ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p

Ir para baixo 
+5
machado.leonardo
giorgiom
SujoO
Vitor Favaah
Junker
9 participantes
AutorMensagem
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 12:50 am

Após seis meses de estudo (e espera); dezenas de DIY, tutoriais, livros, passo-a-passos etc baixados; dezenas de tópicos lidos neste fórum; e alguma grana investida; finalmente comecei a construir meu primeiro arco. cheers 
Nunca tive contato com trabalhos manuais em madeira nem nada e tampouco possuo experiência na fabricação de arcos. Espero encontrar infinitas dificuldades e, de fato, já encontrei algumas.

Vamos ao que interessa: fotos. Tentei selecionar as melhores. Cool
Qualquer erro que eu tiver cometido, os mais experientes por favor me informem. Se tiver em tempo corrijo, senão fica de experiência. tongue

1) Madeira

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

É um caibro de ipê (se eu não tiver sido enganado). As fibras não estão perfeitamente paralelas, mas não me importei muito com isso, pois estou bem mais interessado na experiência. Para meu segundo arco, já penso em ser bem mais criterioso.


2) Primeira ponta

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já trabalhada de forma grosseira. Como podem ver, será baseado em um Mollegabet Bow.


3) Marcações do Handle

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


4) Handle

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Trabalhado um pouco, para não precisar trabalhar muito nele depois de colado.


5) Cola Aplicada

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ainda deixei a cola ser um pouco absorvida pela madeira antes de adicionar mais cola preparar a colagem.


6) Colando

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora só esperar....


Além disso já estou com as flechas:

1 - Seis de madeira (compradas no AliExpress de um chinês, até já mencionado no fórum. O cara escreve um pouco errado mas é bastante honesto, não tive problemas)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2 - Seis de alumínio (compradas na Alternativess. Excelentes preços, fácil encomenda e entrega. Não tive nenhum problema. Recomendo)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Também fiz um gabarito pra produzir corda. Já fiz uma, mas vou ter que fazer outra mais apropriada pro arco que estou construindo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Espero que tenham gostado. Em breve atualizo o tópico.

Vamos torcer pra esse arco dar certo! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Junker

Junker


Mensagens : 337
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 38
Localização : Teixeira de Freitas - Bahia

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 9:27 am

Parabens pela iniciativa, ta ficando bom... estamos aguardando mais fotos ein...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 10:14 am

Parabens! Vai ficar bom!
Boa sorte, vou ficar acompanhando o desenvolvimento.
Se não for muito, teria como você passar o link que você comprou as flechas do aliexpress? Quase comprei umas de fibra de vidro, mas aí lembrei que não são resistentes, e não achei muitos de madeira... hahah
abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Link   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 10:29 am

Aqui o link das flechas de madeira:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tá até um pouquinho mais barato do que quando eu comprei.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 11:54 am

Continue Meu caro! Estou de What a Face 
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 12:52 pm

opa, valeeeeu!!
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 7:49 pm

Parabéns pela iniciativa, irei observar o processo.

Por curiosidade, já pensou qual vai ser o backing?
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Continuação   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 9:36 am

7) Após a colagem

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já trabalhei um pouco no riser tbm, agora falta tirar mas madeira dos braços.


Cool Braços reduzidos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Retirei boa parte da madeira de ambos o s braços. Agora está pronto pra parte mais difícil: tillering.


9) Tillering

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui que o bicho pega. Se tiver de quebrar, essa é a hora. No
Aceito pitacos no tillering. Very Happy  Essas duas fotos são uma de cada lado do arco.


10) Backing

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficou escuro e tava difícil de continuar no tillering :p
Interrompi e parti pro backing. Escolhi o mais barato e acessível que vi: tela trançada de fibra de vidro (usada para Drywall). Desculpem a baixa qualidade das imagens.


Agora quando secar vou prosseguir com o tillering. Espero que esse troço não quebre...
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 10:54 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Continue com o excelente trabalho, estarei acompanhando esse tópico. Pela dedicação que você tem com o assunto, já pensou em fazer flechas? Dão muito trabalho, mas é gratificante atirar com equipamento 100% caseiro.
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 11:01 am

Vlw Very Happy

Já pensei em fazer flechas sim, e pretendo fazer algumas. Só não fiz agora por que tive pouco tempo de férias, esse arco tou dando o gás pra terminar hoje ou amanhã, comecei segunda. Então acho que as flechas vão ficar só pro final do ano, pois agora quando minhas férias acabarem não terei nem tempo de espaço pra fazer nada. =(
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 11:33 am

Ja sabe com quantas libras ficou? Penso em fazer lâminas pro meu recurvo, mas não sei que madeira usar, e tenho medo de ficarem muito fracas.
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 12:04 pm

Ainda não pesei. vou antes terminar o tiller :p
Tou só esperando a cola do backing secar.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 10:04 pm

é impressão minha, ou tás a fazer um Arco Holmelgaard??? Shocked 
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Continuação   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 7:53 pm

Bom, queria pedir desculpas. Acabei me empolgando e esqueci de tirar fotos de alguns passos intermediários Razz Sabem como é, queria vê-lo logo pronto! lol! 

Até por que não fiz muuita coisa depois de secar a cola o backing: fiz o riser, lixei, pintei e lixei mais...

Então vamos às fotos:

10) Após pintura

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


11) Arco completo!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


12) Detalhe do riser

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


13) Encordado

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


14) Armado

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

É impressão minha ou em cima está curvando um pouco menos? Acho que ainda vou consertar isso...


machado.leonardo, fiz uma pesagem grosseira e deu em torno de 26# @ 27''. Ficou meio fraquinho assim por que eu estava com muito medo de quebrar os braços no tillering, então acabei não forçando demais a madeira, só puxava quando praticamente não sentia resistência. Vou ver se consigo um dinamômetro pra fazer uma pesagem mais exata. =D

boconcelob, onde vi esse modelo dizia que era um Mollegabet bow, note que os braços não variam de largura, cada lado fica basicamente com dois braços: um flexível e outro estático, teoricamente deveriam ser de comprimentos iguais, mas cortei errado (importante: medir duas vezes, cortar uma u.u) e o estático ficou um pouco menor.

Agora só vou envernizar =D
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelHSS

RafaelHSS


Mensagens : 41
Data de inscrição : 18/02/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 8:43 pm

Ficou muito bom! Parabéns pelo trabalho. Algumas dúvidas: qual era o comprimento inicial do caibro de ipê? Com que espessura ficou a parte flexível das lâminas? Qual o comprimento do arco já encordoado?
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 10:57 pm

Para o arco, cortei 56'' de caibro de ipê, encordado fica com 53''. A parte mais flexível tá com 8 mm.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeDom Jul 28, 2013 2:00 am

A lamina de baixo está mais curva!

Então camarada.......! scratch scratch scratch 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Até onde seu, esse estilo de arco se chama Holmegaard... Me corrijam caso eu me engane!!!
Ir para o topo Ir para baixo
giorgiom

giorgiom


Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/02/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeDom Jul 28, 2013 10:56 pm

Pois é boconcelob... parece que essa discussão já é antiga:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e pelo jeito só pode ser resolvida analisando fatos e achados históricos. Ora, um arco Holmegaard é aquele feito em Holmgaard e um Möllegabet é feito em Möllegabet. Complicado é caracterizar e diferenciar precisamente esses dois designes de arcos.
Pra ser sincero, eu não sei diferenciá-los e muito menos poderia garantir que o arco que fiz é um Möllegabet e não um Holmegaard. Foi assim que eu vi e foi por isso que chamei assim, mas agora que você falou que é um Holmegaard eu já não garanto mais nada. Vou pesquisar mais sobre isso, se eu chegar a alguma conclusão eu falo. Very Happy

E de fato, a de baixo tá mais curva, mas agora só vou poder ajeitar em Dezembro...
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 7:44 am

A caracteristica basica do Holmee é que ele tem o tiller ao contrario, ou seja ocê usa o meio da madeira (proximo ao centro) como backing, e vem desgastando a parte mais externa. Fora isso, o desenho (design) desse arco é mais para um Hupa (norte americano) que para um holmee.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manara

Luis Manara


Mensagens : 84
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 32
Localização : Mogi Mirim - SP

Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 12:47 pm

Parabens pelo trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Empty
MensagemAssunto: Re: Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p   Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arco de Pitangueira. - Buildalong
» Arco caseiro, sou leigo e tenho dúvidas simples
» ajuda na compra do primeiro arco e compro arco recurvo de baixo custo (senior)
» Escolha do Primeiro Arco (nacional)
» ajuda na compra do primeiro arco e compro arco recurvo de baixo custo (senior)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: