ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fazendo um Arco Tradicional

Ir para baixo 
+3
ConnorKenway
Roberto de Souza
fabao
7 participantes
AutorMensagem
fabao




Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 30
Localização : MS

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 12:40 pm

Olá, eu queria saber se é possivel fazer um arco "tradicional" a partir da madeira de ipê roxo bruto(recém cortado), pois eu olhei e li varios post de arqueiros fazendo Long Bows home made, e todos faziam o riser separado das laminas e após eles parafusaram.
Se eu fui negligente na minha explicação, peço desculpa, eu queria fazer um arco que nem o video abaixo.
Muito Obrigado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 63
Localização : Guarujá - SP

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 2:20 pm

Cara você pode fazer sim, e creio que pode ficar muito bom.
Já fiz pelo menos três arcos dessa forma e só não ficaram melhores porque a madeira que eu arrumei acaba ganhando memória e os arcos perdem força.
Como o ipê tem pouquíssima memória, pode fazer tranquilo. Eu segui exatamente as dicas do cara desse vídeo.
Mas se procurar aqui no Fórum tem tópicos falando a respeito também.
Boa sorte e, depois de pronto, posta as fotos pra gente ver.
Ir para o topo Ir para baixo
fabao




Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 30
Localização : MS

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Obrigado   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 2:24 pm

Obrigado pela informação é de grande ajuda, mais eu já perguntei ao meu pai e o mesmo disse que a madeira de ipê roxo é difícil de encontrar ou só encomendando.
Ir para o topo Ir para baixo
ConnorKenway

ConnorKenway


Mensagens : 48
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 24
Localização : Distrito Federal

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 2:30 pm

fabao escreveu:
Obrigado pela informação é de grande ajuda, mais eu já perguntei ao meu pai e o mesmo disse que a madeira de ipê roxo é difícil de encontrar ou só encomendando.
Cara se vc for em um cerradão vc acha muitos tipos de ipê
Ir para o topo Ir para baixo
fabao




Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 30
Localização : MS

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 2:48 pm

Acabei de ligar na madeireira o preço do metro do ipê ta em tordo de R$120,00 reais, ta dificil o negocio, mas eu acho qe vo pega uma madeira comum e me aperfeiçoa na arte de fazer, e só após irei ingressar com dinheiro e conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 2:59 pm

fabao escreveu:
Acabei de ligar na madeireira o preço do metro do ipê ta em tordo de R$120,00 reais, ta dificil o negocio, mas eu acho qe vo pega uma madeira comum e me aperfeiçoa na arte de fazer, e só após irei ingressar com dinheiro e conhecimento.

O problema de comprar em madeireira é que você não compra a tora, ai você pode dar o azar de pegar uma peça cheia de emendas e colagem, que acaba prejudicando o arco, o ideal seria cortar, tenta procurar em algum sítio/fazenda de algum amigo, familiar, etc...

Pelo menos foi isso que eu li na net, posso estar enganado.

O pouco que li sobre o assunto, também vi que tem que saber escolher um bom galho pra cortar, tem características específicas, eu não me recordo muito bem mas se você procurar na net e aqui no fórum mesmo você acha mais a respeito.

Também tem o fato que uma tora recém cortada demora bastante pra secar, até da pra fazer o arco sem esperar tanto, mas não é a mesma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 3:25 pm

tópico novinho, o link mostra um passo a passo para fazer um arco de ipê com bambu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 3:51 pm

A um tempinho atrás, tinha um site que ensinava a fazer um arco, muito bem explicado e detalhado. Infelizmente esse site saiu do ar, mas, eu consegui achar o index dele então ainda é possível abri-lo e aprender a fazer o arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Faça o download do Index do ex-site, descompacte e abra o arquivo chamado index.

Leia o máximo de conteúdo que puder antes de fazer seu arco, quanto mais informação, maior a chance de sue arco sair com mais qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 5:38 pm

Rigli escreveu:
A um tempinho atrás, tinha um site que ensinava a fazer um arco, muito bem explicado e detalhado. Infelizmente esse site saiu do ar, mas, eu consegui achar o index dele então ainda é possível abri-lo e aprender a fazer o arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Faça o download do Index do ex-site, descompacte e abra o arquivo chamado index.

Leia o máximo de conteúdo que puder antes de fazer seu arco, quanto mais informação, maior a chance de sue arco sair com mais qualidade.

Eu trocaria o mais qualidade, por menor chance de quebrar!
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:42 pm

jorge_wiendl escreveu:
Rigli escreveu:
A um tempinho atrás, tinha um site que ensinava a fazer um arco, muito bem explicado e detalhado. Infelizmente esse site saiu do ar, mas, eu consegui achar o index dele então ainda é possível abri-lo e aprender a fazer o arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Faça o download do Index do ex-site, descompacte e abra o arquivo chamado index.

Leia o máximo de conteúdo que puder antes de fazer seu arco, quanto mais informação, maior a chance de sue arco sair com mais qualidade.

Eu trocaria o mais qualidade, por menor chance de quebrar!

A, eu considerei isso como mais qualidade, ou talvez demore mais pra quebrar né...
Ir para o topo Ir para baixo
fabao




Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 30
Localização : MS

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:28 pm

Agradeço a todos que vieram aqui nesse post e deixaram um pouco de sua experiencias e informações.
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 9:01 pm

fabao escreveu:
Agradeço a todos que vieram aqui nesse post e deixaram um pouco de sua experiencias e informações.

Boa sorte com seu arco, poste fotos e se possível vídeos tanto do processo quanto do resultado final!
Ir para o topo Ir para baixo
fabao




Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 30
Localização : MS

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Outra madeira   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 1:39 pm

Eu vi em uma informação dizendo que tambem pode ser usado a madeira da Arvore Aroeira, eu estou ansionso já pra começa o trabalho pois na sitioca do meu pai tem varios postes de aroeira já tratado e ja vendo que como é meu primeiro projeto nao pretendo ja iniciar com a madeira ideal para o arco.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 1:52 pm

sem o bambú, se fizer em lâmina, VAI quebrar. não precisa nem tentar. só não quebra, talvez, se fizer o arco assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
ConnorKenway

ConnorKenway


Mensagens : 48
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 24
Localização : Distrito Federal

Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 8:25 pm

CALIL escreveu:
sem o bambú, se fizer em lâmina, VAI quebrar. não precisa nem tentar. só não quebra, talvez, se fizer o arco assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E como deixa ele assim torto?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fazendo um Arco Tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo um Arco Tradicional   Fazendo um Arco Tradicional Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fazendo um Arco Tradicional
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única
» Arco Recurvo Tradicional ? Braçadeira Tradicional
» Fazendo arco
» Fazendo meu arco
» [videos] Fazendo um Arco Primitivo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: