ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

Ir para baixo 
+12
Iceman
Marcelo frazao
Angelo XV
Crusader
saulin
g4petra
darkusagi
Dumbo
GBUSIN
Thiago.Cavalari
EVC
Mamute-sc
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 7:58 pm

tentaremos concentrar aqui informações sobre o que um iniciante deve saber para começar no esporte

COMO CALCULAR SEU COMPRIMENTO DE PUXADA

existem várias maneiras de fazer o cálculo, o mais básico é dividir a envergadura por 2,5, e como medir sua envergadura, é só olhar a foto abaixo e pronto, tanto pra homem quanto para mulher, a fórmula é universal

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e o que você faz com essa medida, você divide por 2,5, só que aí tem mais uma regra, arco e flecha é um esporte muito praticado na Europa e nos EUA e portanto suas medidas e pesos são dados no padrão americano e eles não usam metro, centímetro, milímetro ou quilo, eles usam polegadas, pés, libras, portanto sua pusada deve ser calculada em polegadas e isso é simples fazer, é só dividir o resultado de sua puxada em centímetros por 2,54 e achará sua puxada em polegadas

EXEMPLO: minha envergadura (distância entre os dedos médios com os braços bem abertos, como mostrado na figura) é 197 centímetros

minha puxada é 197 / 2,5 = 78,8 centímetros, para saber em polegadas é só dividir
78,8 / 2,54 = 31,0 polegadas
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 8:05 pm

APRENDENDO SOBRE O ARCO COMPOSTO

falar sobre isso é chover no molhado, aqui tem um tópico do Fred que explica muito bem sobre o assunto

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

aqui você pode ler mais alguma coisa, caso ache necessário

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 10:35 pm

mamute-sc escreveu:
a fórmula é universal

Não, não é universal. Na melhor das hipóteses é uma regra prática para ter uma estimativa grosseira do comprimento da puxada. A puxada efetiva varia em função do biotipo, comprimentos de braços e antebraços etc. O fato de aparecer em vários sites não quer dizer que seja correto (você acredita em tudo que você lê na Internet?)

Editado: Também varia em função da técnica, particularmente no caso do arco recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 1:35 pm

EVC escreveu:
mamute-sc escreveu:
a fórmula é universal

Não, não é universal. Na melhor das hipóteses é uma regra prática para ter uma estimativa grosseira do comprimento da puxada. A puxada efetiva varia em função do biotipo, comprimentos de braços e antebraços etc. O fato de aparecer em vários sites não quer dizer que seja correto (você acredita em tudo que você lê na Internet?)

Editado: Também varia em função da técnica, particularmente no caso do arco recurvo.

eu quis me referir à maneira de calcular a envergadura, a maneira de medir a envergadura é universal

lembre-se que o próprio nome do tópico é DICAS PARA UM INICIANTE, a melhor maneira seria pegar um arco marcar a flecha e verificar a puxada, mas aí não seria mais iniciante, já teria o arco ou uma academia com um professor para ajudar no cáculo, fiz esse tópico para alguém que nunca pegou um arco na mão e está interessado em começar a praticar e lembrando que moramos num país continental, onde se conta nos dedos de uma mão onde encontramos academia com arcos a disposição para teste

eu mesmo, calculando pelo fómula da envergadura chego a 31" de puxada, mas na realidade tenho 31 1/4", mas não vai ser esse 1/4" de polegada que vai inviabilizar eu mostrar uma maneira acessível a todos que acessem esse forum de poder calcular sem dificuldades, portanto vamos nos concentrar nisso, caso encontre outra maneira mais adequada de como calcular a puxada de um iniciante, e que essa maneira não esteja associada à já ter um arco ou uma academia por perto seria de muito valor postar aqui, eu como iniciante que quero ajudar a tornar esse esporte pelo menos mais conhecido sei dessa maneira e estou doido para achar gente com mais experiência que se disponha a ajudar a maioria aqui

desde de já agradeço a ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago.Cavalari

Thiago.Cavalari


Mensagens : 118
Data de inscrição : 09/12/2010
Idade : 32
Localização : Curitiba

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 4:04 pm

Lembrando que para nao acontecer o que aconteceu comigo comprem no caso de composto um arco com uma margem de erro pois a formula não é perfeita, aqui calculei 29 e comprei o arco, depois na pratica usei um arco emprestado e uma flecha ficando com 27,5"... Pode ter sido erro meu na medida, mas a dica é: comprem sempre, no caso de composto, com uma margem de erro se calculou a puxada somente por esta conta
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 6:50 pm

mamute-sc escreveu:

eu quis me referir à maneira de calcular a envergadura, a maneira de medir a envergadura é universal

Desculpe mas a partir do momento em que você fala em "fórmula", induz seu leitor a considerar aqueles 2,5 do divisor com parte da verdade universal.

Por esse macete (179cm) minha puxada seria de 28,2" e na verdade ela é 1,5" maior com recurvo ( suspeito que seria ainda maior com composto, apesar da diferença de posição da mão no grip). Mesmo a medida com o arco não é precisa: a tendência é a puxada aumentar pelo menos 1" quando o arqueiro melhora a postura.

Acho válido divulgar macetes mas é bom reforçar que é só isso, um macete e que é um ponto de partida.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 7:04 pm

mas nesse caso seria legal postar aqui como um iniciante que ainda não tem um arco e nem a possibilidade de testar com um pode calcular exatamente sua puxada, como eu disse, a minha diferiu 1/4" de polegada, que acho bem aceitável, mas dai a alturar uma ou mais polegadas fica complicado, outra maneira que conheço, mas deu resultado identico ao da envergadura foi colocar o pulso fechado esquerdo (no caso sou destro) como se tivesse socando a parede, e medir do queixo até a parede, mas mediu a mesma coisa para mim

seria legal ajudarem pois a intenção aqui é criarmos a oportunidade de pessoas que nunca pegaram um arco na mão poder ir atrás de um
Ir para o topo Ir para baixo
GBUSIN

GBUSIN


Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 61
Localização : VACARIA RS

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 8:51 am

Bom dia Pessoal. Como vcs definiriam uma pessoa que segura o arco com a mão esquerda, puxa a corda com a direita???? LH??RH???? Destro?????canhoto???????Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Dumbo

Dumbo


Mensagens : 109
Data de inscrição : 28/02/2011
Idade : 46
Localização : Quaraí/RS

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 9:02 am

GBUSIN escreveu:
Bom dia Pessoal. Como vcs definiriam uma pessoa que segura o arco com a mão esquerda, puxa a corda com a direita???? LH??RH???? Destro?????canhoto???????Obrigado

É destro. Para compra de arcos se usa RH, de "Right Hand"
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dalosto@tj.rs.gov.br
GBUSIN

GBUSIN


Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 61
Localização : VACARIA RS

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 9:12 am

GBUSIN escreveu:
Bom dia Pessoal. Como vcs definiriam uma pessoa que segura o arco com a mão esquerda, puxa a corda com a direita???? LH??RH???? Destro?????canhoto???????Obrigado


É destro. Para compra de arcos se usa RH, de "Right Hand"
Abraço.

Obrigado Dumbo pela informação. Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQua Out 12, 2011 8:27 am

uma dica importante para quem quer calcular sua puxada sem ter um arco por perto

Fique ao lado de uma parede, estique seu braço q segura o arco com a mão fechada (como se fosse dar um soco), e encoste os dedos na parede. Com o corpo reto, vire a cabeça para a parede, alinnhando o queixo com o braço esticado, peça para alguém tirar a medida do seu queixo até a parede

Porque a puxada geralmente dá maior do q essa medida, é só colocar o outro braço (o q segura a corda) na posição de tiro, encostando os dedos no queixo; faça um movimento de "juntas as escápulas" (ossos das costas ao lado de cada ombro) note q ao fazer isso vc trás o queixo para trás, note q isso aumenta a puxada em mais de 1 polegada, no meu caso chego em até 2", isso seria sua puxada na hora da expansão para o tiro, principalmente para quem vai fazer competição FITA e usa a expansão para o tiro; para quem usa instintivo, caça ou Field

vou tentar fazer umas fotos ou desenhos para ilustrar melhor
Ir para o topo Ir para baixo
darkusagi




Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/11/2011

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Nov 08, 2011 10:37 pm

tentativa de ajuda de um ultra leigo no assunto.

tendo em vista que a intensão de vocês é por meio da posição de empunhadura de um disparo com arco medir a distancia da mão que segura a flexa à que segura o arco, pergunto: não seria possivel (utilizando a mesma ideia de encostar a mao na parede) axiliar a medição com um cabo de vasoura/rodo/esfregão para simular a flexa + um outro cabo na outra mão para imitar a posição do arco?
nesse processo seria possivel marcar diretamente no cabo de madeira a distancia e a medição em polegadas poderia ser feita diretamente por uma fita metrica de costura (que ja possui as medidas em polegadas).

fica apenas essa ideia.
não sei ao certo se essa teroria funcionaria de alguma forma.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 5:10 pm

no caso vc precisaria apenas de um cabo para simular a flecha, o comprimento da puxada seria a distância da parede ao canto da sua boca (com sua mão tocando a parede como se estivesse dando um soco), ai vc pode usar um cabo e medir depois de marcar, ou pedir a alguém q tire a medida para vc

só tem um problema, a cabeça deve ficar um pouco recuada, é aí q dá alguma diferença na puxada, caso vc mantenha a cabeça alinhada com o troco pode acrescentar um pouco para ter sua puxada real (caso for fazer competição FITA) se for atirar por lazer penso q a medida já estaria boa, isso é , não precisa acrescentar nada
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeDom Nov 20, 2011 9:17 am

como tem algumas pessoas perguntando como seria a posição da cabeça para medir a puxada, vai uma foto (foi difícil encontrar uma mais ou menos, se eu encontrar fotos melhores eu posto aqui)

notem essa foto

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o arcqueiro de camisa branca faz a ancoragem do tiro com a cabeça alinhada com a coluna, essa postura é a usada por arqueiros q usam arcos tradicionais, q fazem caça, competição de field, etc) por isso, caso vc queira saber sua puxada TEÓRICA, sem ter um arco na mão, para possibilitar a sua primeira compra faça a medida do seu queixo até a parede (com o braço q segura o arco encostado na parede como se fosse dar um soco) e vc vai ficar muito próximo do q realmetne vai encontrar depois q for puxar quando seu primeiro arco chegar

caso vc vá comprar um arco especificamente para competições FITA (tanto composto quanto recurvo) tente colocar a cabeça alinhada com o pé da mão q puxa a corda (como no caso do arqueiro de camisa preta) mas não exagere, pois caso contrário dá errado

só tem um probleminha para essa medida teórica não ficar praticamente na pinta, notem q a mão q segura o arco deve ficar suavemente dobrada no cotovelo, essa dobrada varia muito de arqueiro para arqueiro (eu por exemplo prefiro manter o braço esticado)

isso é o q eu encontrei de medida TEÓRICA mais próximo do q seria uma puxada real, só tire esse tipo de medida se NÃO tiver nenhum arco por perto q vc possa dar uns tiros e medir sua puxada real

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
g4petra




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 36
Localização : Itajubá-MG

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 7:39 pm

Bom dia, boa tarde, boa noite!
Galera sou novo aqui e como um bebê em arquearia, gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta.
Tenho 1,80 de altura, medindo pela minha envergadura, minha puxada seria 27,55,
medindo a minha puxada com a boca em relação à base do "dedão" de punho fechado, minha puxada seria 29,5.
Até ai, percebi a variação que a puxada tem, dito nos comentários aí em cima.
A questão é, se eu utilizar de um arco recurvo, com uma puxada maior que a minha ideal, perderia força no disparo
e se a puxada do arco fosse menor eu poderia prejudicar o arco, certo?
Entendo que no caso do arco composto, eles ou alguns possuem regulagem para a puxada, mas nos recurvos á um determinante
de fabricação?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 4:31 am

bem vindo ao Forum

no seu caso, escolha um recurvo (se for tradicional) que seja adequado para puxadas até 30", para não correr riscos
qunato ao peso da puxada, quando maior a puxada mais energia você irá transmitir à flecha e mais velocidade ela terá (dá uma lida nesse tópico aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

nos arcos composos a puxada é regulada de várias maneiras, depende do fabricante, um "resumão" seria dizer que tem arco que é apenas ajustar a posição de parafusos, tem arco que troca módulos apenas desparafusando um e parafusando outro e tem arco que tem que trocar tudo, nesse caso precisa de bow press

espero ter ajudado

Ir para o topo Ir para baixo
g4petra




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 36
Localização : Itajubá-MG

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 6:45 pm

Humm, Obrigado Sir Mamute, achei legal o outro post, tem as tabelas de acordo com peso e idade,
o que facilita pra qualquer um. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
saulin

saulin


Mensagens : 76
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 34
Localização : Caldas Novas/GO

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 4:57 pm

ola a todos.
digao se estou certo,tenho 1,74 de envergadura,calculo 174/2,5=69,6 centimetros. 69,6/2,54=27,4 polegadas.
entao eu tenho 27" ou por causa da margem de erro ponho 28"?
preciso saber para calcular o spine de flechas .
abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Crusader

Crusader


Mensagens : 20
Data de inscrição : 29/05/2012
Localização : Joinville/SC

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQua Ago 29, 2012 12:52 pm

Medi do primeiro jeito deu 29". Medi da boca ate o punho fechado na parede e deu 31". E agora?
Ir para o topo Ir para baixo
Angelo XV

Angelo XV


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 44
Localização : Cuiabá

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeSex Ago 31, 2012 4:44 pm

saulin escreveu:
ola a todos.
digao se estou certo,tenho 1,74 de envergadura,calculo 174/2,5=69,6 centimetros. 69,6/2,54=27,4 polegadas.
entao eu tenho 27" ou por causa da margem de erro ponho 28"?
preciso saber para calcular o spine de flechas .
abraços.

Fico na mesma duvida, inclusive minha envergadura é bem proxima a sua, estou usando 28", mas ainda não estou bem certo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeTer Set 11, 2012 9:22 pm

saulin escreveu:
ola a todos.
digao se estou certo,tenho 1,74 de envergadura,calculo 174/2,5=69,6 centimetros. 69,6/2,54=27,4 polegadas.
entao eu tenho 27" ou por causa da margem de erro ponho 28"?
preciso saber para calcular o spine de flechas .
abraços.

só hoje vi essa pergunta

infelizmente, com excessão da RD Arqueria, temos poucas possibilidades de ir a um local e testar um arco, medir a puxada corretamente, verificar se o peso da puxada está adequado para o nosso biotipo, etc, etc; como precisamos superar essa fase sugiro o seguinte

escolha um tubo de flecha que fique correta para uma puxada mais curta (vai precisar de uma flcha mais mole) mas busque essa condição apenas usando um comprimento de tubo maior, mas que permita ao cortar o tubo no menor comprimento permitido para a sua puxada dê para ajusta a flecha

como sei que muita gente não entendeu nada, vou tentar dar um exemplo para ver se entendem

um iniciante (que nunca teve um arco na mão) quer comprar um equipamento e não quer ficar chupando o dedo depois de receber, verificando na prática que errou feio na escolha da flecha, o que ele deve fazer?

imagina que fez um teste e chegou a conclusão que sua puxada é 28" (teste teórico), ele compra uma flecha que se ele cortar o tubo com 28,5" (quando acrescentar o nock, os insertes, e a ponta chega a 29,5") e calcula esse shaft para seu arco (peso e puxada em 29"), depois de feito isso, como se a puxada fosse 29" ele verifica o que aconteceria se a puxada fosse 28", nesse caso provavelmente ele terá que deixar o tubo (shaft) um pouco maior e verifica quanto deveria deixar, e repete os cálculos para uma puxada de 27" (terá que deixar o tubo um pouco maior ainda), nesse caso terá apenas que verificar na taberla do fabricante o comprimento máximo que o tubo é fabricado (vem escrito "full lenght" na tabela do fabricante)m se o tubo fabricado for maior que o que você necessita para dar ajuste na flecha com puxada de 27" aí beleza, compra o tubo no comprimento máximo e depois que chegar o arco você ajusta sua flecha cortando pedaços pequenos até chegar no ajuste (tem um tópico do Lincoln de ajustes que ensina bem isso, não lembro o nome do tópico e quem lembrar por favor poste o link aqui), simples né

e se por acaso não der o comprimento? bom nesse caso sugiro comprar 2 pontas com 2 pesos diferentes, um que de ajuste para puxada de 29" e outro para ajustar caso a puxada seja 29"; no caso sua puxada ser de 28" provavelmente consiga ajuste com os 2 pesos de ponta, alterando apenas o comprimento do tubo

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeSáb Set 22, 2012 8:50 am

vídeo bem interessante para quem nunca atirou, não lembro se já foi postado, mas "vale a pena ver de novo" Twisted Evil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeSáb Set 22, 2012 8:52 am

continuação, vejam dicas da "pegada"

por volta dos 4:00" vejam como fazer a puxada, sem mirar o arco para o alto, erro comum de quem compra um arco muito mais pesado do que consegue puxar

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeSex Out 05, 2012 11:01 pm

como calcular a puxada teórica

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo frazao




Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/12/2012

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Escolha do arco   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitimeQui Dez 13, 2012 10:39 pm

Boa noite. Comecei a me interessar po arquearia e tenho muitas dicas sobre qual o primeiro arco. Tenho 1,84 metros e minha envergadura é 29,7. Portanto qual arco devo usar de 29 ou 30 polegadas. Como identifico o peso da puxada. Se alguem puder dar uma ajuda. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Empty
MensagemAssunto: Re: DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO   DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para quem está começando
» Para quem está começando!
» Para quem está começando
» Apresente-se - Tópico para realizar sua apresentação
» Arco de 21LBS Pra quem ta começando r$ 2,00

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: