ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco

Ir para baixo 
+2
Ruy
vctrop
6 participantes
AutorMensagem
vctrop




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/09/2013

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeQui Set 19, 2013 10:27 pm

Olá, sou novo aqui e esse é o meu primeiro post. Pretendo comprar um arco no final do ano para começar a praticar o esporte, mas tenho três dúvidas:


  • Já vi muita gente indicando começar a praticar com o Velox Curumim, mas achei um longbow da Bearpaw que chamou a minha atenção. O arco é o Longbow Sir Henry (http://www.rdarqueria.com.br/index.php?page=mypage&op=openPage&id=56&title=Longbows) e eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse arco para iniciantes.

  • Tenho 17 anos e nunca frequentei uma academia. Qual seria a "potência" de arco adequada?

  • Um longbow com comprimento de 70" é bom para uma pessoa com pouco mais de 1,7m de altura?


Bem, essas são minhas dúvidas. Espero que vocês possam me ajudar.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSex Set 20, 2013 8:11 am

Seja bem-vindo.
Novamente, como sempre, recomendo procurar um clube ou escola de tiro com arco ANTES de pensar em comprar qualquer material. A chance de você comprar um arco errado, sem informação, é muito grande.
Caso não tenha essa facilidade, sugiro que leia os inúmeros tópicos falando desse assunto aqui no forum. Existem materiais e vídeos muito bons que, certamente, irão auxiliar na sua escolha.
Se tiver mais dúvidas, sempre pergunte para alguém mais experiente.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSex Set 20, 2013 12:34 pm

De onde vc é?

hoje por unanimidade no forum é melhor que você começe com um sf optimo, pois ele tem o melhor custo beneficio alem de ser um arco escola.

é possivel tbm começar de velox, se vc preferir o velox.

quanto ao tamanho do arco e potencia, o que vc tem q ter em mente é que no começo, nao importa aonde suas flechas estarão indo, e sim como está sua postura. então pegue um arco que você consiga puxar o peso com facilidade.

1 libra = 450 gramas, só fazer as contas e ver quanto vc consegue puxar.

ex: o longbow sir henry o minimo é 25lbs. quer dizer que a força necessaria para puxa-lo é de 11kgs, vc consegue puxar 11kgs quantas vezes seguidas? é facil pra vc? é dificil?

quanto ao tamanho do arco, isso é mais pessoal, existe uma calculadorinha para achar o tamanho ideal de arco, mas acho que tamanho nao influi muito no inicio, melhor vc comprar o que mais chama a sua atenção mesmo.

mas se quiser ver a tabela segue ela abaixo:

Fully stretch your arms out in front of you with your palms together and your finger tips fully extended. Ask someone to measure from the centre of your chest to the tips of your fingers. Add ONE INCH to this measurement and this will give you an approximate arrow length. (see picture on the right). Use the chart below to help you pick the right bow length. If in doubt, go with the longer bow length.

Your arrow Length Bow Length
14-18 48"
18-20 54"
20-22 58"
22-24 62"
24-26 64"
26-28 66"
28-30 68"
30+ 70"

escrever tudo num topico só é impossivel, vc vai ter q dar uma lida mesmo, e aqui no forum vc vai encontrar muito conteudo pra vc.

mas o conselho do Ruy é o mais Valioso.

procure um clube, atire primeiro e compre um arco sobre orientação de uma pessoa que viu vc atirar e que já conheça do assunto
Ir para o topo Ir para baixo
vctrop




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/09/2013

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSex Set 20, 2013 2:02 pm

Muito obrigado pelas respostas!
Eu sou de Aracaju - SE, e não encontrei nenhuma escola de tiro aqui, então pesquisarei bastante antes de ter certeza do arco. Em relação às medidas, segundo a tabela, eu devo usar um 68" (mas acho que usar um 70" não deve fazer muita diferença, né?). Quando conseguir alguma coisa pra fazer o teste de potência eu verifico.

Ah, e pegar o Sir Henry ao invés dos recomendados pode atrapalhar meu desempenho no esporte?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSex Set 20, 2013 2:20 pm

Complementando algumas infos que a galera te passou.

Potencia não compra nada acima de 30. 30 inclusive e muita coisa mais sei que e dificil porque quem pratica por conta propria não pode comprar uma lamina a cada 4 ou 5 meses então 30 como maximo.

Sobre tamanho do arco alem da tabela que deixaram tem que verificar realmente qual vai ser o tamanho da sua puxada e se o arco suporta esta puxada.

Dado importante e saber a que tamanho de puxada o arco entrega a força. Pois para dar um exemplo se voce puxa 30" e o arco e de 30 libras a 28", quando voce puxar esse arco vai ser aproximadamente de 34 libras ou seja fica acima do que voce queria.


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSex Set 20, 2013 2:31 pm

uma coisa fundamental a levar em consideracao...

QUAL O SEU OBJETIVO COM ARCO E FLECHA???


o Sir Henry é quase um Historical Bow, é um LongBow que segue bem os principios de arcos primitivos, perfil arredondado e sem janela/prateleria (shelf) de apoio da flecha, ou seja vai atira com a flecha apoiada na mao.
Se voce gosta de arcos primitivos e o objetivo e diversao, o Sir Henry e um otima opcao.

Se seu objetivo e desenvolvimento tecnico com pretensoes a competicoes IFAA ou WA que sejam, ai recomendo fortemente outro tipo de arco.

pesqueise, veja a diferenca entre long bow, recurvo, arco de montaria (hungaro, mongol, etc..) e arco composto ai voce vai comecar a ter duvidas.. hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: pesquisa   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSex Set 20, 2013 2:57 pm

Pesquise bem aqui no "forvm", existem infinitas informações.
Em todo caso, recurvo ou composto, é importante saber o tamanho da puxada.
Parece que para recurvos, puxadas mais compridas necessitam arcos mais longos.
O padrão seria 28" de puxada, conforme são taxadas as libras dos arcos.
Meça a sua envergadura, posição "cristo redentor", entre as duas pontas dos dedos maiores das mãos, horizontalmente.
Aí, divida por 2,5 e multiplique por 2,54 e terá a puxada em polegadas ... acho que é essa a conta. srsrs
Ou, segure uma fita métrica na mão esquerda, em posição de tiro - lateralmente, e meça a distância horizontal até a lateral do queixo ... mais ou menos.
Já foi dito aqui a questão da potência e do tipo de arco, recurvo, olímpico, tradicional, mongol, composto, etc. etc. etc.
Não compre arco sem uma boa pesquisa ... é fria! srsrsrsr
Ir para o topo Ir para baixo
vctrop




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/09/2013

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 5:32 pm

Muito obrigado pelo suporte que vcs!!

Minhas intenções com o arco são diversão e relaxamento, sem falar que admiro muito armas antigas. Então acho que nesse quesito o Sir Henry passa Very Happy 

Em relação à puxada, eu medi a minha e deu aproximadamente 27" (26,93"), mas eu realmente não estou conseguindo achar a puxada do Sir Henry em nenhum lugar. O lugar onde tem mais informações é o site da RD Arqueria, mas tudo que tem lá é:

RD Arqueria escreveu:
Comprimento - 70"
Potências - 25 a 40 lbs ( de 5 em 5 lbs )
Corda - Dacron
Altura da corda - 6" 1/2 a 7"
Se o Sir Henry seguir o padrão de 28" de puxada é só fazer o cálculo de perda de peso para cada centímetro abaixo da puxada (1cm): [(peso padrão do arco)/20]x1,5 né?

Em relação ao peso, vou fazer um teste com um balde de água. Existe alguma posição mais indicada para o teste?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: teste   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 6:21 pm

Faça o teste em "posição de tiro", que é a posição em que ficamos, de lado, braço horizontal segurando o arco e a outra mão puxando.
Libragem de longbow é padronizada para 28 polegadas de puxada, por ex.: 40#@28"
Para cada polegada de puxada, aumenta ou diminui de 2 a 3 libras.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 9:15 pm

vctrop escreveu:

Em relação ao peso, vou fazer um teste com um balde de água. Existe alguma posição mais indicada para o teste?
procure por puxada vertical com halteres

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: teste   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 9:20 pm

O Rafael lembrou bem, existe o teste da puxada vertical com o joelho sobre um apoio.
Na minha opinião, é melhor testar na horizontal.
Maneira fácil, ficar sobre uma escada inclinada e passar um cordão no degrau com um balde pendurado.
Apoiar a mão do arco no degrau, horizontalmente, e puxar com a mão da corda.
Acho que a puxada vertical exige menos do arqueiro, é mais fácil levantar o peso na vertical do que puxa-lo por uma roldana na horizontal.
Acredito que na horizontal o esforço é maior porque é uma posição na qual não estamos acostumados ao emprego de força.
Na horizontal há o tensionamento dos músculos das costas, também.
Ir para o topo Ir para baixo
vctrop




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/09/2013

Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitimeTer Out 15, 2013 12:12 am

Hmmm, então se ñ tem informação sobre a puxada é 28" msm... Bem, em relação ao teste de peso, eu estou numa viagem pra vestibular e fiquei sabendo que aqui tem uma loja onde vende-se arcos. Tentarei testar com o próprio arco, se não der, apelo pra os testes que vcs indicaram.

Brigadão aê!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco   Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida entre arcos, sobre potência a escolher e tamanho do arco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida sobre tamanho do arco
» Duvida sobre qual arco recurvo escolher-Sou Iniciante
» Duvida entre arcos
» Dúvida entre arcos PSE
» DUVIDA ENTRE DOIS ARCOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: