ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como fazer flechas artesanais

Ir para baixo 
+2
w3rm
danilo steinke
6 participantes
AutorMensagem
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 12:18 am

Um breve tutorial sobre como faço minhas flechas.
A madeira que utilizo é em sua maioria itaúba amarela, se fosse a preta seria melhor mas é mais difícil encontrar.
O torno eu mesmo fiz é esse.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
a lamina é um formão velho, inserida em diagonal senão tu lasca a madeira toda e não corta nada quando torneia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois de torneada a madeira é hora da lixa, use luva, um chinelo velho com um corte pra dobrar, a luva é necessária por que esquenta durante o processo de lixagem e pode causar queimaduras.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Detalhe das lixas eu uso 3 uma grossa, uma média e outra fina pra dar o acabamento na haste, lixo em média de 5 a 10 passadas na lixa grossa e na média levando e trazendo a lixa por toda extensão da haste é importante fazer um movimento uniforme e continuo para não desbitolar a haste, o que é desbitolar? é ter uma haste com 9mm numa ponta e 8mm na outra, detalhe se for fazer isso compre um paquímetro sem ele não se tem exatidão nas bitolas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
detalhe das lixas.
Depois de lixar com a grossa a haste fica assim, já lixadas mas com as ranhuras da lixa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Feito o processo da lixa grossa e da lixa média de 5 à 10 passadas é hora de dar o acabamento fino, a lixa fina eu passo apenas duas vezes subindo e descendo na haste porém de maneira bem mais lenta que as outras, por que isso gera o acumulo de pó na lixa e da um polimento muito bacana na madeira deixando ela bem lisinha.
Esta haste ficou com 9 mm e já esta pronta pra ser montada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As pontas de caça eu faço com chapa de aço de 2 mm que na verdade são serras fita que foram descartadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
É só desenhar um molde de ponta, colocar no material, riscar, recortar, amolar e inserir na flecha.
Agora o empenador que eu fiz em madeira seguem as fotos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Usei uma tábua de pinus, uma régua escolar de plástico por que fiquei com dó de cortar a de alumínio, prendedores de roupa e um transferidor pra marcar os ângulos corretamente
ficou assim.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pra marcar o ponto do ângulos eu faço um risco no nock da flecha de maneira que a primeira pena a ser colada seja a a pena guia.
Porém no decorrer do processo eu tive um pequeno problema solucionado com uma gambiarra, como eu empeno duas bitolas de flechas 10 e 9 mm um único furo não prendia as flechas de 9mm resolvi isso com um prendedor de roupas, made in gambiarra.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Logicamente que eu coloquei ele sem interferir no curso que a haste tem no suporte, devido ao alinhamento da pena, o prendedor não tirou a flecha do curso apenas segura ela pra manter as marcações corretas.
As penas eu faço em eva passado a ferro, melhora um pouco mas continua sendo uma merda que rasga fácil, infelizmente não encontrei outro material barato que pudesse substituir o descartável eva, o modelo das penas eu copiei de uma flecha que veio junto com a besta. Detalhe recomendo colar apenas a base da pena no caso do eva, nunca reforce a colagem pelas laterais isso dificulta muito quando vc precisa raspar a flecha pra colar outra.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Detalhe da ponta da haste onde sera inserida a ponta, eu faço um arredondamento da ponta no estilo de uma bala de revolver, é uma questão de desining isso ajuda na penetração e evita que a ponta da flecha lasque caso encontre algo duro pelo caminho.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na hora de empenar outro problema apareceu como fazer pra penas serem coladas na mesma distancia em relação ao nock? Simples fiz uma marca na régua, encaixa a bunda da pena ali e todas saem perfeitamente alinhadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os nocks pra besta são muito simples de fazer basta lixar a bunda da flecha até deixa-la côncava, de maneira que a corda encaixe mas não prenda.
Detalhes de uma flecha empenada e do nock
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Detalhe da ponta de caça feita com a fita de serra, colada na haste com araldite ou epoxi, e pra reforçar eu enrolei linha de polister utilizada em tapeçaria, ela é bem resistente e fina, depois de enrolada eu cobri toda a linha e base onde haste se conecta com a flecha com epoxi ficou assim.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E aqui uma imagem de uma flecha artesanal pronta para ser usada na minha besta.
Esqueci de mencionar s hastes foram banhadas em selador para madeira pra evitar a umidade que empena elas inviabilizando o seu uso.
Depois de pronta atirei ela na parede de madeira com a mão de uns três metros de distância cravou uns 0,5 cm na madeira.
Engraçado que eu consigo um grupamento melhor com a mão do que atirando com o arco kkk
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 12:40 am

muito legal! parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
sordi




Mensagens : 122
Data de inscrição : 30/03/2013

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 12:23 pm

Parabéns, muito bom mesmo.
Acho interessante postar um video se possivel empenando as flechas, pois é onde se tem mais dúvidas.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 12:38 pm

sordi escreveu:
Parabéns, muito bom mesmo.
Acho interessante postar um video se possivel empenando as flechas, pois é onde se tem mais dúvidas.

Vou ver se consigo fazer um vídeo empenando as flechas.
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielpereima

gabrielpereima


Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/12/2013
Idade : 25
Localização : União da Vitória - PR

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 12:45 pm

daora, eu tinha duvidas também quanto as penas, pq colar no olho é complicado e nunca fica no ângulo certo, ja as hastes eu costumo usar cavilhas (igual a aquele "pauzinho" que tem atrás do porta retrato, só que em metro) de eucalipto vermelho, ja vem pronta, tem em 10 e 8 mm, dai é só montar a flecha.
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 2:04 pm

Rapaz, é impressão minha ou essas flachas estão um pouco curtas? parece setas de bestas...
Uma dica que me deram pra usar no lugar do chinelo e ajuda a não desbitolar( como vc disse) a haste use um tôco de madeira de 5 dedos de comprimento e faça uma furo nele na media da flecha que deseja.
depois com cuidado separe serrando em duas metades e aí sim vc "abraça" com a lixa e essas duas metade as hastes..
Me fiz entender?
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 2:27 pm

marcelocasanova escreveu:
Rapaz, é impressão minha ou essas flachas estão um pouco curtas?  parece setas de bestas...
Uma dica que me deram pra usar no lugar do chinelo e ajuda a não desbitolar( como vc disse) a haste use um tôco de madeira de 5 dedos de comprimento e faça uma furo nele  na media da flecha que deseja.
depois com cuidado separe serrando em duas metades e aí sim vc "abraça" com a lixa e essas duas metade as hastes..
Me fiz entender?
Entendi mas como meu torno não é exato as flechas não saem exatamente com a mes bitola tem uma pequena variação ai não da pra lixar elas com algo duro ou com um furo de medida exata, por isso é necessário algo maleável que se adapte a haste, eu pesquei muito sobre esse sistema de lixar e o chinelo eu julguei o mais eficiente, tanto no processo de desbaste da madeira quando pra retirar o pó que acumula na lixa.
AS flechas prontas são todas de besta, tenho umas penas de pato que ganhei de um amigo pra montar as minhas de arco, meus arco é um recurvo sem rest pena de eva nele é uma por disparo ai não funciona.
As flechas prontas estão com 9 mm e 10 mm e todas com 45 cm.
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 2:29 pm

pelo contario...dessa forma vai te ajudar e muito a uniformizar o diametro da haste...inclusive se fizer essa peça mais comprida a garantia é maior de uniformizar.
esse ganho vc vai ter...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 12:25 am

Continuando o tópico seguem as fotos da montagem de uma flecha para arco, toda artesanal em madeira de itaúba, penas de pato.
Não pude fazer o vídeo empenando as flechas mas fotografei o processo e vou detalha-lo passo a passo para que não hajam duvidas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma visão geral do necessário pra se empenar a flecha, as penas, cola, e demais ferramentas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As penas que separei e mais ou menos emparelhei no formato que devem ficar, importante cortar a pena com alicate de corte e aparelhar o caule dela com uma faca ou estilete, o ideal seria lixar, mas pra isso seria necessário uma lixadeira de fita e como não tenho tal ferramenta vai na faca mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Detalhe do nock e da marquinha que serve de gabarito pros 120º necessários.
Depois que a pena esta no formato desejado eu coloco ela no molde no risco que delimita a distância da pena ao nock.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
prende o molde com o grampo de mola.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
esse é o momento de dar o acabamento no caule da pena pra deixar ele o mais reto possível, afim de garantir uma boa colagem por toda extensão da pena.
Passe cola e coloque no empenador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Feito isso você tem a primeira pena colada dessa maneira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Então gire a flecha e encaixe a marca do nock no próximo angulo marcado no empenador repita todo o processo até colar as 3 penas na flecha e você terá uma flecha quase pronta.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O próximo passo é garantir que ao encontrar o rest ou riser do seu arco as penas não se soltem, é hora de enrolar, começo enrolando a linha de poliester de maneira que a parte que vem do carretel prenda a ponta menor ao ser enrolada por cima da mesma dessa maneira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
depois é só continuar enrolando até cobri as pontas das penas assim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
para finalizar o nó sem criar nenhuma protuberância que seria arrancada da flecha no primeiro disparo, eu pego um pedaço de linha faço uma orelha ou dobre ela em duas coloque junto da linha que vc enrola e de umas 5 ou 6 passadas em cima da linha dobrada, pegue a ponta passe dentro da orelha e puxe a ponta a fim de fazer a linha que enrola correr por dentro dela mesma dessa maneira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois é só dar um aperto e cortar a linha bem rente a haste, e o resultado é esse.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Feito isso alguns pingos de cola, pra segurar o nó e a flecha esta empenada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
aproveitando pra mostrar um arco que fiz com madeira de pau de arco.
Apelidei a madeira dessa maneira por que ninguém aqui sabe o nome da árvore
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um detalhe da madeira de outro arco que estou esculpindo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E a maior recompensa que se tem na arqueria artesanal é ver uma arco e uma flecha feitos pelas suas mãos funcionarem mesmo que o arqueiro não ajude.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 10:09 pm

Muito bacana o passo-a-passo Danilo, parabéns!  Very Happy 

Esse esqueminha de usar o chinelo com a lixa funciona que é uma beleza, mas deixa eu te mostrar (se vc ainda não viu) um modo que vai evitar vc ficar coberto de pó de madeira, e servir também de apoio para a haste evitando que ela se quebre.

Aprendi isso também a pouco tempo, e o legal é que se vc quiser, pode fazer as hastes taperadas ( começando com uma medida e terminando em outra) como era bastante usado em flechas de guerra no período medieval.

Segue o video:



Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 11:41 pm

Sistema interessante esse, mas a haste tem que ser perfeitamente reta senão lixa ela desigual ai fica uma flecha toda desbalanceada, mas com uma haste reta é perfeito lixar assim, desbasta no molde assim e só da o acabamento no chinelo. boa dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como fazer flechas artesanais Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer flechas artesanais   Como fazer flechas artesanais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como fazer flechas artesanais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» como fabricar flechas artesanais - video
» Como fazer flechas?
» como fazer flechas
» Como fazer flechas caseiras.
» como fazer um arco e flechas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: