estou até salvando para uma próxima leitura. Ja respondeu varias de mutas duvidas que pintaram.
Ir para o topo Ir para baixo
PREDADOR




Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeDom Jan 06, 2013 1:53 pm

Li todo o topico muito bom e importante estou até salvando para uma próxima leitura. Ja respondeu varias de mutas duvidas que pintaram.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: tópico   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeDom Jan 06, 2013 4:43 pm

Dr andrius
Parabéns pelo tópico.
Arquivei.
Digno de ler com bastante cuidado.

PS.: por favor não coloque cor azul nas letras, dói a vista. rssrs
Ir para o topo Ir para baixo
tferrs

tferrs


Mensagens : 1046
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 38
Localização : Zona Sul de São Paulo-SP / Barra da Tijuca - RJ

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQua Jan 09, 2013 1:00 pm

Parabéns pelo tópico cara.

estava pesquisando algumas coisas no forum e vi seu post.... achei excelente... até como guia para algumas coisas básicas como fazer os nós da corda.

Vlw
Ir para o topo Ir para baixo
http://cursandoengenharia.wordpress.com
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: cor    Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQua Jan 09, 2013 1:30 pm

Andrius
Parabéns!
A mudança de cor de azul para o amarelo ficou excelente.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: aim   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQua Jan 09, 2013 1:37 pm

Interessante o "point of aim of gap shooting".
Entendi que, no tiro instintivo, pode se fazer a mira pela ponta da flecha.
Será que é isso?
A visão periférica do olho aberto que mira permite ver a ponta da flecha, aliás, permite ver a flecha inteira.
Então, de acordo com a potência do arco e distância do alvo, fixando a ponta da flecha nas demarcações do alvo, teriamos uma mira precisa para cada distância.
Seria isso?
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQua Jan 09, 2013 1:50 pm

Nao tinha visto esse topico... na verdade ainda nao consegui ver...rs.. os videos nao aparecem no trabalho, a noite vu navegar por aqui, mas a ideia e excelente...

Parabens
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Jan 10, 2013 11:29 am

TRC escreveu:
Interessante o "point of aim of gap shooting".
Entendi que, no tiro instintivo, pode se fazer a mira pela ponta da flecha.
Será que é isso?
A visão periférica do olho aberto que mira permite ver a ponta da flecha, aliás, permite ver a flecha inteira.
Então, de acordo com a potência do arco e distância do alvo, fixando a ponta da flecha nas demarcações do alvo, teriamos uma mira precisa para cada distância.
Seria isso?

È isso mesmo, voce esta correto!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: point of aim   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQui Jan 10, 2013 11:44 am

É isso, a gente vai vivendo e aprendendo, e, no que diz respeito à arqueiria, aprende-se aqui mesmo.
O americano tem lá as suas colocações, engraçadas e compridas: "point of aim of gap shooting".
Dá até nó na lingua!
Mas, vamos e convenhamos, o americano entende de arqueiria.
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 2:02 pm

Gente é como o Rubens falou, eu nunca vi esse topico fora do trabalho. Agora que vi vou assistir a todos os videos e aprender mais, sempre!
Ir para o topo Ir para baixo
NickGoes

NickGoes


Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2013
Idade : 26
Localização : Maceió-Al

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 2:42 pm

Muito bom amigo!
Ir para o topo Ir para baixo
dfp1990

dfp1990


Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 26

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQua Jan 23, 2013 1:25 pm

Parabéns, vc n sabe o quanto vc ajuda iniciantes como eu. Obrigrado e parabéns!!!
Ir para o topo Ir para baixo
elmojr

elmojr


Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/05/2013
Idade : 32
Localização : Santo Antonio do Pinhal

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Belo Guia   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeQua maio 15, 2013 11:15 pm

Andrius Louis PArabens belo guia...

Ajudou Bastante...=D
Ir para o topo Ir para baixo
joaosoter




Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 35
Localização : Antonina - PR

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeSeg Jun 10, 2013 7:36 pm

Não tinha visto esse tópico ainda. Usou meu vídeo lá no começo, do BowStringer Caseiro que fiz.
Muito bom, coisas básicas que ajudam bastante.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeSeg Jun 10, 2013 7:47 pm

joaosoter escreveu:
Não tinha visto esse tópico ainda. Usou meu vídeo lá no começo, do BowStringer Caseiro que fiz.
Muito bom, coisas básicas que ajudam bastante.

Opa!!.. olha ai o autor do projeto...
usei seu esquema tanto de fotos pra fazer meu bow stinger quanto o video pra entender bem como funciona e fazer algumas adaptacoes... hehhe

obrigado por compartilhar

Hoje faco o bow stringer com o molr de Manual de arqueria.kit.net....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
rafaelkero

rafaelkero


Mensagens : 83
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 36
Localização : Maringá - PR

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeDom Dez 15, 2013 12:29 am

Parabéns pelo tópico, muito interessante e mais aprendizado pra mente uheauheahu
Ir para o topo Ir para baixo
Malina

Malina


Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 38
Localização : São Paulo

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeSeg Fev 03, 2014 9:53 pm

Parabéns pelo tópico! Li e salvei aqui. Muito útil para quem está iniciando como eu..Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Gyouen

Gyouen


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 38
Localização : Mogi das Cruzes

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeTer Abr 15, 2014 5:40 pm

Que tópico legal!!!!

Vlaue demais!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.budismo.com.br
André Azevedo

André Azevedo


Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/04/2014
Idade : 33
Localização : Viçosa- MG

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeSáb Abr 26, 2014 12:15 pm

Parabéns pelo tópico, cara! Ajuda muito o pessoal que ta iniciando que nem eu!

Grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabiano Chaves

Fabiano Chaves


Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 50

Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitimeSeg maio 26, 2014 11:35 am

Como é vasto este universo da arqueria...toda vez que acesso o fórum uma nova janela se abre!
Muito rico o tópico
Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Empty
MensagemAssunto: Re: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.   Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» COMO ESCOLHER UM ARCO TRADICIONAL
» Arco Recurvo nacional para iniciante.
» Iniciante> Arco recurvo para target?
» Arco Recurvo para tiro instintivo
» Arco Recurvo Hoover Alligator 21 lbs Bom para iniciante ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: