ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com arco recurvo tradicional

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
DarkArow7




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 4:34 pm

Olá amigos arqueiros!

Estou querendo iniciar mais hobby a prática do arco e flecha. Passeis algumas noites pesquisando no fórum sobre diversas coisas, nunca cheguei perto de um arco, mas tentei começar fazendo meu próprio recurvo de mola de fusca/kombi. Achei um modelo de riser, uma madeira no quintal e tentei fazer, a madeira era cambará, dura pra c#@#@*, mais no fim não gostei do resultado, ficou com muitas imperfeições difíceis de corrigir, então resolvi procurar um marceneiro pra fazer isso. Andei, andei, fui várias marcenarias, ninguem parecia afim de fazer, sempre desculpa de falta de madeira e de tempo, mas achei um cara que topou fazer. Depois de 2 semanas ele fez, mas em vez de imbuía fez de cedro. E fez a janela do lado errado, pedi para ele fazer outro, este saiu mais certo, me cobrou 25 reais com a madeira. Depois outro sofrimento para achar as molas, andei em ferro-velho, mecânicas de suspensão, levou uma semana pra acha em uma oficininha, paguei 15 reias em duas. Então cortei- as em 55cm, fiz o encaixe da corda, tudo com um serrinha de corta ferro manual, deu trabalho mais ficou bonzinho, iria colar duas molas grande e duas menore de 30 cm, era pra ficar com uma boa potência ou pelo menos pesado rsrs, mas em cidade pequena é complicado achar as coisas, fui furar as molas em metalúrgicas, em 3 mais especificamentes, uns falaram que era impossìvel sem destemperar, e se destemperar iria quebrar, outro tentou chegou até metade mais travou a furadeira de bancada e não conseguiu furar, só detonou a broca, outro me disse para comprar uma broca boa que ele furava. Fui até uma loja, comprei broca de vidia 10mm irwin, RS: 17,80. Levei mais o cara não conseguiu, me recomendou ir a uma oficina de torno e solda, fui em duas, uma não furava, na outra só destemperando e sairia uns 15 reais cada furo, logo seriam + 90 reais, o que achei ser um abrsurdo. Andei lendo mais um pouco e vi que arcos de molas de arco perdem longe para os laminados, então fiquei interessado em fazer com laminas de imbuía que são faceis de achar aqui no sul. Então as dúvidas:

1- Alguém tem experiência com lâmina de imbuía?
2-Pra em conseguir em torno de 50 lbs qual seria a quantidade e expessura necessaria das laminas taperadas + a fibra de vidro necessaria. Um exemplo claro se possível.

3. Andei pensando em uma coisa, seria vantajoso comprar laminas dos arcos velox, tipo o alpha, para colocar no meu riser. Se sim aonde eu poderia achar essas partes, procurei no google para reposição mais não achei.

Depois posto uma foto do meu riser.

Percebi que vcs do fórum não demonstram preguiça em ajudar uns aos outros, um motivo que me fez não desistir de fazer meu próprio arco.
Desde de já agradeço!
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:37 pm

imbuia não vai da não se vai te q acha otra madeira
Ir para o topo Ir para baixo
DarkArow7




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:48 pm

Hum... Talvez roxinho ou ipê amarelo então.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:51 pm

fala amigo, bom vamos la, se sua intenção for fazer de fibra de vidro, eu faria só com a fibra de vidro, aliaz é isso que vou fazer semana q vem, se for usar madeira, o pessoal indica ipê, mais eu andei fazendo uns testes e o cumaru tbm tem uma boa flexibilidade!

fibra de vidro, a melhor é o tecido de fibra de vidro, intercalado com a manta, ta uma segurança maior e evita de trincar,

o meu eu vou fazer o seguinte, vou fazer uma forma retangular, de 5cm por 70cm com 3mm de profundidade, vou fazer 6 laminas, ai vou pegar duas e taperar, como elas vão estar com 3mm, vou taperar ate 0,5mm essas duas serão o meio de cada lamina, depois vou fazer uma molde para dar forma na lamina, com cola epoxi vou colar, uma lamina de 3mm, a teparada no meio e outra de 3mm e prensar, repito com o mesmo com as outras laminas, estou pensando em algo em torno de 40#, e vou te falar ja é muita coisa viu!!

se vc nunca atirou com um arco, tenta fazer algo em torno de 25 a no maximo 30lbs, pra evitar de vc se lesionar e acaba tendo q largar o esporte!

espero ter ajudado!
Ir para o topo Ir para baixo
j.carlos

j.carlos


Mensagens : 31
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 42
Localização : Juazeiro do norte

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:54 pm

Não é tão difícil furar as molas, basta usar baixa rotação, isso evita a perca da tempera e não ferra com a broca. Sobre a madeira, use ipê, é barato, forte e fácil de encontrar. Laminas industrializadas em riser caseiro: me disseram que dá certo, mas eu nunca tentei. Quanto a potencia, 50 lbs talvez seja muito pra quem nunca pegou em um arco, comesse por algo entorno de 35 a 40 lbs é mais confortável.
Ir para o topo Ir para baixo
DarkArow7




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:57 pm

Cara vc vai fazer inteiro de fibra de vidro?
Ótima idéia! Vou pensar em fazer assim também.
Ir para o topo Ir para baixo
DarkArow7




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:59 pm

Tentei furar, mais deu medo de queimar a furadeira dae parei. Com um arco de 30# eu já ficaria muito satisfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 6:08 pm

DarkArow7 escreveu:
Cara vc vai fazer inteiro de fibra de vidro?
Ótima idéia! Vou pensar em fazer assim também.
cara eu achei mais pratico, mais é só uma ideia, ainda vou fazer os testes mais acho q da certo sim!

faz uma forma mais raza, com 1,5mm ai vc tapera a do meio e cola as tres juntas em um molde recurvo, deve ficar bom de mais cara! a madeira, tem q ter os veios certos, e um monte de frescuras! kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
DarkArow7




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 6:13 pm

Faz e conta pra mim como que ficou, acho meio ousado, kk
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 6:20 pm

DarkArow7 escreveu:
Faz e conta pra mim como que ficou, acho meio ousado, kk
cara se voce dispor de uns 500 reais compra um horsebow no ebay que vale mais a pena pega um com 30 a 35 lb e seja feliz pede com algumas flechas te gtaranto diversão garantida e se vc não curtir voce vende facil facil aqui no forum
Ir para o topo Ir para baixo
DarkArow7




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 6:27 pm

Hehe acho melhor tentar fazer um, tipo pra começo, se eu pegar o jeito, tenho vontade de comprar um composto.
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 6:38 pm

DarkArow7 escreveu:
Hehe acho melhor tentar fazer um, tipo pra começo, se eu pegar o jeito, tenho vontade de comprar um composto.
cara ms n sai tão caro e se voce gostar fica se não vende te garanto q vende q nem agua aqui no forum muita gente acha o horsebow bonito ainda mais nesta libragem vende facil, ai vc pega o composto e entra pro mundo de rodinhas kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 6:41 pm

hehehe tbm vou comprar um composto, mais quero fazer pra ter uma noção e por a mão na massa, assim q fizer mostro aki,

kkk vc axou ousado? me manda seu e-mail ai q vc vai ver oq é ousadia, fiz um rizer com cano pvc, desses azul de irrigação! kkkkkkkk.

cortei pedaços de 51cm e abri, deixei reto no fogo e cortei as paletas de 51cmx9cm. cortei no modelo do rizer e colei com fibra de vidro e rezina epoxi! kkkk
deu seis camadas de cano!
Ir para o topo Ir para baixo
gpcosta

gpcosta


Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/08/2013

Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitimeQui Set 05, 2013 11:23 pm

Carlos, essa ideia de riser de cano de pvc com varias camadas foi uma ideia pioneira, viu?Quando conseguir completar uns dois projetos meus eu vou tentar essa ideia sua tbm.

Ao autor do topico recomendo procurar uma madeira macia como pinho pra fazer o riser. Vc desistiu facil... o barato dessas coisas é vc fazer com suas proprias mãos.

Eu fiz o seguinte: vendi meu ps II por 125 reais... tava novinho, mas enjoei. Com a grana eu comprei um punhado de ferramentas na "feira do troca-troca" aqui em Fortaleza.

No trabalho consegui uma tabua de pinho, nem era muito grossa... Tbm comprei uma mola de fusca. A mola ainda nem mexi, vu ter q ir numa oficina mesmo, mas o riser eu consegui fazer um bonitinho!

Com uma boa grosa deu pra esculpir a madeira da maneira que eu quis.

Ainda estou no começo, mas vou continuar tentando sem desistir de nenhuma etapa!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com arco recurvo tradicional Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco recurvo tradicional   Ajuda com arco recurvo tradicional Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com arco recurvo tradicional
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ajuda para construcao de arco recurvo tradicional.
» Arco Recurvo Tradicional ? Braçadeira Tradicional
» Ajuda, recurvo tradicional
» Ajuda com fôrma de recurvo tradicional
» Ajuda para Iniciantes - Recurvo Tradicional One Piece

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: