ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Perfil das vanes (feathers)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Perfil das vanes (feathers) Empty
MensagemAssunto: Perfil das vanes (feathers)   Perfil das vanes (feathers) Icon_minitimeQui Dez 27, 2012 2:59 pm

Qual a diferença das vanes (feathers) Low Profile, Standard, High Profile, Parabolic, Shield ...?
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Perfil das vanes (feathers) Empty
MensagemAssunto: Re: Perfil das vanes (feathers)   Perfil das vanes (feathers) Icon_minitimeQui Dez 27, 2012 7:27 pm

Vamos lá.
Que me corrijam os mais entendidos.
Primeiramente, quando se fala em "feathers", você está tratando de aletas naturais, sejam elas de peru, ganso ou outra ave qualquer e quando tratamo-las por vanes, serão artificiais, notadamente de borracha. Porém, ficou meio que genérico tratar essas aletas por vanes, então, vamos a elas.
Os desenhos das "vanes".
Basicamente, existem 5 desenhos utilizados: Banana, shield, parabolic, traditional e Pope & Young.
Banana: É aquele tipo de vane que tem um recorte arredondado descrevendo um segmento de arco perfeito do início ao fim da vane.
Já utilizei esse tipo de recorte porque achava que poderia ser mais aerodinâmico e, causar um voo mais rápido e mais silencioso. Ledo engano, dentre todos os recortes este é o que faz mais barulho. Não me perguntem porque, mas se pode ouvir um longo chiado, desde que a flecha sai do arco até quando ela atinge o alvo e esse ruido é tão alto que mesmo a tiros de longa distância (mais de 50 m), pode se ouvir o barulho até a flecha atingir o seu alvo. Estabilizam bem se colocadas de forma helicoidal e medianamente se coladas de forma reta.
Shield: Descreve um arco que acaba meio que abruptamente com um recorte concavo a quase 90° da base. Muito usado por atiradores de arcos tradicionais pois dá uma grande estabilidade do voo mesmo de flechas que foram disparadas manualmente e com spine alto, que rebolam bastante no voo. Se coladas de forma helicoidal (o que normalmente são), causam grande efeito rotativo pois costumam ter perfis altos (high profile), mas causam uma considerável perda de velocidade exatamente por isso.
Parabolic: São, na essência, a mesma coisa que as shield, com a diferença de ter um recorte convexo ao seu final, contrariando as shield. Por causa desse recorte, são um pouco mais aerodinâmicas e causam menos perda de velocidade e menos barulho nas flechas e é por isso que a enorme maioria das vanes artificiais vem com essa configuração.
Traditional: É aquele desenho que começa afilado na extremidade frontal da vane e vai se alargando de forma reta à medida que vamos percorrendo o seu comprimento e, ao final, temos uma chanfradura pra dentro da vane até chegar na base, como o desenho daquelas aletas de foguete que vemos em desenho animado onde as aletas são os pés do foguete. Elas tem esse formato porque é assim que as cerdas das penas naturais crescem e quando os antigos fabricantes de flechas as cortavam, simplesmente deixavam estas cerdas assim e não as aparavam de outra forma. Com relação à estabilidade, são boas mas causam um arraste considerável e consequente perda de velocidade. Sem muitos ruídos também.
Pope & Young: Assim como as Traditionals, tem a mesma forma, exceto por uma pequena chanfradura na sua porção frontal. Como antivamente estas aletas eram amarradas e não coladas, essa pequena chanfradura era feita para se ter maior área de amarração na extremidade anterior das aletas, mas tem exatamente as mesmas características das anteriormente descritas. Tem esse nome por serem muito utilizadas por dois caçadores americanos, o Dr. Saxton Pope e o esportista e jornalista Art Young que fundaram o primeiro clube de caça com arcos dos EUA, criando depois o livro de records de caça Pope & Young até hoje respeitado e almejado por caçadores arqueiros que desejam ter seus nomes escritos junto a outros grandes caçadores norte americanos.

Quanto ao perfil:
Low Profile (perfil baixo) ou High Profile (perfil alto). Os perfis mais altos costumam estabilizar melhor os voos das flechas, mas também roubam consideráveis fps de velocidade das mesmas, enquanto perfis mais baixos são mais velozes.
Para efeito de medição de velocidade, as empresas de arqueiria atiram em seus arcos com flechas sem vanes, mesmo que essa perda seja mínima pois a distância dos arcos até o cronógrafo não costuma estar mais do que dois metros ou jardas.
Perfis baixos de vanes também costumam dar menos trabalho para serem ajustados em arcos tradicionais com prateleiras ou com rests tipo garfo ou de colar à janela e às vezes podem ser impossíveis de ajustar a arcos com rest do tipo biscuit ou similares onde o anel externo cause o choque com estas vanes.
A título de passar uma experiência pessoal, eu possuo um arco da Hoyt modelo magnatec fabricado antes de 2003 e, portanto, a febre dos rests biscuits, drop aways ou dos fall aways rests ainda não existiae, portanto, foi feito para um rest de colar na janela. Eu já o comprei usado de um colega aqui do forum e não me arrependo disso pois é um arco excelente, muito rápido e não vibra absolutamente nada. Quando o comprei ele tinha um rest tipo biscuit e eu sempre apanhei para regulá-lo para distâncias maiores que 30 jardas. Somente depois que eu comprei um rest tipo fall away é que eu descobri que quando eu colocava as flechas no rest com a vane guia voltada para cima, uma das duas outras vanes que ficava para baixo atingia a janela do arco e causava uma oscilação lateral do voo. Esse arco também tem outra característica peculiar, ele tem o posicionamento de instalação do rest 3" antes da empunhadura como se ele tivesse um overdraw de 3", o que não me permite utilizar neles vanes com mais de duas polegadas e meia. Porém, todas as vanes que se compra com duas polegadas e meia tem perfil alto, o que causa o choque com a janela, o que pude fazer então foi rebaixar o perfil das vanes quase pela metade. Mas, e ai, com vanes tão curtas e com perfis tão baixos, como faço pra que as flechas tenham um bom voo? A solução que encontrei foi além de uma regulagem perfeitamente alinhada do rest, colar as vanes com um grau de helicoide mais acentuado possível e, até agora, parece que está dando certo. O que eu não esperava é que voassem tão bem e tivessem um ganho de velocidade tão acentuado. Grata surpresa.
Bom, espero ter ajudado um pouquinho e, se alguém discordar de alguma coisa do que falei, é só postar as suas considerações que debateremos.
Abraços a todos.

Obs. Estou com um probleminha no meu PC que não estou conseguindo colocar fotos, mas assim que der, vou fazê-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Perfil das vanes (feathers) Empty
MensagemAssunto: Re: Perfil das vanes (feathers)   Perfil das vanes (feathers) Icon_minitimeSex Dez 28, 2012 8:34 am

Obrigado Sandro!

Muito boa descrição Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perfil das vanes (feathers) Empty
MensagemAssunto: Re: Perfil das vanes (feathers)   Perfil das vanes (feathers) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perfil das vanes (feathers)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda na troca de vanes para feathers
» VANES... Bi-Delta Vanes
» Flechas Easton Gamegetter 500 com feathers e pontas EM FALTA
» Avaliação Arco Recurvo Core Archery Flash
» Black Eagle Arrow?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: