ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeTer Out 15, 2013 4:55 pm

Olá!
Estou iniciando na arte de fazer flechas, e a minha primeira "fornada" já está saindo.
Para o acabamento das hastes, eu fiz um Dip Tube e usei 2 demãos de Stain cor natural, p/ escurecer um pouco as mesmas, lixando com bombril entre cada demão.
Embora eu tenha achado que o tom da coloração ficou boa, as hastes não estão deslizando ao toque como eu gostaria. Não sei explicar em palavras... hehe. Não estão ásperas, estão lisas, mas ao deslizar a mão nelas, a mão não desliza suavemente.
Queria deixar como uma madeira polida, mesmo que sem brilho.

Existe algo que eu possa fazer? Algum óleo, ou sei lá?

Valeu!
Roberto
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeTer Out 15, 2013 10:01 pm

Não entendi o que seria esse deslizamento não kkkkk mas as flechas que eu faço, quando o acabamento é com seladora de nitrocelulose elas ficam mais lisinhas. Com o stain fica mais acetinado. Experimenta passar uma demão de seladora por cima e ver o que que deu.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeTer Out 15, 2013 10:19 pm

uma ultima lixada com lixa dagua 400 ou 600 so pra "alisar"... e cera polindo com pano....

eu gosto assim tambem....

A proposito.... o Ze foi e é meu guru nessa brincadeira....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeQua Out 16, 2013 10:02 am

Vou pegar uma haste de teste e tentar a seladora p/ ver o que dá.

Rubens, você sugeriu uma cera comum, dessas de carro mesmo???

É, o Zé é meu "padrinho" também, hehe...

Flw
Roberto
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeQua Out 16, 2013 10:21 am

arkanno escreveu:
Vou pegar uma haste de teste e tentar a seladora p/ ver o que dá.

Rubens, você sugeriu uma cera comum, dessas de carro mesmo???

É, o Zé é meu "padrinho" também, hehe...

Flw
Roberto
na verdade eu passo um pano com poliflor... heheh
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeQua Out 16, 2013 2:04 pm

Eu ainda não montei flechas de madeira, embora eu prometa todo fim de semana que vou aprontar minhas hastes. Tenho todo o material faz tempo, só falta a vergonha na cara de começar, rsrsrs

Vou fazer o seguinte: Dua ou três demãos de seladora para madeira, intercalando com lixa fina. Isso evitará que a haste absorva muito verniz e fique pesada, além de proteger da umidade e melhorar aderência da pintura. Em seguida a pintura (crowning e cresting) com tinta duco ou esmalte sintético (ainda vou testar qual fica melhor). Por fim, algumas demãos de verniz marítimo acetinado no tubo de PVC.

Preciso testar se é melhor mergulhar as hastes no verniz diluído, ou sem diluir retirando o excesso numa gaxeta de borracha.

Tenho muito coisa pra testar antes de encontrar um método que seja satisfatório pra mim. Por enquanto é tudo teoria.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeQua Out 16, 2013 2:33 pm

Lincoln... esse tanto de seladora, tinta e verniz acho que vai pesar muito na haste...

eu uso tres ou quatro demaos de seladora diluida a 50% e nas que fiz crowning usei esmalte sintetico reagiu bem com a cola...

as flechas do Marcelo pintadas com tinta spray laranja florescente deram trabalho pois a cola nao regiu bem com a tinta nao... alias.. ele me falou que descolaram varias penas, e demos (ele deu) uma restaurada/reciclada nelas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeQua Out 16, 2013 3:39 pm

Engraçado, hoje eu peguei as hastes, e elas estão mais suaves ao toque... vai saber! hehe! Será que demora alguns dias p/ o stain assentar completamente...?

De qualquer forma o produto de encerar móveis deixou a haste com uma aparência melhor, valeu!

Ir para o topo Ir para baixo
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeDom Out 27, 2013 10:53 pm

Estou montando minhas flechas de madeira e para isto estou olhando tudo quanto é tópico e videos que encontro, minha maior dúvida é quanto a deixar as hastes retas, pois, muitas vezes quando se abre a madeira ele sai um pouco torta, então endireito elas esquentando no fogo o que dá um trabalhão danado, estou com 17 hastes quase prontas para pintura todo dia dou uma revisada se estão 100% retas sou meio perfeccionista, é realmente necessário estarem extremamente retas como uma régua?
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitimeDom Out 27, 2013 11:08 pm

marovasco escreveu:
Estou montando minhas flechas de madeira e para isto estou olhando tudo quanto é tópico e videos que encontro, minha maior dúvida é quanto a deixar as hastes retas, pois, muitas vezes quando se abre a madeira ele sai um pouco torta, então endireito  elas esquentando no fogo o que dá um trabalhão danado, estou com 17 hastes quase prontas para pintura todo dia dou uma revisada se estão 100% retas sou meio perfeccionista, é realmente necessário estarem extremamente retas como uma régua?
Pois é, eu ia perguntar sobre isso também.


Comentando sobre o "lustra móveis", eu gostei da aparência das flechas, porém ficou terrível p/ tirar do alvo depois, então tive que remover, hehe...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira   Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre acabamento nas hastes de madeira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» RISER DA MADEIRA AO ACABAMENTO
» Montando Trefiladeira - para fazer hastes de madeira
» Acabamento de flechas de madeira - Seladora, pigmentos e corantes.
» Acabamento riser
» riser que eu fiz so falta acabamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: