ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Faca antiga...

Ir para baixo 
+2
RoqueBrasileiro
benhur
6 participantes
AutorMensagem
benhur

benhur


Mensagens : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Idade : 37
Localização : Severiano de Almeida RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQua Mar 19, 2014 8:27 pm

Bom pessoal,
Semana passada ganhei uma faca que parece bem antiga e não tem nenhuma marcação ou algo parecido, nem sequer foi afiada, ela tem sua lamina de inox e cabo e bainha com algo parecido com prata..... se alguem tiver informações sobre a mesma gostaria que dividisse comigo....
Abraço

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
RoqueBrasileiro

RoqueBrasileiro


Mensagens : 80
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 38
Localização : Orleans/SC - Porto Alegre/RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQua Mar 19, 2014 9:05 pm

Tranquilo?!

Eu tenho uma faca exatamente igual a essa. A minha, meu pai ganhou de brinde de uma fábrica de equipamentos industriais de porto alegre. Na lâmina está escrito "bison do brasil 1977 1987". Pode ver que não é uma faca antiga e nem de boa procedência. Também tenho outra com exatamente o mesmo desenho que era do meu avô, mas a bainha dessa é nitidamente de prata e a qualidade com certeza é muito superior a essa outra. Deve ter sido um mesmo modelo produzido durante décadas por vários fabricantes... com qualidade bastante variável.
Ir para o topo Ir para baixo
benhur

benhur


Mensagens : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Idade : 37
Localização : Severiano de Almeida RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQua Mar 19, 2014 9:22 pm

Blza roque,
o que mais me intriga e ela não possuir nenhuma marca, achei que por causa disso ela seria antiga ou artezanal.....
Ir para o topo Ir para baixo
RoqueBrasileiro

RoqueBrasileiro


Mensagens : 80
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 38
Localização : Orleans/SC - Porto Alegre/RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQua Mar 19, 2014 9:53 pm

Nessa faca que eu tenho, a inscrição está quase imperceptível... só consigo ver quando coloco ela em certo ângulo de iluminação. Pode não ser artesanal e nem antiga, mas não deixa de ter sua utilidade... eu uso ela para fazer churrasco faz + de 10 anos
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQui Mar 20, 2014 10:19 am

Esse tipo de faca e muito comun em argentina e tambem em RS onde acredito que as pessoas de campo compartilham os mesmos costumes.

Churrasco um deles, mais se ver as vestimentas tipicas no interior de RS são iguais que no interior de argentina. Bombachas ao invez de caças (aquela calça preta bem folgada) camisa simples geralmente branca e sempre um lenço no pescoço

Esse tipo de faca era ferramenta indispensavel dos Gauchos, Sempre pressa no cinto nas costas servia para praticamente tudo.

As mais caras eram obras de arte já tive oportunidade de ver varias em museu, Alem de prata vi varias com incrustações de pedras preciosas.

Era alem de ferramenta simbolo de status obiamente.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQui Mar 20, 2014 12:15 pm

Bom dia,

Eu também tenho uma exatamente igual, se reparar o boi em primeiro plano "ciclope".

É uma faca da Tramontina da década 80, toda de aço inox, cabo, lâmina e bainha.
Ir para o topo Ir para baixo
benhur

benhur


Mensagens : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Idade : 37
Localização : Severiano de Almeida RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQui Mar 20, 2014 12:18 pm

Pessoal desculpa a pergunta tosca..... nas pelas fotos da pra determinar o material que ela e feita......
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: ,,,   Faca antiga... Icon_minitimeSex Mar 21, 2014 3:54 pm

benhur escreveu:
Pessoal desculpa a pergunta tosca..... nas pelas fotos da pra determinar o material que ela e feita......

aço inox 420. restaurei uma assim semana retrasada.
Ir para o topo Ir para baixo
benhur

benhur


Mensagens : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Idade : 37
Localização : Severiano de Almeida RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeSex Mar 21, 2014 4:41 pm

Vinicius, a bainha e o cabo também são de aço inox ??? parece ser outro material....
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeSex Mar 21, 2014 4:54 pm

benhur escreveu:
Vinicius, a bainha e o cabo também são de aço inox ??? parece ser outro material....

cabo e bainha são em alpaca lavrada.
Ir para o topo Ir para baixo
benhur

benhur


Mensagens : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Idade : 37
Localização : Severiano de Almeida RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeSex Mar 21, 2014 8:38 pm

Obrigado vinicius...
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Josué Araújo

Josué Araújo


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/04/2014
Idade : 57
Localização : Camaquã, RS

Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitimeQua Abr 23, 2014 9:41 pm

Amigo, esta faca não é antiga, ela é de uma linha de facas de alpaca com lâmina de aço 440, se for esse mesmo, deve ser mais moderna. Em termos de faca antiga, o ideal é acima de 70 a 80 anos. Realmente há um modelo desta faca, que era de prata e ouro no cabo... e o aço da lâmina era de maior qualidade 420...
Se ela fosse realmente muito antiga, ela estaria com uma coloração acinzentada e com marcas de óxido de prata (zinabre) esverdeado, que ao polido, sairia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Já uma faca mais antiga, seria assim...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Elas tem marca...Eberle, Gazebú, Coqueiro... sem marca e brilhando assim...é mais nova.
Espero ter contribuído.
Carmen
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Faca antiga... Empty
MensagemAssunto: Re: Faca antiga...   Faca antiga... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Faca antiga...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeira faca. (Lima antiga)
» Faca de antiga e rara tesoura de esquila.
» Faca de tesoura de esquila antiga customizadas
» Faca c/chaira SLC John Deer Antiga, para colecionador.
» Faca de desbaste vs Faca forjada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: