ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Balestra caseira [inicio de projeto]

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 12:16 am

Pessoal essa semana decidi fazer uma balestra composta de alumínio, mas como nunca fiz uma balestra, decidi fazer um "protótipo" de madeira antes com molas de fusca pra adquirir uma experiência, hj desenhei o molde e cortei na madeira, estou usando peroba.
Usei como base a coronha de uma B-2 5,5 (chinesinha) que tenho e a parte superior de um marcador de paintball bravo one.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fiz o esboço em um papel em tamanho real tentei dar uma modificada na parte que tirei do marcador mas num gostei muito.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Refiz a parte do marcador mas tbm não me agradou muito não sei pq.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Primeiro tentei usar pinus mas como soh comprovei q a madeira eh ruim ateh pra passar a grosa (minha grosa ficou parecendo um mdf) desisti dela e comprei um metro de peroba, hj cortei ela e dei uma trabalhada na grosa passei um pouco de lixa 80 mas tem muito chão ainda, ela ta ficando boa até, a de cima eh a que eu trabalhei mais.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Falta muita coisa tenho que deixar mais assimétrica a coronha e o punho mais ergonômico e ainda abrir o espaço para cruzar o corda, mas para isso preciso saber do comprimento.
Não cortei o comprimento dela pois estou com uma dúvida e agora eu queria uma ajuda de vcs.
Queria saber qual o comprimento?
E se tem haver com as lâminas to pensando em usar quatro de 32 cm de comprimento cada sobrepostas, seria entorno de 65 a 70cm??
As as molas que irei usar são aquelas de 2,2 cm de largura, as medias, nesse sentido minha dúvida eh a seguinte.
O suporte para fixar as lâminas teria que ser uns 2,5 a 3,0 cm acima do trilho para q a corda corra sem/ou  com pouco atrito? Ou isso num tem muito haver?
Quanto a corda vi algumas usando cabo de aço, funcionam bem e quais os riscos de usá-la?
Não pensei ainda em um sistema de mira aberta porém de início irei colocar uma luneta 4x20 e regular com um colimador, mas se alguém souber um sistema bem funcional de mira aberta aceito ideias.  
Quanto ao trilho, qual a largura ideal? E a profundidade?
Pensei em fazer algo no estilo dessa aqui.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Espero que vcs me ajudem não consegui achar essas informações, nem usando a ferramenta de busca, desde jah agradeço.


Última edição por erick_aruan em Seg Fev 24, 2014 5:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 12:22 am

Postei o primeiro link errado, o correto eh esse aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
São a carabina de ar B-2 (chinesinha) e o marcador de paintball bravo one.

desculpem essa msg reeditei o tópico pois eu nao sabia postar fotos rs


Última edição por erick_aruan em Seg Fev 24, 2014 6:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 12:30 pm

Olá amigo.
O comprimento da balestra seria algo entre 75 a 85 cm, ai vai depender do modelo que você quer, mas dentro dessa medida estará bom.
As lâminas seriam na medida que você disse, 65 a 75cm está bom.
O suporte não precisa ser acima do trilho, mas faça de forma que não tenha muito atrito com o trilho.
Faça corda com fio encerado, isso você acha fácil em lojas armarinhos, é bem barato e tem vários tutoriais aqui no fórum de como confeccionar sua corda. Não use cabo de aço, o aço não funciona bem como corda de balestra/arco.
Quanto à mira, já que você tem a luneta, use-a, pois fica mais fácil de regular do que as miras abertas.
Faça o trilho com aproximadamente 3cm, certifique-se que a vane inferior da flecha entre perfeitamente nesse trilho.
Abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 8:52 pm

Ok..... Valeu pelas dicas assim q eu for avançando nesse "protótipo " vou postando ateh passar ele para o aluminio
Ir para o topo Ir para baixo
Jefferson Lima

Jefferson Lima


Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/09/2012

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 1:01 pm

Ta ficando bem legal cara, vou ficar acompanhando esse projeto Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 3:53 pm

eh pessoal esse fds em campo grande soh choveu e como a patroa vira o jiraya quando eu mecho com madeira dentro de casa decidi dar uma pesquisada em laminação, pra tentar eu mesmo fazer as laminas, bom achei muito material com FV e tbm FC.
Mas o que me chamou atenção foi essa foto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
essa fita eh para forros drywall, serve para dar acabamento no encontro das chapas de gesso elas são feitas de fibra de vidro.
ele usou a fita para fazer o backing
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
num curti muito o acabamento dela
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ta certo que ele não fez uma lamina com ela
alguem jah usou esse metodo ????
eu encontrei no
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mas minha duvida eh a seguinte teria como eu transformar isso
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
nisso
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
eu sei que se for possivel eh usando resina epoxi soh nao sei se eh da flexivel ou da rigida (pode parecer obvio mas realmente nao sei)
e tbm se for possivel, seria muito bom pois tenho um pequeno negocio de drywall e tenho essas fitas em montes aqui soh queria saber se alguem jah tentou soh para tirar as duvidas.... jah tentei usar o motor de busca mas foi sem resultados
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 12:34 am

Oi Erick!

Com a fita drywall vc não vai conseguir fazer aquelas laminas q postou na imagem.
Aquelas são de fibra de vidro, geralmente laminando com resina epoxi ou acrílica flexivel.

há quem faça com a resina não flexivel também, ou misturando... eu particularmente nunca tentei com essas, somente com a flexivel mesmo. O resultado ficou legal, mas nada muito profissional.

Para vc montar a lamina de fibra de vidro, vc vai ter q arrumar o tecido de FV + resina + umas placas de vidro + desmoldurante.

o desmoldurante vc aplica sobre os vidros, e sobre ele, aplica a resina, intercalando com o tecido de FV.
Vai precisar de umas 6 a 8 camadas, bem "empapadas" em resina para da ruma lamina boa.

Depois disso vc coloca a outra camada de vidro por cima com o desmoldurante, e usa um peso para prensar a lamina. ( Detalhe: as camadas de vidro são apenas para sua lamina ficar totalmente reta. o Vidro então é como se fosse o molde da lamina, ok? )

Depois da resina seca, ainda é preciso lixar ela, para tirar o excesso e deixar ela bem lisinha.
Assim, vc consegue um acabamento top, sem ficar com esse monte de "rebarba" no backing que vc não gostou...

Depois vou tentar achar um video e postar aqui...

vamos nos falando.

abração


Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 7:29 am

ok elisonj entendi, mas para fazer as laminas soh da mesmo o tecido??? a manta no caso nao serve???? (soh perguntei pq tenho em casa) e com quantos milimetros ela tem que ficar, vou ficar no aguardo video pra poder começar a comprar o material???
existe algum calculo para determinar qual a quantidade de laminas para X liras ou tem que ser bem no estilo tentativa e erro???
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 7:35 pm

Oi Erick!

Da uma olhada no video que prometi:


A idéia é mais ou menos essa, só que as chapas de vidro vão ter que ser bem maior.
Depois pra deixar liso, aí tem que ser na lixa mesmo ( de preferencia com uma mascara adequada, pois o pó de fibra de vidro é um veneno.)
Vc vai reparar, que no video a primeira e a ultima camada é usado também uma camada de tecido de nylon.
A meu ver é realmente opcional, pois na lixa já da pra deixar um acabamento bom.

Tudo isso pra vc ter uma lâmina com um acabamento bacana, totalmente lisa.
O investimento que vc vai fazer inicialmente, provavelmente vai dar pra comprar umas 2 ou 3 laminas prontas.
( entre resina + tecido de fibra de vidro + chapas de vidro + lixa, etc)

A vantagem então fica à longo prazo.  Pois depois que vc comprou tudo, vc consegue fazer umas par de laminas.

Sobre a manta, eu não recomendo. Pra arqueiria é necessário que a fibra seja o mais linear possível, senão a energia se dissipa ao invés de se concentrar.

Sobre a espessura, na internet vc acha de 0.8 ou 1mm.
Acho que não precisa mais do que isso não...  Wink

Calculo eu não conheço nenhum não, ainda mais que existe tecidos de varias granulações, assim fica difícil... rsrs...

Qualquer coisa da um grito.  Wink

abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 11:30 pm

Caramba elisonj melhor q isso impossível !!!!
Muito obrigado pelas dicas e pelos vídeos me ajudou muito vou tentar fazer e assim que eu terminar posto aqui
E agradeço novamente pelas dicas
Vlw
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeQua Fev 26, 2014 12:03 am

[quote="elisonj"]Oi Erick!

Da uma olhada no video que prometi:


A idéia é mais ou menos essa, só que as chapas de vidro vão ter que ser bem maior.
Depois pra deixar liso, aí tem que ser na lixa mesmo ( de preferencia com uma mascara adequada, pois o pó de fibra de vidro é um veneno.)
Vc vai reparar, que no video a primeira e a ultima camada é usado também uma camada de tecido de nylon.
A meu ver é realmente opcional, pois na lixa já da pra deixar um acabamento bom.

Tudo isso pra vc ter uma lâmina com um acabamento bacana, totalmente lisa.
O investimento que vc vai fazer inicialmente, provavelmente vai dar pra comprar umas 2 ou 3 laminas prontas.
( entre resina + tecido de fibra de vidro + chapas de vidro + lixa, etc)

A vantagem então fica à longo prazo.  Pois depois que vc comprou tudo, vc consegue fazer umas par de laminas.

Sobre a manta, eu não recomendo. Pra arqueiria é necessário que a fibra seja o mais linear possível, senão a energia se dissipa ao invés de se concentrar.

Sobre a espessura, na internet vc acha de 0.8 ou 1mm.
Acho que não precisa mais do que isso não...  Wink

Calculo eu não conheço nenhum não, ainda mais que existe tecidos de varias granulações, assim fica difícil... rsrs...

Qualquer coisa da um grito.  Wink

abraço!

O elisson é F... jaja ele abre uma escolinha de bowyers e ensina a gurizada carente a fazer arco.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeQua Fev 26, 2014 7:58 am

Hahahahhaa....  lol! 




Wink
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Mar 10, 2014 10:48 am

O fo.. Eh vc morar na tal da "capital dos ipês" e não achar uma peça, nem ao menos uma ripa pra comprar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas tamo ai na procura, fora isso acho que eu consegui o tal do bambu açu, complicado e ter paciência pra esperar secar..... Alguém ai sabe qual o tempo nescessario para secar totalmente?????
Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Mar 10, 2014 4:46 pm

elisonj agora eu presciso da sua ajuda kkkkkkkkkkkkk to de atestado hj devido uma virose e corri (soh liguei mesmo) atrás das madeiras como eu disse achei o tal do bambu açu mas não ta seco (cortei ele no sábado) peguei mais por uma segurança caso não de certo a FV, porém não achei o ipê.
De 61 numeros do guiamais 34 sao de cg liguei em todos
Telefones q funcionaram foram 19 rsrs
Encontrei
Peroba
Cedrinho
Itauba
Cambara
Garapeira amarela
Champagnhe
Freijó
Cerejeira
Cedro
Pariri
Gergelin
Qual dessas da algum resultado satisfatório ?????
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Mar 10, 2014 9:47 pm

Fala Erick! blz??

vc só esqueceu de falar pra que vc quer... kkkkkkk... vc quer a madeira pra fazer a lamina da balestra, é isso?

Ou pra fazer algum arco?

Bom... vou falar de arcos ( balestras não é muito meu forte, mas acho que o princípio deve ser o mesmo )

Dessas madeiras que vc postou aí as melhores seriam:

- Freijó ( inclusive se quiser me mandar umas taliscas eu tô aceitando... só me passa o preço e o numero da conta... kkkk ) que é bem resistente/elástico e macio;
- garapeira - tem os veios longos e é bem resistente e dura;
- cerejeira - bem elástica, mas a resiliência não é muito boa... ela demora um pouco pra voltar a posição "natural"... mas ainda assim é uma boa opção;
- Itaúba - veios longos e bem resistente também;
- champagnhe - eu não recomendo... mas tem gente que faz... então pode ser que dê certo;


pras lâminas seriam essas...

Peroba eu já ví um arco ou dois por aí, mas também não recomendo...
é muito seca e quebradiça.
Cedro tbm é um risco... pois no máximo vc vai conseguir umas laminas bem fracas. ( serve pra flechas )

Cedrinho / cambará / não recomendo...

Pariri / Gergelin eu não conheço... rsrs... teria que dar uma pesquisada.. Smile

Qualquer coisa da um grito... Wink

Abraço!

Ir para o topo Ir para baixo
erick_aruan

erick_aruan


Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Localização : Campo Grande - MS

Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitimeSeg Mar 10, 2014 10:22 pm

Blz elisonj, a princípio eh para as lâminas, mas jah serve de experiência para um recurvo laminado que pretendo fazer futuramente, quanto ao freijó soh mandar o endereço por MP que te mando um pouco assim q eu comprar, não vou usar tudo mesmo e tbm seria sacanagem cobrar depois de me dar uma baita aula sobre FV kkkkkkkkkkkk
Blz???
Flw
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Balestra caseira [inicio de projeto] Empty
MensagemAssunto: Re: Balestra caseira [inicio de projeto]   Balestra caseira [inicio de projeto] Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Balestra caseira [inicio de projeto]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Projeto de balestra caseira
» Primeiro projeto - Inicio
» Projeto de besta caseira.
» Projeto de minha besta caseira
» FOTOS DA MINHA BALESTRA CASEIRA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: