ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .

Ir para baixo 
+5
gpesciallo
Vinicius Hunter RS
gustavolv
Julim
Brutus
9 participantes
AutorMensagem
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 11:40 am

Amigos do fórum e conhecedores da cutelaria. Estou pretendendo comprar uma faca,mas fica a dúvida que faca comprar?Com tantas opções, fica difícil escolher. Por isso resolvi criar esse tópico. Minha intenção nesse tópico é realmente aprender sobre facas de modo geral. Como mal entendo da faca que auxilia minhas refeições diárias, peço a colaboração de todos que entendem do assunto respondendo as 10 questões abaixo.
1- O que é uma boa faca? Qual é o peso ideal de uma faca?
2- Qual o tamanho ideal de uma faca?
3- Expliquem se possíveis quais as melhores marcas.
4- Qual o melhor material que compõe uma lâmina, tipo de aço?
5- Facas produzidas no Brasil X facas produzidas no exterior.
6- Facas artesanais, qual a vantagem com relação às facas industriais?
7- Será que as facas com preços astronômicos são realmente melhores?
8- A questão legal de comprar e portar uma boa faca, uso, viagem, etc.
9- Qual é a relação, peso, tamanho, simetria entre a lamina de uma faca e o seu cabo?
10- No processo de confecção de uma faca artesanal, qual o fator mais importante?
Quero agradecer a todos que possam contribuir com suas experiências respondendo
As questões acima postadas.

.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Julim

Julim


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 37
Localização : Vitória / ES

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 11:49 am

Bacana as perguntas, da pra fazer desse post um tutorial completo kkkkk.
Faço das minhas dúvidas as suas. Vou ficar ansioso pelas respostas.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 11:53 am

cheers  OBRIGADO PELO SEU APOIO NAS NOSSAS DÚVIDAS JULIM. ESPERAMOS QUE OS COLEGAS QUE TENHAM EXPERIÊNCIAS NOS AJUDE.
ABRAÇOS FRATERNOS.
BRUTUS.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 12:37 pm

Esqueceu do mais importante rs....


Qual a função que voce vai dar pra faca ????


So a partir disso da pra responder as outras '-'
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 12:51 pm

A função a principio é ter uma faca que sirva para diversas ocasiões: pescaria, camping, se necessário utilização em sobrevivência, utilização de modo geral,ocasiões em que se precisa de uma faca. Desculpe a minha ignorância com relação a facas por isso criei o tópico. Mas, creio que, com relação a uso de uma faca, precisamos dela para cortar ou furar, mesmo sem definição do que furar é o que cortar. A intenção e saber ,o que são realmente as características de uma boa faca, atendendo as questões postadas.Creio que a sua contribuição é importante.
Agradece pelo interesse da sua participação.
BRUTUS.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: facas   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 1:10 pm

legal o tópico. Bom, eu como cuteleiro falarei em minha experiencia.

tudo depende do tipo do uso que vc irá dar a faca e qual sua experiencia com a mesma.

Perfis e modelos: nisso entra mto o gosto da pessoa, mas lógico que tem q ser um perfil que se encaixe no uso desejado, entalhe, lamina pra impacto, lamina pra abate, lamina pra skinning e por aí vai, cada uma tem seus próprios pontos na construção pra que atenda devidamente a função, desbaste,espessura tipo de tang depois de tudo isso selecionado vc parte pro projeto ou á busca de uma lamina ja pronta dentro desses pontos, sendo que dentro disso entra o tamanho e peso, exemplo: vc nao vai querer carregar uma bowie de 30cm d lamina como uma EDC , e nem uma faca Skinner pra "pau pra toda obra" num acampamento, inviavel. uma boa faca é aquela que atende a função para o qual foi projetada e feita sem deixar o usuario empenhado. resumindo CONFIAVEL.

Questão de marca, tem varias industrias que até mesmo aqui no fórum são citadas, Kabar,imbel,Cold steel,moras e varias outras. mas uma coisa é certa, faca realmente boa, é sim mais cara que aquela q tu compra no 1,99 ou na lojinha de conveniencia. uma bos pesquisa em foruns e entre usuarios das marcas já te da uma boa referencia.

Tipos de aço? temos varios, o bem conhecido e ainda preferencia de mtos 5160, os mais complexos como O1,D2,W2,52100,Sandvick, os mais simples 1070,1085,1095. daí entra a questao para que função a lamina vai exercer, se usar um aço com pouca tenacidade pra uma lamina longa pra choping (impacto) pode ser até meio eprigoso,por poder haver quebra. e aços de altas ligas e durezas torna a oq parece simples reafiação um desafio, pq reafiar aços como 52100 na pedrinha de carborundum, é um lamento, isso mesmo até fazendo usuarios condenarem esse aço dizendo q NAO PEGA FIO na reafição,mas isso pelo fato dele ser de uma dificil reafição por ser de elevado teor de carbono e ligas, entao nisso entra questao tipo de uso e experiencia no uso e manutenção de facas.

A cutelaria artesanal é a saída pra quem quer uma lamina exclusiva forjada sob medida e dentro do gosto do clinte, sempre tomar cuidado com "charlatões" da cutelaria, e sim questionar o cuteleiro quanto aos TTs (tratamentos térmicos), nao da pra dizer qual é o processo mais importante, aí está o fator técnico da cutelaria, um dos processos saí mal? todos os outros nao vao adiantar de nada, é preciso um bom forjamento, uma boa normalização, um bom recozimento, uma otima tempêra, e um revenimento minucioso. uma boa faca saí desse conjunto de fatores, e não d um unico ponto mais ou menos importante.

espero ter ajudado, desculpem os erros de digitação.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 1:50 pm

cheers cheers 

PARABÉNS AMIGOS PELA SUA EXPLICAÇÃO PRECISA. NOTAMOS QUE VOCÊ REALMENTE TEM CONHECIMENTOS APRIMORADOS NO ASSUNTO.SÃO ESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE ENRIQUECEM AS INFORMAÇÕES E AJUDAM A SANAR DÚVIDAS.SE PUDER EXPLICAR MAIS DETALHADO ESSE TRATAMENTO TÉRMICO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO GERAL DA CONFECÇÃO DE UMA LÂMINA DE FACA, SERIA MUITO BOM..
VAMOS AGUARDAR MAIS CONTRIBUIÇÕES DOS NOSSOS COLEGAS DO FÓRUM.
OBRIGADO AMIGO PELA SUA PARTICIPAÇÃO.

BRUTUS.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSáb Out 19, 2013 3:05 pm

Brutus escreveu:
cheers cheers 

PARABÉNS AMIGOS PELA SUA EXPLICAÇÃO PRECISA. NOTAMOS QUE VOCÊ REALMENTE TEM CONHECIMENTOS APRIMORADOS NO ASSUNTO.SÃO ESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE ENRIQUECEM AS INFORMAÇÕES E AJUDAM A SANAR DÚVIDAS.SE PUDER EXPLICAR MAIS DETALHADO ESSE TRATAMENTO TÉRMICO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO GERAL DA CONFECÇÃO DE UMA LÂMINA DE FACA, SERIA MUITO BOM..
VAMOS AGUARDAR MAIS CONTRIBUIÇÕES DOS NOSSOS COLEGAS DO FÓRUM.
OBRIGADO AMIGO PELA SUA PARTICIPAÇÃO.

BRUTUS.
obrg amigo brutus, sempre me proponho informar usuarios ,admiradores e colecionadores, pra derrubar tabus em cima da cutelaria.

aos leitores desse tópico deem uma olhada nesse tópico mais antigo meu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

os TTs (tratamentos termicos) é pra regular a granulação do grão do aço, a após o forjamento ele ta "meio bagunçado" e dar a dureza e devida tenacidade necessaria pra lamina, as normalizações dadas após o forjamento é pra reorganizar a estrutura do aço e eliminar as tenções criadas pela peça devido ao stres das marretdas no aço,se isso na é feito o aço fica uma "M" ,depois disso tem mais o RECOZIMENTO que é aquecer a peça a uma temperatura critica e deixar ela esfriando o mais lentamente possivel, uns deixam no meio das brasas , das cinzas, outros em caal virgem, nao importa o meio, o importante e deixar o resfriamento mais lento possivel, isso elemina qualquer vestigio de tenção no aço ,e melhora mto a reorganização da estrutura do aço afinando o grão. depois vem a usinagem , e entao se retorna aos tratamento termicos, eu faço mais duas normalizações depois da usinagem por segurança, daí entao parto pra tempera, q leva o aço a sua dureza maxima, e por ultimo ciclos de revenimento correspondentes ao tipod e aço e ao uso, o revenimento elimina o excesso de dureza da têmpera, pq a lamina fica um vidro depois do choque térmico, daí vc precisa regula isso, esse é o reveimento, que pra isso se aquece a lamina em um forno a gás ou eletrico, ou até mesmo um bom maçarico, aquece ela de 180° até 320° dependendo do aço. tambem dependendo do aço, a refriando depois de chegar nessa temperatura ou a deixando refecer lentamente em temperatura ambiente. esses tratamentos se aplica a aço carbono, pra aço inox se usa tratamentos diferentes.
Ir para o topo Ir para baixo
gpesciallo




Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/08/2013
Idade : 41
Localização : São Paulo SP

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSeg Out 21, 2013 10:03 am

kuakuakuakua duvidas classicas para comprar facas!! eu tambem tive essas duvidadas. no final, depois de varios anos, eu acabei comprando varias!!! minha dica é pra focar na utilidade e sempre comprar facas de qualidade. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 31
Localização : Castanhal -PA

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSeg Out 21, 2013 4:49 pm

vinicius uma duvida,facas em aço inox são boa e resistentes??

tenho uma western sp 61, vc sabe se ela guenta o tranco pra combate e afins??!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSeg Out 21, 2013 5:20 pm

coletto escreveu:
vinicius uma duvida,facas em aço inox são boa e resistentes??

tenho uma western sp 61, vc sabe se ela guenta o tranco pra combate e afins??!!
amigo na conheço essa faca, entao nem sei qual o inox dela, mas no brasil é meio complicado encontrar bons inox, os inox de alta liga os bons mesmo são importados da suécia,austria e japão, o 440c é um bom inox q encontramos aki No BR que aguenta bem, e tem uma boa retenção de fio se tratado devidamente com um brando SUBZERO , a uns -120° , se a lamina é em INOX e nao recebeu tratamento SUBZERO ela não terá uma boa retenção de corte pra nenhuma finalidade .
Ir para o topo Ir para baixo
thunder_ot

thunder_ot


Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 47
Localização : Campo Grande - MS

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeSeg Out 21, 2013 5:43 pm

A melhor faca que tenho, entre esee, ka bar, cold steel, vitorinox, spyderco etc, é uma mora triflex buschcrafting.
Pequena, leve, forte, afiadissima e fácil de pegar fio! Vai bem descascando laranja, cortando madeira e tirando couro de bicho. A bainha é medonha mas nada na vida é perfeito!
E ainda esqueci do preço!
Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeTer Out 22, 2013 4:48 am

Eu responderia 'ai depende' para todas as questões. Só uma reflexão: Se houvesse uma faca melhor, será que existiriam tantas opções disponíveis no mercado?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeTer Out 22, 2013 11:30 am

Uma faca que pretendo comprar é esta: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Neubert

Neubert


Mensagens : 189
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 50
Localização : Vitória-ES

DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitimeQui Out 24, 2013 12:14 am

Vinicius Hunter RS escreveu:
Brutus escreveu:
cheers cheers 

PARABÉNS AMIGOS PELA SUA EXPLICAÇÃO PRECISA. NOTAMOS QUE VOCÊ REALMENTE TEM CONHECIMENTOS APRIMORADOS NO ASSUNTO.SÃO ESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE ENRIQUECEM AS INFORMAÇÕES E AJUDAM A SANAR DÚVIDAS.SE PUDER EXPLICAR MAIS DETALHADO ESSE TRATAMENTO TÉRMICO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO GERAL DA CONFECÇÃO DE UMA LÂMINA DE FACA, SERIA MUITO BOM..
VAMOS AGUARDAR MAIS CONTRIBUIÇÕES DOS NOSSOS COLEGAS DO FÓRUM.
OBRIGADO AMIGO PELA SUA PARTICIPAÇÃO.

BRUTUS.
obrg amigo brutus, sempre me proponho  informar usuarios ,admiradores e colecionadores, pra derrubar tabus em cima da cutelaria.

aos leitores desse tópico deem uma olhada nesse tópico mais antigo meu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

os TTs (tratamentos termicos) é pra regular a granulação do grão do aço, a após o forjamento ele ta "meio bagunçado" e dar a dureza e devida tenacidade necessaria pra lamina,  as normalizações dadas após o forjamento é pra reorganizar a estrutura do aço e eliminar as tenções criadas pela peça devido ao stres das marretdas no aço,se isso na é feito o aço fica uma "M" ,depois disso tem mais o RECOZIMENTO que é aquecer a peça a uma temperatura critica e deixar ela esfriando o mais lentamente possivel, uns deixam no meio das brasas , das cinzas, outros em caal virgem, nao importa o meio, o importante e deixar o resfriamento mais lento possivel, isso elemina qualquer vestigio de tenção no aço ,e melhora mto a reorganização da estrutura do aço afinando o grão. depois vem a usinagem , e entao se retorna aos tratamento termicos, eu faço mais  duas normalizações depois da usinagem por segurança, daí entao parto pra tempera, q leva o aço a sua dureza maxima, e por ultimo ciclos de revenimento correspondentes ao tipod e aço e ao uso, o revenimento elimina o excesso de dureza da têmpera, pq a lamina fica um vidro depois do choque térmico, daí vc precisa regula isso, esse é o reveimento, que pra isso se aquece a lamina em um forno a gás ou eletrico, ou até mesmo um bom maçarico, aquece ela de 180° até 320° dependendo do aço. tambem dependendo do aço, a refriando depois de chegar nessa temperatura ou a deixando refecer lentamente em temperatura ambiente.  esses tratamentos se aplica a aço carbono, pra aço inox se usa tratamentos diferentes.
Gostei deste exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços novamente meu amigo Vinícius

Sds,
NEUBERT

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .   DÚVIDAS E DICAS  PARA COMPRAR UMA FACA . Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DÚVIDAS E DICAS PARA COMPRAR UMA FACA .
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para tempera para aço 1075
» Dicas/dúvidas - Arcos custo x benefício / arco para iniciante
» Dúvidas para a primeira comprar - barnett 175lbs ou Man Kung 160lbs
» preciso da ajunda de voçes para comprar minha primeira balestra ? tenho algumas duvidas
» Dicas para arco para canhoto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: