ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Criação Básica de Arcos

Ir para baixo 
+4
carlos ferreira
Lincoln
Venilton-junior
ancom
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 6:59 pm

Boa noite, pessoal do Arco Brasil!

É minha primeira postagem, estou em busca de conselho de construtores com experiência. Sempre fui muito interessado em arquearia, e agora resolvi começar a praticar o esporte. O problema é que tenho uma verba muito curta, então decidi por procurar alternativas analogamente baratas que pudessem servir para um treino básico.

Minha primeira criação foi esse arco recurvo de PVC: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Durou mais ou menos uma semana sem perder a força, mas agora está dobrando no centro e falhando muito na precisão.

Venho aqui procurar projetos baratos e fáceis para um arqueiro novato. Muito obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 6:59 pm

Não consegui postar a imagem Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Venilton-junior




Mensagens : 98
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa - PR

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 5:27 pm

Boa tarde amigo e seja bem vindo a pratica do esporte!

A ajuda que vou te dar agora não é muito grande mas ao longo do tempo que tenho lido artigos no forum tenho notado que muitos dos que optam por fazer seus arcos escolhem molas de amortecedor de fusca para fazer suas limbs e alguma madeira dura para fazer o riser. tem muitos projetos aqui que podem ser seguidos. como eu estou no computador do trabalho não tenho muita coisa aqui comigo mas depois que eu chegar em casa eu procuro uns modelos de riser que são super faceis de fazer, é só imprimir e colar na madeira. depois cortar e dar acabamento. As molas de fusca vc consegue em qualquer ferro velho por ai ou algum conhecido mecanico dai é só por a mão na massa.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 8:17 pm

É esse aqui?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 8:30 pm

Hahaha, é esse mesmo Smile Aumentou a imagem do meu avatar?

Bem, ele dobrou feio no meio após uma semana de tiro e perdeu bastante a força. Mas valeu a tentativa, pois aprendi um pouco sobre mira instintiva e como fabricar a corda. Então, eu dei uma olhada pelo fórum, achei alguns projetos de recurvo e composto com as molas automotivas. É mais indicado começar no recurvo de mola? E sobre o riser, tenho uma dúvida. Até quantas libras de pressão um modelo feito de madeira suportaria? Aqui na minha cidadezinha não tem fundição, e fazer uma peça cortada à laser custaria os olhos da cara. Obrigado pela atenção!

OBS: Pretendo postar o progresso da próxima criação.
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 8:34 pm

Venilton-junior escreveu:
Boa tarde amigo e seja bem vindo a pratica do esporte!

A ajuda que vou te dar agora não é muito grande mas ao longo do tempo que tenho lido artigos no forum tenho notado que muitos dos que optam por fazer seus arcos escolhem molas de amortecedor de fusca para fazer suas limbs e alguma madeira dura para fazer o riser. tem muitos projetos aqui que podem ser seguidos. como eu estou no computador do trabalho não tenho muita coisa aqui comigo mas depois que eu chegar em casa eu procuro uns modelos de riser que são super faceis de fazer, é só imprimir e colar na madeira. depois cortar e dar acabamento. As molas de fusca vc consegue em qualquer ferro velho por ai ou algum conhecido mecanico dai é só por a mão na massa.

Estou no aguardo! Amanhã vou dar uma olhada no ferro velho pra ver se acho algo. O modelo de mola mais recomendável é a de Fusca?
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 9:52 pm

cara eu fiz um de mola de fusca e n gostei muito n, eu quero fazer agora com mola de konbi axo que ficaria mais forte, e tbm colocar um reforço nas laminas tipo uma mola menor do q a outra " il " . e quanto ao riser depende da madeira que usar, nesse primeiro q fiz usei cumaru, pode por quantas libras quiser nesse, mais o proximo vou faser ou de angelin ou peroba rosa! ainda n sei!
vai de mola de kombi vc n vai se arrepender!
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 10:17 pm

carlos ferreira escreveu:
cara eu fiz um de mola de fusca e n gostei muito n, eu quero fazer agora com mola de konbi axo que ficaria mais forte, e tbm colocar um reforço nas laminas tipo uma mola menor do q a outra " il " . e quanto ao riser depende da madeira que usar, nesse primeiro q fiz usei cumaru, pode por quantas libras quiser nesse, mais o proximo vou faser ou de angelin ou peroba rosa! ainda n sei!
vai de mola de kombi vc n vai se arrepender!

Como funciona esse esquema de uma lâmina menor que a outra? Eu tenho quase certeza que o meu recurvo PVC dobrou por causa disso.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 10:34 pm

axo que não, no caso da mola de kombi vc vai colocar uma lamina de cada lado certo? so que ao invez disso coloca-se duas de cada lado sendo que a de traz tem matade do tamanho da que vai segurar a corda, ai é só amarrar as duas e assim o arco fica mais forte!
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 10:39 pm

carlos ferreira escreveu:
axo que não, no caso da mola de kombi vc vai colocar uma lamina de cada lado certo? so que ao invez disso coloca-se duas de cada lado sendo que a de traz tem matade do tamanho da que vai segurar a corda, ai é só amarrar as duas e assim o arco fica mais forte!

Mas isso vai envergar? Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Venilton-junior




Mensagens : 98
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa - PR

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 9:27 am

Nossa eu achei que tinha escrito"fusca ou kombi"! hehehehe esqueci de colocar a kombi no meio da conversa, ainda bem que outros lembraram!
Carlos obrigado por lembrar.
Ancom boa sorte com seu projeto depois tento te mandar uns desenhos como ja falei.
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 11:42 am

ancom escreveu:
carlos ferreira escreveu:
axo que não, no caso da mola de kombi vc vai colocar uma lamina de cada lado certo? so que ao invez disso coloca-se duas de cada lado sendo que a de traz tem matade do tamanho da que vai segurar a corda, ai é só amarrar as duas e assim o arco fica mais forte!

Mas isso vai envergar? Laughing

inverga sim e isso vai te da umas 40lb!
ta bem né!! kk Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 1:43 pm

o meu com duas molas deste estilo utilize na verdade 3 pois uma quase inteira um pouco menor que o normal e uma pela metade o que me deu 60 lb a 28.5 de puxada ou seja ficou forte
kkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 2:40 pm

fishingwithabow1 escreveu:
o meu com duas molas deste estilo utilize na verdade 3 pois uma quase inteira um pouco menor que o normal e uma pela metade o que me deu 60 lb a 28.5 de puxada ou seja ficou forte
kkkkkkkkkkk

Tem como vocês postarem uma foto?
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 12:23 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Esse é um arco que meu filho Fez! 43# se me lembro, lamina de aço, e Empunhadura de peroba Rosa, chifres de marfim. Infelizmente o arco meu filho desmontou, !
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 10:03 am

boconcelob escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Esse é um arco que meu filho Fez! 43# se me lembro, lamina de aço, e Empunhadura de peroba Rosa, chifres de marfim. Infelizmente o arco meu filho desmontou, !

Esses chifres ficaram muito foda! Mas como é meu primeiro arco de verdade vou fazer um recurvinho mais simples mesmo Smile

Tem vídeo atirando ele? Tô curioso pra ver o desempenho.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 4:34 pm

ancom escreveu:
boconcelob escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Esse é um arco que meu filho Fez! 43# se me lembro, lamina de aço, e Empunhadura de peroba Rosa, chifres de marfim. Infelizmente o arco meu filho desmontou, !

Esses chifres ficaram muito foda! Mas como é meu primeiro arco de verdade vou fazer um recurvinho mais simples mesmo Smile

Tem vídeo atirando ele? Tô curioso pra ver o desempenho.

Tinha, acho que ele retirou. Mais logo logo tem outro arco por vir, mais bonito e muito melhor, neste estilo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Arco ninja é chamado pelo fabricante!






Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 10:58 pm

Boa noite, amigos. Comprei uma mola de kombi, e após raspar com esponja de aço pra tirar a sujeira e ferrugem (pensa numa coitada suja e destruída no ferro velho), estou pronto pra começar o projeto. Ela tem 1m de comprimento. Devo partí-la ao meio e fazer o recurvo com uma só, ou comprar mais outra mola?
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 10:59 pm

boconcelob escreveu:
ancom escreveu:
boconcelob escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Esse é um arco que meu filho Fez! 43# se me lembro, lamina de aço, e Empunhadura de peroba Rosa, chifres de marfim. Infelizmente o arco meu filho desmontou, !

Esses chifres ficaram muito foda! Mas como é meu primeiro arco de verdade vou fazer um recurvinho mais simples mesmo Smile

Tem vídeo atirando ele? Tô curioso pra ver o desempenho.

Tinha, acho que ele retirou. Mais logo logo tem outro arco por vir, mais bonito e muito melhor, neste estilo:





Arco ninja é chamado pelo fabricante!







Boto fé que é chamado Ninja pelo modelo da corda, parece que ela já vem com um silenciador incorporado. Muito interessante!
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 11:35 pm

faz isso, corta ela no meio e faz, se vc axar q ta fraco vc compra outa e corta dois pedaços menores e acopla atraz das laminas!

tipo se as molas tem 50cm as de traz terão 25cm entende!

PS. PQ SÓ EU N AXO ESSAS MALTITAS MOLAS PRA COMPRAR?? HAAAAAAAAAAA!!! KKKKKKKK
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 7:30 am

carlos ferreira escreveu:
faz isso, corta ela no meio e faz, se vc axar q ta fraco vc compra outa e corta dois pedaços menores e acopla atraz das laminas!

tipo se as molas tem 50cm as de traz terão 25cm entende!

PS. PQ SÓ EU N AXO ESSAS MALTITAS MOLAS PRA COMPRAR?? HAAAAAAAAAAA!!! KKKKKKKK

Beleza. Não foi fácil achar também não. Tive que passar por vários ferro velho até encontrar uma kombi sendo desmontada. O dono falou que a procura é muito grande, e na mesma hora que tiram já vende tudo. Tem que deixar reservado.

Outra coisa: tenho que esquentar a ponta dela pra fazer um recurvo né? Qual o método mais fácil?

Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 8:14 am

ancom escreveu:
carlos ferreira escreveu:
faz isso, corta ela no meio e faz, se vc axar q ta fraco vc compra outa e corta dois pedaços menores e acopla atraz das laminas!

tipo se as molas tem 50cm as de traz terão 25cm entende!

PS. PQ SÓ EU N AXO ESSAS MALTITAS MOLAS PRA COMPRAR?? HAAAAAAAAAAA!!! KKKKKKKK

Beleza. Não foi fácil achar também não. Tive que passar por vários ferro velho até encontrar uma kombi sendo desmontada. O dono falou que a procura é muito grande, e na mesma hora que tiram já vende tudo. Tem que deixar reservado.

Outra coisa: tenho que esquentar a ponta dela pra fazer um recurvo né? Qual o método mais fácil?


O melhor lugar para achar essas molas não é ferro velho e sim oficinas mecânicas de veículos, pois é lá que as kombis e fuscas trocam as molas velhas por novas, eu consegui em oficina e lá tinha de monte essas molas e nem estavam enferrujadas...

Pra curvar o pessoal usa a técnica da marreta, apoia o local da mola que quer curvar numa viga de madeira e vai marretando que ela vai curvando:

Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 1:33 pm

se você quiser ele um pouco mais forte seria bom pegar no minimo mais duas molas destas
mas se você quiser apenas um arco que da de atirar duas esta bom
Ir para o topo Ir para baixo
DilOliveira

DilOliveira


Mensagens : 56
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 34
Localização : Itaporanga

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 2:39 pm

Rapaz curva a lâmina em um portão, dessa forma é bem mais fácil, coloca entre dois elos do
portão e dobra até achar que tá bom, depois coloca a outra na mesma posição e tá feito se vc for devagar demora 1 minuto Cool
Ir para o topo Ir para baixo
ancom

ancom


Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 33
Localização : Minas Gerais

Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 4:02 pm

Ótimas ideias! Vou esmerilhar a ponta primeiro, pra deixar num formato bacana de colocar a corda, pra depois curvar. Acredito também que dá pra testar de boa com lâmina única, se por acaso deixar a desejar é só perfurar mais outra e rosquear no encaixe, né?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Criação Básica de Arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Criação Básica de Arcos   Criação Básica de Arcos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Criação Básica de Arcos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» FLAUTA BÁSICA
» Opinião e dicas na criação ...
» Ajudinha basica nas libras e outros...
» Criação de grupo
» Criação de arco

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: