ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 fazer um arco tradicional: Canela?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeTer Jul 16, 2013 2:01 pm

Galera estou querendo fazer um arco tradicional, e um amigo me mandou um tronco de canela, quando lhe questionei será q seria um bom arco? Ele disse sem dúvida!(não creio mto q ele saiba algo de arco) aiq pergunto a vcs , estou querendo fazer um prprotótipo, mas q tenha utilidade tbm! Oq acham?
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 3:59 am

ortizz2309 escreveu:
Galera estou querendo fazer um arco tradicional, e um amigo me mandou um tronco de canela, quando lhe questionei será q seria um bom arco? Ele disse sem dúvida!(não creio mto q ele saiba algo de arco) aiq pergunto a vcs , estou querendo fazer um prprotótipo,  mas q tenha utilidade tbm!  Oq acham?

Oía, se não me engano o Big Boss Calil tá fazendo um com canela, Ou gosta de usar não sei!..... Em Fim, o unico jeito de matar a curiosidade é tentando. Com os erros vem-se a conquista. Alexandre o Magno
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 4:38 am

Na verdade o que eu vou tentar fazer eh de cravo da india!

Nao conheco a canela para saber se da bom arco. se for pra fazer arco de uma peca soh, ela soh serve se tiver os aneis de crescimento bem visiveis e regulares
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 11:55 am

Obrigado galera! Bora arriscar então! Haahahh
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 1:15 pm

CALIL escreveu:
Na verdade o que eu vou tentar fazer eh de cravo da india!

Nao conheco a canela para saber se da bom arco. se for pra fazer arco de uma peca soh, ela soh serve se tiver os aneis de crescimento bem visiveis e regulares


Opa rsrsrrsrrsrs! Informações erradas! bounce 
Ir para o topo Ir para baixo
carlos_adalm




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/07/2012
Localização : curitiba

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: depende do gosto...:)   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 2:27 pm

dependo do gosto, eu ja fiz um com um pedaço de não sei o que, resultado... cheio de falhas, mas era mais para aprender com os erros, de tão feio que ficou bonito( um dia ainda faço um direito e aprendo alguma coisa..srs). Pesquisando na net, vi que madeira tem muita diferença. Acho que a ideia basica parte da densidade da madeira, e suas caracteristicas proprias. O ipe ja tem no nome pau darco. mas acho que achar um do jeitinho que tem que ser deve ser dificil ( aqui em curitiba, so ripa serrada). Um abraço e boa sorte com a empreitadas
Ir para o topo Ir para baixo
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 5:02 pm

Pessoal, consegui um ipe, mas amarelo! Serve será? Pq li algo no fórum q o melhor seria o ipe roxo
Ir para o topo Ir para baixo
carlos_adalm




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/07/2012
Localização : curitiba

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: madeira serrada   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 10:27 pm

as duvidas aparecem na pratica, e na falta daquela madeira "do tipo" Smile que tenha diametro bom para se trabalhar, fica a pergunta- madeira serrada (ripa) (que acho que é o mais facil de encontrar nas madereiras e serrarias) poderia ser usado para construir um arco longo ou so para usar as laminas?
Ir para o topo Ir para baixo
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 11:07 pm

Cara consegui em uma madereira msmo! Mas o cara vai cortar o pedaço q eu desejar, q tamanho e dimensões devo pedir (meu desejo é um arco longo)! Uma madeira de 170cm x 5cm x 7cm serviriam? Sera q posso usar como base a estrutura largura do meu recurvo (velox alpha)? Creio q a lámina não, pois tem q ser mais grossa para não lascar madeira né! Mtaaas dúvidas! Hahaha! Hj terminei um alvo incrível q fiz! Amanha posto uma foto do msm q ficou mto bacana!
Ir para o topo Ir para baixo
carlos_adalm




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/07/2012
Localização : curitiba

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 1:08 pm

Estou "estudando" os pros e contras vi a citaçao sobre os aneis da madeira, mas notei que nao pode ser qualquer parte da madeira, pois observei que no processo artesanal a tecnica, para usa da madeira tem diametro +- 30 cm (para ser rachada), e a parte usada é a mais larga e +- proxima da casca ( abaixo dela na parte do cambio/lenho) de maior resistencia mecanica. entao respondendo a miha ropria pergunta,Smile,,madeira de serraria pode ate ser usada, porem ela é cortada de toras muiito grandes e em escala industrial , dai fica dificil saber qual parte dela vc esta usando, mesmo para lamina. lembro de um tipo de refugo das madeireiras que por ser proxima a casca e irregular chamam de costaneira (la em 1900 e bolinhas), talvez possa de aproveitar para laminação (lembrando tb. nao muito perto da casa). Outro contra é o negocio de cortar arvore nativa para arco poder dar cadeira .rsrs. pelo menos nas regioes onde elas sao mais escassas, como é o meu caso.
- Um dia ainda faço meu Longbow....
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 1:22 pm

É simples, se a madeira não for assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu não arriscaria fazer.

Vejam como cortam pra usar pra arco:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A parte de fora é o Backing, que não pode ter violação desse anel de crescimento. Se voce gastar até chegar no anel que quer (sempre os aneis escuros) tem que desgastar por igual por toda a extensão do pedaço da madeira.

Se eu tivesse esse pedaço da foto eu gastaria todo esse anel claro que eu demarquei em vermelho, deixand o o anel escuro de baixo como backing. Claro que naõ precisaria ir mais fundo mas acho que para um primeiro ficaria mais facil para mim (ou não, tem que tirar bastante coisa aí e é com um tipo de faca, não é com lixadeira não!). O importante é a NÃO VIOLAÇÃO DO ANEL (sem malícia heim! hahahahaha)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui no Brasil acredito que a guajuvira deva ser desse jeito!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 1:39 pm

CALIL escreveu:
É simples, se a madeira não for assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu não arriscaria fazer.

Vejam como cortam pra usar pra arco:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A parte de fora é o Backing, que não pode ter violação desse anel de crescimento. Se voce gastar até chegar no anel que quer (sempre os aneis escuros) tem que desgastar por igual por toda a extensão do pedaço da madeira.

Se eu tivesse esse pedaço da foto eu gastaria todo esse anel claro que eu demarquei em vermelho, deixand o o anel escuro de baixo como backing. Claro que naõ precisaria ir mais fundo mas acho que para um primeiro ficaria mais facil para mim (ou não, tem que tirar bastante coisa aí e é com um tipo de faca, não é com lixadeira não!). O importante é a NÃO VIOLAÇÃO DO ANEL (sem malícia heim! hahahahaha)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui no Brasil acredito que a guajuvira deva ser desse jeito!
Bahh mto bom mestre calil!!! Mto bom msmo, estou traduzindo os vídeos q vc colocou de dicas como fazer, só q no vídeo ele não cita dimensões né! Só se ve ele desenhando na madeira! Mas me animou mto a fazer um long!!!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 2:01 pm

lembrando que isso que estou propondo é para quem não quer colar outros materiais e fazer o arco de uma madeira só

Se voce for usar bambú ou usar fibra de vidro de backing (porém colando), aí pode usar o ipê mesmo, que é o melhor deles pra isso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 2:13 pm

Ta, vms do início para acharmos o final! Heheh! Para trabalho em um longo esculpido como dos videos do arco tradicional seria interessante buscar uma madeira com aneis visíveis (heheh) no caso ipe não serviria! Eh isso? Q dai vou mudar a madeira q busco, pois quero um tradicional, tradicional msmo, medieval!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 2:19 pm

Cara eu não lembro como que é o ipê quando cortado transversalmente mas penso eu que não seja assim. Acho que só conheço aqui a guajuvira mesmo. E pra achar uma sei la como fazer!

Melhor vc importar um OSAGE STAVE do ebay (não será barato) mas acho que é o jeito!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 3:27 pm

Seria ótimo, se tivermos a mesma facilidade em encontrar Osage como temos em encontrar Ipê! Se não me engano, Osage não existe no Brasil! correto?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 3:37 pm

boconcelob escreveu:
Seria ótimo, se tivermos a mesma facilidade em encontrar Osage como temos em encontrar Ipê! Se não me engano, Osage não existe no Brasil! correto?

Não existe.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
ortizz2309

ortizz2309


Mensagens : 263
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 33
Localização : Horizontina-RS

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSex Jul 19, 2013 4:32 pm

Pois é até pensei em comprar! Mas arco industrializado já tenho o meu, queria eu mesmo fazer um artesanal!
Ir para o topo Ir para baixo
carlos_adalm




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/07/2012
Localização : curitiba

fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitimeSeg Jul 22, 2013 9:10 am

otima a explicacao do amigo quanto a qual parte da madeira a ser usada. Eu reconheco que não conheço na pratica a forma das madeiras, porem se o arco (digamos 'tradicional/long") feito pelos indios brasileiros é de peça unica de ipe ( ou até de guajuvira), e afinal são centenas de anos da pratica deles na confecção de arcos neh Smile. Claro que cada tribo, seja donde for, tem seu modo e caracteristicas proprias, conforme cada tipo madeira. entao pra finalizar o meu "achismo", se o ipe é bem recomendado, fica a duvida de como se verificar quanto a maneira que eles trabalham a madeira ao longo da fabricação do arco, ( tempo de secagem/umidade, em que epoca do ano é cortada, como diziam os antigos) é um caso a ser pensado. um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





fazer um arco tradicional: Canela? Empty
MensagemAssunto: Re: fazer um arco tradicional: Canela?   fazer um arco tradicional: Canela? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
fazer um arco tradicional: Canela?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como fazer um arco tradicional.
» COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL
» Dicas de como começar a fazer meu primeiro arco....
» Arco Recurvo Tradicional ? Braçadeira Tradicional
» Fazendo um Arco Tradicional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: