ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal

Ir para baixo 
+18
annacas
lvx_kailash
TRC
Olhos de Águia
pedrocast
Evilsatan
rubens.galvan
Aikhan
Aleex
rubensrw
Rigli
w3rm
Bruno Garcia
tallyst
dmjuca
Roberto de Souza
laccal
arkanno
22 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 9:15 am

Obviamente não quero entrar em comparações entre este tipo de alvo e os alvos de retalhos, de papelão, outros materiais, etc, pois é simplesmente o tipo de alvo que eu quis fazer.
É trabalhoso de se fazer, mas muito gratificante quando está pronto. Principalmente para admiradores da arqueria medieval.

Primeiro as fotos, e logo depois darei mais detalhes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Materiais utilizados:
- Corda de sisal "des-trançada" manualmente. A espiral é feita com umas 6 cordas de diâmetro de 20 mm formando uma só. Por muita sorte acertei o comprimento das cordas p/ dar o tamanho do alvo que eu queria, sem emenda (ainda mais que a corda fica maior depois de destrançada).
- Madeira p/ o suporte
- EVA p/ o anteparo
- Fitas (improviso p/ proteger o suporte)

Demorei 2 dias p/ fazer a parte de cordas. Já o suporte de madeira foi rápido.
O que determina a penetração deste alvo é o quanto as cordas são destorcidas. Infelizmente, por não ter muita noção ainda, passei um pouco do ponto. Meu arco tem 43# a 28", mas minha puxada é de 32", sendo assim ele é bem mais forte. Para as flechas não transpassarem muito, coloquei 2 camadas de EVA por trás. Pretendo fazer mais uma camada de corda, destorcer bem menos e colocar atrás da primeira, assim posso deixar só uma camada de EVA por segurança, mas acho que não chegará nele.

O alvo pode ficar ao tempo sem problemas, mas acredito que a durabilidade pode ser aumentada colocando uma capa p/ protegê-lo após o uso.
Uma das partes mais difíceis é a amarração da corda ao redor de si mesma, dando o formato de alvo.
Inicialmente eu não tinha colocado aquelas fitas e cordas no suporte de madeira, mas como estou treinando a distâncias de 15 a 50 metros, estava perdendo muitas pontas quando as flechas acertavam o suporte. Agora isso está resolvido.

Infelizmente não tenho um passo a passo, mas se alguém tiver interesse posso fazer um quando for fazer o outro alvo.

EDIT:
Complementando o tópico...
Eu deixei de cobrir o alvo com lona, pois isso criou um ambiente perfeito p/ o crescimento de fungos no alvo (até mesmo no EVA!).
Removi o bolor com uma escova e apliquei 3 camadas de verniz incolor em spray. O verniz não estragou o alvo, acredito que dará uma proteção maior.
Resolvi deixar o alvo ao tempo mesmo, inclusive p/ testar a duração do mesmo.

Flw!


Última edição por arkanno em Qua Fev 20, 2013 7:43 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
laccal




Mensagens : 408
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 47
Localização : Sorriso / Cuiaba-MT

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 10:21 am

Cara ficou muito legal essa sua ideia.
Quanto ficou pesando o alvo no final de tudo?
Fica muito difícil move-lo de local?
e com relação a Chuva, vc acha que ele resiste bem aos intemperes climaticos?

att.

Laccal
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 10:26 am

Sempre sonhei com um alvo assim, mesmo já tendo resolvido meu problema com alvo/anteparo (uso um saco de panos e uma placa de EVA 3,5cm na frente).
O seu trabalho ficou bem legal.
Quando for fazer a segunda parte de corda, agradeceria (e creio que outros também) se você pudesse anotar as medidas e fotografar passo a passo.
De um jeito ou de outro, parabéns pelo trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 11:04 am

Ficou irado!

Não entendi o lance da penetração: a flecha penetrou muito? por isso você pretende destorcer menos?

Agradeço o passo a passo Smile

Citação :
- Corda de sisal "des-trançada" manualmente. A espiral é feita com umas 9 cordas formando uma só, não lembro bem a quantidade. Por muita sorte acertei o comprimento das cordas p/ dar o tamanho do alvo que eu queria, sem emenda (ainda mais que a corda fica maior depois de destrançada).
Você sabe dizer qual o diâmetro (bitola) da corda?
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 11:27 am

laccal escreveu:
Cara ficou muito legal essa sua ideia.
Quanto ficou pesando o alvo no final de tudo?
Fica muito difícil move-lo de local?
e com relação a Chuva, vc acha que ele resiste bem aos intemperes climaticos?

att.

Laccal

Laccal, como eu tenho um local fixo p/ treino, não me preocupei com o peso. O suporte ficou pesado, pois o cara me vendeu madeiras muito grossas. A parte do alvo feita de corda tb pesa um pouco, mas não em excesso. É bom que não preciso ficar no suporte. Já que fica inclinado, o próprio peso mantém o alvo no lugar.
Em relação à chuva, eu tenho deixado ao tempo desde que eu o fiz (1 mês), e não notei nenhum desgaste, mesmo com os tiros. Mas como quero que dure muito, vou cobrí-lo com um saco aberto de 100 litros.


Roberto de Souza escreveu:

Sempre sonhei com um alvo assim, mesmo já tendo resolvido meu problema com alvo/anteparo (uso um saco de panos e uma placa de EVA 3,5cm na frente).
O seu trabalho ficou bem legal.
Quando for fazer a segunda parte de corda, agradeceria (e creio que outros também) se você pudesse anotar as medidas e fotografar passo a passo.
De um jeito ou de outro, parabéns pelo trabalho.

Roberto de Souza, Pode deixar que faço bem explicadinho.


dmjuca escreveu:

Ficou irado!
Não entendi o lance da penetração: a flecha penetrou muito? por isso você pretende destorcer menos?
Agradeço o passo a passo
Você sabe dizer qual o diâmetro (bitola) da corda?

dmjuca, sim, a flecha está atravessando na maioria das vezes, pois eu destorci muito a corda pensando que ficaria difícil de atravessá-la. A corda no estado padrão é muito dura. A corda que usei é de 1 polegada. Eu queria com diâmetro maior, mas não achei.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 11:29 am

fico lindo seu alvo, mais pra frente pretendo fazer uns destes pra deixar pendurado nas arvores aqui
Ir para o topo Ir para baixo
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 11:31 am

Massa arkanno, ficou show!

Tô tomando coragem pra tentar fazer um! hhehe Wink
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 11:34 am

dmjuca escreveu:
Ficou irado!

Não entendi o lance da penetração: a flecha penetrou muito? por isso você pretende destorcer menos?

Agradeço o passo a passo Smile

Citação :
- Corda de sisal "des-trançada" manualmente. A espiral é feita com umas 9 cordas formando uma só, não lembro bem a quantidade. Por muita sorte acertei o comprimento das cordas p/ dar o tamanho do alvo que eu queria, sem emenda (ainda mais que a corda fica maior depois de destrançada).
Você sabe dizer qual o diâmetro (bitola) da corda?

Ah, esqueci de dizer, acho que não foram 9 cordas, mas umas 4. Pior que a esta altura, com o alvo pronto, não consigo ver, hehe. Cada corda tem 3 "mini cordas" enroladas, então seria 3x4, dando um total de 12 mini-cordas (se for isso mesmo). Mas isso também é questão de escolha, quanto mais cordas, maior fica.
Só que um detalhe importante: o centro eu fiz com menos cordas, p/ conseguir enrolar.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 12:20 pm

Muito bom mesmo, parabéns. Um dia pretendo ter um alvo assim.
Por quanto saiu?
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 1:54 pm

Bruno Garcia escreveu:
Muito bom mesmo, parabéns. Um dia pretendo ter um alvo assim.
Por quanto saiu?

Olha, tirando o suporte e o EVA, foi só o preço da corda mesmo. Quando fizer de novo, vou contabilizar a metragem, aí calcula de acordo com o preço do metro.
Lembrando que o intuito não foi ter um alvo tão econômico quando os outros caseiros.
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 9:30 pm

cara ficou ANIMAL!

meus parabéns!!!!!!

bem roots!

quando eu tiver com tempo COM CERTEZA vou arriscar um desses!

abração!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 11:48 pm

Sempre sonhei em ter um desses, principalmente por ser adepto da arqueria tradicional, aguardo ansiosamente pelo passo-a-passo.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 10:29 am

Muito maneiro...

Se puder pelo menos passar o diametro da corda que usou e o comprimento necessario para o diametro do antepara obtido ja ajuda e muito, se eu morasse em uma casa com uma quintal de pelo menos 20 mts certamente faria um desses.

Mas cara.... sisal no tempo acaba apodrecendo fica quebradico e esfarela todo, vale a pena pensar em um pedaco de lona para cobrir, acho que so saco de lixo na vai dar conta....


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Aleex

Aleex


Mensagens : 256
Data de inscrição : 20/10/2012
Idade : 28
Localização : Medianeira - PR

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 2:08 pm

exatamente rubens, ele apodrece com a umidade e o sol.

Tenta pegar um pedaço de lona e bota uns tijolos para segurar, vai aumentar bastante a vida útil do seu MARAVILHOSO alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Aikhan

Aikhan


Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/12/2012
Idade : 31
Localização : Anápolis/GO

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeQua Jan 23, 2013 6:41 pm

Nossa, muito bonito ele!
Parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
rubens.galvan

rubens.galvan


Mensagens : 176
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 46
Localização : Cuiabá, MT

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 11:54 am

Ficou muito bonito mesmo! Mas quanto que custou?
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeQua Jan 30, 2013 9:48 pm

Respondendo a algumas perguntas:
- O diâmetro da corda utilizada é aprox. 20mm
- Conforme algumas sugestões, vou providenciar uma lona impermeável p/ cobrir e proteger o alvo.
- Sobre o preço total, veja quanto é o metro da corda em sua região. No tutorial vou ver quantos metros gastarei de fato.

Eu já comprei mais corda p/ fazer um novo alvo e usar por detrás do primeiro, p/ conter as flechas que transpassam o primeiro. Vou registrar todo o procedimento p/ auxiliar quem quiser fazer um igual. Eu mesmo procurei um tutorial mas não encontrei nenhum, então acabei fazendo do meu jeito.

Só pra adiantar aos que perguntaram:
- Corda utilizada = 20mm diâmetro (se encontrar uma maior, utilize menos cordas)
- Cortei as cordas em 6 pedaços de 11 metros. Quanto mais pedaços, mais grosso fica o alvo.

Vou fazendo este alvo conforme me sobra tempo. Quando tiver tudo registrado, crio um novo tópico com um tutorial, para os interessados.
Ir para o topo Ir para baixo
Evilsatan

Evilsatan


Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 33
Localização : Itapema/Içara - SC

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 1:08 pm

E quanto a durabilidade dele, ele dura bastante ou se "despedaça" facil?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/guilherme.serafimdeoliveira
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 1:24 pm

Evilsatan escreveu:
E quanto a durabilidade dele, ele dura bastante ou se "despedaça" facil?

Até agora não apresentou nenhum sinal de desgaste. Mas é muito cedo pra dizer. Com vários meses de uso poderei dar um parecer melhor...
Ir para o topo Ir para baixo
Evilsatan

Evilsatan


Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 33
Localização : Itapema/Içara - SC

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 1:25 pm

Já ta atirando a quanto tempo?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/guilherme.serafimdeoliveira
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 1:54 pm

Evilsatan escreveu:
Já ta atirando a quanto tempo?

Desde o final de dezembro.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrocast

pedrocast


Mensagens : 67
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 3:02 pm

Parabéns,

Já vou comprar a corda para fazer um destes e viva a arquearia medieval =D

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pvalentini.net
Olhos de Águia

Olhos de Águia


Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 47
Localização : MG

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Alvo perfeito!!!   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeDom Fev 24, 2013 5:55 pm

Cara! ficou 100%!!! vou tratar de fazer um desse pra mim! pois quero tentar dar tiros de maior distancia!
Ir para o topo Ir para baixo
Olhos de Águia

Olhos de Águia


Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 47
Localização : MG

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Alvo perfeito!!!   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeDom Fev 24, 2013 5:57 pm

Cara! ficou 100%!!! vou tratar de fazer um desse pra mim! pois quero tentar dar tiros de maior distancia!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: alvo   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitimeDom Fev 24, 2013 8:10 pm

Parabéns!
Ficou supimpa, muito bom mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal   Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alvo no estilo medieval, feito com cordas de sisal
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Alvo estilo medieval
» Tentativa de alvo de sisal
» Virotes para besta no estilo medieval
» Flecha Estilo Medieval - cola de peixe
» Alvo feito com EVA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: